Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Concorrência do Governo do Rio fere a Lei e gera polêmica
As principais agências de propaganda do Estado do Rio de Janeiro estarão reunidas hoje, às 10 horas, na sede do seu sindicato, para estudar a reivindicação que deverá ser encaminhada à Secretária de Comunicação do Estado, contra a inclusão, no edital de licitação que selecionará as agências de propaganda que atenderão as contas do governo, de um item exigindo a apresentação, como documento de habilitação para a seleção, de “esboço de campanha publicitária para a extração de São João da LOTERJ”.
A exigência, conforme apontam os empresários da propaganda carioca, fere as “Normas Padrão para prestação de serviços pelas agências de propaganda incorporadas ao decreto 57.960”, de 1º de fevereiro de 1966, que por sua vez regulamenta a execução da Lei 4.680, de 18 de junho de 1965. Em seu item “X”, alínea c, parágrafo 5, as Normas Padrão consideram práticas condenáveis, como desleais e comprometedoras das responsabilidades das agências de propaganda para com outras agências, “oferecer, em concorrência de caráter especulativo, propaganda elaborada gratuitamente”.
Até o momento do fechamento desta coluna, na verdade, o Coordenador de Publicidade do governo carioca, Renato Martins, ainda não havia recebido qualquer informação oficial de descontentamento das agências deste mercado. Ainda assim, garantiu ele, qualquer manifestação que vier a ser formalizada será avaliada pelo governo “com a atenção que o assunto merece.”
McCann-Erickson tem nova direção no Rio
Ronaldo Marques é o novo gerente-geral do escritório da McCann-Erickson no Rio de Janeiro, depois de passar 4 anos e meio como diretor de contas da J. W. Thompson carioca, onde cuidava de DeBeers e R. J. Reynolds.
Ronald assume o posto antes ocupado por George Teichholz, que transferiu-se para São Paulo, onde se responsabilizará pela gerência da operação local, substituindo a Raymond Kyrvick, que está deixando o Brasil. Segundo o novo executivo da McCann-Rio, a agência está decidida a se expandir neste mercado não só através da conquista de novas contas -- hoje a McCann atende Esso, Coca-Cola, L'Oréal (Imedia), Richardson Vick (Suprasumo e Pastilhas) e Letra – como da contratação de profissionais. Na área de mídia, por exemplo, Maurino Mendonça, que está na DPZ, deverá assumir no próximo mês a supervisão do setor, no lugar de Abel Prado, atualmente em São Paulo cuidando da mídia do Governo do Estado.
BRJ escolhe nova agência para banco e caderneta
O BRJ – Instituição financeira surgida no Rio após a fusão das cadernetas de poupança Cofrelar, Apex e Patrimônio – encerrou esta última segunda-feira o prazo de entrega das propostas das agências de propaganda interessadas em atender toda a sua conta, hoje composta não só da caderneta de poupança BRJ como do Banco do Rio de Janeiro, em fase de implantação.
Com a escolha da agência – que se espera ocorra até o dia 10 de maio – desfaz-se, dentro de 60 dias, o consórcio formado pela SB&JG, Sênior e Special, que inclusive lançou a caderneta BRJ. As três agências, no entanto, também apresentaram suas propostas na concorrência, ao lado da MMC, Pubblicità, Estrutural e Esquire, todas caracteristicamente agências de porte médio e sediadas no Rio.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• CRESCENDO NO RIO – A MMC Propaganda conquistou esta semana três novas contas: Microlab, Key Engenharia e Transportes Fink.
• SGB FORTALECIDA – A Sarsa decidiu entregar à SGB a conta de seu produto Calcigenol, após concorrência de campanhas especulativas da qual participaram também a Abaeté, a DPZ e a Universal & Grey. A campanha, cujo início está previsto para junho, prevê uma verba de CR$ 190 milhões, a serem aplicados nacionalmente durante os seis meses seguintes.
• BALANÇO – A SGB, aliás, publicou esta semana seu balanço do exercício encerrado em 31 de dezembro último, e referente a suas operações em todo o país. A agência teve, ano passado, uma receita operacional de Cr$ 709,3, 104.4 por cento superior ao resultado de 1981, que foi de Cr$ 348,9 milhões. Em 1982, no entanto, só em pessoal a agência investiu Cr$ 404,8 milhões, 64 por cento do total de suas despesas.
• CLASSIFICADOS – Uma grande empresa pública brasileira, sediada no Rio, está procurando um profissional de propaganda, preferencialmente da área de atendimento, na faixa entre “júnior” e “sênior”, para completar seu departamento de marketing. Os interessados podem entrar em contato com estes colunistas, pelo telefone (021) 266-3131, que faremos o contato com sigilo absoluto.
• ONDE HÁ FUMAÇA DE CIGARRO... – Na festa de entrega do Prêmio Colunistas- Promoção, realizada em São Paulo, na última semana, chamava a atenção o fato de Marçal Barcellos, gerente de promoções da Souza Cruz – que lá seria homenageado como Profissional de Promoções do Ano – ter chegado e se mantido acompanhado, até o final do jantar, de Emerson Fittipaldi, que, como todos se lembram, já correu na Fórmula 1 com o patrocínio dos cigarros John Player Special, durante sua estada na Lotus. Tanto Marçal quanto Emerson garantiram a esta coluna que, em hipótese alguma, estaria sendo negociada a volta do piloto à Fórmula 1, com o mesmo patrocinador. Não é impossível, no entanto, que a Souza Cruz, que está em processo de lançamento do JPS no Brasil, patrocine Emerson no chamado superkart, interesse atual de Fittipaldi. Mas, como a experiência já ensinou que não se deve acreditar em desmentidos de ministros da área econômica e profissionais ligados a propaganda de cigarros, é prudente ficar atento...
• Estão à disposição, com estes colunistas, os diplomas das agências cariocas premiadas no Colunistas Promoção que não puderam comparecer a festa de entrega. Entre outras, a Caio, a Redinger & JG (que, aliás, nem mais existe) e a Esquire.
• REFAZENDO O BRIEFING – Rafael Sampaio é o novo editor das revistas Briefing e Display, que pertenciam a Luís Carlos Teixeira de Freitas. Na verdade, Rafael é também agora um dos novos donos destas publicações, dentro da recém criada Momento Editora, que conta como demais sócios com Angelo Lastri Neto e Luís Lastri Jr. (que cuidarão da arte gráfica), Alfredo Marcondes de Almeida Neto (na área comercial) e Carlos de Campos (nas finanças), A nova revista Briefing, que passa a não ter só matérias de analise como de serviços de propaganda deve circular no começo de junho, enquanto Display, que cuidará exclusivamente da área de promoções, irá para as bancas no final daquele mês.
• ESTREANTE NO ESQUEMA – Pouco a pouco, vão caindo as últimas resistências dos intelectuais e artistas brasileiros a participar de esquemas publicitários. O caso mais recente é de Gilberto Gil, que está estrelando, pela primeira vez, um comercial de televisão, para vender a coleção Toque da Rio Gráfica. Por trás, na criação, Luís Antônio “Lula” Vieira, da VS Escala.
• PAUSA MUSICAL – O redator Bernardo Vilhena (ex-Salles. Ex-Sinal etc.) deixou a Provarejo para viver, pelo menos enquanto der, exclusivamente de escrever letras de músicas. Bernardo conseguiu o que muito publicitário sonha: ganhar mais fora da atividade publicitária. São suas diversas das letras de sucesso da Blitz, do Lobão e de outros cantores, como este Richie, cuja “Menina Veneno” (letra de Vilhena) não para de tocar nas rádios de todo o país.
• BONS CONSELHOS – A MPM Propaganda elegeu dois novos membros para se Conselho de Administração: o advogado e empresário Jorge Hilário Gouveia Vieira e o empresário paulista Luís Biagi, da Zanini.
• NOVA ESTRUTURA – A Rio Gráfica está com novos profissionais na sua área comercial. A estrutura da empresa agora é a seguinte: Diretor de Publicidade: Luís Humberto Monteiro; Gerente de Publicidade: Cláudio Bartolo; Supervisora de Moda: Ana Lúcia Mihich; Contatos de Moda: Cláudia Sued e Maria Tereza Lídia; Contatos de Criativa: Luís Alberto Cardoso e Cristina Campos; Contato de Noiva: Chaia; Contato de Vela e Motor: Fernando Poyart; e Coordenador: Juarez Santa Clara.
• PROMESSA PUBLICITÁRIA – o Supremo Tribunal Federal, confirmando tese do Tribunal de Justiça do Rio, acaba de decidir que – pelo menos no que se refere à área de seguros – as promessas feitas pela propaganda são parte integrante do contrato da empresa com o cliente, já que este não pode modificar o contrato padrão de adesão da empresa anunciante. A decisão – que, convenhamos é justa – se estendida a outras áreas, como a imobiliária, ajudaria muito a evitar iniciativas menos escrupulosas de anunciantes pouco preocupados com a imagem da ainda tão combatida atividade publicitária.
• REFORÇO NA CAIO – Plácido Fontenelle, publicitário há 20 anos, ex-JMM, Standard, Salles etc. foi contratado pela Caio Domingues & Associados, como diretor adjunto do escritório paulista da agência atualmente dirigido por Humberto Pires.
• MUNDANÇA NA JWT – Grande troca-troca no escritório carioca da J. W. Thompson, com a saída de Ronaldo Marques. Magno Dias foi promovido a Diretor de Contas do Grupo DeBeers, enquanto a R. J. Reynolds passou a ficar sob a responsabilidade direta de Eugênio Figueiredo, principal executivo da JWT-Rio. Ainda no atendimento, veio da Young & Rubicam-SP Andy Emery para assumir a Direção das Contas da Pepsi e Kraft, já que Andy Fenning assumiu uma vice presidência em São Paulo. Na criação, Ricardo Galletti tornou-se Diretor de Grupo de Criação, enquanto o diretor de arte Nelson Salles (que já foi inclusive Diretor de Criação da Salles-Rio), transferiu-se para São Paulo, onde tornou-se Diretor de RTV. Finalmente, na mídia, a novidade é Werner Mayer, que está agora como o Supervisor de planejamento da agência.
• ABP SEM FRONTEIRAS – A Associação Brasileira de Propaganda inaugurou esta quinta-feira, 28, em Vitória, ES, com a presença do presidente Elysio Pires, seu primeiro capitulo fora do Estado do Rio de Janeiro, onde funciona sua sede desde 1938, quando foi fundada. A ABP – capítulo ES tem como presidente Xerxes Gusmão Neto, diretor comercial do jornal A Gazeta, e marcou sua primeira realização com a exibição, para o mercado capixaba, do rolo dos comerciais, vencedores do último Festival do Filme Publicitário da ABP.
• EDIÇÃO COM ENERGIA – A Revista Dirigente Industrial informa que sua edição de junho vai realizar “um retrato fiel da atual indústria eletroeletrônica e de refrigeração brasileira”. O fechamento será dia 30 de maio.
• COOPERAÇÃO VALE? – A Associação Paulista de Propaganda – APP vai realizar um debate dia 16 de maio, às 20 horas, no Maksoud Plaza Hotel, sobre as vantagens e desvantagens da propaganda cooperativa. Participam Luís Fernando Furquim (Pão de Açúcar); Dionísio Poli (Rede Globo); Francisco Mesquita Neto (Estado de São Paulo); Ivan Pinto (Proeme); entre outros. Informações pelo telefone: (011) 210-2725.
• DE VOLTA ÀS ESTRADAS – O DNER, que havia suspenso a concorrência para a sua conta, conseguiu resolver suas dúvidas internas e reiniciou o processo. Até dia 6 próximo as agências interessadas podem apresentar suas propostas naquele órgão do Ministério dos Transportes, onde também se encontra o edital de licitação.
• A Abaeté e seu diretor de criação José Antônio Leão Ramos acabam de receber do Clio Awards a informação de que uma embalagem sua criada para a Souza Cruz é finalista do concurso este ano. O Clio será entregue dia 7 de junho no Sheraton Center em Nova York.
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