Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Lintas desativa escritório no Rio
Confirmando a informação que demos aqui semana passada em absoluta primeira mão, a SSC&B: Lintas Worldwide do Brasil decidiu desativar completamente o seu escritório no Rio de Janeiro, depois de 10 anos de atuação neste mercado.
A decisão foi tomada ao final da última semana, após a diretoria avaliar as poucas perspectivas de recuperação, a curto prazo, dos negócios realizados pela agência no Rio de Janeiro, que vinham sendo esvaziados progressivamente nos últimos seis anos.
Com a desativação do escritório, passam a ser atendidos integralmente pela matriz, em São Paulo, os clientes que a agência ainda mantém no Rio: Ron Bacardi, Domecq, Linhas Aéreas Ibéria, Laboratórios Glaxo e Datapoint. O responsável pelo atendimento continuará sendo Paulo Penteado, que vinha nos últimos meses gerenciando a agência, e se transferirá para São Paulo, com o cargo de supervisor de contas.
Com a desativação, 14 profissionais da Lintas estarão dispensados a partir do dia 7 próximo. Até 31 de maio, porém, o escritório ainda estará aberto, para a conclusão de negócios pendentes e contatos finais.
A Lintas, em seus momentos de maior atividade no Rio, atendeu clientes como R.J.Reynolds, Internacional de Seguros e Máquinas Remington, realizando trabalhos notáveis inclusive na área promocional, como o Concurso Remington de Prosa e Poesia, e os inesquecíveis álbuns de discos da CIS.
Com a sua saída, o mercado carioca passa a ter apenas três agencias multinacionais em atividade J.W.Thompson, McCann Erickson e Standard, Ogilvy & Mather, todas, no entanto, com estrutura completa de criação, atendimento e mídia, o que não acontecia com a Lintas, que nos últimos anos havia deslocado toda a sua atividade de criação e produção para a matriz paulista.
Visão procura capa para o Quem é Quem
A revista "Visão" já abriu as inscrições para o seu IV Concurso Nacional de Capa do Quem é Quem na Economia Brasileira de 1984. O vencedor receberá da Editora Visão, como prêmio, uma passagem aérea de ida-e-volta a Nova Iorque, e uma medalha de ouro. Os dois seguintes classificados receberão medalhas de prata e bronze. Também a agência de propaganda, a empresa ou entidade à qual o vencedor estiver vinculado ganhará um prêmio: terá direito a uma página em quatro cores na edição do Quem é Quem para uma mensagem especial.
Poderão participar do concurso quaisquer profissionais ou amadores das artes gráficas, inclusive os vencedores dos anos anteriores. O júri será composto de profissionais de comunicação e publicidade, colunistas e diretores da "Visão".
As inscrições encerram-se dia 30 de julho próximo, e devem ser feitas com a simples entrega dos trabalhos em qualquer dos escritórios da Visão no Brasil (no Rio fica na Rua 19 de Fevereiro, 140, sobreloja, com o telefone 286-9847), onde também podem ser conseguidos regulamentos e informações gerais sobre o concurso.
Uma boa dica para os concorrentes é que, este ano, o anuário Quem é Quem estará comemorando o seu 18º aniversário, trazendo o ranking das 9 mil empresas brasileiras de todos os setores e subsetores da nossa economia.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
PUBLICIDADE AGRARIA - A Denison Propaganda ganhou a conta do INCRA, cuja verba está estimada este ano em Cr$ 1 bilhão. Para a concorrência haviam sido classificadas as agências Almap, Assessor, DPZ e Norton.
DIVERGÊNCIAS - Depois de chegar à vice-presidência de Criação e ser um dos acionistas da agência, o redator José Monserrat Filho desligou-se da Caio Domingues e Associados, onde estava há quase 10 anos. Fundador do Clube de Criação do Rio e um de seus ex-presidentes, Monserrat está aproveitando o período de "descanso" - enquanto estuda propostas de outras agências - para se dedicar um pouco mais à área de Promoção e Marketing na revista Ciência Hoje, com a qual colabora desde a fundação.
Enquanto isto, na Caio, o redator Antônio Batista assumiu a Direção de Criação.
DIVERGÊNCIA II - Outra separação acionária que está ocorrendo no Rio é na Garden Publicidade, da qual se desligou esta semana Sérgio Pavan, que estava na agência há seis anos. As ações de Pavan foram compradas pelos demais sócios, e ainda não há informações do destino que ele tomará.
CONCORRÊNCIA GLOBAL - Na seleção de agências que o jornal O Globo está fazendo, a Diler e Associados não entrou para disputar uma "confirmação na função", conforme equivocadamente noticiamos semana passada. O que está em disputa é a conta dos cadernos de noticiário do jornal, excetuando-se a parte de classificados, que a Diler já atende. O que a agência quer é aumentar a sua fatia no bolo.
VENTO EM POPA - A conta da Frota Oceânica - José Carlos Fragoso Pires - ficou com a Assessor, segundo comunicado da agência. Falando nela, seu diretor de operações. Carlos Eduardo Meyer, viajou para a Europa, num tour de estudos sobre o comportamento do mercado publicitário daquele continente, e, em especial o da Alemanha. A agência deve estar de olho em algum cliente alemão.
CONTRATO MILIONÁRIO - O cantor espanhol Júlio Iglésias receberá mais de 100 milhões de dólares para atuar como figura promocional da Coca-Cola nos próximos três anos em todo o mundo. O contrato, divulgado na última quarta-feira, prevê que Iglésias filme seis comerciais por ano em Inglês, espanhol e qualquer outro idioma que seja considerado necessário. Além disto o cantor fará uma tourné mundial patrocinado pela Coca-Cola, numa iniciativa que pode ser bem compreendida pela afirmação do presidente da coca, Donald Keough, apresentando Júlio Iglésias como "o nosso novo sócio, assim como seremos seus associados em levar a sua música a milhares de pessoas em todo o mundo".
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