Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/MAR/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas-Rio tem sucesso garantido

TRINTA e duas agências cariocas de publicidade, oito produtoras e dois anunciantes diretos já se inscreveram no 2º Prêmio Colunistas-Rio, que escolherá os melhores trabalhos criados e produzidos neste Estado durante o ano de 1982, desde Campanha Agrícola até Mensagem de Natal, passando por Anúncios de Varejo, jingles e o que mais seja caracterizado como produção publicitária.
O julgamento, marcado para este fim-de-semana, terá como jurados os jornalistas especializados e publicitários Armando Ferrentini, Genilson Gonzaga, José Roberto W Penteado, Lucia Leme, Márcia Brito e Marcio Ehrlich, e servirá para também indicar as campanhas e peças publicitárias que representarão o Rio de Janeiro no 16º Prêmio Colunistas-Nacional, julgado na próxima semana em São Paulo.
Resultados
A relação de todos os premiados - vencedores e finalistas - do 2º Prêmio Colunistas Rio será divulgada na próxima segunda-feira, 21 de março, às 15 horas, no Salão G do Hotel Glória, em um encontro para o qual os organizadores da premiação estão convidando os representantes das empresas inscritas.
Neste dia, o mercado publicitário carioca conhecerá quais - entre as cerca de 1.500 peças inscritas, divididas entre 112 campanhas, 102 comerciais e 134 anúncios isolados, além de fonogramas e demais trabalhos - foram os melhores trabalhos publicitários do Rio e que ainda terão chances de conquistar prêmios nacionais. Também serão divulgados neste encontro os nomes dos ganhadores dos Grandes Prêmios: Agência do Ano, Publicitário do Ano, Anunciante do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Veículo do Ano, Fato do Ano, e Produtoras do Ano, assim como os cobiçados prêmios de Campanha, Anúncio, Comercial e Fonograma do Ano.
Devolução dos originais será só no dia 21
A coordenação do Prêmio Colunistas-Rio enviou carta às empresas participantes informando que todos os trabalhos não classificados como ouro ou prata (ou seja, os que não seguirão para São Paulo) deverão ser retirados pelos respectivos responsáveis na própria segunda-feira, 21 de março, das 16 às 20 horas.
De acordo com os organizadores do Prêmio, a não retirada dos trabalhos neste prazo será considerada como desistência da empresa, não cabendo posterior reclamação de devolução do material.

Supermercados elegem Polwax campeã de vendas de 1982

A nova versão em cores vermelha e amarela da cera líquida Polwax foi considerada a Campeã de Vendas de setembro 1981/agosto 1982, dentro da promoção Campeões de Secos & Molhados da Associação Brasileira de Supermercados, divulgada este mês, conseguindo 1.911 votos dos 2.546 supermercados ouvidos em todo o País.
Lançada em novembro de 1981, pela Synteko - empresa do Grupo Peixoto de Castro -, a nova Polwax alcançou a venda até o momento da pesquisa da ABRAS, de 2.266.400 unidades, acrescentando 28% a mais de mercado à marca, sem prejudicar a liderança da apresentação tradicional da cera, como líquido incolor.
A campanha publicitária, criada pela agência Esquire, teve como estratégia lembrar à dona-de-casa que o produto - já consagrado na aplicação em pisos vitrificados ­ também poderia ser utilizado em todos os demais pisos da casa, como cerâmicas, lajotas, etc. A nível promocional, foram distribuídos 5.000 cartazetes de ponto de venda, 300 displays de gôndolas, 2.000 marcadores de espaço e 2.000 paradores.
Além de Polwax, foram também indicados como os maiores campeões de vendas entre os lançamentos do ano passado pela ordem, o chocolate da Nestlé Lollo (Norton), o amaciante Fofo (Henkel/Salles) , Bocaditos de Queijo (Pepsico/Young & Rubicam), o amaciante Suavitel (Colgate/Siboney), a margarina Adorella (Gessy Lever/McCann-Erickson), Bocaditos Fritos (Pepsico/Young & Rubicam) , Top Danete (LPC/Almap), Nestea (Nestlé/Norton), e o vinho branco Reno Zahringer's (Martini & Rossi/Salles).

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• FESTIVAL DE VENEZA (?!?) - Francisco Petit, da DPZ, e André Midani, da Warner Communications do Brasil, foram os convidados para integrar, como representantes brasileiros, o júri de 30º Festival Internacional do Cinema Publicitário, que se realizará em Veneza no período de 19 a 26 de junho. A partir deste ano, o festival promovido pela SAWA (Screen Advertising World Awards), retoma a alternância de sede entre Cannes e Veneza, o que não ocorria desde 1975. O que, sem dúvida, vai complicar, no Brasil a identificação da premiação consagrada como "Festival de Cannes".
• MOSTRA DE LEÕES - Falando em Cannes, o rolo dos premiados no último Festival será exibido, com entrada grátis, no Rio, na próxima terça-feira, 22 de março, às 10 horas, no Cine Odeon. A promoção é da C-P e o patrocínio do "Jornal do Brasil".
• LOW PROFILE - A Norton Publicidade decidiu que em 1983 não mais participará de concursos publicitários em todo o Brasil, assim como adotará uma, atitude discreta quanto à divulgação de sua realizações profissionais e empresariais.
• ENTRE OS CAPIXABAS - As agências de propaganda do Espírito Santo fundaram a Associação das Agências de Propaganda daquele Estado, visando transformá-la, posteriormente, no sindicato patronal local. Sua primeira diretoria é formada pelo presidente Takeshi Suguio, pelo vice Roicles Coelho, pelo secretário Antônio Carlos Barbieri e pela tesoureira Stelamagda Coser.
• CAIO DE CONTRATO NOVO - A Caio contratou para seu atendimento Oswalber Fernandes, ex-Pepsi e ex­Universal&Grey.
• SUCESSO INTERNACIONAL - A matriz da Olivetti, na Itália, solicitou à Artplan um estudo da possibilidade de ser usado o filme "Robot", com o qual a agência lançou no Brasil a máquina eletrônica da Olivetti, em "futura co-produções para uso internacional".
• VOANDO ALTO, O AROLDO - O anúncio "As cinco regiões do Brasil", criado pela Aroldo Araújo para a Fokker foi reproduzido na última edição do Graphis Anual, um dos principais anuários da Propaganda mundial.
• SGB VIRA SGBS - A SGB está adotando a estratégia de transformar todas as suas filiais - de São Paulo, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Curitiba - em escritórios juridicamente autônomos, com sede e CGC próprios. Segundo Arthur Bernstein, um dos acionistas da agência, esta estrutura permite uma grande agilização administrativo-financeira, principalmente no que diz respeito a contratos com clientes e veículos locais. De qualquer maneira, a composição acionária das agências continuará a mesma. Trinta por cento pertencerão à Supergasbrás (herança da antiga negociação com a Grey Advertising, que já foi associada à SGB), e o restante à PAZ, holding da qual são acionistas, majoritariamente, Arthur e Sani Sirotsky, e minoritariamente Raimundo Resende e Carlos Alberto Parente.
• PARTE DA PARTE - Por um excesso de artigo saiu incorreta a informação, semana passada, referente à conta do PBA (Personal Bank Area) do Citibank. A VS Escala está trabalhando com apenas parte desta conta, principalmente no que se refere a áudios-visuais, malas diretas etc. A J. Walter Thompson continua tendo "a parte" do PBA e do restante do atendimento do Citibank.
• LANÇAMENTO MUNDIAL - A Mundial Artefatos de Couro vai lançar sua nova linha de produtos MundiNews no próximo dia 30 de março, no Rio, com uma vesperal de queijos e vinhos.