Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/FEV/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Redinger é a mais nova pequena agência do Rio

Luiz Redinger, que há cerca de 2 meses desligou-se da Redinger & JG Publicidade (que por sua vez passou a se chamar S,B&JG), acaba de fundar uma nova agência: a Redinger Publicidade, em sociedade com seu irmão Silvio Redinger, o conhecido caricaturista Redi.
A Redinger começa a funcionar com os mesmos clientes que Luiz atendia em sua antiga agência, ou seja, Madeusa (óculos Staroup, Clodovil e Lafitte), Sperry, Pfaff (Máquinas de costura), Empilhadeiras Ameise, Alfredo Buchheim, Abusa, entre outros. Estruturalmente, a Redinger Publicidade inicia suas atividades com o próprio Luiz Redinger no planejamento e atendimento, e tendo como criadores o redator Stanley Chevalier e o diretor de arte Chisnandes.

Universal & Grey pega parte da Sul América

O Grupo Sul América decidiu entregar a parte de sua conta correspondente à Sul América Capitalização, Bandeirantes de Seguros e Sul América Imóveis para a Universal & Grey Publicidade, agência do Grupo Supergasbrás associado à internacional Grey Advertising.
Desde 16 de novembro de 1982, quando a Sul América (por força de sua separação do Bradesco) viu-se levada a não mais poder trabalhar com a Salles/Inter-Americana, passando sua conta para a MPM, já se comentava a possibilidade de a empresa adotar uma segunda agência. Neste período, com a definição de filosofias comuns de trabalho entre os dois Grupos, a Sul América oficializou também a U&G como sua agência.
Com a MPM, no entanto, continua toda a parte de propaganda, promoção e relações públicas da Sul América de Seguros, com todos os seus produtos, correspondendo a 95% da verba do Grupo Sul América, estimada, para 1983, em um e meio bilhão de cruzeiros.

O Colunistas está voltando

Será lançado este fim-de-semana, no Rio, através de uma inteligente campanha de TV e jornal, criada pela Caio Domingues & Associados, o 2º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, promoção que desde o ano passado já se consagrou no mercado publicitário carioca. Não há no Rio quem não se lembre do sucesso obtido pela promoção em 1982, quando o Prêmio chegou ao Rio patrocinado pela ABP-Associação Brasileira de Propaganda e divulgado pela explosiva campanha "Comando de Caça aos Colunistas", criada pela MPM.
Este ano, quando serão julgadas as peças publicitárias criadas no Rio e veiculadas em 1982 em qualquer mercado nacional ou internacional, o Prêmio Colunistas vem com inúmeras novidades. Há toda uma nova série de categorias e modalidades de inscrição, tomando o julgamento mais justo. Os jurados, já confirmados, serão os Colunistas Publicitários do Rio de Janeiro -- Genilson Gonzaga, José Roberto W. Penteado Filho, Lucia Leme, Marcia Brito e Marcio Ehrlich -- e, como convidado especial, Armando Ferrentini, editor de Asteriscos (Diário Popular-SP) e criador do Colunistas-Nacional.
O prazo de Inscrições para o 2º Prêmio Colunistas-Rio é 7 de março, e os regulamentos e fichas de inscrição já poderão ser retirados a partir de hoje na Secretária da premiação que funcionará na Dinâmica de Comunicação, à Praia de Botafogo, 340 gr. 210, com o telefone 266-3131.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Archi+Grafio
N.R.: Anúncio publicado na edição impressa da Janela Publicitária

• EM FAMÍLIA - Agitação no mercado pernambucano: Giuliano Bianchi, depois de 7 anos na agência de seu pai Ítalo Bianchi, transferiu-se para a Abaeté Propaganda, como diretor de atendimento da matriz da agência, em Recife.
• NA CIDADE - José Domingues Torres Filho assumiu a Chefia de Publicidade das Emissoras Rádio Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. E no Sistema Rádio JB a novidade é que já está funcionando a Rádio Cidade FM de Goiânia, unindo-se a uma rede da qual fazem parte Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Em qualquer outra capital o nome Rádio Cidade não só é falso como ilegal. A marca foi devidamente registrada pelo JB, que inclusive já andou processando algumas emissoras que se julgaram espertas.
• NA CAPITAL - Já que o assunto é Rádio, o presidente da Rede Capital, Edevaldo Alves da Silva, informa que Elvio Mencarini assumiu a Superintendência Geral de toda a Rede, incluindo a emissora de TV que o grupo opera em Brasília. Dentro da equipe de Mencarini, a área comercial foi entregue a Sérgio Terçarolli. No Rio, quem entra para a Rádio Capital é Sergio Percope, ex-Bandeirantes.
• PESQUISANDO - A Divisão de Pesquisa da Lage Stabel & Guerreiro/SBDO tem agora como gerente Jaime Troiano, ex-Lintas e Videotexto/Telesp. Criada há um ano e meio, a Divisão de Pesquisas da LSG/BBDO presta assessoria aos clientes da agência além do desenvolvimento de projetos internos.
• PEDROSA COBRIU - O diretor de arte Delano D'Avila acabou não saindo da Pubblicità. A proposta que lhe fez a Standard foi coberta.
• ANUÁRIO DE 82 - Excelente a edição especial da revista Propaganda, de janeiro de 1983. As 33 maiores agências do país mereceram uma resenha de suas atividades durante 1982 com farta citação de números e reprodução de melhores trabalhos. Enfim, está um verdadeiro anuário da propaganda brasileira. Oportunamente, vale citar que toda a edição foi patrocinada pela Rede Globo de Televisão, que encartou seu folheto "Desligue a crise: ligue a Globo".
• BOAS VERDADES - Notável também é o portfólio montado pelo Jornal do Brasil com a reprodução das principais primeiras páginas de seu caderno especial Eleições, acompanhado dos anúncios da "campanha da verdade", que o jornal veiculou para demonstrar os acertos de sua equipe nas apurações das últimas eleições. Uma campanha, aliás, de extrema coragem e força, em que o lay-out "all type", bem aplicado, enriqueceu a comunicação. Por questão de Justiça, vale citar que a agência foi a MM&C­Rego Monteiro.
• POUCO TEMPO - Sexta-feira próxima é o último dia para as inscrições no Prêmio Jeca Tatu, promovido pela CBBA para valorizar a utilização da linguagem e dos valores culturais brasileiros na propaganda. No Rio, os regulamentos podem ser solicitados pelo telefone 224-2840, com o Sr. Jomar Pereira da Silva.
• EDIÇÃO DE OURO - A Editora Abril continua criativa em seus brindes promocionais. Agora é um peso de papéis em forma de barra de ouro que está sendo enviado aos publicitários para comunicar que "anunciando em VIP de março, você estará fazendo uma aplicação de alta liquidez, como o ouro", Exame VIP, aliás, segundo a Abril, tem 64% de seus 80 mil exemplares na classe A, e 93% nas classes A e B.
• DANDO TRATOS A BOLA - Depois do Bambolê, os Trapalhões lançam para a Estrela um novo quebra-cabeças, batizado de "Bolamania". A campanha é da Gang, e entrou no esquema "dois" da Renato Aragão Produções Artísticas. Ou seja, entra a marca dos Trapalhões, mas no filme não aparece o Renato. Só Dedé, Mussum e Zacarias. Com um preço muito mais em conta, é claro.
• SOBRE AS ENTRELINHAS - Uma iniciativa ousada: Luís Costa Filho, da Costa Filho e Associados, está para lançar a revista "Crítica da Informação", com a tiragem inicial de 20 mil exemplares, e destinada a analisar o que sai publicado nos demais veículos de comunicação do país. Na equipe, diversos especialistas em comunicação jornalística. Curiosamente, ainda nenhum em comunicação publicitária. A revista espera alcançar também os profissionais brasileiro de comunicação, estimados em 50 mil, atualmente.
• CRESCENDO - Haroldo de Andrade é o novo Diretor Comercial da Rádio Bandeirantes no Rio. Haroldo e Paulo Lopes foram responsáveis pelo grande crescimento da audiência da rádio, depois que para lá se transferiram.
• TEORES PÚBLICOS - Corajosa a iniciativa da Souza Cruz em publicar os teores de alcatrão e nicotina de seu cigarro Columbia. Não seria nada mal os anúncios de cigarros no Brasil comportarem-se como os dos Estados Unidos, em que a divulgação de seus teores é uma norma. Vamos aguardar para ver se a Reynolds e a Philip Morris contra-atacam.
• SÓ NO RIO - Após três anos como Diretor Comercial do Interview, Francisco Araujo criou a F.A. Propaganda e Representações, que passa a representar a Inter Editora para assuntos de publicidade exclusivamente na área Rio. Seu endereço, no entanto continua o mesmo.