Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/ABR/1984
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Eleição para a Abap-RJ já tem chapa inscrita

Jomar Pereira da Silva, presidente da CBBA/Propeg no Rio de Janeiro, apresentou esta semana à Associação Brasileira de Agências de Propaganda - Capitulo Rio, a inscrição de uma chapa por ele encabeçada para concorrer as eleições da entidade, que se realizarão no próximo dia 8 de maio.
A chapa, que estará utilizando em sua comunicação o mesmo nome da chapa liderada por Roberto Duailibi (DPZ), e que foi eleita ontem para a direção nacional da ABAP - União e Luta -, não deverá ter concorrentes, já que, segundo Jomar Pereira, garantiu previamente o apoio de todos os 24 associados da entidade no mercado carioca.
Além do diretor da CBBA/Propeg na candidatura à presidência, ainda fazem parte da chapa União e Luta os publicitários Henrique Duque Estrada, da agência Archi+Grafio, no cargo de diretor-secretário, e Carlos Alberto Campins Gonçalves, da agência MPM, postulando o cargo de diretor-tesoureiro.
Pereira da Silva afirma ainda que, ao contrário de tentar abranger uma série de metas, que "acabariam pulverizando a força de atuação da entidade", a União e Luta tem em sua plataforma, uma só promessa: a de que a sua atuação estará concentrada apenas em aumentar o número de anunciantes disponíveis no Rio de Janeiro para as agências aqui localizadas.
Para isto, diz ele, a futura diretoria pretende realizar um trabalho de visitas pessoais, seminários, malas direta e campanhas publicitárias, atuando em duas frentes: primeiramente, procurando descobrir novos anunciantes - empresas que tenham potencial para promover seus produtos e serviços mas estejam afastadas do mercado anunciante - e em um segundo nível, tentando trazer para o mercado de agências as empresas que hoje só anunciam direto com os veículos de comunicação. Estas empresas, pelos cálculos do candidato à ABAP representam hoje, no Rio, cerca de 60 por cento do volume total da verba publicitária movimentada.

CARTAS

• De José Antônio do Nascimento Brito vice-presidente do Sistema Jornal do Brasil:
"Prezado Marcio,
Foi com grande satisfação que recebi a notícia do prêmio 'Destaque', recebido pela Rede Cidade de Rádio.
Para nós é um enorme incentivo este reconhecimento dos Colunistas, que certamente servirá para ajudar-nos a consolidar a nossa rede e a posição de liderança que detemos nos principais mercados do País.
Atenciosamente.
J. A. do Nascimento Brito"

• De Dionísio Poli, superintendente comercial da Rede Globo São Paulo:
"Quero manifestar minha gratidão pela generosidade com que fui julgado e pela honra que me foi conferida através da concessão do título de Publicitário do Ano. Muito obrigado"
Dionísio Poli".

 

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• MENOS UMA NO CONSÓRCIO - Os diretores das agências cariocas participantes do Consórcio que atende ao Governo do Estado e do Município do Rio de Janeiro, presentes à reunião geral da última quarta-feira, estão mais aliviadas. Durante o encontro, um representante da agência baiana DM-9 antecipou-se às insinuações dos demais de que sua empresa não tinha mais estrutura no Rio e por isso não mais poderia participar do Consórcio, e apresentou uma carta oficial da agência solicitando o seu desligamento.
Agora, ficam no grupo "apenas" 17 agências.
Quanto à Ellis e Associados, os comentários que corriam no mercado de que a agência também estaria para deixar o Consórcio demonstraram ser apenas boatos. A agência continua, e o assunto sequer foi tocado durante a reunião.
• O LEÃO CONTINUA FORTE ­ A reunião do Consórcio também confirmou a manutenção da Abaeté como agência líder e responsável pela operação do grupo. José Antônio Leão Ramos, diretor da Abaeté, continua como o seu executivo principal.
• REFLEXOS DA RECESSÃO ­ Até o fechamento desta coluna, a Lintas não tinha liberado a informação de como ficará a situação do seu escritório no Rio de Janeiro. A diretoria da agência esteve reunida ontem à tarde, e o mais provável é que a agência desative a sua estrutura neste mercado, mantendo apenas um pequeno escritório de representação. Paulo Penteado, que vinha gerenciando a Lintas­Rio nos últimos meses, deve transferir-se para São Paulo, seguindo Fernando Rodrigues, que dirigia este escritório e também voltou para a sede paulista da empresa.
A Lintas teve o seu momento áureo no Rio há sete anos, quando contava com uma das melhores estruturas profissionais de mercado na época, chegando a conquistar o primeiro Clio de Rádio para o Brasil. A sua equipe tinha então nomes como Antônio Torres, Fernando Gerardó, Luís Antônio "Lula" Vieira, Milton Sobreiro, Milton Luz e Marcelo Martines Ramos, na criação e Valdir Siqueira, Carlos Sigelmann e Sérgio Rabelo, no atendimento.
• MAU NEGÓCIO? - O episódio da compra da agência paulista Gang pela Standard começa a se tornar algo curioso. Afinal, uma agência compra outra pelo seu potencial de clientes. Ocorre que, de lá para cá, uma boa parte da conta da União que estava na Gang já saiu e foi para DPZ e agora surge o comentário em São Paulo de que a Estrela estaria para fazer algo semelhante. A Estrela, dizem, gosta de trabalhar com três agências. Tanto que sua conta estava dividida entre as SGB, a Gang e também a Standard. Como a Standard e a Gang estariam praticamente virando uma empresa só, a Estrela teria interesse em começar a procurar uma outra agência para trabalhar, o que dizem os paulistas, ela efetivamente já está fazendo. Vamos aguardar para ver.
• VOLTA POR CIMA - A Pereira de Souza está procurando compensar rapidamente a considerável perda sofrida pela saída do seu grupo de representadas do poderoso grupo gaúcho Rede Brasil Sul, que está montando sucursal no Rio e São Paulo. A empresa passará a representar, a partir de 1º de maio, o outro grupo forte gaúcho, o Caldas Júnior, que congrega os jornais "Correio do Povo" e "Folha da Tarde", as rádios Guaíba AM e FM e a TV Guaíba.
Ainda dentro desta troca, Irapuan Dias de Albuquerque, que na Pereira de Souza respondia pelo atendimento à Rede Brasil Sul, passa agora a supervisor nacional de produção deste representante, acompanhando os resultados dos 13 escritórios da empresa - matriz e 12 filiais - e dos quase 400 veículos de comunicação representados.
• MAIS REPRESENTANTES - A Rede Bandeirantes de Rádio (Cadeia Verde Amarela) comunica que está com novos representantes: as Rádios Ouro Verde-AM, de Curitiba, PR; e as Rádios Anchieta AM e FM, de São José do Rio Preto, SP.
• CONCORRÊNCIA GLOBAL ­ O Jornal "O Globo" deve decidir, até semana que vem, o resultado da concorrência que está realizando para a escolha de uma nova agência de publicidade, ou confirmação da Diler e Associados na função. Além desta, participam da concorrência Artplan, Contemporânea. Estrutural e SGB.
• EX-HOUSE - A Universal Publicidade, do Grupo Supergasbrás, é mais uma das agências brasileiras que, apesar de ligada acionariamente a um anunciante, não pode mais ser considerada "house-agency". Conta seu diretor, Isnard Manso Vieira, que enquanto no primeiro trimestre do ano passado a participação da Supergasbrás no faturamento da agência estava em 60%, neste primeiro trimestre de 1984 este percentual caiu para 5%, cifra que só tende a cair ou se manter, pela consolidação do trabalho da Universal junto a outros clientes.
• ABRIL EM MAIO NO RIO ­ Até maio é bem provável que já consiga entrar no ar, no Rio, a programação da TV da Abril Vídeo, que tanto sucesso tem conquistado em São Paulo, através da TV Gazeta. Aqui, a programação da Abril Vídeo deve ser transmitida pela TV Record, canal 9, com uma estrutura própria para atender às necessidades do espectador carioca.
Na última quarta-feira, a Abril Vídeo apresentou ao mercado publicitário a sua nova programação para a praça de São Paulo. Nós que não a conhecemos (quando vamos a São Paulo não temos tempo de ver televisão), ficamos impressionados. Se a empresa conseguir fazer no Rio uma programação com a mesma qualidade, é bom que as outras emissoras cariocas se cuidem, porque os ibopes vão balançar.