Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/DEZ/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Prêmios & Prêmios

• A Pubblicità convidou o conhecido escultor e caricaturista Zé Andrade para criar a escultura­troféu do Prêmio Barão de Itararé, que a agência está patrocinando, e dará quase um milhão de cruzeiros ao anúncio ou comercial mais engraçado ou irreverente de 1982. As inscrições já estão abertas, e informações e o regulamento podem ser conseguidos com Márcia Brito, pelo telefone (021) 266-3131, na Dinâmica de Comunicação, na Praia de Botafogo nº 340 grupo 210, no Rio.
• Outro prêmio milionário que não pode ser perdido pelas agências e criadores é o Profissionais do Ano, da Rede Globo, cujas inscrições encerram-se dia 30 de dezembro. No Rio, as informações estão a cargo de Elvira Vivas.
• E o 1º Prêmio Colunistas-Promoção será julgado este sábado e domingo em São Paulo, pelos colunistas publicitários. Do Rio, participam Marcio Ehrlich, Jomar Pereira da Silva e José Roberto Penteado. Quem não mandou seu material, agora só se entregar ainda esta sexta-feira ou sábado de manhã, no Hotel Jaraguá, na capital paulista, onde o júri se reunirá. Se achar que ainda dá tempo, pegue correndo o regulamento na Dinâmica, pelo mesmo endereço e telefone lá de cima.

Camel já tem nova agência

A R. J. Reynolds Tabacos do Brasil oficializou esta semana a entrega da conta dos cigarros Camel à Caio Domingues & Associados, que já a vinha atendendo com River, Vila Rica e St. Moritz, além de trabalhos através de sua nova Divisão de promoções.
Camel, que só foi lançado até hoje no mercado teste de Campinas e no Rio, ainda terá o grosso da campanha de lançamento veiculada nos próximos meses, pelo que a lógica indica. Tanto esta marca quanto Winston estavam com a Lage Stabel & Guerreiro/BBDO, que abriu mão da conta no final de novembro.

MPM de novo em Brasília

A MPM Propaganda vai atender, pelo segundo ano consecutivo, a conta do Governo do Distrito Federal, conforme a decisão da Comissão de Licitação que ainda avaliou propostas de outras 11 agências que se apresentaram isoladas ou divididas em 7 consórcios.
A decisão, não usual, já que o GDR vinha anualmente -­ de acordo com as estimativas -- um faturamento de cerca um bilhão de cruzeiros, em 1983, para a MPM.

Glaxo entra na área popular

O laboratório Glaxo do Brasil, tradicional na área ética, decidiu entrar também na área popular e deverá lançar, inicialmente em 1983, uma "pastilha para a garganta", segmento cuja concorrência (principalmente Vlck e Cepacol) investe cada um em torno de 200 a 250 milhões de cruzeiros anuais.
A campanha já está sendo preparada pela Lintas.
Sediada no Rio, a Glaxo está Inclusive para inaugurar, em março de 1983, uma nova fábrica neste Estado, onde produzirá algumas substâncias até hoje importadas para seus medicamentos.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

As rádios Educadora, de Piracicaba - SP, e Intersom­FM, de São Carlos - SP, são as novas representadas da Cadeia Verde-Amarela/Rede Bandeirantes de Rádio no Rio e São Paulo Capital.
• • •
Falando em rádio, o Sistema Jornal do Brasil está tomando medidas judiciais contra as emissoras que não fazem parte de sua Rede Cidade, mas utilizam-se deste nome para dar a impressão. Em Fortaleza, por exemplo, existe uma Rádio Cidade de Fortaleza. No papel timbrado, o "Cidade" aparece grande, enquanto o "de Fortaleza" bem menorzinho...
• • •
No Rio, a Rádio Jornal do Brasil promete uma novidade fabulosa: vai transmitir, dias 14, 21 e 28 de dezembro, pelo programa "Clássicos em FM" (patrocinado pela Ibéria), gravações estereofônicas digitais através de leitura com raio laser, diretamente de sofisticados vídeo-discos (pena que não temos o vídeo). As músicas são de primeira ordem: Sinfonia Novo Mundo, de Dvorak, e os poemas sinfônicos "Minha Pátria", de Smetana.
• • •
A CBBA muda-se esta semana para a Av. Rio Branco, 131/20º andar.
• • •
Francisco Abreia, produtor de RTV que conseguiu vários prêmios para a Artplan, saiu da agência e transferiu-se para a Flori, para onde também já havia ido Manoel Mendonça, ex­diretor de mídia da Artplan.
• • •
A própria Rede Globo tem consciência de que o seu Show das Eleições foi uma comédia de erros. Mas isto não node fazer esquecer o mérito da emissora na excelente Campanha do Voto Vinculado, que foi ao ar nas últimas semanas para esclarecer o mistério da vinculação, e ajudou o país a conseguir este número tão expressivamente baixo de votos anulados.
• • •
Para comemorar seu 7º aniversário, a Saldiva & Associados Propaganda organizou terça-feira um jantar black-tie no Gallery, em São Paulo, com apresentação do Quinteto de Cordas da Sinfônica do Estado. Agência paulista não faz por menos.
• • •
A Quimigráfica promoverá dia 16 próximo, em sua sede, um coquetel para brindar o título de Fornecedor do Ano/1982, conferido pela ABP, a Volker Broekhaus, diretor da empresa.
• • •
Já estão praticamente esgotados os convites para o jantar anual da ABP, que este ano será dia 14 de dezembro, no Rio Palace, com show de Zezé Motta. Para os interessados, os telefones da ABP são 233-1197 e 233-1492.
• • •
A Jodaf inaugura hoje, em São Paulo, sua nova e mais ampla sede. A produtora de João Daniel e Hugo Tikhomiroff ficará agora na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4435, com os telefones (011) 852-8211 / 853-1535 e 280-6757.
• • •
A Câmara de Comércio Americana, através de seu VI Concurso de Desenho Industrial, considerou vencedor o projeto "Assento para micro-cirurgião", criado por alunos da PUC. No júri, os publicitários Carlos Estevão, diretor de arte da Caio, e Aroldo Araújo.
• • •
A revista Casa Claudia, editada pela Abril, chegou a uma conclusão interessante: com a crise crescente, cada vez mais o lar passará a ser curtido pela família, inclusive como local de lazer e de convívio social. Por isso, conta Olga Kreu, editora da Casa Claudia, a publicação agora vai passar a incluir em suas páginas, além das matérias de decoração, dicas para um melhor aproveitamento das situações e das coisas de casa. Boa sacada.
• • •
Luiz Edgar Tostes é o novo presidente do capitulo brasileiro da International Public Relations Association para o biênio 82/84. Tostes é o gerente da Editora Abril em Brasília há 15 anos.
• • •
Cultura e Publicidade cada vez mais se integram no Brasil, de formas muito gratificantes. A Souza Cruz, que há muito investe em cultura, patrocinou, dentro do Projeto Almirante, da Funarte, a produção de dois magníficos discos: Tributo a Garoto e Vivaldi & Pixinguinha, que sem este patrocínio dificilmente poderiam ser editados. E a Sul-América Seguros, dentro de seu VI Circuito Sul América de Música Erudita, está lançando o primeiro álbum de gravação (por orquestra brasileira) das Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. Para marcar o evento, a Sul América fará um concerto no Teatro Municipal dia 15, com a Sinfônica Brasileira regida por Karabtchevsky,
• • •
O comercial de Vick Vaporub "Nariz tapato" (com t mesmo) alcançou 55% de lembrança espontânea no teste "day-after-recall", quando a média na categoria é 24%, segundo a LPM Burke. O filme foi criado e produzido no Rio, pela Jodaf, tendo como dupla de criação Alcides Fidalgo e Zianno Grigoli, e João Daniel como diretor.