Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/AGO/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Diversificação leva rede Disco a superar inflação em 1983

A rede de supermercados Disco está prevendo chegar ao final de 1983 com um faturamento na faixa dos Cr$ 3,6 trilhões, se se mantiver, até o final do ano, o volume de vendas de 30 milhões de cruzeiros ao mês em seus 49 pontos de vendas - as 48 lojas com a marca Disco e mais o hipermercado Boulevard.
A informação é do gerente de marketing da empresa, Nelson Quaresma, que garante estarem estes números pelo menos 30 por cento acima dos atuais índices de inflação, quando comparados com as vendas do ano passado. Segundo ele, estes resultados são reflexos da nova estratégia do Disco, iniciada em novembro do ano passado, de modificar a estrutura física e de serviços do supermercado, abrindo as frentes das lojas para a comercialização independente - ou seja, com acesso e caixa próprios - de produtos tradicionalmente não cobertos pelo setor dos produtos farmacêuticos e os 'fast-foods'.
De novembro para cá, o Disco passou a instalar, junto a seus supermercados, as Drogarias Disco ­ hoje com 24 lojas e já representando 7% do faturamento do grupo -, e os Discolanches, que por necessitarem de alguns equipamentos importados vem demorando mais a se desenvolver, chegando apenas agora à marca das 11 lojas novas, e à beira de (ilegível no impresso) por cento do fatura total do Disco.
A idéia de implantar estes setores, diz Nelson Quaresma, surgiu com a constatação de que "um supermercado cada vez mais precisa não só prestar serviços a seu público atual como encontrar novas formas de atração de consumidores" e apesar de ainda não poder qualificar o efeito que estes novos departamentos vêm tendo sobre o movimento do supermercado - que hoje mantém um universo rotativo de um milhão de clientes -, Quaresma conta que, nos casos de promoções cruzadas que a empresa vem fazendo, com a distribuição aos frequentadores da lanchonete de cartelas de desconto para produtos do supermercado, o índice de resgates nos "check­outs" destas lojas tem sido superior a um terço, e em datas diferentes, as de entrega das cartelas, o que ele considera bastante satisfatório.
Até o momento, o Disco (que trabalha com sua "house-agency" Pass) não fez maiores esforços de comunicação publicitária para divulgar suas drogarias e lanchonetes, mantendo apenas atividades promocionais, com a das cartelas junto ao próprio consumidor do supermercado e das redondezas das lojas. O gerente de marketing da empresa diz estar apenas aguardando que toda a rede já disponha dos dois novos serviços, o que deve se dar dentro de um ano e meio, se for mantido o ritmo médio da montagem de 2 lojas por mês. Então, explica Quaresma, a propaganda poderá se referir às marcas Discolanche e Drogarias Disco "sem correr o risco de confundir o consumidor, ou até mesmo frustrar os que procurassem as lojas em nossos supermercados que ainda não as tivessem instalado".
Nelson Quaresma, inclusive, acredita que, até lá, a lanchonete e a drogaria já possam representar, cada uma, a meta estipulada pelo marketing de 10 por cento de todo o faturamento do grupo. Neste momento, então, a ideia do Disco é desvincula-la dos supermercados, partindo para abertura de pontos de venda em lugares próprios e passar a concorrer abertamente com as grandes redes do setor.

Chiclete contra cárie será lançado no Brasil

A partir de setembro, estará à venda no mercado o primeiro chiclete anti-cárie brasileiro, comercializado pela empresa paulista Bela Vista, ao preço de 20 cruzeiros a unidade.
Usando a marca Popeye, o produto espera abocanhar uma fatia deste mercado que consome 500 milhões de gomas de mascar por mês, aproveitando-se também da realidade brasileira, que acusa anualmente uma incidência de 300 milhões de cáries na população, de acordo com estimativa do prof. Antônio Carlos Neder, da Universidade de Campinas, a responsável técnica pelo projeto.
A patente da fórmula do "Popeye" pertence à firma carioca Rim Promoção, que financiou o projeto e escolheu para a industrialização e comercialização a fábrica Bela Vista, que já produz e vende o chiclete Bolet.

Janela é Diário Oficial da propaganda.

No dia 16 de junho deste ano, o Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou em seu Diário Oficial, a relação das 18 agências selecionadas para atender à sua conta publicitária.
Na própria quinta-feira, 16, o colunista Marcio Ehrlich adiantava, em seu programa Marketing e Publicidade na Rádio JB AM, no Rio, os nomes das 18, publicando a notícia na sexta, 17, na Tribuna e no domingo, 19 no "Diário Popular".
Acontece que para facilitar seus leitores e ouvintes a personalizar a notícia, estes colunistas listaram as agências em ordem alfabética, diferentemente do Diário Oficial do Governo que as apresentou aleatoriamente.
Pois bem. Praticamente TODAS AS publicações especializadas, incluindo as revistas "Propaganda" e "Briefing", e a coluna do coleguinha Genilson Gonzaga, quando deram depois a notícia, relacionaram as 18 agências na mesma ordem alfabética.
Ou seja, a notícia publicada na Janela teve nacionalmente a mesma confiança que o Diário Oficial do Estado.
Credibilidade e profissionalismo é isto. Obrigado, colegas. Parabéns leitores.

Bob's anuncia qualidade para combater rapidez

A rede de lanchonetes Bob's fundada pelo tenista Bob Falkenburg, e hoje pertencente ao Grupo Nestlé, inicia esta segunda-feira, pela televisão, uma nova campanha de propaganda através da qual procurará reverter a tendência - ou o modismo - desencadeado junto a este público desde que se instalou no Brasil a rede McDonald's de analisar as lanchonetes de fast-foods pelo conceito de "rapidez" no atendimento.
Francisco Borghoff, diretor da agência Norton, responsável pela conta do Bob's, nos adiantou que a empresa procurará lembrar ao consumidor que "o conceito de rapidez não pode superar o conceito de qualidade". Afinal diz ele, o consumidor de fast-foods está em uma destas três categorias: ou é um jovem que está apenas lanchando antes ou depois de almoçar ou jantar na casa dos pais; ou é um adulto procurando economizar em suas refeições, não querendo pagar preços de restaurante; ou, finalmente, numa percentagem menor, é um profissional que, naquele dia, não tem tempo de sentar em um restaurante.
Em qualquer um destes casos, afirma Borghoff, uma diferença de um ou dois minutos no tempo de atendimento no balcão não farão a menor diferença.
Por isto, nesta sua nova campanha publicitária, o Bob's pretende reforçar, na mente do consumidor, que lá ele encontrará "qualidade com variedade", dando ênfase à estratégia de produtos do Bob's que prevê uma grande quantidade de itens disponíveis para o consumidor, justamente, diz Francisco Borghoff, porque a grande parcela do mercado, frequentadora constante, acabaria se cansando de comer todo dia os mesmos sabores.
Dentro desta tese, inclusive, o comercial do Bob’s mostrará, numa referência clara aos produtos pré-preparados do seu principal concorrente – que na propaganda aparecerá como um bom robô servindo sempre o mesmo sanduíche – que no Bob’s os produtos são frescos e preparados na hora, e que o consumidor pode até solicitar do balconista algumas variações do seu pedido, como um queijo mais ou menos derretido, um sorvete com ou sem castanha etc.
O Bob’s detém ainda hoje, no Rio, 70 por cento do mercado de fast-foods e concentrará sua propaganda em televisão, de acordo com Borghoff, para atingir o público de crianças e jovens daquele veículo.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

MÍDIAS EM GIRO – O mercado de mídia no Rio está agitado. À parte da transferência que já está confirmada de um conceituado diretor de mídia entre duas grandes agências cariocas (faltam apenas as formalidades burocráticas), ainda a partir de hoje, a Salles Rio fica sem diretor de mídia. Mário Makoto -- que também era supervisor da Central de Mídia da Souza Cruz –- pediu demissão e passará os próximos dias descansando, enquanto aguarda proposta para estudar.
• LINGERIE NA ALMA – Ficou afinal com a Alcântara Machado Rio a conta da Du Loren, que estava já há algum tempo em concorrência. A decisão se deu esta semana e a Almap deve passar a operar a conta a partir do próximo mês.
• NO PODER – O sindicato das agências de propaganda do Rio reelege nesta segunda-feira seu presidente Paulo Roberto Lavrille (vice-presidente da Salles-Rio). Nesta nova gestão, junto com Lavrille estarão como secretários Clementino Fraga (Esquire), tesoureiro Raimundo Neri (SGB); suplente Bene Vaissman, (Artplan), 2º suplente Celso Japiassu (Denison); suplentes: Ivo Hochleitner (Casa). No conselho fiscal estarão como efetivos Márcio Murgel (Oliveira, Murgel), (ilegível no impresso), e como suplentes Augusto Cardoso, Flávio de Matos (Garden), e José de Mingo (Premium). Paulo Roberto Lavrille, inclusive, convida as associadas do Sindicato a comparecerem na 2ª feira à sede da entidade, entre 9 e 17 horas para votar. Ele, pessoalmente, deverá estar lá a partir das 10 Horas.
• CRIATIVOS - O Clube de Criação do Rio também faz eleições segunda-feira, só que para uma nova diretoria, agora encabeçada por Alcides Fidalgo, diretor de criação da Almap. O pleito se dará a partir das 17 horas no auditório do IBAM em Botafogo. Logo após, os criativos cariocas confraternização na sede da ALMAP, com coquetel oferecido pela Lidio.
• DANDO IBOPE - Será na próxima quinta-feira, às 3 horas da tarde, no Centro Empresarial Rio, a apresentação que o IBOPE fará aos publicitários cariocas sobre sua nova metodologia de pesquisas, principalmente na área de rádio. Diz Ignácio Machado, diretor de marketing do IBOPE, que há modificações revolucionárias nos novos trabalhos do instituto.
• PROMOÇÃO ­ A coluna Asteriscos do “Diário Popular", em São Paulo deve publicar, este domingo, o regulamento do Prêmio Colunistas­Promoção, cujo júri, do qual faz parte o colunista Marcio Ehrlich, deve se reunir em outubro deste ano. Semana que vem daremos aqui mais detalhes sobre as inscrições de trabalhos das empresas cariocas.