Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Atlantis lança produto para atender donas-de-casa
A partir do mês de setembro, começa a ser veiculada no Rio e em São Paulo a campanha de lançamento da marca Harpic WC, que pretende abrir mais um segmento no setor de produtos de limpeza: o do limpador / desinfetante / desodorizador sob forma liquida, destinado ao uso especifico em vasos sanitários.
O produto foi desenvolvido no Brasil pela Atlantis, empresa cujo nome não é muito conhecido popularmente - por razões de uma política internacional de low-profile -, mas que fabrica produtos conhecidos do mercado brasileiro, como as Ceras Poliflor e Parquetina, a pasta Nugget, e os tradicionais lustradores Silvo e Brasso.
Segundo José Roberto D'Aprile, diretor comercial da Atlantis, e Vicente Manzione, gerente do produto, o lançamento de Harpic WC aproveita uma brecha do mercado detectada pela empresa junto às donas de casa brasileiras, que apontaram, em pesquisas, não só que a limpeza do vaso sanitário é um dos serviços que elas menos gostam de fazer nos cuidados domésticos, como que nenhum dos produtos existentes no mercado brasileiro conseguia atender ao mesmo tempo às três necessidades da limpeza dos vasos, ou seja, deixar aparência de limpo, matar os germes, e perfumar o banheiro.
A partir da descoberta desta oportunidade de marketing, nos disse Vicente Manzione, a Atlantis passou a desenvolver o Harpic, destinando ao projeto investimentos da ordem de 350 milhões de cruzeiros, incluindo a propaganda criada pela agência paulista CBBA, e que em setembro começa a veicular o tema "Limpeza de primeira classe" em televisão e revistas especializadas no setor supermercadista. O gerente de produtos da Atlantis prefere não divulgar as metas de vendas do produto no primeiro ano, alegando ainda que não cabe estabelecer um índice de participação no mercado de limpeza, já que Harpic está criando um novo segmento. Ele garante, porém que os resultados serão satisfatórios, cita como argumento o alto índice de 78 por cento de intenção de compra demonstrado pelas donas de casa no período de teste, durante o qual amostras do produto foram deixadas em uso por um mês com um grupo de consumidores. De qualquer maneira, o gerente da filial da Atlantis no Rio de Janeiro, Raimundo Nonato de Oliveira, acredita que, antes mesmo de iniciar a campanha publicitária, já tenha conseguido colocar, através dos pontos de vendas cariocas, um mínimo de 15 mil frascos do produto, ou seja, 1.250 caixas.
Carnaval de 84 tem convidado oficial no Rio: a propaganda
O Carnaval de 1984 no Rio de Janeiro deverá ter uma grande novidade: o patrocínio comercial de eventos que até hoje vinham sendo promovidos única e exclusivamente pela Prefeitura da cidade, entre eles, o próprio desfile das Escolas de Samba da Marquês de Sapucaí.
Pelo menos, esta é a pretensão do atual Secretário Municipal de Turismo do Rio. Nestor Rocha, que nas últimas semanas reuniu-se com as principais agências de propaganda deste mercado, para colocar não só o Carnaval carioca como todos os demais eventos promovidos pela cidade como produtos passíveis de terem esquemas de patrocínio comercial. Em síntese: assim como hoje inúmeras provas esportivas e shows artísticos são patrocinados por grandes empresas brasileiras, também, por exemplo, a exibição da Via Sacra nos Arcos da Lapa poderia ser um oferecimento exclusivo da Coca-Cola, ou o Desfile dos Blocos na Rio Branco ter a chancela especial dos cigarros.
A iniciativa, de acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Turismo, Pedro Machado, é criar uma nova possibilidade de receita para a cidade fazendo com que não mais coubesse à Prefeitura a responsabilidade orçamentária total para aqueles projetos que normalmente são dispendiosos e nem sempre trazem receita suficiente para cobrir seus custos, descapitalizando o município.
Nas próximas semanas, a Secretaria espera começar a receber as propostas das agências, para definir o que, por sua parte, além dos tradicionais cartazes e faixas pela cidade, o município poderia oferecer aos anunciantes que desejarem participar das promoções.
Royal promove fermento para evitar down-trading
Hoje, a Produtos Alimentícios Fleischmann & Royal começa a veicular pela televisão, em Estados que vão do Rio de Janeiro até o Sul do país, uma nova campanha publicitária do mais tradicional produto da empresa: o Fermento em Pó Royal, que há algum tempo estava afastado da mídia televisiva, principalmente à carioca.
O novo comercial tem o estilo de testemunhal, utilizando-se da atriz Irene Ravache. E segundo Eugênio Figueiredo, diretor da J. Walter Thompson Publicidade, agência responsável pela conta daquele produto no Brasil há mais de 50 anos, o comercial tem como objetivo básico reavivar na mente das consumidoras a marca Royal como Fermento em pó, associando a tradição do produto a um conceito de garantia de qualidade.
Como hoje - de acordo com pesquisas - as donas-de-casa brasileiras estão voltando a fazer bolos em casa, como forma de economia nas sobremesas, a agência pretende evitar que as consumidoras deste segmento de mercado também caiam no fenômeno do "down-trading". O "down-trading", um dos termos mais utilizados atualmente pelos profissionais de marketing no Brasil, corresponde à tendência do consumidor, em tempos de recessão, de passar a adquirir produtos em uma categoria de preço menor abrindo mão da tradição, e muitas vezes até mesmo da qualidade.
FGV faz este mês curso de marketing
O Instituto de Recursos Humanos da Fundação Getúlio Vargas, que desde 1978 tem apresentado uma serie de seminários destinados ao profissional de marketing e vendas, realizará de 22 a 26 de agosto próximos, um programa especial de cinco dias de duração, na área de especialização em marketing.
O programa será coordenado pelos professores Denis de Araújo e Cicero dos Santos, e abordará desde conceitos, objetivos e funções de marketing, até técnicas de previsão de vendas e comunicação empresamercado. O Instituto fica na Av. 13 de Maio, 23 - 12º andar, no Rio.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• NOVAS CONTAS - A Universal & Grey está com dois novos clientes: a Microshow, loja de microcomputadores ligada ao Grupo Guanauto e a NCR, fabricante de máquinas registradoras eletrônicas.
• AMPLIANDO - A SGB, agora com Maurice Cohen na Direção Executiva, está investindo na contratação de profissionais conceituados no mercado. O primeiro a entrar é Vicente de Vicq, ex-supervisor de atendimento da Caio Domingues. E a SGB ainda procura um profissional de mídia do primeiro time!
• ARTISTA DE VISÃO Bob Gueiros, diretor de arte da MPM-Rio, foi o vencedor do concurso para a escolha da capa da edição deste ano de Quem é Quem, da revista Visão. Gueiros concorreu contra cerca de 400 trabalhos, sendo escolhido por um júri formado pelos colunistas Marcio Ehrlich, Ney Alves de Souza (Paraná) e Amaury Machado (Minas), além de Henry Maksoud, José Carlos Pereira, diretor de Jornalismo da Rádio Jovem Pan, e José Ronchi, vencedor do ano passado. O prêmio de Bob Gueiros será uma passagem de ida-e-volta a Paris, fora o aproveitamento da capa nos 200 mil exemplares do Quem é Quem na Economia Brasileira, que sai em setembro.
• PRA CACHORRO – A Cargill fabricante de alimentos para cães, está saindo da Thompson para entregar sua conta à Enio e Associados, do criativo Enio Mainardi.
• POR CIMA DO PANO - A área de Produtos Pessoais da Johnson & Johnson está lançando no Rio uma nova embalagem de seu pano Perfex agora com 20 unidades, já que segundo pesquisa realizada pela empresa em 1982, as consumidoras estavam desenvolvendo o hábito de comprar 2 pacotes de 10 unidades de Perfex a cada compra.
Perfex foi lançado em 1973 em pacotes com 5 unidades. Em 1977 com a introdução da embalagem com 10 unidades, o produto passou a crescer no mercado, chegando a mais 481% em volume de vendas anuais até 1982.
• INDÚSTRIA PESADA - Na Worthington, fabricante de turbinas, compressores e bombas, Sérgio Lobo assumiu como novo Presidente no Brasil ficando no lugar de Rubens Penteado, que se desligou da empresa que, aliás, é uma ex-anunciante do Rio que está agora em Campinas.
• MERCADO CRESCENTE - O Vídeo Clube do Brasil, com um total de 53 clubes em todo o país -- de Manaus a Porto Alegre -- somou este mês 12 mil sócios, mantendo um crescimento da ordem de 10% ao mês. Ronald Matarazzo Suplicy, presidente da entidade, registra o seguinte expressivo cálculo: cada sócio é proprietário de um vídeo-cassete, que custa cerca do Cr$ 1 milhão, e paga em média Cr$ 8.500 por mês, movimentando ao todo 30 mil fitas de Cr$ 60 mil cada, o que representa um volume global de 15 milhões de cruzeiros.
• FESTA - A Rede SBT faz na segunda-feira coquetel na Boite Carinhoso, para comemorar o seu segundo aniversário, e apresentar Maria Alice Langoni que está assumindo a gerência de Marketing e Mídia da emissora no Rio de Janeiro.
• SORRISO AMARELO A Combe do Brasil está lançando no Rio um creme dental para fumantes, o Unique, que promete eliminar o amarelado dos dentes causado pelo uso de cigarros. O trabalho de comunicação é da agência paulista Grafite e o produto, que será comercializado em drogarias e supermercados, já conseguiu uma venda ao varejo 400% acima da sua cota inicial
• LIVROS DO JB - A Editora JB acaba de se associar à editora americana Time-Life Books, do Grupo Time-Life, para formar a Editora Cidade Cultural Ltda., que publicará no Brasil os famosos livros em série (continuity books) daquela empresa. Koos Siewers, representante da Time-Life Books neste pais, é um dos diretores da Cidade Cultural, que funcionará no próprio prédio do Jornal do Brasil.
• VIDA FUTURA - O Grupo APM, Ex-Associação dos Professores Militares, começou esta semana no Rio a campanha promocional de lançamento da Provida S.A. Previdência Privada, cuja estratégia, segundo o presidente Walter Faria, é atingir apenas empresários executivos e profissionais liberais bem sucedidos, de nível cultural superior, com mais de 40 anos, que já possuem casa própria, ganham mais que Cr$ 750 mil e têm um ou dois filhos entre 15 e 20 anos A Provida, cuja comunicação está a cargo da Casa da Criação está enviando aos prospects uma pá de pedreiro lembrando que seus planos são para "quem constrói o sucesso com as próprias mãos".
• LEALDADE - Será realizado no Hotel S. Paulo Hilton, dia 12 próximo, pela manhã, um seminário de participação gratuita sobre "Marcas Concorrências Desleal", com temas como "Forma Especifica e Genérica e Concorrência Desleal", "Concorrência Parasítária - Forma, Gráfica Fonética, Conceitual e Visual (cores de rótulos)" entre outros. Como expositores estarão os advogados Eubis do Amaral, também editor jurídico do jornal DCI, e Miguel Martins Fernandes, gerente jurídico da Bombril e especialista em questões de propriedade industrial. informações em São Paulo, pelos telefones 814-5120 e 814-4856.
• CAPITALIZANDO - A Publitec Propaganda aumentou o seu capital social de Cr$ 41,7 milhões para Cr$ 82,5 milhões.
• MAIS UMA FM - Já entrou no ar, no Rio, a nova programação da Rádio Tropical FM, cuja responsabilidade artística e comercial é da Rede Bandeirantes de Rádio. A Tropical fica no 104,5 do dial, pertíssimo da Cidade e da Antena I.
• SÓ PARA BICHOS - A conta da Divisão Veterinária da Bayer – significativa da veiculação no interior - e que era dividida entre várias agências está agora toda na Novagência, de São Paulo. |