Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/OUT/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brasil faz melhor campanha dos jeans Wrangler no mundo

A Brasblue, empresa concessionária do jeans Wrangler no Brasil, acaba de receber a notícia de que a campanha da marca neste país, criada pela CBBA-Rio - na qual um jovem vestido tradicionalmente é tragado por uma loja Wrangler, transformando-se numa nova pessoa ao vestir-se de alto a baixo com os produtos da empresa - foi considerada como a melhor de 1983, de todos os países onde a Wrangler é comercializada.
A campanha, segundo Américo Bender, diretor-superintendente da Wrangler no Brasil, é fruto de uma pesquisa realizada pela agência CBBA para determinar o perfil sócio-psicográfico do consumidor brasileiro de jeans. A pesquisa, disse ele, apontou a existência de três grandes grupos de consumidores:
Um deles seria o dos "desligados", composto de pessoas não muito impressionadas por marca e que, por exemplo, também não preocupam, pela manhã, com a roupa que tiram do armário para vestir. Os jeans dos desligados nem mesmo são comprados apenas por eles próprios.
Já o segundo grupo - o dos "sofisticados" - é formado por pessoas que procuram mais a marca dos jeans que vestem, e ainda usam. Por exemplo, mais uma peça da mesma grife: um cinto e um sapato, ou uma calça e uma camisa etc. O sofisticado, no entanto usa o jeans apenas para o lazer.
Finalmente vem o terceiro grupo, o dos "autênticos", os heavy­users, que vestem jeans a todo momento, mas que, por isso, têm grande preocupação com caimento da roupa, moda e outros detalhes da marca.
Com estes dados, a Wrangler e a CBBA decidiram dirigir a campanha aos sofisticados e aos autênticos, conseguindo, com isso, um aumento de vendas para a empresa  que a permitirá fechar o resultado deste ano com um aumento de 400 por cento em unidades vendidas. Américo Bender diz ainda que a empresa colocou em um mês no mercado a quantidade de jeans que esperava colocar em quatro ou cinco meses:
- A campanha felizmente nos criou uma dor de cabeça - diz de sorrindo - porque nos gerou um problema de planejamento industrial para cumprir todos os pedidos que temos em carteira.
A Wrangler detém hoje no Brasil em torno de 1 por cento deste mercado que é estimado em 70 milhões de calças jeans vendidas por ano, que é dividido entre 1.500 marcas de jeans - um numero de marcas superior inclusive ao do mercado americano, cujas vendas situam-se em torno de 300 milhões de calças/ano, ou seja, quase um milhão do calças jeans vendidas por dia.
A participação de 1 por cento, no entanto, satisfaz ao superintendente da Wrangler, que considera a marca ainda no estágio de introdução no mercado, ainda tendo que passar pelas fases de consolidação e desenvolvimento.

ABERP denuncia cadastramento de empresas de RP em São Paulo

A diretoria da Associação Brasileira de Relações Públicas ­ ABERP está denunciando publicamente a forma com que o Governo do Estado de São Paulo conduziu o processo de cadastramento de empresas para prestação de serviços de relações públicas. A decisão veio depois que o secretário de Informação e Comunicações, Jorge da Cunha Lima, decidiu ignorar o ofício enviado pela entidade de classe no último dia 23 de setembro, questionando os critérios de seleção das empresas, cuja relação foi publicada no Diário Oficial de 10 de setembro.
Segundo a ABERP, a Secretaria cadastrou empresas sem registro no Conselho Regional de Relações Públicas e, contrariando o seu próprio edital, que exigia atestado de capacidade técnica-profissional superior a dois anos, o órgão qualificou firmas "constituídas neste ano de 1983".
Para a diretoria da ABERP, a desconsideração da Secretaria para com a entidade de classe não se alinha com a proposta do Governo Estadual de promover a "participação e a democracia". A entidade reclama também da diferença de tratamento entre as agências de publicidade e as empresas de RP.
No caso das agências, a secretaria promoveu uma ampla divulgação na imprensa, além de convidar as agências selecionadas para uma reunião geral a fim de serem estabelecidas as regras básicas do relacionamento com o Estado. No caso dos RPs, no entanto, a ABERP só tomou conhecimento das empresas cadastradas através do Diário Oficial.
No Rio, por outro lado, ainda não houve, por parte do governo Brizola, qualquer demonstração de interesse de contratar empresas de relações públicas para colaborar na sua comunicação.

TV Globo muda normas sobre elenco de comerciais

A Rede Globo resolveu ser mais condescendente com a participação de atores em comerciais a ser veiculados na emissora. Até recentemente, as normas eram extremamente restritivas, tendo levado, inclusive, a suspensões de comerciais em que Sérgio Chapelin e Flávio Cavalcante atuavam.
Agora está liberada a exibição, nas emissoras da Rede, de comerciais com atores e apresentadores de outras emissoras, "desde que não sejam feitas referências às mesmas, seus programas, seus sorteios ou promoções".
Da mesma maneira, está liberada a participação de atores do elenco exclusivo de novelas em comerciais para televisão "desde que esses comerciais não reproduzam personagens, situações ou cenários de qualquer das produções da Rede"
A preocupação da Globo em manter a imagem de suas produções jornalísticas, no entanto, continua. Os apresentadores de programas jornalísticos, por exemplo, não podem aparecer em qualquer tipo de comercial. Apesar disto, eles estão liberados para gravar mensagens de áudio "desde que não imitem o estilo de narração dos programas jornalísticos e que não sejam nominalmente identificados". Ainda protegendo a sua credibilidade jornalística, a Rede Globo determinou que as mensagens que se assemelhem com aqueles programas, mesmo com atores ou modelos, "só serão aceitas se estiverem rigorosamente caracterizadas como comerciais".

Colunistas julga promoção dias 22 e 23

A Secretaria da Associação Prêmio Colunistas confirmou para o próximo fim de semana - sábado, 22 e domingo, 23 - o julgamento do 2º Prêmio Colunistas Promoção, que escolherá os melhores trabalhos promocionais realizados por agências, anunciantes, fornecedores, veículos e profissionais autônomos de todo o país.
Do Rio de Janeiro, onze empresas já confirmaram a sua participação no concurso: Abecip, Adeir Rampazzo, Archi + Grafio, Caio, Cláudio Carvalho, Denison, Dia Design, Garden, Lápis de Cor e MPM.
Apesar de o prazo oficial de inscrições já ter sido encerrado, os colunistas, atendendo à solicitação de algumas pequenas agências que não conseguiram preparar seu material a tempo, decidiram aceitar entrega de trabalhos até a próxima quarta-feira, 19 de outubro.
Maiores informações sobre a entrega de material e sobre como ainda concorrer ao Colunistas Promoção, podem ser conseguidas no Rio, com dona Fátima, na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone 266-3131.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• VOANDO ALTO - A Fleischmann Royal, através do seu tradicional produto Gelatina Royal, está patrocinando o piloto inglês John Pendry, recordista mundial de distância e permanência de voo livre. John Pendry está entre os finalistas do 1º Desafio de Voo Livre que terá sua decisão este fim de semana, em São Conrado, no Rio de Janeiro.
• PESQUISA ELEITORAL - A Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado tem nova diretoria eleita no final da última semana, por 175 votos contra 174 da chapa de situação. Da nova diretoria fazem parte Eugênia Paesani, da Lintas, como presidente; Almir Tolentino, do Banco Lar Brasileiro, como vice-presidente; Jaime Troiano, da Lage Stabel & Guerreiro, como diretor de assuntos culturais; e Neyza Furgler, do Ibope, como tesoureira.
• NA SOUZA CRUZ - A líder no mercado de fumos no Brasil tem novo diretor de comunicação e marketing. É Flávio Andrade, que substitui a I. D. Burin, que está sendo transferido para a Companhia Chilena de Tabacos.
• LIDERANÇA – A Rádio Cidade FM de Belo Horizonte foi a líder de audiência naquele mercado durante o mês de agosto, segundo pesquisa do Ibope, que acaba de ser divulgada. A pesquisa retrospectiva do Instituto apontou um índice de 37,3 por cento para a cidade, ficando em segundo a Del Rey, com 32,7 por cento, e longe, em terceiro, a Rádio BH, com 8,3 por cento. Segundo Hélcio Ferreira, gerente comercial do Sistema de Rádios Jornal do Brasil, a diferença ainda é mais acentuada junto às classes A e B.
• NO PAINEL – O Instituto de Pesquisas Audi Market, contratou José Edson Bacellar, ex-gerente de pesquisa de mercado da Gessy Lever, para o cargo de diretor do seu Painel do Consumidor.
• CONTAS NA PRAÇA – Não é o que você estão pensando. É que a agencia paulista Ribenboim & Praça a está com as contas novas da Liotécnica Ind. de Alimento Nutricional, Maquis Sistemas e Tecnologia (uma empresa de computação) e Digibanco, o novo nome do Banco Valbrás.
• PONTO LIBERADO - O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, através de seu Conselheiro Lício Ramos de Araújo, está informando que os RPs que comprovadamente comparecerem à 16ª Conferência Interamericana de Relações Públicas terão garantida a dispensa de ponto nos órgãos públicos da Administração Federal. A conferência ocorrerá de 17 a 21 de outubro próximos, em Montevidéu, no Uruguai.
• MAU EXEMPLO - Atenção para o detalhe da campanha que a Assessoria de Relações Públicas da presidência da República está veiculando na TV para valorizar o serviço público e conclamar a população a proteger o patrimônio: o motorista do ônibus do serviço público aparece no comercial fumando enquanto dirige, o que, convenhamos, não só é contra a lei como transforma o comercial num mau exemplo para os demais motoristas das empresas públicas e privadas.
• AUTO-SUPERAÇÃO - Um crescimento de 238° sobre o seu faturamento no ano passado é o que a agência Garden já realizou de janeiro a setembro deste ano. A agência acredita que poderá, em 1963, superar o seu crescimento de 1982, que alcançou 217 por cento, não deflacionados.
• MUITO CARTAZ – Nove outdoors diferentes distribuídos em 1000 pontos de exibição foi a estratégia de mídia usada pela Umuarama para complementar a campanha da Renda Mensal da poupança Bamerindus, durante esta 1ª quinzena de outubro que se encerra. Segundo a agência, esta campanha de outdoors, a exemplo dos filmes veiculados na TV, visam à fixação da marca.
• CHEGOU A HORA - Quinhentos milhões de cruzeiros é a verba que os fabricantes de Coca-Cola de São Paulo vão aplicar para lançar, segunda-feira, a nova cerveja do grupo, a Kaiser, que utilizará TV, rádio, jornal e outdoors com slogan "Kaiser, puro sabor de cerveja". No Rio de Janeiro, a Kaiser só será lançada no mês de dezembro, colocado no mercado mais de 2 milhões de dúzias mensais do produto. A pretensão dos fabricantes é alcançar, no prazo de um ano, a fatia de 10 por cento do mercado de São Paulo, que hoje é dominado pela Antártica, que detém 70 por cento das vendas, tendo a Brahma em segundo lugar, com 25 por cento.
Aguarda-se, no entanto, uma forte reação da Brahma no mercado de refrigerante, com a sua Kita-Cola, distribuída já em todo o País - até com litro - mas faltando no Rio e em São Paulo.