Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Sofisticação torna criação mais dinâmica
A partir dos novos recursos técnicos de VT, a agência Pubblicità criou o comercial "Conchas", que está sendo veiculado no Rio de Janeiro, e que marca o lançamento do empreendimento Praia de São Pedro, próximo a Rio das Ostras.
A produção foi totalmente idealizada com o objetivo de integrar a criatividade à linguagem de vídeo.
Desde o cenário - uma praia com um mar ao fundo feito por um painel de pequenas lantejoulas que dão a sensação de profundidade em movimento; as conchinhas que passeiam na areia (feitas como os bonecos americanos "muppets"), até o cuidado com o sombreado especial, que só pode ser conseguido graças ao aperfeiçoamento do croma key tudo foi cuidadosamente elaborado para aproveitar ao máximo os recursos do sofisticado aparelho Mult Matte.
Com esta produção a Pubblicità afirma que tem conseguido levar um grande número de pessoas ao empreendimento, atingindo, plenamente, o objetivo do cliente.
DPZ lança fogão para público jovem
A imagem de um casal de pombos trocando bicadinhas amorosas na tampa do novo fogão Caprice introduz a fala. "Você precisa conhecer o Caprice Primeiro Amor, o jeito jovem de ter um Continental 2001. Garantia plena de um ano. Mas um amor eterno". Este é o tema da campanha criada pela equipe do Neil Ferreira, da DPZ Propaganda, para a nova linha de fogões Continental 2001 Caprice da Fundição Brasil.
"O filme extremamente romântico" diz Neil, acentuando que os cinco modelos destinam-se aos casais jovens, que preferem um fogão compacto de decoração mais descontraída. "Toda a campanha tem por símbolos os pombinhos, que representam a pureza do primeiro amor".
Além disso, Elio Russo, gerente de marketing da Fundição Brasil, esclarece que pesquisas realizadas pela companhia indicam que a frequência de casamentos vem se distribuindo mais homogeneamente ao longo do ano, não havendo mais a antiga concentração em maio: "Janeiro e fevereiro passaram a apresentar expressivo número de casamentos, provavelmente devido a maior possibilidade de o casal tirar licença ou férias. Por estes motivos a Fundição Brasil escolheu o início do ano para atingir com a linha Caprice, e crescente segmento de primeira compra do mercado de fogões".
SIR Laboratório promove prêmio de VT em Curitiba
Será realizado no dia 25 de fevereiro próximo, o II Prêmio SIR de Criação, concurso instituído pelo SIR Laboratório de Som e Imagem, com o objetivo de homenagear as agências de propaganda que produziram comerciais em vídeo-tape em seus estúdios.
A criatividade de agências paranaenses e de outros Estados valorizaram e mostraram a viabilidade do VT como excelente recurso técnico para produção eletrônica. Assim, o prêmio SIR homenageia a agência, o anunciante e a dupla responsável pelo comercial mais criativo entre os produzidos em 1983.
O alto nível apresentado pelos trabalhos impressionou os profissionais da propaganda que integraram a comissão julgadora do ano passado. Fato que deve se repetir este ano quando o número de comerciais a serem julgados aumentou sensivelmente.
Malt 90 está sendo lançada com uma campanha publicitária de grande impacto e âmbito nacional. Integrando jornais, televisão, rádio, revistas, cartazes de rua e cartazes de ponto de venda numa ação conjugada a campanha de Malt 90 respeita e valoriza as características de cada um desses meios de comunicação, chegando, inclusive a criar um novo formato de peça publicitária, no caso da televisão.
(N.R.: Imagem do anúncio retirada do site Cervejas do Mundo). |
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• TROCA-TROCA NA CRIAÇÃO - Grandes movimentações na área de criação no Rio de Janeiro: Alcides Fidalgo deixou a direção de criação da Almap-Rio, para assumir na mesma função da Salles-Rio, já que Jacob Cajaiba está retornando a São Paulo.
Enquanto isso, Ronaldo Conde, que quase foi para a Norton, recebeu uma contraproposta (fabulosa, ao que dizem) da Almap e ficou na agência, tornando-se seu diretor de criação. E Ernane Gouveia, o diretor de arte, transferiu-se para a Caio, que comemora com contratações a conquista das Lojas Americanas.
Agora, quem continua procurando uma dupla de criação do primeiro time (mas primeiro mesmo!) é a Norton, decidida que está a demonstrar, em 1984, que pode ser a mais criativa agência de propaganda do mercado carioca.
• DE SÃO PAULO - Mário Peixoto deixou a direção de Mídia da Standard Ogilvy & Mather do Rio, após 7 anos na agência. Para o seu lugar, John Hoyle trouxe da SO&M paulista Dardo de Almeida Leite, que nos últimos cinco anos vem exercendo a função de supervisor geral de mídia, reportando-se diretamente a José Alves.
• NAO SE EMENDA - Causando a maior diversão no mercado o livro "A Tragédia da Propaganda", que o ex-publicitário José Maria Campos Manzo colocou na praça, e na qual conta sua passagem meteórica e de triste lembrança pelo colunismo publicitário em "O Globo". Na festa do Prêmio JB de Propaganda, onde gente importante do mercado esteve reunida, comenta-se que o título do livro era um auto-retrato.
• OLHA O ANUÁRIO AÍ - O Clube de Criação de São Paulo abriu inscrições para o seu 9º Anuário, que deverá receber materiais até 23 de março, sem prorrogação. Informações na sede do clube paulista, pelo telefone (011)212-7772.
• NÚMERO NOVO - A Cláudio Carvalho Criação comunica que seu novo telefone é 286-6644, e que está agora na Rua Dona Mariana, 205 - casa 1, em Botafogo. Diz Cláudio que é "A menor agência do Brasil na mesma rua da maior".
• MAIS AR - A National do Brasil decidiu entrar na produção de ar condicionado e geladeiras domesticas ainda este ano, podendo-se esperar uma boa campanha publicitária. A empresa é uma das lideres mundiais em tecnologia eletrônica, e sua empresa-mãe, a Matsushita, é a fabricante dos famosos vídeo-cassetes Panasonic, lideres do sistema VHS, e contrabandeadíssimos para o Brasil.
• NA TV - Este domingo, Maria Cristina Pereira, diretora da rede de lojas de calçados Sapasso, será a entrevistada de Marcio Ehrlich no Jornal de Domingo, na TVS, às 23h45m, quando falará sobre a criatividade sempre mantida nas suas campanhas publicitárias e no marketing do setor.
• ESTAMOS PAGANDO - Estamos lançando um desafio aos publicitários por esta coluna. Um desafio no qual oferecemos o espaço que quiser dentro da coluna para o publicitário que ganhar. E a cada semana serão novos desafios:
1º desafio: Vencerá o publicitário criador de campanha para iogurte que nos provar que é possível, nos potinhos de iogurte encontráveis nos supermercados, abrir a tampa metálica inteirinha como nos comerciais, sem que ela se rasgue no meio e obrigue o consumidor a melar os dedos para tirar o resto.
Prove, e o prêmio será seu!
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