Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/MAI/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo do Rio não decide ainda sobre concorrência

Confirmando as informações adiantadas por esta coluna na semana passada, o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio de Janeiro encaminhou ao governador Leonel Brizola uma representação contra a inclusão, no Edital de Licitação das agências, dos itens que exigem a sede da concorrente no Estado do Rio e a apresentação de um esboço de campanha para a extração de São João da LOTERJ.
Até o momento, porém, segundo o coordenador de publicidade do Estado, Renato Martins, ainda não houve qualquer decisão do Governo, cujos advogados estão estudando se realmente - conforme alegam as agências - houve um ato ilegal de sua parte. O Sindicato das Agências, inclusive, ficou de apresentar ao governo, cópias das decisões judiciárias do STF sobre o assunto.
A posição do governo do Estado, analisando detidamente o problema do ponto de vista legal, na verdade não esta incorreta. Quando levantamos com Renato Martins que, mais importante que o aspecto legal, neste caso, está o da legitimidade da reivindicação das agências, a partir das Normas Padrão redigidas pelos publicitários durante o I Congresso de Propaganda, o coordenador de propaganda do governo nos lembrou que foram primeiramente as próprias agências que levantaram a questão do ponto de vista legal, em sua Representação Oficial. Com isso, as agências praticamente obrigaram o governo a responder no mesmo nível. Nada impede, afirmou Renato Martins a esta coluna, que depois de se definir a legalidade de cada parte, possa se discutir se é ou não legítima e justa cada exigência do Governo em seu Edital de Concorrência.
De tudo isto, fica uma lição. A falta de diálogo dos empresários e consumidores com o governo estadual nos últimos anos desacostumou a todos de tentar soluções através do esclarecimento racional de ambas as partes. Talvez não seja tarde mesmo neste caso, das agências, ao contrário de cobrar do governo uma resposta legal às suas reivindicações, procure marcar uma reunião com os responsáveis pela área de Comunicação do Estado, quando os pontos de vista das agências poderão ser apresentados com muito mais eficiência e aproveitamento.
Não foi para isso que todos brigamos pela volta do estado democrático?

Caderneta de Poupança BRJ escolhe sua nova agência

A MMC acaba de ser escolhida como a nova agência do Grupo BRJ, confirmando a expectativa do mercado, baseada não só na experiência da agência no setor financeiro ­ seu diretor e sócio Sérgio Rego Monteiro já foi vice-presidente dos Grupos Residência e Delfim - como na confiança que seguramente Arthur Chagas Diniz, vice-presidente da BRJ, teria na equipe da agência, com quem já trabalhou quando era Superintendente do Jornal do Brasil.
Com isso, o consórcio formado pelas agências SB&JG, Senior e Special (Paulo Carvalho), que foi o responsável pelo lançamento da Caderneta BRJ - interrompe no próximo mês o atendimento da conta, transferindo-a para a nova agência. Na verdade, a importância maior da conquista da MMC não está na Caderneta de Poupança BRJ, e sim em todo o complexo financeiro que o Grupo vai representar, atuando nas áreas de financiamento, leasing e o principal - no Banco do Rio de Janeiro, que deverá ser o carro-chefe das atividades.
Aliás, é justamente na inclusão do Banco do Rio de Janeiro entre as contas do Grupo conquistadas pela MMC que reside a maior curiosidade atual do mercado publicitário carioca. Afinal, um dos principais clientes da MMC é o Banco Boavista, cuja conta obviamente conflitaria com a do BRJ, que deve ter suas atividades iniciando-se em agosto deste ano.

Mídias cariocas promovem encontro profissional

O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, atualmente coordenado por Carlos Azevedo (MPM) e Ulisses Santos (GFM-Propeg), está programando, para realizar dentro de 2 ou 3 meses, o I Encontro Carioca de Mídia, quando os profissionais do setor neste Estado terão a oportunidade de debater com fornecedores, veículos, anunciantes e demais profissionais das agências de propaganda os seus principais problemas.
A iniciativa, segundo Ulisses Santos, é parte da reativação do Grupo de Mídia neste mercado, em um momento que poucas são as entidades de propaganda a conseguir agregar seus associados. O GM-Rio, inclusive, tem retomado seu programa de reuniões mensais - agora na sede da ABP - para debater os problemas mais imediatos dos mídias cariocas. Esta próxima terça-feira, por exemplo, às 9 horas da manhã, Rubens Furtado, da Rede Manchete de Televisão, estará apresentando os planos das suas emissoras para sua programação e comercialização. E às 10 horas, os mídias Mario Makoto (Salles) e Orlando Lopes (CBBA) falarão sobre as palestras que proferirão no I Seminário de Propaganda da ABERT, que se realizará dias 12 e 13 de maio, no Hotel Glória, também aqui no Rio de Janeiro.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• BRIZOLA (E DOR) NA CABEÇA - O jornalista, ex-publicitário e candidato não-eleito pelo PDT nas últimas eleições, Wagner Teixeira, está pretendendo processar a Abaeté Propaganda porque, segundo uma notícia publicada ontem neste jornal, a agência se arrogou da autoria do slogan "Brizola na cabeça" - que Wagner afirma ser criação sua - e "com isso obteve Destaque do Ano, premiado pelos Colunistas". Só que esta vai ser uma causa difícil para o advogado de Wagner. O Prêmio Colunistas não aceita inscrições para Destaque do Ano, conferindo o cobiçado Diploma a empresas ou fatos que o Júri considere meritórios. E, neste caso, o Destaque foi dado ao slogan em si, por seu sucesso, e não a qualquer agência de propaganda. Inclusive os colunistas nem imaginam quem vai receber o Diploma no dia 31, durante a festa.
• FLY TO BRASIL - A colorida borboleta da Embratur, com a qual o Brasil promove seu turismo no exterior, acaba de receber mais um prêmio: esta última quarta-feira, 4, Miguel Colasuonno recebeu o diploma de "melhor símbolo turístico de um país", entre os mais de 150 participantes da Feira de Hannover. A criação da borboleta é do estúdio de arte de Paulo Oliveira.
• QUEM ILUSTRARÁ O QUEM É QUEM? - A revista Visão encerra dia 30 de junho as inscrições para seu 3º Concurso Nacional de Capa do Quem é Quem, que dará ao vencedor uma passagem aérea de ida e de volta a Paris. No Rio, o regulamento do concurso pode ser conseguido com Kleber Saboya, no escritório da Visão, pelo telefone 286-9787.
• POR UM ENSINO MELHOR ­ Corajosa e lúcida a posição de Hiran Castelo Branco, presidente da APP ­ Associação Paulista de Propaganda, ao propor que a Escola Superior de Propaganda e Marketing pare de pensar em lucro para "mudar radicalmente a orientação dada ao ensino a partir de 1984, buscando formar poucos e bons profissionais que saiam empregados".
Como lembrou Hiran, o nível de ensino da ESPM, "fundada pejos publicitários para prover mão-de-obra especializada ao mercado então totalmente carente de profissionais especializados em propaganda", em termos absolutos não é satisfatório, "e não se caracteriza como de uma qualidade que leve as empresas a realmente desejar empregar os seus alunos".
O também diretor da agência CBBA acrescentou que "ao longo dos anos a ESPM vem sendo apoiada por veículos, agências, fornecedores e anunciantes, sendo assim privilegiada em relação às demais escolas do setor", apesar de o nível de seus alunos poder ser considerado igual, "mas não superior ao de outras escolas". Realmente, pode ser extremamente útil para o mercado publicitário a ESPM se dedicar a um ensino confiável e de alto nível, deixando para a Iniciativa Privada - instituição que os próprios diretores da ESPM devem defender ­ os cursos de nível médio ou os atrelados a currículos oficiais do MEC.
• CRIADORES PAULISTAS - Sérgio Graciotti, vice-presidente da agência MPM-CB, é o novo presidente do Clube de Criação de São Paulo, em uma eleição que - igualzinho aos últimos casos no Rio - não conseguiu mobilizar mais de uma chapa. Aliás, tão pouca gente foi às urnas que a Denison chegou a veicular anúncio com o seguinte texto: "A Denison congratula-se com a Nova Diretoria do Clube de Criação, que por unanimidade quase não foi eleita".
• CHEIA DE IDEIAS - A Caninha 51 decidiu entregar sua conta publicitária para a Castelo Branco e Associados Propaganda (CBBA), depois de passar seis anos como cliente da Lage, Stabel & Guerreiro/BBDO, agência que acompanhou o crescimento do produto de 27 milhões de litros, em 1977, a 60 milhões ano passado. A conta, cuja verba alcança cerca de Cr$ 600 milhões, foi para a CBBA porque, segundo matéria na Gazeta Mercantil, o anunciante "tem planos mais ambiciosos, que incluem o fortalecimento da sua posição em outros mercados além de São Paulo".
Esta não é a primeira vez que a LS&G/BBDO perde uma conta importante com uma alegação semelhante por parte do cliente. Ano passado a agência deixou de atender a R. J. Reynolds, de quem cuidava de Camel e Winston, entre outras razões por não ter conseguido montar uma estrutura no Rio, onde está sediado este anunciante.
• CORREÇÃO - Na concorrência especulativa da Sarsa, para a conta do Calcigenol, a DPZ não concorreu. Segundo Juan Vicente, a DPZ só apresenta campanha em concorrência se o trabalho for pago.
• LIDERANÇA - A Rádio Cidade/FM comunica que, no mês de março, a emissora não só se manteve na liderança da audiência no Rio com 27,04% de participação, como se distanciou do 2° lugar, a Rádio Manchete, cuja percentagem sobre os rádio ligados alcançou 18,67 pontos.
• COLUNA NOVA - O veterano Carlos Cauby Silveira está de volta ao colunismo no Brasil, assinando a coluna Comunicação Hoje no jornal Indústria & Comércio, de Curitiba, Paraná.
• A Agência Archi+Grafio ganhou o prêmio Nacional de Embalagem, presidido por José Mindlin, com a embalagem dos relógios Classic Mondaine.