Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Governo do Rio decide na 2ª como será seu atendimento
Fracionar a conta - entregando um produto a cada agência -, criar um consórcio no mesmo molde das experiências anteriores, ou abrir uma nova agência, com instalações e funcionários próprios, cuja diretoria seria eleita pelas agências selecionadas, tendo todas a mesma participação acionária.
Estas são as três opções que estarão na pauta de uma reunião que o Governo do Estado do Rio de Janeiro terá na próxima segunda-feira, para definir como será o atendimento das contas dos órgãos estaduais da administração direta e indireta, cuja concorrência encerra-se no dia seguinte, com a apresentação das propostas das agências às 16 horas no Palácio Guanabara.
Nesta reunião, de acordo com Renato Martins, coordenador de publicidade do Governo, também ficarão estabelecidas quantas entre as cerca de 30 agências que tem solicitado informações ao Palácio e provavelmente se apresentarão -, deverão ser selecionadas para atender às necessidades do Governo Estadual.
Renato, porém, deixou claro que, após a escolha das agências, o Governo pretende ouvir suas opiniões sobre qual das três fórmulas de atendimento acima elas consideram a mais produtiva. Caso o consenso das agências seja diferente da escolha do Governo - e as razões convincentes o suficiente, lembrou Renato -, a equipe que está cuidando do processo de seleção poderá inclusive aceitar a nova posição.
Esclarecendo o Edital.
Na coluna da semana passada, apontamos uma série de dúvidas que as agências de propaganda vinham tendo sobre termos do Edital de Licitação, que davam margem a interpretações pouco precisas. A seguir, publicamos a posição oficial de Renato Martins sobre cada um daqueles itens, e que servirão de base para a avaliação do cumprimento das exigências do Edital pela comissão responsável:
• O governo considerará escritório "Full Service" aquele que tenha, no mínimo, profissionais nas áreas de Atendimento, Criação, Estúdio, Produção Gráfica, Produção de Rádio e Televisão, Mídia, Administração, Faturamento e Controle das Contas, compreendendo-se, por este último termo, ter toda a contabilidade da conta do governo no Estado do Rio. Com isso, não serão aceitas as agências cuja contabilidade é realizada em outro Estado. Dentro do conceito de "Full Service", não estão incluídos departamentos de Pesquisa ou Relações Públicas.
• Para comprovar "a inexistência de débitos fiscais", a agência deve apresentar, referindo-se ao "âmbito federal", certidão de quitação dos tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal.
No "âmbito municipal", bastará a comprovação de regularidade do ISS. E no caso do INPS/IAPAS, que tem havido dificuldade para obtenção de certidão de regularidade, o governo aceitará, afirma Renato, cópias xerográficas das 12 últimas guias de recolhimento quitadas.
• A Comissão de Licitação, garante o coordenador de publicidade do Estado, considerará como "prova de manutenção de um anunciante com veiculação de âmbito nacional", além das cópias dos anúncios respectivos, uma carta da agência, referindo-se a qualquer cliente que veicule pelo menos em dois Estados, incluindo o Rio de Janeiro. Veiculou Rio e São Paulo, ou Rio e Juiz de Fora, já é "nacional".
• Finalmente, entre os "trabalhos produzidos" para os clientes, a agência pode apresentar qualquer tipo de material, inclusive os da área promocional, como folhetos, cartazetes, relatórios etc., que não tenham servido para veiculação.
O coordenador de publicidade do governo confirma que, não havendo qualquer empecilho, como impugnações, o resultado da concorrência efetivamente será divulgado na segunda-feira, 6 de junho, ou seja, cinco dias após a entrega das propostas, como determina o Edital.
Estão quase esgotadas as adesões para a festa de entrega dos Grandes Prêmios e dos diplomas aos vencedores do 2º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, que ocorrerá dia 6 de junho próximo, às 19 horas, com um jantar no Copacabana Palace Hotel.
Este ano, a festa terá mesas com lugares marcados para as empresas que realizarem módulos mínimos de 10 adesões. Os organizadores da festa informam que, por isso, as reservas de mesa só serão possíveis para quem o fizer com antecedência.
Estas adesões e reservas podem ser feitas, no Rio, pelo telefone 26-3131. |
Contas revigorantes
A partir do meio deste ano o Bálsamo Bengué, fabricado pelo Laboratório Smith-Kline, inicia uma nova campanha publicitária pelo Nordeste do Brasil, onde tem grande penetração-, já com estratégia de criação de sua nova agência, a Esquire. Em 1984, provavelmente, esta campanha entrará em veiculação nacional.
Na Esquire também estão duas outras contas novas: os vinhos californianos Almaden (exU&G), cuja campanha também deve sair dentro de dois meses, e uma parte da operadora de turismo Hotur, correspondente a promoções.
Para acompanhar o crescimento do número de clientes da agência, a Esquire, inclusive, acaba de contratar a redatora Cecília Sardenberg (ex-MPM e Provarejo).
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• PRESIDENTE SERÁ REELEITO - Se até a próxima terça-feira nenhum presidenciável se apresentar, o também vice-presidente da agência Salles, Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, deverá se reeleger Presidente do Sindicato das Agências do Rio de Janeiro, cujas eleições realizam-se dia 5 de agosto, mas exigem registro de chapas até 31 de maio próximo.
Junto com Lavrille, estão concorrendo ao Sindicato os seguintes publicitários: como diretores efetivos, Clementino Fraga Neto (Esquire) para secretário e Raimundo Neri (SGB) para tesoureiro; como diretores suplentes, Benê Waisman (Artplan), Celso Japiassu (Denison) e Ivo Hochleitner (Casa); como conselheiros fiscais efetivos, Lindoval de Oliveira (Oliveira Murgel), Mário Neiva (Premium) e Paulo Giovanni (Giovanini) como suplentes do Conselho, Augusto Cardoso (J.W. Thompson), Flávio Gomes de Mattos (Garden) e José de Mingo (Premium).
• PRESIDENTE RECUSA TESE DE REELEIÇÃO - Contrariando o desejo de diversos companheiros de equipe, que propunham uma prorrogação de seu mandato por mais uma gestão, mesmo através de uma eleição direta, o presidente da ABP, Elysio Pires, decidiu que entrega seu cargo no próximo mês de julho, quando encerra seu período administrativo.
Elysio, que realizou uma das melhores e mais ativas administrações da ABP nos últimos anos, comemorará o final da gestão com a entrega à classe de um livro patrocinado pela entidade sobre casos da propaganda brasileira, compilados por Rafael Sampaio, e cuja produção já está em fase final.
No próximo dia 14 de junho, a ABP publicará na imprensa o edital convocando seus associados para a apresentação das chapas eleitorais concorrentes. Segundo Elysio, até o momento a ABP não recebeu qualquer informação de que haja algum publicitário em processo de campanha eleitoral, ou mesmo de formação de chapa.
• NOVA EDITORA Com a ida de Rafael Sampaio para as revistas Briefing e Display, a Editora Referência convidou Eliana Giannoccaro para assumir, a partir de lº de junho próximo a área editorial da revista Propaganda. Eliana é experiente repórter da área de propaganda e marketing do jornal paulista DCI.
• LIVRE INICIATIVA - Hector Brenner, incansável defensor da Livre Iniciativa, e principal motor do Movimento Nacional que leva aquele nome, começou a nova fase da campanha com o pé direito: enviando um telex ao presidente João Figueiredo e aos ministros da área econômica manifestando-se contra o projeto de lei do deputado Nilson Gibson, que visava estatizar os bancos (e que lucidamente foi retirado).
• ANTI -STRESS - A Cyanamid - Divisão Lederle está lançando, com campanha da Cláudio Carvalho, um medicamento que sem dúvida fará muito sucesso: Stresstabs 600 com Zinco, para recompor o consumidor do stress. Já que está difícil acabar com as causas do stress, abre-se o mercado para combater seus efeitos...
• NO PLANALTO Duas chapas concorrem à presidência do Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal, uma encabeçada por Carlos Farias Pontes e outra por José Carlos Moura Leitão.
• CONTAS DE PROMOÇÃO - A agência paulista Grafite conquistou a conta de merchandising da fábrica de brinquedos Mimo, cujo gerente de marketing é Carlos Alberto Abbud, e a conta de comunicação visual da Souza Aranha Marketing Direto. A Grafite, aliás, está fazendo uma promoção para o licor de tangerina Mandarinetto, da Isolabella, que ela promete será a "bebida da moda": trata-se nada menos que Mandarinetto com Coca-Cola. O drinque, que ainda não tem nome, será divulgado através de cartazetes em bares e boates.
• FANS DO JAZZ O Rio Flat, apart-hotel que funciona no Leblon, começou com uma promoção de música todas as sextas-feiras dentro da complementação do marketing de serviços do projeto. Hoje, a Noite de Música do Rio Flat apresenta Leni Andrade com o sexteto de jazz Knights of Karma, a partir das 10 horas. Quem quiser jantar, pode chegar antes, que o apart-hotel tem restaurante.
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