Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Caio será eleito hoje novo presidente da ABP
O publicitário Caio Aurélio Domingues, presidente da agência Caio Domingues e Associados, será o novo presidente da ABP - Associação Brasileira de Propaganda, confirmando as informações publicadas por estes colunistas já em 11 de março.
Seguindo uma tradição que vem de 1975, quando pela última vez dois candidatos disputaram a presidência da ABP (Aylton Figueiredo x Edeson Coelho), mais uma vez este ano as eleições para a entidade mais antiga da propaganda brasileira se realizaram apenas com a chapa única apoiada pela atual diretoria, deixando Caio Domingues desde antes das eleições de hoje na posição garantida de futuro gestor da ABP nos próximos dois anos.
A experiência, no entanto, para Caio Domingues, não será nova. Há exatamente 20 anos, em julho de 1963, ele encerrava seu primeiro mandato à frente da entidade, numa gestão que, entre outras realizações, criou o hoje prestigiado IVC Instituto Verificador de Circulação, e desencadeou a até hoje lembrada campanha do PROGAP - Produto Garantido pela Propaganda, a mais extensa campanha de propaganda-da-propaganda jamais realizada na América Latina.
Apesar de ainda não ter um projeto de atuação já definido para os próximos dois anos na ABP, Caio Domingues declarou à nossa reportagem que pretende continuar posicionando a entidade como porta-voz do setor publicitário:
- Eu quero que a ABP continue transmitindo o pensamento da classe publicitária aos meios empresariais e às áreas de Governo. A ABP tem sido ouvida desde os tempos da Lei 4680, com respeito, e graças a Deus com bom nível de aproveitamento da contribuição maior ou menor que ela tem prestado.
Para Caio Domingues, ainda há muita coisa a fazer pela valorização da atividade publicitária perante os meios formadores de opinião e ao conceito público, sendo uma evolução natural a percepção da importância da atividade publicitária na atual situação econômica brasileira:
- Eu diria que esta atividade tende a se tornar mais importante na medida em que for se profissionalizando, e depurando e alijando os elementos estranhos que certamente não a enriquecem. Eu acho que com o correr dos anos, esta crise vai fazer com que se façam valer os autênticos profissionais, enquanto aqueles que realmente não o são tenderão a desaparecer, a perder a importância.
Assim ficará composta, então, a nova diretoria da ABP, que eleita hoje toma posse ainda no mês de julho.
• Presidente: Caio Domingues (presidente da agência Caio);
• Vice-presidente: Mozart dos Santos Mello (diretor-presidente da agência MMC);
• Vice-Presidente de Assuntos Profissionais: Jairo Carneiro (diretor da agência Provarejo, a agência que pertence ao grupo Mesbla);
• Vice-Presidente de Assuntos Sociais: Eduardo Jardim (diretor de atendimento da MPM Propaganda);
• Vice-Presidente para Assuntos Administrativos: Ivo Hochleitner (diretor da agência Casa, a agência que pertence ao grupo Sendas em conjunto com a MPM Propaganda).
Como efetivos do Conselho Fiscal estão Expedito Grossi (diretor comercial da TV-Manchete), Nélson Gomes (diretor da TV-Globo) e Romildo Peçanha (diretor de marketing das casas Pernambucanas).
Como suplentes do Conselho atuarão Lyvall Salles Filho (superintendente da Editora Jornal do Brasil), Luís Carlos Derenzi (da revista Time) e Paulo Saad Jafet (diretor da TV-Bandeirantes).
A grande novidade para o mercado publicitário, nesta chapa, está no nome de Mozart dos Santos Mello como candidato à vice-presidência, ele que, no último ano, vinha exercendo o cargo de presidente eleito do capitulo carioca da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda.
Acontece que Mozart dos Santos Mello já entregou a Alex Periscinoto, presidente nacional da ABAP, uma carta renúncia abrindo mão de seu mandato. Santos Mello alega para esta atitude questões profissionais que, no entanto só serão divulgadas assim que Alex Periscinoto reconhecer a renúncia.
Com a saída de Mozart dos Santos Mello da ABAP, assumirá a presidência da entidade no Rio seu atual vice-presidente, o publicitário e comunicador Paulo Giovanni, diretor da agência Giovanni e Associados.
Governo do Rio decide não dividir suas contas
A Abaeté Propaganda foi escolhida esta semana pelas 18 agências de publicidade que vão cuidar da comunicação do governo Leonel Brizola, a empresa líder do grupo, com a responsabilidade de administrar o atendimento da conta e montar uma infra-estrutura que centralizará os contatos com fornecedores e veículos de comunicação para a propaganda de todos os órgãos da administração direta e indireta do Estado do Rio de Janeiro, funcionando dentro do próprio Palácio Guanabara, onde, inclusive o diretor da Abaeté, José Antônio Leão Ramos, chegará a ter sala.
Em suma, o que ficou acertado é que nenhuma agência terá a conta definitiva de qualquer empresa do Estado. O governo, quando precisar, convocará uma das 18 para prestar o serviço, cuja receita será socialisticamente dividida entre todas as 18 agências. A Abaeté - como coordenadora -, e a agência selecionada pelo serviço prestado -, ficarão, no entanto, com um percentual um pouco maior: 4 por cento cada uma sobre a veiculação.
Com a assinatura, hoje, às 17 horas, pelas agências, de uma carta de compromissos, selando a posição de todas, chega afinal a uma conclusão a longa série de indefinições que levou o governo Brizola, em todos os seus seis meses a posse, a colocar no ar apenas uma campanha publicitária: a da Caderneta de Poupança Banerj, veiculada nos últimos 1S dias, com o tema "Banerj na Cabeça". Aliás, segundo Leão Ramos, apenas com esta campanha o Banerj sobe sua participação no mercado de caderneta de poupanças do Rio de 20 para 34 por cento, com a abertura de 3 mil novas contas.
Mas para compensar aquele tempo perdido, durante a semana reuniram-se no Palácio com Renato Martins todos os assessores de Comunicação Social ligados ao governo estadual, para levantar as necessidades de cada setor - quem quer fazer que tipo de campanha publicitária - e estabelecer prioridades de acordos com o projeto socialista do Estado. Além disto, esta semana mesmo, entrou no ar uma nova campanha, criada pela agência VS Escala para um projeto cultural na Funarj, lançando a série de eventos "Domingo na Escadaria" através da qual a escadaria do Teatro Municipal do Rio torna-se palco de eventos culturais de todas as espécies. Este domingo, por exemplo, o projeto começa com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, tocando ao ar livre para a população. A campanha publicitária do "Domingo na Escadaria" prevê cartazes, folhetos e anúncios impressos.
Boavista dirige marketing para mercados regionais
Até o final do ano, o Banco Boavista, 5º maior conglomerado financeiro sediado no Rio de Janeiro, deve inaugurar mais quatro agências em grandes centros do país fora do eixo Rio-São Paulo, dentro da estratégia de marketing da empresa de ocupar aqueles mercados, posicionando-se não como um banco aberto a toda a população, mas como um banco de negócios para o pequeno e médio empresário.
Nestas áreas, inclusive, nos afirma o gerente de marketing do Boavista, Eduardo Ramos, é que esta a maior perspectiva de crescimento da empresa, que já vê o mercado do Rio e São Paulo adequados aos seus atuais objetivos. Aqui, diz ele, as verbas de marketing do Banco Boavista nem têm sido prioritariamente para publicidade:
- O banco, por exemplo, tem feito um grande investimento nestas praças na modernização e na padronização arquitetônica de suas agências, para que, dentro de qualquer uma delas, o cliente saiba que está em um Banco Boavista.
O Boavista, que acaba de entregar sua conta publicitária para a agência carioca Estrutural, tem 48 agências em todo 8 Estados brasileiros, sendo 30 delas no Rio e 12 em São Paulo.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
NA CASTROL - William Searight assumiu esta semana a presidência da Castrol do Brasil, no lugar de Neville Farebrother, que estava na empresa desde 1978, e acaba de voltar à Inglaterra. Também na Castrol, mudou o responsável pela área de serviços de marketing. Alfredo Zurli é o novo gerente deste setor, já que John Fielding passou para a área de vendas.
Com tudo isto, atrasou um pouco a decisão da Castrol na escolha de sua nova agência de propaganda. Até o final do mês, no entanto, a empresa já terá recebido das quatro agências finalistas da concorrência - Caio, CBBA, DPZ e SGB - as propostas de trabalho realizadas a partir do briefing fornecido, podendo, então, escolher a que melhores sugestões tiverem apresentado.
No final de agosto, informa Zurli, a nova campanha já será apresentada à matriz da Castrol na Inglaterra, possibilitando que, a partir de outubro, a Castrol volte a anunciar normalmente no mercado brasileiro.
• NO DNER - Na próxima semana, a Comissão de Concorrência do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem entrega à direção geral do órgão seu relatório sobre a concorrência para a seleção de uma nova agência, com a sugestão da vencedora. A informação é do diretor da Comissão, Salvan Borborema, que justificou a demora na escolha - a entrega dos documentos foi feita há mais de dois meses - pelos "aspectos delicados" que envolvem a seleção de uma agência de propaganda.
Concorrem à conta do DNER as agências Almap, Denison, DPZ, Norton e Salles.
• NO CODIMEC - Já a concorrência para a conta do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais dificilmente terá seu edital publicado ainda este mês: Quem garante é seu Gerente de Operações, José Carlos Pires, citando que, apesar de o texto do edital já estar pronto, precisa ser submetido a uma aprovação do Conselho do Codimec, o que deve ainda demorar a ocorrer.
De qualquer maneira, com isso, as agências ganham a oportunidade de aproveitar o tempo para ir aperfeiçoando o trabalho que seguramente será exigido na concorrência sobre a prestação de serviços de uma agência para uma estrutura como o Codimec e o mercado acionário.
• PERTO DA PRAIA - Depois de 13 anos instalada na Rua do Russel, a partir de segunda-feira, 11 de julho, a DPZ já estará funcionando em seu novo escritório, em Ipanema.
• FORA DO VÍDEO - Izacyl Guimarães Ferreira deixou a Superintendência do Sistema Globo de Videocomunicação, mais conhecido como Globo Vídeo.
• EMPREGO - O Sindicato dos Publicitários do Rio seguindo determinação de uma assembleia, aprovou que a partir deste mês, o presidente da entidade, advogado Murilo Coutinho, passará a ser remunerado mensalmente pelos cofres sindicais com o salário correspondente ao cargo de gerente comercial da Revista Bolsa, que exercia até 1981 quando foi afastado daquela empresa, em episódio já de conhecimento do mercado publicitário.
O Sindicato ainda aprovou que, em virtude da "dedicação do Presidente à vida Sindical", deverá ser paga a ele pelos cofres da entidade, toda a diferença de salário que o advogado não recebeu desde abril de 1981 até hoje...
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