Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Thompson e Royal, juntos há 50 anos
Um fato raro na publicidade mundial, mas que aconteceu no Brasil, e mais precisamente, no Rio: a J. W. Thompson Publicidade e a Fleischmann & Royal Produtos Alimentícios comemoraram esta semana 50 anos de relacionamento ininterrupto Agência-Cliente. Desde novembro de 1932, quando se instalou neste país, a F&R já começou a trabalhar unicamente com a Thompson, rotina que só foi interrompida há cerca de 11 anos, quando a empresa absorveu a fabricante de leite em pó Glória, e manteve a agência que atendia a conta. Em 1981, para lançar seu novo produto Refresco Royal, cuja estratégia de lançamento atacava o segmento de refrigerantes, a F&R mais uma vez dividiu sua conta, já que a Thompson também tinha como cliente a Pepsi-Cola. Hoje, a Almap atende a linha de leites e do Refresco Royal, ficando o restante com a JWT.
Mas tanto a Royal como a Thompson comemoravam também, durante o coquetel, seus excelentes resultados em 1982. A Royal, segundo soubemos, garantiu em 1982 um aumento de 50% em volume de vendas, e a Thompson-Rio, de acordo com seu gerente Eugênio Figueiredo, cresceu este ano 300% sua receita, dando um passo largo na recuperação da brutal queda que a agência teve há 3 anos quando perdeu a conta de Souza Cruz.
Não por acaso, uma outra conta de cigarro está fortalecendo a agência: a conta da R.J.Reynolds, de quem a JWT já atende Century e, pelo que se comenta inclusive internamente na RJR, viria a atender Winston, hoje em mercado teste em Campinas, e se despendido da Lage Stabel & Guerreiro-BBDO. A marca Century, após o início desta campanha que está sendo veiculada, viu passar suas vendas semanais de 4,7 milhões de cigarros para 6 milhões, ou seja, um incremento de 27,6% em sua participação neste concorrido mercado.
Colunistas vão julgar trabalhos promocionais
O júri do Prêmio Colunistas se reúne dias 11 e 12 em São Paulo para o julgamento do 1º Prêmio Colunistas Promoção, uma nova divisão do Colunistas para avaliar desde embalagens, material de ponto de vendas até campanhas de marketing direto, ou seja, tudo o que for relacionado com a atividade promocional.
As inscrições para o Colunistas Promoção encerram-se dia 7 de dezembro, e no Rio, devem ser feitas na Dinâmica de Comunicação, onde também se encontram os regulamentos e as fichas de inscrição. O telefone para informações é 266-3131.
No Conar, a saída para a regulamentação profissional
Transformar a Comissão Nacional de AutoRegulamentação Publicitária - Conar em Conselho de Ética Profissional para abranger também a regulamentação da profissão é a proposta de Emmanuel Público Dias que venceu o Prêmio A Tarde de Propaganda, instituído pelo jornal baiano para a melhor tese em benefício da regulamentação profissional.
Pela proposta de Emmanuel, o Conar passaria a fiscalizar não só o produto publicitário, como os responsáveis por ele, definindo os critérios para a obtenção do registro profissional. Com isso, diz ele, seria evitado mexer na Lei 4.680, que regula o relacionamento comercial Cliente-Agência.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Após uma eleição tumultuada (apenas uma urna para 1.500 votantes), a chapa de situação, liderada por Túlio Xavier, foi escolhida para a próxima gestão do Conselho Regional de Relações Públicas, vencendo a chapa de Carlos Alberto Rabaça pela apertada vantagem de 69 votos.
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A Gasox Comercio e Indústria Ltda., fabricante de gases industriais e equipamentos de segurança, e a Mister Pizza, uma promissora cadeia de pizzarias, com lojas no Rio e São Paulo, entregaram suas contas para a Caio Domingues. A Caio, aliás, está com novo diretor em São Paulo: Humberto Pires, que vem de estruturar a Caio-Brasília. Na CaioSão Paulo, Ernane Jorge passa a diretor de atendimento.
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Consuelo Badra, a mais polêmica colunista social de Brasília, acaba de lançar seu livro "As Coisas da Corte", editado pela Dom Quixote Editora. Pelo trânsito que Consuelo realmente tem no Palácio e em seus anexos, o livro tem tudo para ser um novo best-seller alcançado pelos colunistas sociais brasileiros.
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A Aroldo Araújo Propaganda promoveu Leila de Souza a Supervisora de Mídia, e contratou Álvaro Magalhães, ex-Prosper, para sua direção de arte.
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Completa 10 anos dia 10 de dezembro o Jornal de Brasília, ligado à Organização Jaime Câmara - maior grupo de comunicação do Centro-Oeste brasileiro. Junto com ele estão duas emissoras de TV, três de rádio e mais dois jornais, o Popular, de Goiânia, e Tocantins, de Araguaína. O Jornal de Brasília por três vezes já obteve O Prêmio Esso, inclusive a nível nacional.
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A agência Assessor reafirma sua convicção de que o investimento em atividades esportivas dá retorno à empresa. Em maio passado, ela própria lançava a publicação "Esporte & Publicidade", e agora, seu time de vôlei, vestindo uma camiseta esportiva escrito "Assessor", venceu O Torneio BRJ de Quadras Mistas, realizado em Ipanema. É uma elogiável atitude promocional.
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Há mais do que uma mensagem publicitária no filme "Orquestra", das Sendas, segundo Adilson Xavier, diretor da Casa Propaganda. Há o simbolismo da orquestra, cujos músicos representam o povo brasileiro, abandonando a partitura imposta pelo maestro, e provando que sabem tocar sozinhos e em total harmonia. A descontração acaba contagiando o maestro e transformando tudo num show de alegria. O filme, propositalmente ou não, no seu início coincide com o que aconteceu nas últimas eleições.
Falta ver agora a posição dos maestros.
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Se vem uma crise também para o mercado publicitário em 1983 ainda é cedo para dizer. Mas já podemos verificar que vários anunciantes estão veiculando para este Natal os mesmos comerciais do ano passado, ao contrário de produzir novos filmes. Entre eles, o da Pernambucanas "Caixa": e o do Rio Sul "Casa do Papai Noel".
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A Editora Jornal do Brasil vai lançar em 83 seu anuário analítico da conjuntura empresarial brasileira. O anuário se chamará "Brasil S.A.".
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