Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Brasilshopping adota promoções para incentivar Fashion Mall
A partir da primeira semana de outubro, o São Conrado Fashion Mall estará apresentando uma nova promoção para o público: a exposição Cães e Companhia, quando serão exibidos e vendidos para o público as mais variadas espécies de animais domésticos.
A iniciativa faz parte da nova estratégia de marketing da Brasilshopping, empresa empreendedora do Fashion Mall, que ao lançar o shopping, em outubro de 1982, preferiu optar por uma linha de comunicação menos agressiva, atingindo especificamente o consumidor de Classe A. No meio deste ano; no entanto, a situação mudou, com a apresentação, no terceiro andar do shopping, da Feira da China, uma exposição acompanhada de promoções de vendas a nível de Lojistas, e que levou ao local um público que surpreendeu ao próprio Axel Chaves, diretor de marketing da Brasilshopping, que explica:
- Com a inauguração do Shopping, numa época em que a conjuntura não era favorável - e um ano antes não se antevia exatamente isso -, começamos a perceber que, no nosso caso, o período de implantação normalmente considerado de dois anos, e pelo qual todo Shopping Center passa, talvez se transformasse num período muito sacrificado para os lojistas que lá estavam. Começamos então a desenvolver alternativas que transformassem esse período de implantação no mais curto possível. Tentando e testando várias propostas, o modelo que nos pareceu o mais apropriado foi o da Feira da China. A partir dos resultados, então, verificamos que valia a pena insistir nessa linha de promoções de maior porte, tirando proveito do nosso espaço, acesso, localização, capacidade de comunicação e apelo comercial. Hoje, nosso programa prevê, para este ano, mais dois eventos de grande porte, e para o ano que vem, um programa mais ousado, mais ambicioso, com já dez eventos planejados.
Em um momento econômico como o que o país está vivendo, quando o poder aquisitivo geral cai e a atividade publicitária de incentivo a vendas precisa ser potencializada as iniciativas promocionais para o varejo tornam-se bastante compensadoras, como comprova o diretor de marketing da Brasilshopping.
- Se a promoção for bem feita, ela pode atingir diretamente o grande objetivo dos empreendedores e dos lojistas, que é vender mais. Existem vários tipos de promoção, de público ou de venda. E o que nos leva a decisão a favor do tema de uma feira determinada - porque da China e não de calçados, ou porque de antiguidades e não de queijos e vinhos - é uma projeção do tipo de público que se pretende atingir. No caso da Feira da China, por exemplo, cobramos ingresso não para garantir lucro, mas direcionar o tipo de público para o que nos interessava, ou seja, o público que representasse consumidores para o shopping center.
Em cada uma das próximas promoções, cujos suportes publicitários já estão sendo criados pela Pubblicità, agência do São Conrado Fashion Mall, Axel Chaves acredita que consiga levar ao shopping um mínimo de 80 mil pessoas. O investimento na área, diz ele, compensa, com os resultados vindo logo a seguir:
- Para se ter uma ideia, a Feira da China representou para o São Conrado Fashion Mall, em julho, um incremento de 125% nas vendas em relação ao mês anterior, e isto no momento em que saíam nos jornais as notícias de que o varejo, em geral, no Rio, havia caído 30% em relação a 1982. A promoção inclusive, deixou resíduos bem perceptíveis, pois as vendas de agosto, quando nós não tivemos nenhuma grande promoção, corresponderam a um acréscimo real de 30% sobre os números de junho. A conclusão é que a grande parcela da população que visitou a Feira da China e que não conhecia o São Conrado Fashion Mall, ou que não tinha despertado o interesse para o shopping, tornou-se um cliente, e esse resultado a gente viu no final do mês.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• GRANDE SOCIEDADE - A agência SB&JG admitiu, desde 19 de setembro, três novos sócios, que se juntam a José Luís Sanchez e Toninho Calomino na Diretoria Executiva da agência. São eles Mário Amiden (ex-Rio Gráfica, Rádio Nacional e Rádio Grande BH), Edgar Catoira (ex-Abril, Isto É e Embratur) e Rosália Camargo (ex-Unipar, Reynold's e Warner), que já estavam para abrir sua própria agência, mas preferiram se associar à estrutura já existente da SB&JG. João Guilherme da Cruz Ribeiro, o JG, que desde agosto estava afastado da Diretoria Executiva da agência, enquanto tirava férias, se desligará de vez da agência, deixando inclusive a publicidade. A partir da próxima semana, ele dará uma assessoria de marketing à empresa DISSE, que inclusive já foi cliente da antiga Redinger & JG.
• NOVAS CONTAS - A SB&JG, aliás, está com 4 novos clientes: a revenda de automóveis Guanauto (que há seis anos não trabalhava com agência), a Coladesi (fabricante de cola), Aço Pan (fabricante de tubos de ferro galvanizados) e Scipioni (confecção e rede de lojas de moda feminina). Também da agência, entra no ar dia 15 próximo a nova campanha criada para o Touring Club, que terá por objetivo, através de uma promoção de descontos em todos os seus produtos e serviços, ampliar seu quadro de sócios e diminuir o número de inadimplentes.
• PROBLEMAS D0 RIO - O Sindicato de Agências do Rio começa na próxima semana, uma série de reuniões de seus diretores entre si e com outros empresários do setor, para levantar os principais problemas do mercado e de que maneira a entidade poderá atuar. Paulo Roberto Lavrille, presidente do Sindicato, garante que vem aumentando o numero de empresários da propaganda agora dispostos a trabalhar mais pelos interesses comuns da classe.
• HORA FELIZ - Na próxima quarta-feira, 14 de setembro, a Associação Brasileira de Marketing realiza sua tradicional "Happy Hour", que desta vez terá a participação, como apresentadores, da diretoria da TV Manchete. O encontro será no Rio Palace Hotel, começando às 18:30h.
• NOVOS TEMPOS - A democracia realmente muda as estruturas. Vejam só que a ADAG, do valoroso Luís Celso de Piratininga, e que em 1980, por exemplo, situava-se na 57ª posição entre as agências brasileiras, hoje acaba de incorporar, como diretor e responsável pela criação o premiado ex-diretor de criação da Denison, Hans Dammann. A ADAG, que agora vê chegar o seu tempo, é uma das principais agências do Governo Montoro, e deverá faturar Cr$ 3 bilhões em 1983.
• NÃO TEM JEITO - Murilo Coutinho realmente não se emenda. A última dele (e ainda vem muitas por aí, já que neste mercado ninguém se mexe), aconteceu na publicação, no Diário Oficial de Brasília, do Edital obrigatório de convocação para a reunião da tal Federação Nacional dos Publicitários, marcada para se realizar em Recife (!) e quando se analisaria a previsão orçamentária da entidade para 1984. Pois bem, o Edital (publicado dia 25 de agosto), realmente indica o objetivo, os horários das convocações legais, e o endereço da reunião. Só não dá o mais importante para quem quisesse ir lá ver: o dia da reunião!
• CONTA EDITORIAL - Uma nova conta publicitária do setor cultural surge em São Paulo. As Livrarias Siciliano, empresa com 40 anos de atividades na Grande São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, entregaram sua conta para a Gang Publicidade. O primeiro trabalho já foi o lançamento do livro "Churrasco", de Ramon Mosquera Lopes, o gerente da Churrascaria Rodeio - ponto de encontro do almoço da publicidade paulista.
• PARA SUPERMERCADISTAS - A 17ª Convenção Nacional das Empresas de Supermercados, que se realiza no Rio a partir de 18 próximo, dará um bom espaço para o marketing e a publicidade. Dia 21, Eduardo de Almeida, diretor da São Paulo Alpargatas, apresenta a palestra sobre "O consumidor e o mercado em época de crise", às 10 horas da manhã, enquanto às 16 horas haverá exibição dos comerciais de televisão realizados pela empresas de supermercados. No dia seguinte, às 9 horas, Roberto Duailibi falará sobre "As muitas funções da propaganda numa época difícil" e às 10 horas será a vez de Paulo Secches, da agência CBBA, apresentando sua pesquisa "Consumidor de baixa renda - tamanho e potencial de mercado: implicações na estratégia mercadológica das empresas". A 17ª CNES será realizada no auditório do Riocentro, e suas inscrições continuam abertas nas regionais da Abras - Associação Brasileira de Supermercados de todo o país.
• PARA TODOS LEREM - A Universal & Grey está distribuindo um novo newsletter com as notícias da agência, que contém um interessantíssimo artigo sobre "A arte do bom relacionamento com os meios de comunicações", e que mereceria ser lido por todos os empresários. Particularmente notável é a dica nº 22, que reproduzimos para vocês: "Parta do princípio de que a imprensa sempre deve ser atendida quando o entrevistado for procurado, pois haverá vezes em que o entrevistado é quem precisará do repórter"...
• MARKETING DIRETO - A Associação Brasileira de Técnicos de Administração iniciou ontem um Seminário de Marketing Direto que deve se estender até dia 15 próximo. O Seminário se realiza na Associação Comercial, e maiores informações podem ser conseguidas na sede da ABTA, pelo tel. 220-1587.
• COMPUTANDO - A Schumec Sistemas Microcomputadores Ltda., uma empresa que está crescendo sua participação no mercado de micro-computadores pessoais, entregou à Aroldo Araújo Propaganda sua conta de publicidade e divulgação de imprensa.
• NO VIDEO - Este domingo, o entrevistado de Marcio Ehrlich no quadro sobre publicidade do Jornal de Domingo é Toni Lourenço, diretor de criação da SGB, que falará sobre os bastidores e a estratégia do último comercial do Ponto Frio: o das caixas falantes. O JD vai ao ar a partir das 23h50m, na TVS.
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