Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rio esbanja criatividade para o júri dos Colunistas
Vinte e seis agências cariocas tiveram trabalhos premiados, no último fim-de-semana, no 2º Premio Colunistas-Rio, que já está definitivamente consagrado no calendário publicitário deste Estado. Depois de 2 dias reunido, o júri formado por Marcio Ehrlich (presidente), Armando Ferrentini, Genilson Gonzaga, José Roberto Penteado, Lucia Leme e Marcia Brito escolheu a Estrutural como Agência do Ano, Roberto Medina como Publicitário do Ano, Elysio Pires como Profissional de Propaganda do Ano, Jornal do Brasil como Veículo do Ano e Brahma como Anunciante do Ano, além de escolher como Produtoras do Ano a Jodaf, na área de filmes comerciais, a Globotec na área de VTs e a Tape na área de fonogramas
No total, foram concedidas 70 medalhas de ouro, 56 de prata, 39 de bronze e 12 diplomas de finalistas aos trabalhos publicitários inscritos. Para uma avaliação do comportamento das 26 agências premiadas, apresentamos a seguir um "Ranking Carioca de Criatividade segundo o Prêmio Colunistas-Rio" com a relação das medalhas de cada agência.
RANKING
1º - ESTRUTURAL - com 13 ouro, 11 prata, 6 bronze e 2 diplomas.
2º - MPM - com 13 ouro, 2 prata, 5 bronze e 1 diploma.
3º - CAIO - com 10 ouro, 6 prata, 1 bronze e 1 diploma.
4º - MMC - com 5 ouro, 6 prata, 1 bronze e 1 diploma.
5º - DENISON - com 4 ouro, 6 prata, 7 bronze e 1 diploma.
6º - ARTPLAN - com 4 ouro, 2 prata, 1 bronze e 1 diploma.
7º - ABAETÉ - com 2 ouro, 5 prata, 1 bronze e 1 diploma.
8º - J. W. THOMPSON - com 2 ouro, 3 prata, 3 bronze e 2 diplomas.
9º - SALLES - com 3 ouro, 1 prata e 1 bronze.
10º - DILER & ELLIS e PACTO - com 2 ouro e 2 prata.
11º - PUBLICITA e STANDARD - com 2 ouro.
12º - S, B & JG - com 1 ouro e 2 prata.
13º - GFM/PROPEG e VS ESCALA - com 1 ouro, 1 prata e 1 bronze.
14º - FOCUS - com 1 ouro e 1 prata.
15º - ALMAP - com 1 ouro e 2 bronze.
16º - FLORI - com 1 ouro e 1 bronze.
17º - PUBLINEWS - com 1 ouro.
18º - ESQUIRE - com 2 prata.
19º - SINAL - com 1 prata e 1 bronze.
20º - AROLDO ARAUJO e McCANN ERICKSON - com 1 prata.
21º - SGB - com 2 bronze e 1 diploma.
22º - CBBA-RIO - com 1 bronze.
Agência nordestina ganha Jeca-Tatu
O comercial "Bumba-meu-boi", criado e produzido pela agência Gruponove, de Recife, PE, para seu cliente Amorim Primo, acaba de ganhar o prêmio Jeca-Tatu, instituído pela agência CBBA para estimular a utilização da linguagem e dos valores culturais brasileiros na propaganda.
Desde que foi criado, o prêmio Jeca-Tatu tem sido concedido quase sempre para agências do Nordeste ou do Sul do Brasil, regiões onde as tradições folclóricas são mais presentes e, portanto, mais frequentemente retratadas pela publicidade. Este ano, o júri resolveu conceder também duas menções honrosas: para o calendário da Lastri, de autoria da GFM/Propeg, e para uma série de comerciais do Banco Bamerindus, do Paraná, criados pela equipe da Umuarama Publicidade.
Os prêmios serão entregues dia 5 de abril, às 16:00h, na Academia Brasileira de Letras, no Rio.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
• NOVO ANUNCIANTE CARIOCA - A mais nova empresa do grupo Roberto Marinho, a Roma Indústria Mecânica S.A. - que comprou recentemente a fábrica de bicicletas que era da Peugeot - está em fase final de instalação, com sua administração e departamento de marketing sediados no Rio. A empresa, que ainda não definiu qual será sua agência de propaganda, já iniciará suas atividades com uma produção em torno de 240 mil bicicletas por ano, o que corresponde 10% do mercado brasileiro, segundo seu gerente de marketing Afonso Celso Guimarães.
• RECORDE NACIONAL - A Shell lança este domingo, pelas emissoras de televisão, um novo comercial promovendo o lubrificante Shell Super, e que está sendo considerado o mais caro filme publicitário já produzido no Brasil: custou cerca de 60 milhões de cruzeiros. A criação foi de José Fontoura e Clóvis Calia, e a direção de Dorian Taterka.
• EM HOLLYWOOD - Uma série de 3 comerciais para os cartões Hallmark receberam o Grand Prix do 23º International Broadcasting Awards, o Festival de Hollywood, patrocinado pela Hollywood Radio and Television Society. A agência foi a Young & Rubicam de Nova York. Os prêmios para comerciais em língua não inglesa foram para a agência francesa Publicis, na metragem de 60 seg., e para a agência espanhola Tandem DDB Campmany Guasch, na metragem 30 seg.
• REESTRUTURANDO - A Standard-Rio trouxe João Ferrari da StandardSão Paulo para fazer dupla com o redator e diretor de criação da agência, Luís Vieira, e contratou a redatora Ana Letícia e a diretora de arte Maria Laet como sua nova dupla.
• CONQUISTAS - A agência S.B & JG está atendendo a três novos clientes no Rio de Janeiro: o Laboratório Glaxo do Brasil S.A., a Phidias Imobiliária SA., e a Transworld Agricultural Specialists.
• MÃO ABERTA - A Salles/lnteramericana-Rio abriu mão, esta semana, da conta do Shopping Center São Conrado Fashion Mall, que já começou o processo de seleção de uma nova agência.
• EDUCAÇÃO OU DESEDUCAÇÃO? - Está funcionando, desde ontem, o novo Laboratório de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, cujo objetivo, entre outros, será o de prestar serviços externos. Já há protestos, no mercado, de que, com esta atitude, a Facha está fazendo concorrência às empresas privadas do setor e aos profissionais autônomos legalmente estabelecidos.
• MUDANÇAS NA SHELL - Renato Jardim Moreira deixa, dia 4 de abril próximo. a Gerência de Comunicação de Marketing da Shell, cargo que será, a partir de então, ocupado por Paulo Luís Gomide. Renato, na entanto, continua na empresa, prestando assessoria à sua diretoria.
• COLUNISTAS - A relação completa dos premiados no 2° Prêmio Colunistas-Rio já está à disposição na secretaria da promoção, à Praia de Botafogo, 340, grupo 210.
|