Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Os resultados do Rio no Prêmio Colunistas
O Rio de Janeiro conquistou 16 medalhas de ouro no julgamento do 17º Prêmio Colunistas Nacional, realizado durante o último fim de semana em São Paulo, e que contou com a presença do jornalista Marcio Ehrlich, representando esta coluna.
Neste concurso participaram apenas as peças publicitárias já relacionadas pelas versões regionais de colunistas, que ocorreram em diversos estados brasileiros. Ao final do julgamento, foram 15 as agências cariocas premiadas, sendo que destas, a que maior número de prêmios conquistou foi a Estrutural, com 14 medalhas (4 de ouro, 3 de prata, 4 de bronze e 3 diplomas).
A seguir, estão relacionados todos os diplomas de finalistas e as medalhas de bronze, prata e ouro, conquistadas pelas empresas de propaganda sediadas no Rio, nas diversas categorias:
• AGROPECUÁRIO – Diploma de Comercial (Panecto / Abaeté); Prata de Campanha (Pearson / SB&JG);
• FINANCEIRO – Prata de Anúncio (Banco Boavista / Estrutural); Bronze de campanha: (Banerj na cabeça / Abaeté);
• BEBIDAS – Bronze de comercial: (Brahma / Salles); Prata de comercial: (Machão / Minuano / DPZ); Prata de campanha: (Guaraná Taí / DPZ);
• BELEZA – Bronze de comercial: (Sol de verão / Davene / Fiori); Bronze de campanha: (Sol de verão / Davene / Fiori);
• CIGARROS – Ouro de comercial (Parasail / Hollywood / MPM); Prata de continuação de campanha: (Hollywood / Souza Cruz / MPM); e Ouro na Continuação de campanha (Plaza / Souza Cruz / MPM).
• COMUNITÁRIO – Ouro de anúncio (“Nossa Omissão...” / Artplan).
• MATERIAL DE ESCRITÓRIO – Prata de campanha (Cobra / Caio).
• FARMACÊUTICO – Bronze de comercial (“Nariz Tapado” / Vick / Almap) e Bronze de Campanha (Stresstabs / Lederle / Cláudio Carvalho).
• FOTO CINE SOM – Ouro de campanha (Ponto Frio Ótica / SGB).
• IMOBILIÁRIO – Prata de Anúncio (“Vá para a praia...” / Servenco / Estrutural): Ouro de anúncio: (“More longe de tudo...” / Servenco / Estrutural); Prata de Campanha: (“Varetas” / Sérgio Dourado / Pubblicità); Ouro de Campanha: (“ET” / Servenco / Estrutural).
• INSTITUCIONAL – Ouro de Anúncio (“As páginas de um jornal podem ir para o lixo ou entrar para a História” / Jornal do Brasil / MMC): Bronze de Comercial: “B de Brasil” / Brahma / Artplan); Bronze de Comercial (Jornal do Brasil / MMC).
• MODA – Diploma de comercial (Mundial / Estrutural); Diploma de Comercial (Série “Blade Runner” / Camargue / Salles); Bronze de Comercial (“Entre” / Du Loren / Almap); Ouro de Campanha: (Du Loren / Almap).
• MÓVEIS – Diploma de Anúncio: (Lacca / Estrutural); Bronze de Comercial: (“Mimico” / Rio Design Center / Estrutural)
• MEIOS DE COMUNICAÇÃO – Bronze de Comercial; (“Toque-Gil”. Rio Gráfica / VS Escala); Prata de Comercial: (JB / MMC).
• PRODUTOS DE BELEZA – Bronze de Comercial (“Grand Prix” / Ceras Johnson / DPZ).
• SERVIÇOS PÚBLICOS – Ouro de Comercial (“Homem Ocupado / Cetel / Pubblicità).
• TURISMO – Ouro de Anúncio (“Nota baixa leva...” / Hotur / Estrutural).
• VAREJO – Prata de Anúncio (Sapasso / Estrutural); Prata de Comercial: (“Dia dos Pais” / Pernambucanas / MPM); Ouro de Comercial: (“Bota” / Sapasso / Estrutural); Bronze de Campanha (Masson / VS Escala); Prata de Campanha: (Gatão / Artplan).
• DIVERSOS – Bronze de Comercial: (“Lata” / Esso / McCann); Ouro de Comercial: (“Vida de Carreteiro” / Ursa-Texaco / Salles).
• JINGLE – Ouro (“Vida de Carreteiro”, Ursa-Texaco / Salles).
• SPOT – Diploma (“Natal / Sapasso / Estrutural); Prata (“Maria Antonieta” / Ibope / VS Escala).
• TRILHA SONORA – Bronze (“Lata” / McCann / Esso); Prata (“Som do Natal” / Sonrisal-Sidney Ross / DPZ).
• CAMPANHA DE ATÉ 60CM. – Prata (“Jaguar” / Banerj / Abaeté); Ouro (“Pornô” / Ponto Frio / SGB).
• CONJUNTO DE FONOGRAMAS (PRODUTOR) – Tapespot.
• COMERCIAL EM ANIMAÇÃO – Prata (“Caixas” / Ponto Frio / SGB).
• OPORTUNIDADE – Prata de Anúncio (“Favoritos do Rei” / Caesar Park / Esquire); Diploma de Comercial (“Camelo” / Rio Gráfica).
• COMERCIAL COM TESTEMUNHA: Prata (“Tônio” / Davene / Fiori); Ouro (“Gil” / Rio Gráfica / VS Escala).
• ANÚNCIO PARA O TRADE – Prata (“Sport Line” / Souza Cruz / MPM): Ouro (Duracel / Esquire);
• COMERCIAL DE HUMOR – Bronze (“Bota” / Sapasso / Estrutural); Prata: (“Machão” / Minuano / DPZ);
• VT – Bronze (“ET” / Servenco / Estrutural).
• MENSAGEM DE NATAL – Bronze (Gatão / Artplan); Prata: (“Plataforma” / Petrobrás / Serson).
• CONJUNTOS DE ANÚNCIOS – Bronze (Estrutural).
A inauguração da Rede Manchete de Televisão, sediada no Rio, foi considerada o Fato do Ano de 1983. E o júri também decidiu conceder um “Destaque do Ano” à consolidação e à consagração do sistema de Rádio Cidade a nível nacional.
A festa de entrega dos diplomas do 17º Colunistas Nacional ainda não foi marcada.
JB prepara uma nova rádio FM
O rápido crescimento que as vendas de receptores FM vêm tendo junto a um público ouvinte normalmente fiel às emissoras de AM é um dos principais motivos que está levando o Grupo "Jornal do Brasil" a diversificar a sua linha de atuação em rádio com a inauguração, dentro de 60 a 90 dias, de uma nova emissora no mercado carioca: a Rádio Jovem Rio FM, na faixa dos 105,3 MHertz.
Segundo Nelson Batista Neto, superintendente do Sistema JB de Rádio, apesar das facilidades trazidas pela posse de receptores portáteis AM-FM, a penetração do FM numa faixa mais popular da audiência ainda é relativamente baixa e pode ser melhor explorada. A proposta da Jovem Rio é se aproveitar desta nova realidade do mercado para tentar conquistar para o FM o público tradicional das ondas médias.
A fórmula utilizada pela Jovem Rio será basicamente a mesma que vem sendo adotada nacionalmente pela Rádio Cidade, hoje líder de audiência em 5 dos 7 mercados em que atua: muita música e descontração. A diferença estará na linguagem e no conteúdo da programação mais voltado para um “gosto popular”.
Para alcançar este resultado foi contratado como programador um profissional experiente na área de ondas médias: Pedro Lara, o “Pedrinho Nitroglicerina”, responsável há alguns anos por uma fase de enorme sucesso da Rádio Mundial AM, do Sistema Globo de Rádio.
A Rádio Jovem Rio torna-se a quarta emissora do Grupo “Jornal do Brasil” no Rio e a décima a nível nacional. Atualmente, além das 7 Rádios Cidade fazem parte do Sistema as Rádios JB AM e FM, ambas muitos caracterizadas como emissoras de grande audiência na classe A da população.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• ENTRE 10 – A pantera Cherryl Ladd, que esteve no Rio para 5 dias de filmagens da nova campanha publicitária internacional dos sabonetes Lux, realizada pela J. W. Thompson, foi dirigida pelo publicitário carioca Ricky Marques Ferreira, contratado pela Spot Films, de Londres.
Ricky já havia feito outros trabalhos para o mercado inglês. Como comerciais, além das praias foram escolhidos o Maxim’s, restaurante de Pierre Cardin que fica na torre do Rio Sul, e o Scala-Rio, casa noturna do Chico Recarey.
• ARTES GRÁFICAS PARA TODOS – A Quimigráfica promove de 7 a 10 maio próximos o seu Ciclo de Tecnologia Gráfica, com o objetivo de fornecer a profissionais da área de atendimento e relações publicas de grande empresas e agências de publicidade noções gerais sobre o planejamento, preparação e execução do produto gráfico. O ciclo será ministrado por membros da ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica, no salão Rio do Hotel Everest em Ipanema. Maiores informações na Redinger Publicidade pelos telefones 259-5042 e 259-6643.
• PROMOÇÃO CULTURAL – A Melitta do Brasil e a Varig estão patrocinando no próximo dia 24, no Rio, a apresentação do Coral Folclórico da Áustria, o Grenzlandcher Arnoldstein, que apresentará canções folclóricas de todo o mundo, além de canções religiosas e românticas. Será na Sala Cecília Meireles, às 21 horas, com entrada franca.
|