Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/FEV/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Colunistas do Rio doam slogan para o Prêmio Colunistas

Prêmio Colunistas - Escrevendo a História da Propaganda Brasileira"Prêmio Colunistas - Escrevendo a História da Propaganda Brasileira". Com este slogan, foi lançado, no Rio de Janeiro, na última semana, a regional de 1983 do Prêmio Colunistas, a mais importante e completa premiação da nossa Propaganda.
Criado por José Monserrat Filho, vice-presidente de criação da Caio Domingues & Associados, agência responsável pela criação de toda a campanha de lançamento do Colunistas carioca, o slogan atendeu perfeitamente aos objetivos da campanha: ressaltar a importância que a atividade dos colunistas publicitários brasileiros vem tendo no desenvolvimento e aperfeiçoamento da Propaganda neste País.
Como o coordenador do Prêmio no Rio, o colunista Marcio Ehrlich, explicou aos jornais cariocas, quando os colunistas publicitários julgam um anúncio ou uma campanha estão efetivamente preocupados em analisar a qualidade da propaganda, inclusive por seu ponto-de-vista de atividade econômica, e não por critérios meramente estéticos ou superficiais.
- Numa época em que é fundamental a rentabilidade de qualquer atividade dentro das empresas brasileiras - disse Marcio - a rentabilidade de uma campanha publicitária não pode ser deixada de lado. Nós, colunistas, estamos procurando mostrar que uma propaganda inteligente e criativa, e que respeite o consumidor, tem mais possibilidades de causar impacto e satisfação, assim como um maior índice de lembrança, elementos que ajudam a aumentar os resultados de venda do produto anunciado.
Segundo Marcio Ehrlich, a campanha do Prêmio (que aliás teve 3 anúncios e 6 VTs, veiculados por todos os jornais e emissoras do Rio) foi tão bem recebida pelo meio publicitário carioca, que os colunistas do Rio de Janeiro decidiram doar o slogan e o selo no qual ele está incluído (criação de Tse John Chien, diretor de arte da Caio) para ser utilizado não só pelo Prêmio Colunistas-Nacional como por todas as demais regionais da premiação. (MB)

Anuário de criação do Rio enfrenta crise democrática.

A decisão do Clube de Criação do Rio de Janeiro de efetuar a escolha dos jurados do 1º Anuário de Criação da entidade através de eleição livre e sem candidatos, acabou gerando um problema que até agora o presidente do CCRJ, Álvaro Gabriel de Almeida (também Diretor de Criação da MPM-Rio), não conseguiu resolver. Os sócios do clube reunidos em assembleia decidiram por voto que o júri só deveria ter 9 integrantes que seriam então votados imediatamente. Como o foram.
Só que, depois dos eleitos e os criadores tomarem conhecimento da composição democraticamente escolhida, descobriu-se que, dos 9 jurados - seis eram redatores - José Monserrat (Caio), Álvaro de Almeida (MPM), Cláudio Bojunga (Almap), Luís Antônio Vieira (VS Escala), Luís Fernando Favilla (Thompson) e Carlos Pedrosa (Pubblicità) - e os três eram de RTV - Henrique Meyer (PSom) Ricardo Guinsburg (free-lancer) e Marise Araújo (Agência da Casa - TV-Globo). Não havia, portanto nem um diretor de arte entre os eleitos. E muitos profissionais do primeiro time da criação carioca como Alcides Fidalgo, Antônio Torres, Rogério Steinberg, Carlos Manga entre vários outros, haviam ficado de fora.
Na próxima semana, disse Álvaro de Almeida para a Janela, o júri eleito se reunirá para decidir se se julgam competentes para realizar o julgamento sozinhos, se devem convidar diretores de arte para participar da seleção (o que contrariaria a votação do número de jurados, ou se convocam nova assembleia dos criadores para aperfeiçoar a decisão anterior.
Até lá, o Anuário de Criação do Rio, que na verdade nem daria prêmios - apenas indicando uma retrospectiva da criação de 1982 no Rio segundo os próprios criadores - continua em compasso de espera.

PDT estuda em encontro diretrizes de comunicação

O Grupo de Comunicação do PDT no Rio de Janeiro está organizando um encontro amanhã, dia 26 de fevereiro, no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, para tirar resoluções que serão encaminhadas à Direção Nacional do PDT como colaboração para a formulação do programa socialista de comunicação social, que no Estado do Rio de Janeiro, pelo menos, onde o governador eleito, Leonel Brizola pertence ao partido, tem maior chance de ser implementado.
Deste encontro devem participar profissionais de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas que constituirão as comissões "O profissional de Comunicação e o direito ao trabalho" "A função social do profissional de Comunicação" e "Comportamento das Assessorias de Imprensa nos órgãos públicos".
A abertura dos trabalhos está prevista para as 10 horas, e a entrada será aberta a qualquer profissional.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

CONTA SEM AGÊNCIA - Não haverá mais hoje a entrega de propostas da concorrência do DNER aqui no Rio, já que o Ministro Cloraldino Severo suspendeu todas as concorrências do Ministério dos Transportes. Com isso, o DNER continua sem agência de propaganda. A Salles, que o atendia, teve seu contrato encerrado, como previsto, em dezembro.
• NOVA CAMPANHA DA ARP ­ Hoje, porém, até às 9 horas, na Sala de reuniões da Comissão de Licitação do Serviço de Administração da Diretoria Administrativa da Presidência da República em Brasília, abre-se a concorrência para a produção de 10 (dez) filmes, a cores, de 30 segundos cada, desses que o governo veicula de graça nas emissoras utilizando seu horário obrigatório distribuído durante o dia.
• MENOS PRÊMIOS LÁ FORA - A maxi foi fatal para a participação das agências brasileiras em festivais internacionais de propaganda, salvando-se apenas os mais respeitados, como o SAWA, que possam justificar o investimento. Com a restrição do envio de dólares no black, como enviá-los às escondidas, correndo todos os riscos? Nenhuma agência porém soube aproveitar o fato tão bem promocionalmente quanto a DPZ, que divulgou que iria cancelar sua participação em tais festivais "adotando uma posição coerente com a realidade econômica do país". A DPZ ainda fez média com as premiações brasileiras, incluindo no release que passará a emprestar maior prestígio às promoções nacionais do setor, que vem crescendo em qualidade e importância, oferecendo um panorama mais realístico do nível da propaganda brasileira".
• O DIREITO DOS EMPRESARIOS - Dia 28, segunda-feira, o Sindicato das Agências de Propaganda do Rio realizará uma mesa-redonda sobre Direito do Trabalho, das 14 às 18h30min, em sua sede. A coordenação é da Dra. Helena Zoia.
• UM CLIENTE QUENTE - A Redinger conquistou a conta da Geltec, fabricante de bebedouros de água gelada e de freezers Elegê, fornecidos inclusive para a Brahma e Coca-Cola.
• CLASSIFICADOS - Essa pode ser uma ótima oportunidade para as agências que estão procurando instalações em Botafogo: um prédio de 3 andares, com 590m2 de área construída e habilitação comercial em uma rua do Humaitá. Quem estiver interessado pode nos procurar pelo telefone 266-3131, que faremos o contato com o proprietário, amigo nosso.
• PÃO PÃO, BOLO BOLO - Corrigindo: são da Plus-Vita e não da Pullmann os pães e bolos que a menininha come na casa da Família Urso, e que deram à Propeg a condição de finalista do Profissionais do Ano no Rio.
• JB PÕE PUBLICITÁRIOS PARA CORRER - Já está marcada para 13 de março às 17 horas, na Lagoa, a I Corrida de Publicitários que a revista Viva, da Editora JB, promoverá no Rio. No dia anterior, 12 de março, às 16 horas, e no Ibirapuera, será a vez dos publicitários paulistas correrem. As inscrições já estão abertas na própria Editora JB.
• EXCETO EM SÃO PAULO - A SIMA passou a representar comercialmente em todos os outros Estados brasileiros o jornal Correio Popular, de Campinas, um dos principais veículos da região.