Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/JUN/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Reynolds faz gincana para reforçar conceito de Camel

A empresa de cigarros R.J.Reynolds e a Rádio Cidade lançaram esta semana, no Rio, com a Gincana Camel Rádio Cidade, um dos maiores projetos promocionais já realizados neste mercado e que pretende atingir direta ou indiretamente, pelo menos 2,5 milhões de pessoas, ou seja, metade da população da cidade do Rio de Janeiro.
Criada pelo departamento de promoções da agência Caio Domingues & Associados com o tema "A louca aventura da vida", a Gincana Camel Rádio Cidade fará 500 equipes com 2.500 jovens maiores de 18 anos participarem nos dias 8, 9 e 10 de julho de 72 diferentes aventuras pela cidade como parte da estratégia da Reynolds de criar para o cigarro Camel junto ao público brasileiro, um novo conceito de marca, diferenciado dos outros cigarros já existentes no Brasil, como explica Sérgio Câmara, do Departamento de Marketing da Reynolds:
- É totalmente inédito para o consumidor de cigarros brasileiro esse conceito de aventura e liberdade, o qual nós tentamos transmitir desde o início. Agora, tentamos nos aprofundar através de estratégias promocionais chegando mais perto do consumidor e o envolvendo neste conceito.
Para esta promoção, a Reynolds deverá aplicar em torno de 200 milhões de cruzeiros, cobrindo todo o custo dos prêmios, que incluem um jeep preparado como o do comercial de Camel: o custo dos materiais promocionais como cartazetes, adesivos, cenários e o show de encerramento para 30 mil pessoas: o custo de mais de 500 pessoas que já foram contratadas pela Caio para acompanhar ou dar apoio ao projeto; e o custo da propaganda, que incluirá peças de jornal, rádio, e outdoor.
O cigarro Camel, lançado no Rio de Janeiro em outubro, ainda não está sendo distribuído em outros mercados além deste e Curitiba, que funcionou como mercado teste. Nestes oito meses de presença nos pontos de venda carioca, Camel se comportou como esperava a Reynolds mantendo um índice de participação no mercado em torno de 1 por cento, faixa considerada aceitável pela indústria de cigarros para as marcas com até um ano de lançamento.
A Gincana Camel Rádio Cidade vai, na verdade, servir de teste para este gênero de promoção ligado à marca Camel no Brasil, de modo que a Reynolds possa levá-la aos outros mercados brasileiros quando neles resolver lançar a marca Camel. E otimismo quanto ao sucesso da iniciativa não falta, como demonstra Sérgio Câmara:
- Essa promoção é uma coisa realmente inédita a nível de Camel, porque não se realiza Gincana Camel em outras partes do mundo. Realizam-se coisas um pouco mais sérias como Camel Rally, ou Expedições Camel a lugares ermos. Mas, no nosso caso aqui, por ser o brasileiro um povo um pouco mais social, não tão individualista como no exterior, ele talvez se adapte bem mais a este tipo de promoção.
No próximo dia 6 de julho, no Rio Palace Hotel, a Associação Brasileira de Marketing vai promover uma de suas reuniões "Happy Hour" na qual a Reynolds e a Caio Domingues estarão apresentando toda a metodologia e a estratégia da Gincana Camel Rádio Cidade como parte de um debate sobre a importância da Promoção como atividade de apoio ao Marketing.

Cortes na propaganda federal preocupam líderes do setor

A notícia dos rigorosos cortes na publicidade estatal publicada esta semana pela imprensa, explodiu como uma bomba no mercado publicitário brasileiro. Semana passada, o presidente Figueiredo determinou que, a partir de agora, nenhuma propaganda de qualquer órgão da administração direta ou indireta federal pode ser veiculada sem a sua expressa autorização, numa tentativa de reduzir imediatamente os gastos do Governo, que nesta área alcançaram ano passado a espantosa cifra de 40 bilhões de cruzeiros.
Diversos anunciantes de governo, inclusive. tinham campanhas prontas para ir às ruas, que foram imediatamente suspensas.
No Rio, Paulo Roberto Lavrille, presidente do Sindicato de Agências, e vice-presidente da agência Salles Inter-Americana, nos declarou que a decisão do Governo é extremamente preocupante para o setor numa época de crise em que existe também uma retração das verbas do mercado privado. De acordo com Paulo Lavrille, os empresários da propaganda não são contra a iniciativa do presidente Figueiredo, pela necessidade que o Brasil enfrenta hoje de reduzir despesas em todos os setores. No entanto, diz ele, pode-se prever que diversas agências que têm uma parcela significativa de verbas federais serão obrigadas a também cortar custos, provavelmente com a demissão de pessoal.
Já o presidente da Associação Brasileira de Propaganda, Elysio Pires, que também é diretor da agência MPM, comentou que não será fácil o Governo decidir o que cortar da sua propaganda. Elysio Pires lembrou uma conhecida história dos meios publicitários envolvendo o presidente da General Motors americana. Conta-se que o presidente da GM declarou certa vez que tinha consciência de que 50% de toda a verba que aplicava em propaganda era jogada fora. E completou: "O que eu não sei é qual dos 50 por cento".
Mas, para se ter uma dimensão aproximada do que significa a publicidade estatal para a indústria da propaganda brasileira, basta citar que, de acordo com um levantamento da Federação Nacional das Agências de Propaganda, a receita das 280 maiores agências do país em 1982, somando todos os seus anunciantes, alcançou 77 e meio bilhões de cruzeiros, o que nem chega ao dobro do que o Governo aplicou sozinho. E este ano de 1983, a verba de propaganda dos órgãos federais seria corrigida para 80 bilhões de cruzeiros.
A propaganda, como arma eficiente de marketing, pode ser de extrema utilidade também para os órgãos oficiais e as empresas estatais que, aplicando bem seus recursos nesta área, poderiam reduzir os seus riscos de uma administração deficitária. Caberá ao Governo, agora, o desafio de reencontrar o caminho profissional - e não o político - de fazer o seu marketing.

Fink lança produto para pequenas empresas

A Fink, uma das principais transportadora brasileiras, começa esta semana em jornal e mala direta a campanha de lançamento de um novo produto, que demonstra grande sentido de oportunidade de marketing. Sabendo que as pequenas empresas tradicionais têm problemas de espaço que dificultam a armazenagem de seu arquivo morto, a Fink lançará um produto chamado Memoteca, uma espécie de mini-container através do qual os depósitos da Fink arquivarão e indexarão todos os arquivos mortos daquelas empresas. Na campanha, será usado como apelo chamar a Memoteca de "a caixa econômica".

Masson avalia mercado para voltar a anunciar

A Casa Masson, que é uma das maiores redes brasileiras de lojas de joias, relógios e óticas - ela opera com 28 pontos de vendas em 8 Estados brasileiros - está iniciando um levantamento do mercado, juntamente com sua nova agência VS Escala, para avaliar as repercussões da atual situação financeira do mercado consumidor na decisão de compra de seus bens pessoais.
O objetivo do levantamento é encontrar as motivações que deverão ser aproveitadas nas próximas campanhas publicitárias da Masson, que ultimamente tem estado afastada dos veículos de comunicação brasileiros.
Segundo Sérgio Scherer, diretor superintendente da Casa Masson, a valorização dos metais e pedras preciosas nos últimos tempos não tem gerado qualquer aumento na procura destes objetos já manufaturados. De acordo com ele, não chega a 5 por cento a percentagem de compradores de jóias que o fazem por investimento. O comprador típico, diz Scherer, ainda procura a jóia como adorno, preferindo muitas vezes até abrir mão de outros itens em seu orçamento para poder comprar uma joia ou um relógio melhor.

Campanha do ICM do Rio está pronta para veicular

Depois de lançar esta semana a campanha de virada do trimestre da Caderneta de Poupança BANERJ, o governo do Estado do Rio de Janeiro já tem pronta para a veiculação a sua segunda campanha publicitária, que desta vez será assinada pela Secretaria de Estado da Fazenda, e visará aumentar a arrecadação do ICM - Imposto de Circulação de Mercadorias, recolhido pelo comércio estadual.
A campanha, que já deverá ser veiculada dentro de duas semanas pelo novo pool de agências credenciadas pelo governo, foi criada pela agência Estrutural, e terá como tema "A notinha sem favor" ou seja, um conceito diametralmente aposto ao da "A notinha por favor" utilizado pelo último governo. A proposta da campanha, segundo Renato Martins, coordenador de publicidade do Estado, é conscientizar a população de que pedir a Nota Fiscal durante suas compras não é um favor, e sim um direito do cidadão do estado, para que o dinheiro arrecadado com os impostos reverta em seu próprio benefício.

ADVB abre inscrições para o Top de Marketing

A Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil - ADVB está lançando esta semana o seu conceituado prêmio anual Top de Marketing, que tem como objetivo divulgar junto às comunidades empresariais, técnicas e de vendas, casos de marketing excepcionalmente bem sucedidos, onde a divulgação das técnicas empregadas trará grandes benefícios à atividade econômica e, em consequência, a toda a sociedade brasileira.
Este ano, segundo o diretor da ADVB, Pedro Meinrath, responsável pela premiação, o Top de Marketing deverá levar em conta que o Brasil enfrenta um de seus momentos mais complexos, e destacará trabalhos que apontem boas soluções de problemas de marketing em épocas de crise.
O Top de Marketing está aberto às empresas de todos os setores da economia, que submeterão seus casos de sucesso, incluindo o problema, a soluções e os resultados, a um júri de especialistas e professores de marketing.
Quem quiser maiores informações sobre o prêmio, pode telefonar para a ADVB, em São Paulo, pelos telefones 883-2666 e 853-8044.

Empresa lança kit para executivo de Classe A

O Grupo KLB (que alias é o 3º proprietário de terrenos da Barra da Tijuca) está lançando este mês, através da Artplan Publicidade, a campanha de um novo e original produto destinado a aproveitar uma brecha existente no mercado destinado ao consumidor de Classe A.
Trata-se de um "kit de sobrevivência" para o executivo em viagem de negócios entre Rio, São Paulo e Brasí1ia, que esperava retomar no mesmo dia à sua cidade mas se viu repentinamente obrigado a prolongar por mais um ou dois dias a sua estadia fora de casa.
O kit, que ainda não tem nome, será distribuído em hotéis cinco estrelas daquelas cidades, e incluirá tudo o que o executivo precisar para superar rapidamente e sem muito esforço o imprevisto, como aparelho de barbear, lenços, uma camisa social e todo o etc.

BRJ inicia operações de seu banco em agosto

Começa esta semana a campanha de virada de trimestre da Caderneta de Poupança BRJ, com o tema "A caderneta a prova de pacotes", já criado pela nova agência da BRJ, a MMC.
A campanha, no entanto, vem desta vez mais recatada que nos outros trimestres, prescindindo inclusive de comerciais de televisão, já que o Grupo BRJ - formado pela união das extintas cadernetas Apex, Cofrelar e Patrimônio --, está preparando com grande impacto a campanha da inauguração, dia 4 de agosto, da primeira agência do seu banco, o Banco do Rio de Janeiro, que funcionará no privilegiado ponto da esquina da Avenida Presidente Vargas com Rua Uruguaiana.
Até o final deste ano, estão previstas inaugurações de outras 6 agências do Banco BRJ.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• DE COMUM ACORDO - As agências de propaganda escolhidas pelo Governo do Rio de Janeiro reúnem-se hoje, por iniciativa própria, para trocar ideias sobre a melhor forma de atenderem à conta do Estado. As agências esperam poder levar, na próxima semana, uma posição conciliatória de todos os anseios ao coordenador de publicidade Renato Martins e à coordenadora geral de comunicação Martha Alencar.
• RPs da SOUZA CRUZ - André Vento se desligou, por aposentadoria, da gerência administrativa da Comunicação Social da Souza Cruz, depois de passar 9 anos na empresa. André está se associando à CCE, empresa de RP que já prestava serviços para a Souza Cruz, na área de house-organs.
No lugar de André fica Mário Ripper, que era vice-presidente executivo da ABIFUMO, enquanto continuam, como gerentes das áreas de imprensa e relações públicas, Francisco Crestana e Marcus Molina. Áureo Bonilha, que estava como chefe daquele departamento, foi promovido dentro da empresa, passando a gerente administrativa da Região Centro, com sede no Rio, em Ipanema.
• ESTRÉIA - Tom Jobim debuta hoje seu primeiro comercial de televisão para um empreendimento imobiliário, lançado pela Ellis & D'Orey.
• FUROS DIARIOS - Não deixem de ouvir diariamente na Rádio Jornal do Brasil AM (940 Kb) às vinte para às nove da manhã, o programa Marketing e Publicidade, com Marcio Ehrlich apresentando as últimas notícias diárias do setor.
• CONTA NOVA - A Mabra, empresa de merchandising e promoções da Brahma, entregou seus trabalhos para a Dia Design, agência, aliás, na qual Karol Sapiro (ex-Bacardi e CBBA) passou a cuidar da área de propaganda, chamada de DDPro.
• FOI PRA CASA - O redator Alexandre Machado, vencedor do Fonograma do Ano do Colunistas-Rio com seu "Garçon Português" deixou a Caio e foi para a Agência da Casa, da Rede Globo.