Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/JUN/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo do Rio fica com 18 agências!

O Governo do Rio de Janeiro finalmente publicou quinta feira no seu Diário Oficial, uma semana depois do fim dos trabalhos da comissão de licitação, a relação das agências de propaganda que vão cuidar de toda a comunicação publicitária dos órgãos da administração direta e indireta do Estado.
Superando todas as expectativas iniciais - inclusive a dos próprios coordenadores de publicidade do Governo, que esperavam selecionar apenas 6 agências -, o Decreto assinado pelo Secretário de Governo Cibilis Viana justificou as tendências socializantes da política de Brizola, ao qualificar nada menos que 18 agências de propaganda, incluindo nomes que vão desde uma MPM - a maior agência do Brasil, que tem entre seus principais clientes diversos órgãos federais como BNH, Banco Central, Caixa Econômica e Ministério da Previdência, entre outros - até uma DM-9, uma criativa agência baiana cujos escritórios no Rio de Janeiro, no entanto, foram abertos apenas há pouco mais de 3 meses.
Esta é a relação, por ordem alfabética, das 18 agências selecionadas entre as 46 que se apresentaram para a concorrência:
Abaeté, Archi & Grafio, Caio Domingues, CBBA, Denison, DM-9, Ellis & D'Orey, Esquire, Estrutural, Flori, Giovanni, MPM, Professa, Pubblicità, Publinews, Senior, SGB e VS Escala.
Foram desqualificadas, portanto, as agências ACM, Alpha, Aroldo Araújo, Assessor, Casa, Consagra, Devas, Expressão, Garden, Genus Zero, HA, Hit, JMM, JPA, Labor, Luz, Mercury, MMC, Norton, Oliveira Murgel, Pacto, Premium, Prosper, Real, Redinger, Rio Deck, Roberto Mena Barreto, SB&JG e Sino.
Na próxima semana, as agências vencedoras terão uma reunião com os representantes do Governo Estadual, para sugerirem de que forma poderão dividir entre si as contas do Estado, cujas verbas de comunicação para este ano estão estimadas entre 6 e 10 bilhões de cruzeiros.
De qualquer maneira, sabe-se que, em regime de emergência, o governo deve começar, talvez até mesmo este fim de semana, a veiculação da campanha já criada pelas agências Abaeté e CBBA (e que usou como modelo o colunista social Zózimo) para o aproveitamento da virada do trimestre pela Caderneta de Poupança Banerj, que, se continuar escondida, rapidamente perderá mercado para as suas concorrentes da iniciativa privada, que afinal, não param de anunciar.

Alpargatas traz marca nova de jeans no Rio

A São Paulo Alpargatas, depois de passar 10 anos atuando no mercado de jeans e roupas esporte apenas com a marca US T0P, vai lançar em agosto no Rio de Janeiro uma nova linha de roupas jeans, chamada Jeaneration, procurando alcançar diretamente o público jovem da classe A, que não é atingido pela linha US Top.
Para satisfazer este segmento de consumidores, a Alpargatas não só procurará direcionar sua campanha - que está sendo criada pela agência Stardard - para veículos mais adequados como rádio FM e determinadas publicações, como reduzirá a distribuição do jeans Jeaneration a uma rede de lojas exclusivas, cuja primeira deve ser aberta ao público no inicio do próximo mês.
O diretor da São Paulo Alpargatas, Eduardo Buarque de Almeida, acredita plenamente que ainda há campo no mercado brasileiro de classe A para o lançamento de uma nova etiqueta de roupas. A existência de inúmeras marcas e grifes personalizadas, inclusive, não assusta a Alpargatas:
- Há hoje, a nível de classe A, segundo tendência que detectamos na Europa e Estados Unidos, e que agora começa também no Brasil, uma queda muito grande do mercado de grifes, que estão sendo superadas por marcas nacionais boas, como Company, Dimpus, Spy etc no Rio, ou Zoom e Soft Machine em São Paulo. Mantendo uma boa qualidade do produto, uma linha ampla de itens, uma atenção aos rumos da moda e uma distribuição seletiva torna-se possível atuar neste segmento.
Mesmo com o brasileiro comprando pouca roupa - o número de calças compradas por habitante por ano sequer chega a um, é de 0,75 - O Brasil ostenta o título tentador de ser o segundo mercado produtor de jeans em todo o mundo, superado apenas pelos Estados Unidos, onde o americano compra 3 calças por ano. O Brasil produz anualmente 80 milhões de calças, das quais Eduardo Buarque de Almeida estima serem 10% destinadas à classe A, ou seja, 8 milhões de peças por ano.

Glaxo entra este ano no mercado popular

O Laboratório Glaxo do Brasil está preparando sua entrada, dentro dos próximos meses, no mercado de produtos farmacêuticos populares, do qual já participam laboratórios como Richardson Vick, Sarsa Fontoura e diversos outros que, como a Glaxo, também atuam na chamada área ética, de produtos destinados ao receituário médico.
A Glaxo, que para seus produtos populares acaba de comprar uma fábrica do setor em São Paulo, tem sua conta de publicidade dividida entre diversas agências, entre as quais a paulista Lintas e a carioca SB & JG.

Brasil perdeu mais um garoto-propaganda

Com a ida de Zico para o time italiano Udinese, o Brasil não perde só um dos seus melhores jogadores de futebol no momento. Perde também um eficientíssimo garoto-propaganda, que nos últimos anos ajudou a vender imóveis da Servenco, Calcigenol, financiamento da Losango, Coca-Cola, uniforme da Le Coq Sportif, e Shampoos Wella Seleção.
A Wella, inclusive, que teve desde o lançamento deste seu Shampoo a figura de Zico como elemento principal, aproveitou o burburinho das notícias da viagem de Zico, e a vantagem de ter o jogador sob contrato até o mês de julho deste ano, para programar no último domingo, pela televisão, um comercial especialmente preparado para desejar boa sorte ao galinho de Quintino. Zico, na verdade, recebe da Artplan, agência responsável pela propaganda de Wella Seleção, um dos principais créditos da venda do produto. Quem afirma é Francisco Abreia, diretor de criação da agência, citando que no último comercial de Wella Seleção, a participação de Zico foi a que teve o maior índice de recall, ou seja de lembrança espontânea, de todos os outros personagens e atletas presentes no filme: nada menos que 19,6 por cento.

Mercedes lança prêmio e aposta no mercado

Mercedes-Benz anunciou na última semana a criação de seu Prêmio Mercedes-Benz de Jornalismo, que distribuirá mais de 5 milhões de cruzeiros às melhores matérias publicadas na imprensa este ano sobre "Transporte Coletivo Urbano".
O Prêmio, iniciativa do Departamento de Relações Públicas da Mercedes, tem este ano o objetivo de estimular a realização de matérias sobre a área de transportes, o que interessa particularmente à Mercedes como líder no Brasil na produção de ônibus - onde tem 85 por cento do mercado -, e caminhões - segmento no qual participa com 54 por cento.
A Mercedes-Benz, que de janeiro a maio deste ano produziu 7.500 caminhões e 3.000 ônibus, 30 por cento a menos que no mesmo período do ano passado, espera chegar ao final de 1983 com uma produção mínima de 24 mil unidades de ambos os veículos. Na opinião de João Corduan, diretor de relações públicas da Mercedes, a empresa está esperançosa da recuperação do mercado a partir do reaquecimento da Economia esperada pelo governo. Afinal, disse ele, aumentando a necessidade de transporte de mercadorias para os diversos Estados brasileiros, crescerá também a demanda de veículos de carga.

JMM lança no sul campanha de herbicida

A Cyanamid começa a veicular, em julho, uma nova campanha de seu herbicida Herbadox, já criação da agência JMM, que conquistou esta parte da conta. Os herbicidas são usados na agricultura para impedir a proliferação de ervas daninhas que enfraquecem a terra durante a cultura.
A campanha da JMM, que contará, com comerciais de televisão, rádio e imprensa, além de material de apoio como folhetos e cartazes distribuídos em lojas de produtos agrícolas, inicialmente será dirigida aos cerca de 10 mil plantadores de arroz do Rio Grande do Sul, que respondem por uma parte substancial da produção deste cereal no Brasil.
O Brasil, aliás, ainda é um magnifico mercado para o segmento de herbicidas. Segundo os últimos dados do Sindicato da Indústria de Defensivos Agrícolas Estado de São Paulo, em 1931 o Brasil consumiu 25,6 toneladas de herbicidas, dos quais apenas 13 toneladas e meia, ou seja, 52 por cento, foram produzidas aqui. As 12 toneladas restantes foram importadas.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

GANHOU A CONCORRÊNCIA - A Denison foi a agência escolhida pela IBM do Brasil para cuidar de todos os seus trabalhos promocionais e de comunicação interna, áreas que vêm se expandindo muito dentro da empresa nos últimos anos.
• DE VOLTA AS MÍDIAS - A Casa Masson decidiu entregar sua conta à VS Escala, dentro de um processo de voltar a anunciar com mais intensidade. A Masson está no mercado de joias há 112 anos, com 28 lojas distribuídas entre Rio, São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
E na VS Escala, que alias está procurando um profissional de atendimento que tenha no mínimo cinco anos de experiência, assume esta segunda-feira como supervisor de mídia Stanislau Felix, hoje ainda na Caio.
• UMA SÓ CHEGA - A União Fabril Exportadora - UFE reunificou a sua conta, entregando novamente para Giovanni & Associados a parte institucional e de alguns produtos que estavam com a Sigma.
• DESATIVANDO - A. A.S.Lara, depois de 35 anos no mercado de representação de veículos, está encerrando suas atividades, por ter-se cumprido "o prazo determinado para a vida da empresa", segundo carta de seu diretor Dauro da Silva Lara. Com isso, a representação do jornal Gazeta do Povo, de Curitiba-PR passa para a Sitral, e a do jornal Estado de Florianópolis-SC vai para a Pereira de Souza.
• QUEM SEGURARÁ? - Esta semana será decidido o destino da conta do Bradesco Seguros, empresa resultante da associação daquele grupo com a Atlântica Boavista. A disputa atende o grupo Bradesco - e a Assessor - que atende a Atlântica-Boavista, e que inclusive foi a responsável pela autorização da veiculação, ontem à noite na TV­Manchete, de um comercial da Bradesco Seguros.
Para deliberar sobre suas campanhas de comunicação, a Bradesco Seguros já tem até um Comitê de Propaganda e Relações Públicas, composto de Mário Gonzaga Petrelli, vice-presidente de produção; João Carlos de Almeida Braga. vice-presidente de patrimônio; Armando Erick de Carvalho, vice-presidente; Sérgio Motta Corrêa, diretor de propaganda e marketing; Rubem Argollo, assessor de relações públicas; e Hélio Andrade, assessor de esportes.
• CONFIRMANDO A FAMA - A produtora de comerciais Jodaf acaba de receber o prêmio de Melhor Conjunto de Filmes do I Festival Sul-Americano do Filme Publicitário, realizado durante a última semana em Gramado, RS.
A decisão do júri de Gramado reconhece mais uma vez o alto nível técnico alcançado pelas produções da Jodaf durante 1982, e que até já proporcionaram à produtora de João Daniel e Hugo Tikhomiroff os importantes prêmios de Produtora do Ano do 2º Prêmio Colunistas Rio e do 16º Prêmio Colunistas Nacional.
Além da premiação ao Melhor conjunto, a Jodaf recebeu ainda em Gramado os Diplomas de Melhor Fotografia, pelo filme "Combinado Pierre Cardin", criado pela Lage Stabel & Guerreiro BBDO para a Vila Romana, de Melhor edição pelo comercial "Isto é Hollywood" criado pela MPM para a Souza Cruz, e de melhor produção, pelo filme "Radar" criado também pela MPM para o ônibus Tribus, da viação Itapemirim.
• FUROS DIÁRIOS - Não deixem de ouvir diariamente na Rádio Jornal do Brasil AM (940 Kh), às vinte para às nove da manhã, o programa Marketing e Publicidade, com Marcio Ehrlich apresentando as últimas notícias diárias do setor.