Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/OUT/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Criadores cariocas escolhem seus melhores do semestre

Já saiu o resultado do Prêmio Eleições Diretas do Clube de Criação do Rio de Janeiro, um concurso em que os próprios profissionais da criação publicitária carioca escolhem quais as peças que consideram as mais criativas.
Neste prêmio, foram avaliados mais de 200 trabalhos criados ou veiculados no primeiro semestre de 1983, divididos em 9 categorias. Participaram do julgamento cerca de 70 profissionais ligados a área de criação, e que chegaram ao seguinte resultado:
• Campanha de Propaganda mais criativa:
"Gincana Camel Rádio Cidade" - Cliente: R. J. Reynolds / Agência: Caio / Redator: Alexandre Machado / Diretor de Arte: Claudio Sendin.
• Anúncio de jornal mais criativo:
"As páginas de um jornal..." - Cliente: Jornal do Brasil / Agência: MMC / Redator: Mauro Matos / Diretor de Arte: Cristóvão Martins.
• Anúncio de Revista mais criativo:
"Vulcatex Hit Parade" - Cliente: Vulcatex / Agência: DPZ / Redator: João Augusto Palhares Neto / Diretor de Arte: Kélio Rodrigues.
• Comercial de TV mais criativo:
"Nariz tapato" - Cliente: Vick Vaporub / Agência: Almap / Redator: Alcides Fidalgo / Diretor de Arte: Alcides Fidalgo / Produtor: Jodaf / Diretor: João Daniel Tikhomiroff.
• Peça de Rádio mais criativa:
"Rádio Relógio HM" – Cliente: Hermes Macedo / Agência: J. W. Thompson / Redator: Luís Fernando Favilla / Diretor de Arte: Vitor Lemos / Criação: Ricardo Galletti.
• Folheto mais criativo:
"Pacote de agosto" - Cliente: Jornal do Brasil / Agência: MMC / Redator: Marcelo Pereira / Diretor de Arte: Cristóvão Martins.
• Cartaz do ponto de venda mais criativo:
"Pegue este avião"... - Cliente: Secretaria de Turismo de Brasília / Agência: MPM / Redator: Classir Scorsato / Diretor de Arte: Adeir Rampazzo.
• Outdoor mais criativo:
"Você anuncia Ele toca" - Cliente Jornal do Brasil / Agência: Assessor / Redator: Carlos Eduardo Meyer / Diretor de Arte: Nelson Nevares.
• Anúncio de menos de 60 cm mais criativo:
"Hoje é dia de quem pagou sua primeira Coca-Cola" - Cliente: Coca-Cola / Agência: McCann Erickson / Redator: Douglas César Bartholomeu / Diretor de Arte: Luís Carlos Furtado.
A partir de agora, o Prêmio Eleições Diretas passa a ser trimestral.

Rio conquista 29 prêmios 2º Colunistas Promoção

Um grande prêmio, 9 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata, 6 medalhas de bronze e 3 diplomas de finalistas. Este foi o saldo da participação das empresas cariocas no II Prêmio Colunistas Promoção, cujo julgamento realizou-se durante o último fim-de-semana em São Paulo.
Comparando com os números do ano passado, - quando empresas do Rio chegaram a somar 4 grandes prêmios - este foi um bom resultado para o mercado carioca que, inclusive, neste concurso, chegou a participar com muito menos material que em 1982, um reflexo provável da redução de negócios que tem afetando todo o negócio publicitário brasileiro.
Foram estes os 29 prêmios das empresas e profissionais do Rio:
GRANDE PRÊMIO:
• Campanha Promocional do ano:
Ponto Frio ótica - Cliente: Globex / Agência: SGB.
MEDALHAS DE OURO:
• Campanha Promocional:
Parahyba Mulher Macho - Cliente: Embrafilme / Agência: Esquire.
• Evento Promocional Institucional:
Gincana Camel / Rádio Cidade - Cliente: J.R. Reynolds / Agência: Caio.
• Programação Visual:
Cliente: Rio Gráfica / Agência: VS Escala.
• Relatório de Diretoria:
Cliente: Erickson / Agência: Diler e LSG BBDO
• Peça de Incentivo a Públicos Internos e Intermediários:
Dominó - Cliente: Fórmica / Agência: Archi + Grafio.
• Revista / Jornal Impresso Promocional:
Jornal da Poupança - Cliente: Abecip / Agência: Almap.
• Assinatura / Selo Gráficos:
Parahyba Mulher Macho ­ Cliente: Embrafilme / Agência: Esquire.
• Assinaturas / Selos Cinematográficos:
Parahyba Mulher Macho ­ Cliente: Embrafilme / Agência: Esquire.
• Sacos, Sacolas e Caixas:
"Sacolas Newsplan - Cliente: Newsplan / Agência: Dia Design
MEDALHAS DE PRATA
• Evento Promocional de Vendas:
Pinguim - Cliente: Comida Prática / Agência: Estrutural.
• Evento Promocional Cultural:
Projeto Aquarius - Cliente: "O Globo", Minarts - cliente: Cad. Poupança Morada / Agência: Focus.
• Evento Promocional Comunitário:
Chegada de Papai Noel ­ Cliente: "O Globo".
• Campanha Promocional:
Stresstab - Cliente: Cynamid / Agência: Cláudio Carvalho.
• Programação Visual:
Cliente: Texaco / Agência: Archi + Grafio.
• Papelaria:
Cliente: Lápis de Cor: Agência: Lápis de Cor.
• Folhetos:
Brasília - Cliente: Detur DF / Agência: NPM.
• Peça Gráfica:
Espelho / Bebe - Cliente Rio Gráfica / Agência: Cláudio de Carvalho.
• Anúncio de Resposta Direta:
Ponto Frio ótica - Cliente: Globex Agência: SGB
• Embalagem Display:
Placas - Cliente: Fórmica / Agência Archi + Grafio.
MEDALHAS DE BRONZE
• Campanha Promocional:
Shopping Disney-Peter Pan - Cliente: Renasce / Agência: Estrutural.
• Evento Promocional Cultural:
Baile "Parece que foi ontem" - Cliente: Abecip.
• Folhetos:
Computador - Cliente Serpro / Agência: MPM.
• Capa de Livro:
15º Anuário Bras. de Propaganda - Criador: Adeir Rampazzo.
• Embalagem em Papelão:
Cliente: Scholl / Agência Esquire.
• Assinatura Cinemática:
Corações a mil - Cliente: Embrafilme / Agência: Estrutural.
DIPLOMAS DE FINALISTAS:
• Broadside:
Premio JB de Propaganda ­ Cliente: JB / Agência: MMC.
• Revista Jornal / Impresso Promocional:
Revista do Fluminense - Cliente: FFC / Agência: Archi + Grafio.
• Cartazes Posters:
Brasília - Cliente: Detur DF / Agência: MPM.
A festa de entrega dos prêmios do 2º Colunistas Promoção será realizada ainda este ano, em São Paulo, em data a ser marcada.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• LIVRE INICIATIVA - O Movimento Nacional pela Livre Iniciativa, criado pelo publicitário Hector Brenner, diretor da agência Denison, está distribuindo a empresários, políticos e universidades cerca de 2 mil exemplares de um livreto com o trabalho "Preparo de Ambiente Propício às Inovações", escrito pelo professor Octávio Gouveia de Bulhões. A nova direção do Movimento é passar a divulgar o pensamento de expressivos economistas que se identificam com o pensamento liberal, para estimular o debate em torno dos problema nacionais sob a ótica deste pensamento.
• NOVA IMAGEM - Uma campanha de 6 anúncios de revistas e 4 outdoors foi criada pela agência Gang para divulgar apenas o novo logotipo da Trevira, um fabricante de fios sintéticos para vestuário, que passa, inclusive, a incluir uma etiqueta com a nova logotipia em quatro das mais conhecidas marcas de roupas e artigos esportivos em atuação no Brasil: Adidas, Le Coq Sportif, Speedo e Elessel.
• ARTE NO FUMO - A Souza Cruz, em conjunto com a Escola de Propaganda e Marketing do Rio e a Funarte, inaugurou esta última quinta-feira, na Galeria Rodrigo Melo Franco de Andrade, na sede da Funarte, uma exposição chamada "As marcas do nosso tempo", em que são apresentadas as expressões visuais e artísticas dos rótulos de cigarro no último 80 anos. A Souza Cruz está comemorando, em 1983, seu octogésimo aniversário de existência no Brasil.
• ARTES GRÁFICAS - Também inaugurou quinta-feira, só que na Escola Superior de Desenho Industrial, uma exposição de trabalho de artes gráficas e programação visual dos diretores da Cantão 4 Projeto Gráfico,. Sérgio Liuzzi e Rogério Martins. A exposição, que fica aberta até 16 de novembro, apresenta material criado por Sérgio e Rogério não só para a rede de loja Cantão 4 como para outros anunciante.
• PARA VITRINISTAS - A primeira revista brasileira exclusivamente dedicada a decoração de vitrines e interiores de lojas deve surgir em novembro, no Rio de Janeiro, com o nome de Vitrinespaço. Ela será trimestral e publicará matérias escrita por especialistas no assunto para sugerir que técnicas devem ser usadas, na prática, para a conjugação de espaço, forma, materiais, luz e cor na montagem de uma vitrine. O primeiro número de Vitrinespaço será gratuito, e pode ser solicitado na Rua Visconde de Pirajá 547, sala 419. cep 22410 - Ipanema - Rio de Janeiro.
• O PULO DO GATO - A Artplan conquistou a conta de promoção do revendedor de automóveis Gatão, depois de Roberto Medina "ganhar uma aposta" que fez com os diretores da empresa. Francisco Abreia, diretor de criação da Artplan, conta que Medina apostou com a diretoria do Gatão que, através de um esquema promocional, poderia triplicar as vendas de automóveis do revendedor. Pois com o "Gatão Auto Show", realizado dia 16 no estacionamento do Barra Shopping, em apenas 10 horas, foram vendidos 264 carros, sendo o local visitado por cerca de 34 mil pessoas.
• O PIONEIRO - Não foi por outra razão que o Chevy Show - O primeiro "feirão" de automóveis, realizado em São Paulo - conquistou o Grande Prêmio de Evento Promocional do Ano do Colunistas Promoção. A GM descobriu um excelente caminho, e foi imediatamente seguida por todas as demais montadoras.
• LINHA ABERTA - A Telerj finalmente completou a ligação da mesa telefônica da Premium Propaganda, no Rio, que já está atendendo pelo número 203-2444 para todos os seus ramais.