Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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ABA reelege Saller como presidente
Os sócios da Associação Brasileira de Anunciantes finalmente chegaram a um consenso em relação à chapa a disputar, em janeiro, as eleições para o próximo mandato da entidade, decidindo apoiar o atual presidente, Eugênio Saller, em mais um período, com uma nova diretoria. Assim ficará, portanto, a liderança da ABA no próximo biênio:
Presidente: Eugênio Saller (Melitta); Vice-presidente: Ivo de Miranda Reis (Alpargatas).
Diretores:
Administrativo: Gary Schulze (Curt); Financeiro: José Lemos (Nestlé); Patrimonial: Francisco Calil (Modelar); Cursos: José Luís Tejon (Agroceres); Comunicação Interna: Frederick Smith (Henkel); Promoções: Hugo Scherb (Siemens); Jurídico: José Eduardo Bandeira de Melo (Sintofarma); Pesquisa: Euclides Pontaria (Mercedes); Expansão: Ricardo Viveiros (Central de Outdoor).
Também foram definidos, na reunião da ABA da última terça-feira, os nomes dos próximos dirigentes da entidade nos seus capítulos regionais. No Rio de Janeiro, o novo vice-presidente é Carlos Eduardo Jardim (Reynolds) e a Diretora-secretária Eugênia Nussinkis (Gillette); No Rio Grande do Sul, José Américo da Silva (Banco Sul Brasileiro) assumirá a vice-presidência, enquanto José Gallot (Inconsul) ficará como diretor secretário. E em Minas, Nestor Francisco de Oliveira passa a ser o vice-presidente, ficando Lindolfo Paollello (Fiat) na Secretaria.
A nova diretoria da ABA já assume um importante compromisso para 1984: o Brasil foi escolhido e aprovado para, de 27 a 30 de maio, sediar o próximo Congresso Mundial da UIAA, a entidade que reúne as associações de anunciantes de todo o mundo. Espera-se que naquele período estejam representadas no Brasil associações de anunciantes de pelo menos 20 países.
Grey Advertising deixa de ter agência no país
O Grupo Supergasbrás, há cerca de 4 anos associado à Grey Advertising no Brasil através da agência Universal & Grey, acaba de desfazer o negócio, comprando os 25 por cento de ações remanescentes da empresa americana na agência brasileira, que passa a se chamar apenas Universal Publicidade S.A.
A negociação, iniciada há mais de um mês, apenas esta semana chegou à sua conclusão, segundo nos informou Carlos Pougy, diretor da Universal, e que reservadamente justificou a separação afirmando que o Grupo Supergasbrás verificou que a união não lhe estava sendo mais interessante.
Os entendimentos entre a Supergasbrás e a Grey já não vinham correndo bem há algum tempo. A agência, criada com uma participação de 30 por cento de cada parte, recentemente teve sua composição acionária alterada, com a Supergasbrás dobrando sua percentagem no capital e deixando, com isso, a Grey na incômoda condição de minoritária, com apenas 25 por cento. Apesar de nada estar definido, não é impossível que o próprio Carlos Pougy absorva estas ações recompradas da Grey, tornando-se sócio da Universal.
Por seu lado, no início do ano, o diretor internacional da Grey, Frank Clark, deve vir ao Brasil iniciar negociações para associar-se a outra agência brasileira, visando não se afastar deste mercado no qual a Grey encontra clientes que são atendidos por sua matriz nos Estados Unidos. Até o momento, empresas como o Bank of América e Stafford Muller (fabricante de Corega e Sensodyne) continuam sendo atendidas pela Universal.
Paes Mendonça decide também estourar no Sul
A Guerra dos Supermercados, que os jornais cariocas noticiaram esta semana, já tem uma nova e séria batalha programada: Mamede Paes Mendonça, presidente do Grupo Paes Mendonça, um dos maiores no setor supermercadista do país, e praticamente monopolizador do mercado baiano, acaba de declarar rompido o acordo mantido com as Casas Sendas, através do qual nem as Sendas se instalariam na Bahia nem o Paes Mendonça no Rio de Janeiro.
A iniciativa de Paes Mendonça é uma revanche - na qual as Sendas levam a rebarba - pela abertura de supermercados dos grupos Casas de Banha e Pão de Açúcar no Sul da Bahia. Com isso, Paes Mendonça sentiu-se obrigado a também disputar o mercado carioca.
Nesta cidade, que recentemente viu o desaparecimento de grandes anunciantes como o Grupo Delfim, a rede Brastel e a Caderneta Residência, a vinda de uma empresa do porte da Paes Mendonça já começa a ser esperada ansiosamente pelo setor publicitário. Principalmente porque, ao contrário das demais redes de supermercados, o Paes Mendonça não se utiliza de house-agencies, preferindo entregar sua conta a agências do mercado.
Marketing da Tap usa cultura como atrativo
A Tap - Air Portugal está lançando um projeto chamado Ponte Cultural entre Portugal e Brasil, através do qual vai promover em Portugal espetáculos artísticos representativos da cultura brasileira e, nas diversas capitais brasileiras de onde saem seus voos, espetáculos de artistas portugueses.
A estratégia da Tap é atrair ambos os povos para o fascínio da cultura do pais irmão, estimulando com isso o interesse de parte a parte por conhecer o outro país. Acredita a Tap, inclusive, que este projeto poderá ser capaz de transformar o turismo em Portugal numa verdadeira moda para os brasileiros.
A Tap é hoje uma das empresas geradoras de maior receita para Portugal, chegando a empregar mais de 10 mil funcionários. No Brasil, ela tem escritórios em 12 cidades, e seu movimento de voos já representa o segundo maior nas receitas da empresa.
O projeto Ponte Cultural fará seu primeiro programa em fevereiro, quando da apresentação, no Coliseu, em Lisboa do espetáculo "O Grande Circo Místico", de Chico Buarque e Edu Lobo, como o Balé Guaíra.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• IBM MUDA - Depois de 7 anos atendida pela Norton Publicidade (autora inclusive do ótimo filme da xícara, que está no ar) a IBM do Brasil decidiu deixar a agência, e passar toda propaganda institucional e de vendas para a Salles/lnter-Americana. Além da Salles, a IBM ainda é atendida pela Denison na área de projetos especiais.
• NAS ENTRELINHAS - A SB & Associados abriu escritório em São Paulo para atender a conta da Construtora Júlio Louzada, e "mais quatro outras grandes, cujos nomes ainda não pode mencionar, por motivos éticos". A SB está se especializando em releases misteriosos, para se ler nas entrelinhas, Semana passada enviou um informando que a agência aumentou seu cartel de clientes em 300% e seu faturamento em 250%, "resultado antes nunca obtido em seus 10 anos", mas "alcançado agora graças a reformulações estruturais... que possibilitaram excelente nível profissional... sem acomodação e com garra... etc.". Para nós que estamos de fora, estas afirmações só puderam ser como "indiretas" pelas recentíssimas e seguidas saídas da agência dos dois sócios fundadores: Luís Redinger e João Guilherme Ribeiro. Ou não foram?
• CRESCERAM MESMO - De qualquer maneira, a SB está mesmo com novos clientes. São eles: Prime S.A. Corretora de Câmbio, Klabin Cerâmica, Café Canaan, Laticínios Boa Nata, Gato Garfield (Editora Salamandra), Mariu's Sport, Jeans Scrupies, etc.
• CONTO DO CARNAVAL - A Secretaria Municipal de Turismo e a Riotur estão avisando que não possuem qualquer revista para divulgação de suas matérias, e muito menos mantém contrato de exclusividade com qualquer veiculo da praça. Por isso, não se responsabilizam por atos de pessoas que se identificam como agenciadores destas publicações para coleta de publicidade. De qualquer maneira, a Secretaria e a Riotur estão estudando, para o próximo Carnaval, a publicação de uma revista para divulgar o evento.
• LUTO - A TRIBUNA DA IMPRENSA e estes colunistas associam-se ao luto do mercado publicitário carioca pela morte de Carlinhos Azevedo, diretor de mídia da MPM Propaganda. Carlinhos, por seu profissionalismo e sua garra em defender e valorizar a profissão de mídia no Brasil fará muita falta a este sofrido mercado.
• EXEMPLO - A vida de Carlinhos Azevedo foi um exemplo de seriedade na maneira de encarar a profissão. Esperamos que os demais profissionais de mídia do Rio se conscientizem agora da importância de não parar com a valorização profissional, levando adiante todos os bonitos ideais que levaram à criação do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.
• NADA DE ESPANTAR - Renato Martins, coordenador de publicidade do Governo Brizola, nega que tenha havido qualquer ameaça de veículos do Rio de cortar o crédito do Estado porque "a conta está alta e eles não conseguem receber", como saiu na coluna de Edison Zenóbio no jornal Estado de Minas. Diz Renato que houve apenas "o atraso normal de pagamento do Governo, em torno de 30 dias, e o montante do débito mal chegou a 100 milhões de cruzeiros". De qualquer maneira, em janeiro, com o novo orçamento do Estado, os débitos serão zerados e o fluxo de quitação da propaganda do Governo se normalizará, ele prometeu.
• BEIRA ALTA NA CASA - As Indústrias Beira Alta lançaram uma bem-humorada propaganda nas tevês do Rio e de São Paulo, onde Lady Francisco e José Lewgoy, aproveitando o sucesso de seus personagens da última novela. Louco Amor, apresentam cinco produtos e vendem a marca Beira Alta como sinônimo de qualidade. A Casa Propaganda, responsável pelo comercial, fez com que a propaganda, apesar de usar seus personagens, assumisse o cotidiano dos próprios atores, inclusive o acidente sofrido por José Lewgoy. Chegando ao requinte de ter gravado no próprio hospital que ele esteve internado.
• BOLA CHEIA - A Rádio Jornal do Brasil AM entra na área de esportes com a sede de quem jamais cobriu o assunto: nada menos que 10 programas diários serão apresentados sobre o assunto, fora as transmissões de jogo, que também acontecerão. A emissora inclusive já está comercializando todos estes espaços para entrar no Campeonato Nacional, em fevereiro, disputando o mercado com as tradicionais rádios esportivas do Rio.
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