Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Marketing errado de embalagem prejudica produto brasileiro
Os defeitos nas embalagens ou no transporte de carga de produtos nacionais são responsáveis por pelo menos vinte por cento de perdas na receita cambial brasileira. Esta assombrosa afirmação foi feita por José Geraldo Vantine, presidente do Congresso Brasileiro de Padronização de Embalagem (1º Transpack), que aconteceu semana passada, em São Paulo.
José Geraldo Vantine, que também é vice-presidente do Instituto de Movimentação e Armazenamento de Materiais, ainda informou que, só no mercado interno, o manuseio inadequado da carga leva a que as companhias de transporte percam em torno de 2 por cento do seu faturamento.
A comprovação das afirmativas de José Geraldo Vantine puderam se sentir, por exemplo, na denúncia que a Codecon - Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor, de Brasília, fez à Divisão de Consumidores do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, de que tem havido irregularidades nas embalagens de produtos como os óleos de soja Zillo e Primor, ambos de atuação frequente no mercado anunciante.
Diz a Codecon que "nos supermercados de Brasília, várias latas de Zillo apresentavam espessura multo fina, que amassava com facilidade, enquanto em relação ao óleo "Primor", se verificou vazamento em inúmeras latas". Na opinião de Vantine, o problema da embalagem no Brasil é que, "na maioria dos casos, a análise é feita sob o ponto de vista do marketing do produto, quando. segundo ele, deveria ser uma questão de engenharia e de conservação do produto".
- Esta mentalidade - disse Vantine - começa a se modificar somente agora, com um maior interesse do empresário nacional de saber como manusear adequadamente cargas e embalar apropriadamente os produtos.
Pubblicità cria promoção para Fashion Mall
O Shopping Center São Conrado Fashion Mall iniciou este fimde-semana uma promoção de vendas chamada Festival de Preços Light, aproveitando o conceito light já consagrado junto a produtos como cigarros, cervejas e comidas.
Segundo a agência de propaganda Pubblicità, responsável pela conta do Fashion Mail, e pela elaboração da promoção, o diferencial deste Festival de Preços é que não se trata de uma liquidação como tradicionalmente concebido pelo comércio, com mercadoria de ponta de estoque, e sim uma efetiva diminuição de preços, para que o consumidor possa ter a oportunidade de adquirir mercadorias que poderão ser utilizadas ainda na própria estação, sem o perigo, no caso de vestuário, de cair de moda.
A estratégia torna-se válida para o lojista, diz a Pubblicità, no momento em que o permite aumentar o seu caixa - pelo maior volume de vendas - possibilitando-o de aumentar o seu estoque, já se preparando para o período de Natal, quando os consumidores demandam novas mercadorias.
A promoção Festival de Preços Light também marca a comemoração do primeiro aniversário de São Conrado Fashion Mall, e a campanha criada pela agência aliou os conceitos de aniversario e leveza de preços escolhendo como tema gráfico o balão de gás, presente nas bandeirolas de teto e nas faixas de vitrine. Além disto, os spots de rádio usaram como locutora uma mulher de voz suave, utilizando o clima light proposto pela promoção.
Estrutural cria anúncio de oportunidade diferente.
Nem só de datas comemorativas ou de notícias de jornais vivem os anúncios de oportunidade. Um exemplo disto foi dado esta última semana pela agência Estrutural, do Rio.
Percebendo que o "Jornal do Brasil" vinha veiculando com grande frequência em suas paginas um anúncio para uma de suas edições especiais de moda com o fato da estátua "O Pensador", de Rodin, pensando "Como é que eu vou me vestir no verão?", a Estrutural criou para a rede de lojas de moda Adonis um anúncio bem-humorado com layout e ilustração semelhantes, só que com a imagem do "Pensador" batendo na testa e concluindo: "Já sei! Neste verão vou me vestir na Adonis".
McCann supera em 1983 seus resultados mundiais
O ano de 1983 está sendo o melhor dos últimos tempos para a McCann Erickson em todo o mundo, segundo afirmou esta semana o novo presidente internacional da agência, Robert James, que está em visita à América do Sul. Ele afirmou, em entrevista concedida durante a semana no escritório carioca da McCann, que ao 1,8 bilhão de dólares do seu faturamento internacional este ano, só em novos negócios a McCann somará mais 300 milhões de dólares, sendo que, deste total, em torno de 20 por cento devem-se à conquista da conta dos cigarros Camel em todo o mundo.
Fora os inevitáveis elogios ao "profissionalismo dos clientes que investem em períodos de crise", Bob James considerou também que há um grande setor de sorte por também os atuais clientes da agência decidirem este ano aumentar a sua publicidade num montante equivalente de 300 milhões de dólares. Este crescimento de 15 por cento no faturamento é excepcional, já que a publicidade, no mundo, pelos cálculos de Bob James, só deverá crescer em 1983 cerca de 5 por cento.
A McCann brasileira, como reflexo deste resultado internacional, também está muito otimista, como declara o seu presidente Jens Olesen:
- A McCann deve fechar 1983 com um crescimento de 5-6 por cento acima da inflação, chegando a um faturamento entre 28 a 32 bilhões de cruzeiros.
Este otimismo, no entanto não é mantido quando se levanta com Olesen as perspectivas do negocio publicitário global no Brasil em 1984, pois ele tem consciência de que, principalmente o primeiro semestre do próximo ano, será bastante difícil. A McCann é a agência multinacional que maior operação mantém no Brasil, situando-se em 4º lugar entre todas as empresas de publicidade atualmente no País, uma posição correspondente à que a agência ocupa no ranking americano. Atualmente, dentro do faturamento de agência, o escritório carioca participa com 30-40 por cento, segundo as contas de Jens Olesen.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• MARKETING JOVEM - A Proa - Promoções Artísticas Ltda., encarregada da promoção e venda de ingressos do IV Festival de Águas Claras, que será realizado durante o Carnaval de 84, em Iacanga, interior de São Paulo, está enviando mala direta a diretores de marketing de empresas, oferecendo a possibilidade de promoção, merchandising e venda direta de produtos e serviços na fase preparatória e durante a realização desse evento. Antônio José Dias, diretor da Proa, revela que "mais de um milhão de jovens de todo o Brasil estarão envolvidos pelo espírito de liberdade e de comunicação inerente ao festival de Águas Claras", principalmente estudantes, sobretudo os de nível universitário. E diz que, desse total, aproximadamente 150 mil jovens devem ir a Iacanga assistir o Festival.
• VIRANDO AGÊNCIA - A Brasil América Publicidade, house do GRUPO CB (Antiga Casas da Banha), está realmente se assumindo como agência. A partir deste mês, já começa a passar pela agência todo o faturamento do Grupo CB, relativo à propaganda veiculada desde 1° de outubro. Antigamente, o faturamento dos veículos era direto ao anunciante. A BAP, aliás, continua contratando profissionais do mercado. Esta semana, entraram o diretor de arte Carlos Augusto (ex Abaeté) e o produtor gráfico Hélio Borges.
• PESQUISADORES - Toma posse hoje, em São Paulo, a nova diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado, presidida por Eugênia Paesani, da Lintas, e tendo como vice-presidente Almir Tolentino, do Banco Lar Brasileiro. A cerimônia se dará no Centro Eventos Empresariais na Rua Dr. Vila Nova 228-1° andar, a partir das 20 horas.
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