Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Pierre Cardin escolhe nova agência no Brasil
No momento em que o empresário Pierre Cardin ainda estava no Brasil cuidando do lançamento do seu restaurante Maxim's (muito bonito, por sinal) e da promoção de novos produtos com a sua badalada griffe, o mercado publicitário paulista recebia a surpreendente notícia de que a conta das roupas Pierre Cardin, confeccionadas pela Vila Romana, não mais seria atendida pela agência paulista Lage Stabel & Guerreiro/BBDO, e uma concorrência já começava a ser desencadeada.
Em São Paulo, os comentários eram de que a Vila Romana não gostou de sua agência ter aceito o convite da Alpargatas para participar da concorrência da conta dos jeans US Top, que estavam deixando a Thompson, e acenavam com um volume de investimento da ordem de 3 milhões de dólares, o que, para o Brasil, é uma verba publicitária gigantesca.
A concorrência, no entanto, foi ganha pela agência Talent, do experiente planejador Júlio Ribeiro, e, no final, a Lage Stabel & Guerreiro não só não ficou com os 3 milhões de dólares da US Top como acabou perdendo a Pierre Cardin.
Aliás, o comentário também em São Paulo é que Sérgio Guerreiro, um dos sócios da agência, está para deixá-la a partir de 1984, partindo para novos negócios.
ESPM dá prêmios para pesquisas de 83
A Escola Superior de Propaganda e Marketing divulgou o resultado do Prêmio Pesquisa de Marketing 83, uma premiação de caráter interno, através de um júri praticamente secreto que escolhe trabalhos de pesquisa realizados durante o ano.
Em 1983, três instituições estão sendo premiadas: a Volkswagen, por um conjunto de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre seus veículos; a agência Saldiva & Associados, pelo segundo ano consecutivo e pelo trabalho "As abelhas", através do qual analisou o mercado das empregadas domésticas; e a Faculdade de Administração de Empresas do Pará, que realizou uma pesquisa sobre a ótica dos empresários a respeito dos serviços prestados pelas agências de propaganda.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• CONTRATAÇAO FORTE - A premiada agência DPZ decidiu voltar a investir no Rio, e acaba de contratar, para dirigir a criação de seu escritório nesta cidade o redator Paulo de Tarso, um dos profissionais do primeiro time de criação da MPM-Rio, a maior agência deste mercado. A DPZ, há alguns anos, vinha mantendo sua estrutura profissional no Rio de Janeiro numa escala menor que a da média das agências nacionais do seu porte, transferindo para os criadores de São Paulo a responsabilidade da realização das campanhas de diversos importantes clientes sediados no Rio, como Souza Cruz e Coca-Cola. Espera-se que com a contratação que pode se supor milionária - de Paulo de Tarso para lá, o processo se reverta.
• DIVISÃO - O Grupo Financeiro Letra está dividindo a sua conta publicitária. Agora, a McCann, que atendia a empresa no último ano, fica com a parte institucional e de poupança, enquanto a Artplan passa a cuidar da Letra Capitalização. A Artplan, aliás, na absorção física da MMC e alguns de seus funcionários, levou também a conta do Jornal do Brasil, somando-a às do Sistema de Rádios JB, que já atendia. Os classificados JB, no entanto, continuam com a Assessor, e a Editora JB com a Denison.
• NOVA DIRETORIA - Confirmando as informações dadas por estes colunistas em primeira mão, Homero Icaza Sanches foi eleito presidente da Associação Brasileira de Marketing para o biênio 1984-1986. Homero, que já foi o responsável pelo trabalho de pesquisas da Rede Globo, hoje tem uma empresa de assessoria da área. Junto com ele na ABM estão como 1º vicepresidente Wilson Ribeiro, da loja de móveis Nem Mais Um Passo; como 2º vice-presidente Lywal Salles Filho, do Sistema JB; como 1ª secretária Miriam Medalain Carvalho: como 2ª secretária Silvia Pinto Ribeiro; como 1º tesoureiro Mauro Szwarcwald; e como 2º tesoureiro Carlos Araújo. A posse desta diretoria, que sucede à presidida por Rui Schneider, será dia 12 de janeiro no Clube Americano.
• POR UM NOVO RIO - O JB está iniciando um trabalho de promoções para estimular novamente o amor dos cariocas por sua cidade, transformada em ex-maravilhosa. Quem nos conta é Sérgio Rego Monteiro, vice-presidente de marketing do Sistema JB, de quem já foi a incrível promoção da missa de Natal na Lagoa, que será rezada pelo cardeal D. Eugênio Salles, dia 24 próximo, numa plataforma na Lagoa Rodrigo de Freitas.
• CLEIAN FAZ FITA - Para demonstrar aos importadores estrangeiros o filme de polipropileno produzido pelo seu cliente Polo, a agência Cleian, aproveitando que este é o material atualmente utilizado para embalar fitas cassete de áudio virgens, produziu uma fita com uma ótima seleção de música popular brasileira e embalou-a com o produto, criando um brinde muito simpático, tanto que está tendo que ser distribuído também no mercado brasileiro.
• E FATURA - Diz Hélio Kaltman, diretor da Cleian, que a agência fecha 1983 com um faturamento de Cr$ 1,3 bilhão, dando emprego a 65 profissionais nos escritórios do Rio e São Paulo, atendendo contas como a Polo, Cia. Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, Rose Presentes, Borghini Language center e Andrea Ferraci.
PROMOÇÃO DAS SEGURADORAS - A Fenaseg, entidade que reúne as empresas de seguro do país, montou uma assessoria de Comunicação social para promover seus associados, e contratou para tal os relações públicas Alberto Lopes e Fernando Couto.
• VENDENDO RÁDIO - Waldyr Cadaval Neves, ex-TVS e Editora Três, é o novo contato de vendas da Rede Bandeirantes de Rádio, grupo que, aliás, passou a representar a Rádio Cultura, de Florianópolis, SC.
• SUPER VT - Nélson Gomes, o novo diretor da Globotec, informa que, dentro da ampliação que a produtora está sofrendo, foi adquirida uma potente unidade móvel para gravações externas, contendo desde o videotape e uma câmera de 3 tubos até uma sofisticada mesa de efeitos e um gerador de chroma-key.
• PRÊMIO FARMACÊUTICO A campanha de lançamento do produto Stresstabs, da Lederle, além da medalha de prata do Prêmio Colunistas Promoção, ainda deu a Cláudio Carvalho o Prêmio Max de Marketing Farmacêutico, promovido pelo Jornal Brasileiro de Medicina.
• MAIS UM DIRETO - A Garden Publicidade abriu mão da conta da Central dos Tapetes, que depois disso decidiu então montar uma house-agency.
• NA TEVÊ - Uma boa safra de comerciais está sendo mostrada na televisão atualmente. Em particular, em nossa opinião, três excelentes trabalhos: o de Natal da Golden Cross (pela produção) o dos produtos Britannia pela bem feita reprodução de "E o Vento Levou", e o do lançamento do cinto Mundi Sport da Mundial pela ousadia e impacto da mensagem "Você veste, alguém tira".
• NATAL SEM APELO - Curiosa a estratégia do BarraShopping para este Natal. Nenhum comercial de oferta ao consumidor (a campanha criada este ano pela Artplan é de pedido, e não de oferta), e uma praticamente total ausência de clima natalino no seu interior. A maioria das lojas está decorada como se estivéssemos em qualquer época do ano, e não a menos de um mês do dia 25 de dezembro. Mudou o Natal ou mudou o BarraShopping?
• LEOPOLDINA - Francisco Xavier, da F. Xavier Imóveis foi escolhido Empresário do Ano de 1983 pela Associação Comercial e Industrial da Região Leopoldina, correspondente ao subúrbio carioca. Além dele, receberam destaques Renato Gelli, cuja Casa Gelli tem sede naquela região e Aldemir Martins, do Unibanco.
|