Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/MAI/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Festa do Colunistas-Rio será dia 6 de junho, no Copa

Já está confirmada para o dia 6 de junho, às 19 horas, no Copacabana Palace, a festa de entrega dos Grandes Prêmios e dos diplomas aos vencedores do 2° Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, que representam o que se fez de melhor na publicidade carioca no ano de 1982.
Na solenidade, que se realizará após o coquetel e o jantar de congraçamento do setor, estarão presente os mais expressivos nomes do nosso empresariado e da nossa propaganda, confirmando a consagração do Colunistas também neste mercado.
A participação, este ano, mais uma vez será através de adesões, e as reservas de lugares e mesas já podem ser realizadas na secretaria de premiação, pelo telefone (021) 266-3131.

Concorrência do Estado no Rio dá nova largada

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou esta semana o novo Edital de Licitação para a concorrência que escolherá as agências que, durante o mandato de Leonel Brizola, atenderão as contas da administração direta e indireta do Estado.
Confirmando as informações publicadas nesta coluna semana passada, com o novo Edital, foi prorrogado o prazo para a apresentação dos documentos pelas agências, passando para as 16 horas do dia 31 de maio próximo, no Palácio Guanabara, a abertura das propostas.
O Governo do Estado, no novo Edital, não mais incluiu as exigências de que as concorrentes fossem sediadas no Rio de Janeiro e que apresentassem um "esboço de campanha publicitária para a extração de São João da LOTERJ", atendendo às principais justificativas das agências, que estiveram semana passada no Palácio representadas por Paulo Roberto Lavrille (pres. do Sindicato das Agências do Rio), Elysio Pires (pres. da ABP) e Mozart dos Santos Mello (pres. da ABAP-Rio).
Apesar disto, o Edital continua sendo alvo de críticas de alguns empresários do setor, preocupados com as possíveis interpretações dúbias a que deixam margem diversos itens do documento. Por exemplo, o Edital não especifica claramente o que considera um "anunciante com veiculação de âmbito nacional", do qual a agência deve comprovar o atendimento. Também não há definição de quais os departamentos necessários para que o escritório da agência concorrente no Rio de Janeiro seja considerado "Full Service".
Da mesma forma, lembra Paulo Roberto Lavrille, não estão especificados no Edital de que órgãos, no âmbito federal e municipal, as agências devem apresentar "certidão de inexistência de débitos fiscais", E Lavrille ainda aponta que a exigida Certidão de Regularidade com o INPS não mais é fornecida pelo Instituto, seguindo recomendação do próprio Ministro da Desburocratização Hélio Beltrão.
A preocupação das agências, diz o presidente do Sindicato, é que esta falta de precisão possa gerar a desqualificação inadvertida de alguma concorrente, cuja interpretação não coincida com a da comissão que, a partir do dia 31, irá analisar as propostas apresentadas.

Procura-se nova agência para promover o mercado de capitais

O Comitê de Divulgação do Mercado de capitais - CODIMEC, deverá publicar, até o final deste mês, seu edital de concorrência para a escolha de uma agência de propaganda que passe a cuidar das estratégias para ampliar a utilização do mercado acionário como investimento.
A informação é do gerente de operações do órgão, José Carlos Pires, que já tem a minuta do Edital redigida, dependendo apenas de uma aprovação do Conselho do Codimec para a sua publicação.
Apesar de não poder adiantar quais serão as exigências da concorrência, Pires - que também é o representante da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB, no Rio de Janeiro -, garante que de forma alguma serão solicitadas campanhas especulativas das agências concorrentes. No entanto, informou, é muito provável que seja pedido um trabalho sobre "como a agência vê uma prestação de serviço para estruturas como o Codimec e o mercado acionário". Além disso, disse Pires, o órgão terá como critério forte para a seleção a análise do comportamento das agências junto a seus outros clientes. Segundo ele, o Codimec dará preferência a empresas de propaganda que saibam se adiantar e oferecer soluções e propostas de trabalho, e não apenas ficar aguardando o chamado do cliente.
De qualquer maneira, pelas matérias que esta coluna tem feito com o Codimec – que há cerca de quatro anos vinha sendo atendido pela SGB Publicidade - podemos imaginar que são duas as principais preocupações do órgão, cuja verba apenas para veiculação nos próximos 12 meses deverá estar em torno de 500 milhões de cruzeiros: o trabalho de comunicação deve incluir um forte esforço promocional, com eventos, folhetos etc, e a campanha deve procurar evitar os pequenos investidores (para eles já existe a caderneta de poupança), atraindo os grandes que têm consciência do que é o jogo das ações e oferecem maior rentabilidade às corretoras.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

PONTE AÉREA - Fernando Rodrigues, que há cerca de três anos é gerente geral do escritório da Lintas no Rio, passou a ficar sediado em São Paulo, onde assumiu a Diretoria de Planejamento da conta da Johnson & Johnson naquela agência. Com isso, nos períodos em que Fernando não vem ao Rio, Paulo Penteado torna-se o executivo responsável pela Lintas nesta cidade.
• TROCOU AS TROCAS - O caso estranho do comercial do "Balão da União", no qual Paulo Goulart aparece de voz trocada, já ter sua terceira versão de dublador não é tão estranho assim. A Globo, notando que a versão original tinha leve semelhança com a estrutura do Jornal Nacional, e que ­ principalmente, é claro - o locutor era Sérgio Chapelin (recém-saído da emissora), sugeriu, enquanto suspendia a veiculação da peça, a substituição do locutor. Feito o acordo, o comercial voltou ao ar.
• HAJA LOBBY! - A despeito de existir um Código de Auto Regulamentação da propaganda brasileira, projetos continuam tramitando normalmente no Congresso. Agora, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o projeto do deputado Edison Lobão (PDS-MA), que proíbe a veiculação, no rádio e na tevê, de comerciais de bebidas alcóolicas, fumo e derivados antes das 21 horas. Como, depois da existência do Código, isto já é prática comum das emissoras, a Câmara bem que poderia ocupar o caro tempo dos seus parlamentares com assuntos mais urgentes para a nossa população.
• TENDÊNCIA - Nélson Luís de Carvalho Souto Jorge, da Telerj, é o homenageado este ano na área de Criatividade pelo Prêmio Tendência, ­ numa categoria que tradicionalmente era concedida a empresários de propaganda. A premiação, cuja festa de entrega dos troféus provavelmente venha a ser televisionada este ano pela TV-Manchete, homenageará, também, Shigeaki Ueki (Prêmio Especial), Haroldo Corrêa de Matos (Administração Pública). Giampaolo Falco (Administração Bancária), Mário Garnero (Finanças), Alan Charles Long (Desenvolvimento Empresarial), Gustavo Krause (Desenvolvimento Comunitário), Alexandre Mahler (Indústria), João Fortes (Engenharia) Amaury Stábile (Agricultura), Wolfgang Sauer (Pioneirismo), Orlando Barreto de Araújo (Exportação), Mário P. Behring (Energia) e Mauricio Sirotsky Sobrinho (Comunicação).
• ROUPA NOVA - A conta das camisas Raphy - uma das empresas do setor que mais anuncia - está agora na Gang, agência que também passou a atender o Grupo Mendes Caldeira, através da Continental Empreendimentos Imobiliários. Para cuidar das novas contas, a agência contratou Emil Betonini e Christina Hulten, ambos ex-Almap, como supervisores de atendimento, e os criadores Heloísa Spolverini, Rolando Mayer e Décio Gentil, todos vindos da Norton.
• MAIS CRIADORES - A SGB está voltando a investir em criação, ela que, há cerca de seis anos, no escritório Rio, tinha uma das melhores equipes do País. Agora, no entanto, o investimento é em São Paulo, onde a agência contratou para seu diretor de criação Bruno Tamassia Neto, enviando-o imediatamente para um estágio na Saatchi & Saatch Compton, de Nova York, com a qual a agência tem acordo operacional.
• PARA OS RPs - A IPRA, Associação Internacional de Relações Públicas, promove de 24 de julho a 12 de agosto, em Londres, seu 3º Curso Sénior de Relações Públicas, ao custo de 2.650 libras esterlinas. Os interessados podem solicitar fichas de inscrição com o presidente do Capítulo Brasileiro da IPRA, Luiz Edgar Tostes, na SCS, Ed. Central, s/1208 - Brasília ­ DF, tel.: (061)224-7116.
• HÁ TRABALHO? - Os formandos de Comunicação social da Universidade Gama Filho, promovem dia 20, às 19 horas, e dia 21, às 9 horas, Painel da Comunicação 1983 com o tema "Mercado de Trabalho: Perspectivas para os novos Profissionais". O evento está aberto a estudantes de Comunicação Social de qualquer faculdade do Rio.
• POSITIVO - A Kodak começa a produzir no Brasil filmes e papéis em preto e branco para artes gráficas em seu Parque Industrial de São José dos Campos, SP. A expectativa do mercado é que isto signifique uma baixa nos custos absurdos dos produtos da empresa, que acabam por elevar sensivelmente as despesas de produção publicitária e editorial no País.