Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/FEV/1983
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Indicados os cariocas para os "Profissionais do Ano"

A Rede Globo realizou esta última terça-feira, em seu restaurante, no Rio, o julgamento local do Prêmio Profissionais do Ano, para a indicação dos comerciais que concorrerão aos prêmios Mercado Sudeste, Nacional, VT e Campanha. Foram selecionados pelo júri os seguintes trabalhos:
Prêmio Mercado Nacional: Aliança/CEF/Artplan), Ultraleve (Hollywood/MPM), Isto é Hollywood (Hollywood/MPM), Musical (CEF/MPM), e Hobbicat (Hollywood/MPM).
Prêmio Mercado Sudeste: Assalto I (Casas Pernambucanas/MPM), Brinquedo (Itapemirim/MPM), Sorvete sem nome (Sem Nome/Pacto), A menina e os ursos (Pullmann/GFM/Propeg) e Alô (Cetel/Pubblicità).
VT: Frente Ampla (Servenco/Estrutural), BarraShopping Elba Ramalho (Estrutural), Mar do Sul (João Fortes/MPM), Viagem ao Sistema Solar (Pepsi/Thompson) e Ilha da Fantasia (Servenco/Estrutural).
Comunitário: Linha Compartilhada (Cetel/Pubblicità).
Campanha: Plaza (Souza Cruz/MPM), Caderneta de Poupança Nacional (Sinal), Moreira Franco (Artplan) e Caderneta de Poupança (Almap).

Lançada no Brasil nova campanha da Coca-Cola

A Coca-Cola está lançando no Brasil sua nova temática de campanha ­ "Coca-Cola é isso aí", -- adaptação do slogan adotado nos Estados Unidos de "Coke is it". As peças, que começaram a ser veiculadas em Porto Alegre, chegaram na última semana a São Paulo e só logo após o Carnaval retomam sua subida em direção ao norte do País, com o começo da exibição no Rio de Janeiro.
Segundo George Teichholz, diretor da McCann Erickson (agência que detém a conta da Coca), a base da campanha são seis comerciais, nos quais, como principal característica, está a recolocação do produto como elemento dominante. Nas últimas campanhas, como "Coca-Cola dá mais vida" (1977 a 1979) e "Coca-Cola e um sorriso" (1979 a 1983), lembra Teichholz, havia mais situações "aspiracionais" nos comerciais. Agora, apesar de os filmes manterem os elementos "alegria" e "gente jovem", as situações de consumo estão ainda mais evidenciadas. Esta estratégia, aliás, diz o diretor da McCann, "vem em um momento muito oportuno, em que há uma ativação da concorrência", caracterizada pelo lançamento de Kita-Cola, da Brahma.
A expressão "É isso aí" por certo não soará como nova aos consumidores brasileiros. Na verdade, ela é diretamente derivada da campanha de Coca-Cola de 1972 a 1975 "Isso é que é", que também definia o refrigerante por si mesmo. A expressão "Coke is it". inclusive, afirma Jorge Giganti, diretor de marketing da Coca, deriva realmente da campanha brasileira (naquela época, o slogan em inglês era "It's the real thing"), levada ao mercado americano por Márcio Moreira, durante muitos anos diretor de criação da McCann no Brasil e atual "cabeça" de um dos principais grupos de criação da Coca-Cola em sua matriz.

Barão de Itararé saiu para "O povo da Bolívia..."

Hector Tortolano e Carlos Augusto Chiesa, da Novagência, de São Paulo, foram os grandes vencedores ao Prêmio Barão de Itararé, pelo anúncio "O povo da Bolívia agradece a visita do Presidente do Canadá", assinado pela própria agência, e considerado pelo júri como a peça publicitária mais irreverente e engraçada veiculada no Brasil em 1982. Um anúncio que, além de pertinente como peça publicitária -- já que vende bem os serviços de comunicação da agência -- também, como se comentou na hora do julgamento, mereceria facilmente ser manchete da edição do jornal A Manhã, se Aparício Torelli, o Barão de Itararé, ainda estivesse vivo durante a visita de Ronald Reagan ao Brasil.
Novagência - O Povo da Bolívia agradece a visita do Presidente do Canadá
N.R. (2020): Em dezembro de 1982, durante a sua visita ao Brasil, o presidente americano Ronald Reagen cometeu a gafe de, durante um jantar oficial, propor um brinde ao "povo da Bolívia".
O texto do anúncio da agência, veiculado em seguida, dizia:
Mesmo sendo a pessoa mais bem informada do mundo, um homem tem direito de errar. Se você tem tido problemas de comunicação com brasileiros, a Novagência pode ajudá-lo. Poucas agências de propaganda conhecem tão bem o mercado consumidor brasileiro quanto nós. Inclusive a sua capacidade de fazer piadas.


Menções honrosas

O júri, que se reuniu na última segunda-feira na sede da Pubblicità, patrocinadora do Barão de Itararé, levou quase quatro horas entre risos e debates para escolher o vencedor, no meio de 38 filmes, 31 VTs, 44 fonogramas e 25 trabalhos impressos (campanhas e peças isoladas) inscritos -- um número considerado bastante expressivo, se levarmos em conta o caráter específico da premiação.
Ao final, no entanto, os jurados Armando Ferrentini (presidente do Júri e editor da coluna Asteriscos), Jorge Giganti (vice-presidente da ABA), Elysio Pires (presidente da ABP), Pedro Galvão (ex-presidente do Conselho Nacional dos Clubes de Criação), Aires Vinagre (redator de humor da Rede Globo) e Marcio Ehrlich (colunista publicitário) decidiram também que, além do Grande Prêmio -- que por regulamento só poderia ser dado a um único concorrente -- os quatro outros trabalhos que chegaram à "finalíssima" mereceriam receber Menções Extremamente Honrosas, por sua alta qualidade como peças publicitárias eficientes e de grande humor. Foram estas as Menções:
* Filme "Itália", da MPM-CB para a Fiat. Criação de Paulo Leite Costa, Ercílio Tranjan, Sérgio Graciotti e Cristina Silva. Direção de Carlos Roberto de Barros, da produtora Sol.
* Filme "Assalto 1", da MPM-Rio para Casas Pernambucanas. Criação de Ronaldo Conde e Wilson Nóbrega. Direção de Carlos Manga, da produtora Arte-Rio.
* Spot "Garçom Português", da Caio para Bionorm/Merck S.A. Criação de Alexandre Machado.
* Spot "Incêndio", da Salles para a Sul América Seguros, Criação de Wagner Moraes; Armando Mihanovich e Equipe Salles-Rio. Produtora Avant Garde.
Os profissionais homenageados com as Menções Extremamente Honrosas e os vencedores do Prêmio Barão de ltararé receberão seus diplomas em uma solenidade cuja data ainda está para ser confirmada. Hector Tortolano e Carlos Augusto Chiesa também caberão um troféu-Caricatura do Barão de Itararé e a importância de Cr$ 873.000, correspondentes às 300 UPCs deste trimestre". Na ocasião, a Pubblicità está pretendendo promover uma exposição com todos os trabalhos que passaram pela primeira seleção do júri, compondo uma espécie de shortlist. Estes foram os trabalhos selecionados, e que representam o que se fez de melhor com o humor na propaganda brasileira:
FILMES: Dercy Gonçalves (Hering-Denison), Beliscão (Hering­Denison), Vincent Price (Servenco­Estrutural), O Pescador de Sandálias (Superhist/McCann), Restaurante (Limago/McCann), Madame (Atum Coqueiro/McCann), França (Fiat/MPM-CB), Alemanha (Fiat/­MPM-CB), Telecatch (De Angelis/MPM-CB), Galery (Banespa/Norton), Salão de Barbeiro (Banespa/Norton), Pereio Sentado (Pingo D'Ouro/Y&RI, Faquir (Papel Higiênico Camélia/Y&R).
VTs: Tavares (Cobal/Denison), Painho (Cobal/Denison), Tijuca Special Show (João Fortes Eng./Estrutural), Frente Ampla (Servenco/Estrutural), Apartamento (Banespa/Norton), Macalé (Praianinha/Publinews), Budapeste (Diário Popular/Leila&Maluf).
Archi+Grafio
N.R.: Anúncio publicado na edição impressa da Janela Publicitária
FONOGRAMAS: Bar Jakuí (Hotel Intercontinental/Caio), Fim de Semana (Hotel Intercontinental/Caio). Qualidade de Vida (Telesp/DPZ), FM (Pompéia Veículos/Matrix), Amigo de Banheiro (Sul América/Matrix). Médico (Trorion/Matrix).
PEÇAS IMPRESSAS: "A Humanidade está sempre duas doses abaixo do normal" (Bar Jakul/Caio), "Palheta lança o café impresso" (Café Palheta/Caio), Campanha "Frente Ampla" (Servenco/Estrutural), Material Promocional "Ebony Hotel" (SB&JG/Ebony Hotel), Campanha "Votar É" (PMDB-MG/Setembro), Campanha "Ponto Frio/O Povo" (Ponto Frio/SGB), Cartão "O Analista de Bagé" (VS Escala).
O objetivo do Prêmio Barão de Itararé, lembrou Carlos Pedrosa, diretor de criação da Pubblicità, está sendo plenamente alcançado, que é reavivar entre os publicitários uma consciência da importância que tem o humor como reforço a uma boa ideia, "principalmente em anos difíceis, como 1982, em que vimos o brasileiro tão menos alegre do que ele sempre foi". citou ele.
E o representante dos anunciantes no júri, Jorge Giganti (que também é diretor de marketing da Coca-Cola Indústrias) fez questão de encerrar a reunião do júri com um recado aos publicitários de agência, principalmente os de criação e atendimento:
- Não tenham medo de ser ousados -- disse Giganti. E também não tenham medo de ser engraçados ou irreverentes com os trabalhos que forem apresentar ao cliente. Muitas vezes, o que é uma pena, o cliente só descobre as melhores ideias da agência quando circula entre as salas do pessoal de criação.