Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/MAI/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo não restringe mais verbas para propaganda

Está finalmente acabando o rigoroso controle financeiro que o Governo Federal vinha impondo à liberação de verbas das empresas da administração direta e indireta para a produção e veiculação de material publicitário, e que causou enormes quedas de faturamento em diversas agências de propaganda brasileiras que atendiam as contas de governo.
No último dia 16 de abril, por exemplo, o ministro da Fazenda, Ernane Galvêas, assinou um documento autorizando pagar à Rede Globo a importância de 350 (trezentos e cinquenta) milhões de cruzeiros referentes apenas à "produção de filmetes do Governo Federal produzidos sob responsabilidade daquele Ministério".
O volume desta verba já demonstra claramente a recuperação econômica por que passa o Governo brasileiro, que não precisa mais atender às metas recessivas impostas pelo FMI. Na verdade, a transação do ministro da Fazenda pode ser tomada como a nova política do ministro Carlos Atila em relação ao assunto. Tanto que, no encaminhamento do assunto a Galvêas, o chefe de Comunicação Social do MF, Pedro Luiz Rodrigues lembrava ao ministro que se tratava da "liberação de recursos de produção de peças de informação solicitada pela Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República (SID/PR)", e que, neste sentido, já havia, inclusive, entendimento direto entre o ministro Carlos Atila e o ministro da Fazenda".
Agora, só nos resta esperar, com fé e confiança, que esta maravilhosa recuperação econômica ultrapasse as fronteiras de Brasília e consiga chegar ate todos nós, que vivemos no resto do País.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• PERNAMBUCANAS MUDA ESTRUTURA - Pedro Arlotta é o novo gerente de marketing das Casas Pernambucanas, substituindo a Romildo Peçanha, que deixou a empresa. E na MPM, agência que cuida da conta, com a demissão de Eduardo Jardim, Rosália Amendoeira assumiu a direção do atendimento às Pernambucanas.
Pode-se prever, para as próximas campanhas da empresa, uma comunicação mais agressiva na linha de varejo.
• MOVIMENTAÇÕES NA CORTE - O Incra abriu esta semana concorrência para uma nova campanha publicitária.
Desta vez é para promover o Prêmio Produtividade. O Edital já está à disposição.
Falando em concorrência, até hoje não foi homologado o resultado da concorrência feita pela Sudepe para a campanha de captação de incentivos (Fiset). Quem havia ganho foi a Assessor, que ainda não pode levar.
Nosso informante na corte nos conta uma muito engraçada: a recente campanha de venda de ações do Banco do Brasil teve a sua comissão de veiculação dividida entre três agências: Artplan, MPM e Premium. Para não causar ciúmes, a divisão foi rigorosamente igual. Tanto que, nas autorizações recebidas pelos veículos, vinha bem visível um carimbo avisando que as comissões deveriam vir creditadas a cada uma das três, numa percentagem a mais equânime possível: 33,3333...%.
• MÃE MERECE SAPATO - Carlos Sprei, atendimento da Estrutural que cuida da Sapasso, conta que a campanha do Dia das Mães criada pela agência esgotou o estoque dos modelos dos sapatos mostrados no anúncio veiculado na Revista do Domingo, do "Jornal do Brasil".
A campanha, diz Sprei, teve o mérito de juntar a força de venda do veículo impresso com a preparação do clima de compra pela televisão, com a veiculação do comercial do "Nascimento do sapatinho", que lembrava ao consumidor da possibilidade de se dar sapatos de presente para as mães. O anúncio, que usou um apelo de humor tradicional nas campanhas da Sapasso - no caso, a frase "se o sapato não couber, não troque de mãe, troque de sapato" -, teve repercussão tão grande que a maioria das pessoas que entraram nas lojas Sapasso levavam consigo a revista, para mostrar ao vendedor o modelo que desejavam.
• DILER PRESTIGIADO - A Diler & Associados acabou ganhando a concorrência feita pelo jornal "O Globo" para a escolha de uma agência que cuidasse da propaganda de todos os seus cadernos. A Diler já atendia a parte dos Classificados do Globo, realizando um bom trabalho.
• PRECISA-SE REDATOR DIRETO - A JMM/SINAL está completando a implantação do seu novo Departamento de Marketing Direto, sob a chefia executiva de Carlos Alberto Cruz. O novo setor procura, agora, um redator especializado, de primeiro nível e com bastante experiência. Os interessados devem procurar o Cid Pacheco ou o Carlos Alberto Cruz.
• PROMOÇÃO HISTÓRICA - O São Conrado Fashion Mall está com uma exposição de fotos históricas que documentam o cinquentenário do primeiro vôo regular transoceânico do mundo, ligando a Alemanha ao Brasil. A exposição está aberta ao público diariamente, de 10:00 às 20:00 horas, inclusive aos domingos. Até 31 de maio. Entrada franca.
• VIVA A LIBERDADE - O Movimento Nacional pela Livre Iniciativa, através do empresário Hector Brenner, enviou telex ao Presidente João Figueiredo cumprimentando-o pelo envio ao Congresso do projeto que cria o Estatuto da Microempresa. A mensagem destaca a importância que a pequena empresa têm para o Brasil, e sua função de "verdadeira matriz do sistema de livre iniciativa".
• IMPRESSÃO DUPLA - A Stúdio Gráfico Reprocolor do Rio, acaba de se associar à H. L. Prado Assessoria Técnica, de São Paulo, com o objetivo de assegurar atendimento mais completo a seus clientes. As duas empresas, que manterão seus nomes, já operam em São Paulo com duas impressoras Scanner Laser CP-340, que têm capacidade de reprodução de 4 mil 500 cromos por mês, além de uma Scanner Laser CP-341, no Rio de Janeiro.
• QUEM PODE, PODE - A revista US NEWS READERS and WORLD REPORT promove, todos os anos, a eleição das pessoas mais influentes em suas áreas de atuação. Este ano, pela sexta vez consecutiva, Edward N. Ney, chairman e chefe-executivo da Young & Rubicam Inc., foi eleito pelos leitores da revista o "mais influente em publicidade", segundo anúncio feito em sua edição de 14 de maio, em Nova Iorque. Em segundo lugar, ficou David Ogilvy, da Ogilvy & Mather, e em terceiro, Leonard Matthews, presidente da Associação Americana de Agências de Publicidade.
• SIR CRESCE - A produtora SIR, de Curitiba, modifica sua estrutura administrativa no Rio: Celso Carvalho assume a Supervisão de área e Jorge Dias Garcia a gerência do escritório.
Enquanto isso, a filial de Ribeirão Preto inaugura, ainda este mês; uma unidade completa de pré-produção, com estúdio de 500 metros quadrados. A gerência da nova unidade está a cargo de Antonieta Terrari. • TROCA DE CONTATO - Josil (Juca) Santos transferiu-se como Contato de Vendas da TVS para a Rede Bandeirantes de Rádio, Rio.
• MAIS PRODUTORA NA PRAÇA - Germano Dias Júnior, em sociedade com sua irmã Regina Boni, inauguraram no último dia 15 a sua produtora de filmes publicitários: a Companhia de Cinema. Além de filmes, a Companhia produz também VT e cine-VT, e conta com o auxílio de um computador Commodore 1530.
Os diretores da Companhia de Cinema não são diretores de filmes publicitários, pois a filosofia da produtora é trabalhar com todos os profissionais disponíveis no mercado, José Marcos Pontes Brito é coordenador de produção, enquanto Laércio Silva assume a parte de acabamento.
• ARTES FÍLMICAS - Começa a ser filmado este mês o filme AVAETÉ, de Zelito Viana. A marca-logotipo foi desenvolvida pela Archi+Gráfio.
• EM BUSCA DE UM BRILHO ­ A Temana está colocando no mercado nacional um novo produto para móveis. É o "Brilho Móveis Shell", menos oleoso, e que pode ser usado em todos os tipos de madeira, pisos e outras superfícies como fogões, geladeiras, fórmica, couro e napa. O novo produto da Temana não exige lustro, e está sendo lançado em três tamanhos: 100, 200 e 500 ml.
• QUEM É O JOVEM? - A McCann-Erickson está divulgando os resultados de sua pesquisa "SOMOS TODOS IGUAIS?", que procura traçar o perfil psicossocial do jovem brasileiro. Será no Maksoud Plaza, dia 28 de maio, às 7 horas da noite. Os ingressos estão à venda nos escritórios de São Paulo da APP e McCann-Erickson, ao preço de Cr$ 10.000. Os estudantes e sócios da APP e SBPM pagam apenas 8 mil.