Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/ABR/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo do Rio confirma concorrência publicitária

Até o final da próxima semana será publicado na imprensa carioca o edital de convocação para as agências de propaganda do Rio de Janeiro concorrerem ao atendimento publicitário das contas ligadas ao governo do Estado. A informação é de Renato Martins, coordenador de propaganda do Governo, que também garantiu a esta coluna ser "absolutamente inverídico" o comentário que atualmente corre pelo mercado de que a Secretária de Comunicação Martha Alencar estaria pretendendo montar uma house-agency para atender as empresas da administração direta e indireta do Rio de Janeiro.
De acordo com Martins, o "Governo jamais poderia competir com a iniciativa privada, pelos altos salários que esta paga a seus melhores profissionais". O que ocorreu, no entanto, é que, por ter-se encerrado o contrato com o consórcio Coperj, o Governo foi obrigado, "em caráter de emergência", a autorizar diretamente o material legal deste mês, como Editais e Convocações, gerando aquele mal-entendido. Renato Martins assegura que, após a formação do novo consórcio de agências, toda a veiculação publicitária ligada ao Governo do Estado passará a ser autorizada pela central de mídia do consórcio, atendendo ao planejamento especifico para cada órgão anunciante.

Assalto no Grand Prix do Festival da ABP

Os comerciais Assalto I e Assalto II, criados pela MPM-Rio para a Casas Pernambucanas foram os vencedores do Grand Prix do Festival do Filme Publicitário que a ABP está promovendo esta semana no Rio Othon Palace Hotel. O prêmio será entregue amanhã, em solenidade no hotel.

Codimec suspende campanha para rever estratégias

A campanha "Tenha ações em seu patrimônio" desencadeada em setembro de 1982 pelo CODIMEC ­ Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais, e suspensa em fevereiro, vários meses antes do prazo de sua finalização, ainda deverá levar de 40 a 50 dias para retornar às mídias brasileiras, se retornar. Até lá, um instituto de pesquisa contratado desde março pelo Codimec estará reavaliando o perfil do investidor em mercado de ações, para orientar a SGB, agência do Codimec, nos próximos passos da campanha.
A promoção baseada em cupons que retornariam ao interessado diversos folhetos explicativos do mecanismo acionário, e que previa uma verba de veiculação em torno de Cr$ 200 milhões, precisou ser suspensa não pela falta de respostas, mas pelo sucesso, inicialmente considerado absoluto, do número de cupons devolvidos: 28 mil em 4 meses de veiculação, superando de longe os 20 mil previstos para 8 meses de campanha. No entanto, os investidores que apenas 2 anúncios veiculados (dos 5 previstos) despertaram não pareceram estar financeiramente à altura do que esperavam as corretoras que solicitaram, então, uma reavaliação de estratégias.
A própria SGB demonstrou-se surpresa com todos estes acontecimentos. Ascânio Cavalcanti, responsável pelo atendimento do Codimec, nos contou que, poucas vezes, uma campanha foi colocada em veiculação com tanta certeza de resultados positivos. Afinal, disse ele, desde fevereiro de 1982 a agência vinha trabalhando no projeto, pre-testando com profundidade entre investidores considerados ideais pelo Codimec diversas opções de comunicação, entre apelos testemunhais de investidores conhecidos, outros puramente com apelos emocionais e até testemunhais de pessoas famosas. Finalmente, os anúncios que identificavam e relacionavam claramente as características do público alvo obtiveram os melhores resultados e foram aprovados.
A partir da próxima semana, José Carlos Pires (ex-Caio e ex-Propeg), que acaba de assumir a gerência de operações do Codimec, estará mantendo contatos com a SGB para que a agência e o cliente possam recomeçar os estudos das novas diretrizes de divulgação das vantagens do investimento em ações.

Ellis & D'Orey é a mais nova agência carioca

Começou a funcionar esta semana, em Ipanema, no Rio, a nova agência de George Ellis - a Ellis & D'Orey Associados Propaganda Ltda. - fruto da saída deste publicitário da Diler & Ellis Propaganda, que completaria este ano seu quarto aniversário.
Na nova empresa, George Ellis assumiu a presidência e a maioria da participação acionária, ficando seu sócio, o empresário Fritz D'Orey com a direção financeira. Leonardo Goldvag e Vicente Pierrotti, que acompanharam Ellis na sua saída da antiga agência, se responsabilizarão pela direção de atendimento e direção comercial, respectivamente.
Como acontece em todo processo de separação de sócios de uma agência de propaganda, atualmente tanto a Ellis & D'Orey quanto a Diler & Associados - nome assumido por Diler Trindade em sua nova agência estão conversando com seus antigos clientes para definir com quem cada um continuará a trabalhar. George Ellis, no entanto, nos afirma que estão confirmados, entre as contas de sua nova agência, os clientes Gomes de Almeida Fernandes, Patrimóvel, Monteiro Aranha, Ricardo Amaral, Elle et Lui, Ipanema Design, Lemos & Brentar, Comercial e Marítima, e Copacabana Palace. Esta carteira de clientes já possibilitaria, segundo Ellis, um faturamento, para a agência em 1983, em torno de 1,2 milhão de cruzeiros, representando um crescimento de ao menos 70% sobre o faturamento da Diler & Ellis em 1982.

Rio se destaca no Colunistas-Nacional

O Rio de Janeiro conquistou 71 medalhas para seus trabalhos no 16º Prêmio Colunistas-Nacional, realizado durante o último fim de semana em São Paulo. Entre as premiações principais, os Grandes Prêmios de Veiculo do Ano; conferido ao Jornal do Brasil; Produtora de Comerciais do Ano, para a Jodaf; e Produtora de Fonogramas do Ano, para a Tapespot. Também conquistaram prêmios como Destaques do Ano de 1982 o IBOPE, por seu 40º aniversário e a Pubblicità, pela criação do prêmio Barão de Itararé.
OURO
- Campanha Alimentícia - Bionorm (Merck)/Caio.
- Campanha Financeira – Caderneta da Caixa (CEF)/MPM.
- Campanha de Beleza - Sol de Verão/Flori.
- Campanha de Cigarros - Hollywood/MPM.
- Comercial de Cigarros - Série Hollywood/MPM.
- Comercial Comunitário - "Alianças" (CEF)/Artplan.
- Comercial Farmacêutico - "Menina" (Vick)/Almap.
- Campanha Imobiliária - "Frente Ampla para Mudança" (Servenco)/Estrutural.
- Comercial Imobiliário – "Frente Ampla para Mudança" (Servenco)/Estrutural.
- Anúncio Imobiliário - "O Bem Dotado" (Servenco)/Estrutural.
- Campanha Institucional - "Eleições" (JB)/MMC.
- Anúncio Institucional - "A verdade até a última urna" (JB)/MMC.
- Campanha de Meios de Comunicação - "Cadernos e Seções" (JB)/MMC.
- Anúncio de Meios de Comunicações - "A verdade..." (JB)/MMC.
- Campanha de Serviços Públicos - Cetel/Pubblicità.
- Comercial de Serviços Públicos ­ "Linha Compartilhada" (Cetel)/Pubblicità.
- Campanha de Varejo - Casas Pernambucanas/MPM.
- Comercial de Varejo - "Assalto 1" (Casas Pernambucanas)/MPM.
- Comercial de Política - "Muro" (Moreira Franco)/Artplan.
PRATA
- Comerciais de Cama, Mesa e Banho - "Veja com quem... " (Termocel)/Pacto.
- Campanha de Equipamentos e Mat. de Escritório - Cobra 5OO/Caio.
- Comercial Imobiliário - "Chico Anísio" (João Fortes)/Estrutural.
- Anúncio Institucional - "O Velho e o mar" (Casas Pernambucanas)/MPM.
- Comercial de Meios de Comunicação - "Decoração" (Rio Gráfica)/VS Escala.
- Anúncio de Meios de Comunicação ­ "Correções" (JB)/MMC.
- Campanha de Varejo – BarraShopping/Estrutural.
- Campanha de Politica - "Moreira Franco" (PDS)/Artplan.
- Anúncio de Diversos - "Curva de Vendas". Coppertone/Esquire.
- Campanha de Menos de 60 cm. - Caio Ipanema/Caio.
- Anúncio de Menos de 60 cm. - "Hummm" (Café MM)/Esquire.
- Vídeo Tape - "Frente Ampla para Mudança" (Servenco)/Estrutural.
- Spot - "Garçom português" (Bionorm-Merck)/Caio.
BRONZE
- Campanha Agrícola - Pearson/SB & JG.
- Anúncio Agrícola - Atlantic Ultramo/Denison.
- Campanha Alimentícia - Sorvete Sem Nome/Pacto.
- Campanha Financeira - Caderneta Nacional/Sinal.
- Campanha de Bebidas Não Alcóolicas - Brahma Guaraná/Denison.
- Comercial de Bebidas Não Alcoólicas - "Disc-Jockey" (Coca-Cola)/McCann.
- Comercial de Beleza - "Blitz" (Wella Seleção)/Artplan.
- Anúncio Industrial - (Mills)/Caio.
- Campanha de Lançamento - "Marina Barra Clube" (Veplan)/Artplan.
- Comercial de Moda e Vestimentas ­ "Inverno" (Hollywood Sport Line)/MPM.
- Comercial de Meios de Comunicação - "Como Fazer" (Rio Gráfica)/J.W.Thompson
- Campanha de Meios de Comunicação - "Criativa" (Rio Gráfica)/Rio Gráfica.
- Campanha de Produtos de Uso Pessoal - "Quem tem Technos tem mais" (Technos)/Standard.
- Comercial de Transportes Viagens e Turismo - "Brinquedo" (Itapemirim)/MPM.
Anúncio de Transportes Viagens e Turismo - "A Humanidade..." (Bar Jakui/Caio.
- Comercial de Varejo - "Elba Ramalho" (BarraShopping)/Estrutural.
- Campanha de Uso da Copa como Tema - Wella Seleção/Artplan.
- Comercial de Uso da Copa do Mundo como Tema - "Zico e Sócrates" (Losango) /Estrutural.
- Anúncio de Uso da Copa do Mundo Como Tema - "Amigo da Onça" (Adonis)/Estrutural.
- Comercial de Diversos - "Efeitos" (Havoline-Texaco)/Salles.
- Video Tape - "Monges" (DNER)/Salles.
- Spot - "Bar Jakui" (Intercontinental)/Caio.
- Mensagem de Natal - "Cachaças" (Rio Gráfica)/VS Escala.
DIPLOMAS
- Anúncio Financeiro - (Banorte)/Abaeté.
- Campanha Comunitária - "Diga não à pichação" (Clube do Rio)/GFM Propeg.
- Continuação de Campanha - BarraShopping/Estrutural.
- Comercial de Continuação de Campanha - "Elba Ramalho" (BarraShopping)/Estrutural.
- Anúncio Imobiliário - "O Programa do Presidente" (Servenco)/Estrutural.
- Anúncio Industrial - (Mills)/Caio.
- Anúncio de Transportes Viagens e Turismo - "Tribus" (Itapemirim)/MPM.
- Campanha Regional - "Amigo da Onça" (Adonis)/Estrutural.
- Trilha Sonora - "Elba Ramalho" (BarraShopping)/Estrutural.
- Anúncio de Oportunidade - "No ar a dupla..." (Mills)/Caio.
O júri do 16º Prêmio Colunistas­Nacional concedeu os demais Grandes Prêmios à McCann Erickson (Agência), Hector Brenner (Publicitário) Sérgio "Arapuã'' Andrade (Profissional de Propaganda), São Paulo Alpargatas (Anunciante). Série Fiat Europa (Comercial), US Top (Campanha) e "O povo da Bolívia..." (Anúncio).