Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/NOV/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio ganha Grand Prix no festival do Japão

A MPM-Rio acaba de receber o Grande Prêmio do Festival Internacional de Filmes Publicitários do Japão, na categoria de filmes de 30 segundos, com a peça “Bate Bunda” criada para as Casas Pernambucanas. Os filmes mostra, para uma venda especial de jeans, uma série de modelos femininos vestindo jeans e sendo utilizadas como atabaques de um ritmo latino. A criação foi de Ronaldo Conde e Bob Gueiros, o RTVC de Fredy Nabhan e Sérgio Cardoso, a direção de Carlos Manga, a produção da Arte Rio, o atendimento de Eduardo Jardim e a aprovação de Romildo Peçanha e Pedro Arlotta.
No Festival de Nova York, além dos 4 filmes de clientes cariocas aqui noticiados semana passada, mais um foi premiado com a Medalha de Prata: “Baralho”, criado pela Lintas para a Vodca Natasha, do Ron Bacardi.

51 – uma boa ideia de publicidade

Um índice de 86% de identificação correta e espontânea do produto foi o que conseguiu a Lage Stabel & Guerreiro após somente 6 semanas de veiculação, no Rio, a campanha da caninha Pirassununga 51. A pesquisa foi realizada em locais frequentados pelo público alvo do produto ou seja, filas de ônibus, estação da Central a Cinelândia, segundo nos informou a agência.
Lançada com sucesso, há 4 anos em São Paulo, a campanha publicitária “51 – Uma boa ideia” só chegou ao Rio há alguns meses acompanhando o aumento da capacidade de produção de sua fabricante, a Muller, Franco, que não abria mão de manter o famoso – entre os conhecedores – alto nível de qualidade do produto. Seus resultados de venda inclusive no Rio, confirmam o acerto de estratégia de deliberadamente os comerciais não especificarem claramente do que se trata o produto. A simples exposição da garrafa na assinatura dos comerciais e nos outdoors tornavam óbvia a percepção por parte de todo o público. Com isto, diz a agência evita-se de usar expressões “pinga”, “cachaça”, “aguardente de cana” ou qualquer outra expressão “menos nobre”. A publicidade, afirma a LS&G/BBDO, “deveria refletir o universo consumidor com o cuidado de, sendo real, não mostrar uma realidade indesejável”.
Além disso, as pesquisas determinaram que aspectos como gosto, cor, tempo de maturação, etc., não poderiam ser usados na propaganda como diferenciais exclusivos, por não serem percebidos pelo consumidor. E ressaltar o fator qualidade seria lugar comum.
Como resultado, o número 51 passou a ser sinônimo de “boa ideia”, inclusive em situações como o ministro Delfim Netto, em entrevista à TV Globo ao ser questionado se determinada medida não seria uma boa ideia, responder sorrindo que “Boa ideia é 51”.

ABM elege destaques de Marketing de 82

O Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa – CEBRAE – receberá da Associação Brasileira de Marketing, este ano, por seu destacado desempenho, o prêmio Mérito de Marketing, o mais importante concedido regulamente pela entidade. A entrega será realizada dia 6 de dezembro, no Hotel Intercontinental, às 10 horas em cerimônia para a qual foi convidado o vice presidente da república, Aureliano Chaves.
Na ocasião também receberão homenagens outras 13 empresas de diversas áreas, premiadas pela ABM como Destaques de Marketing de 1982. São elas:
• Área de Produtos para a Família: Jornal do Brasil;
• Área Promocional: Casa da Moeda;
• Área de Pesquisa: IBOPE;
• Área de Produtos para Indústria e Comércio: Papais S/A;
• Área de Serviços Financeiros: Cartão Verde Amarelo da Associação de Banco Comerciais Estaduais;
• Área de Marketing Esportivo: Clube de Regatas do Flamengo;
• Área de Varejo: Hermes Macedo S/A;
• Área de Desenvolvimento Tecnológico: D.P. Vasconcelos S/A;
Área de Promoções: Artplan Promoções.

Sul América já tem sua nova agência

A Sul América de Seguros acaba de decidir que a MPM Propaganda passará a ser sua nova agência de publicidade. A MPM sucede a Salles/Inter-Americana, que abriu mão da conta após o rompimento entre o Bradesco (também seu cliente) e a Sul América.
No momento, a MPM e a Sul América estão ultimando os termos da carta-acordo, para o atendimento desta que foi uma das mais cobiçadas contas publicitárias do Rio de Janeiro, e do país, nas última semanas. Para 1983, estima-se que a verba da Sul América alcance a cifra de um e meio milhões de cruzeiros.

Conta da Reynolds sofre mudanças

A Lage Stabel & Guerreiro/BBDO e a R. J. Reynolds Tabacos decidiram romper o acordo de trabalho que mantinham há pouco menos de um ano, devido a incompatibilidade filosóficas. Com isto, deverão trocar de agências, aproximadamente, as contas dos produtos Winston (ainda em mercado teste de Campinas) e Camel (lançada apenas do Rio e no mercado teste e Campinas), ambas atendidas pela LS&G/BBDO.
A Reynolds também é atendida pela Caio (River, St.Moritz, Vila Rica), CBBA (Chanceler e LS) e J. W. Thompson (Century), e ainda não decidiu se remaneja Winston e Camel entre suas atuais agências ou escolhe os serviços de uma nova.

Doze agências disputam o GDF

Doze agências divididas em oito grupos se qualificaram esta semana para concorrer à conta do Governo do Distrito Federal em 1983, avaliada em um milhão de cruzeiros. Na próxima semana, estas agências estarão apresentando oficialmente suas propostas, para que, antes do fim do ano, possa ser divulgado o nome do consorcio ou agência vencedora.
Estão concorrendo a MPM (atual agência do GDF); Consórcio Salles, DPZ e Grupo Jovem; Norton; CBBA; Consórcio Denison e Atual; SGB; Consórcio Assessor e GBP; e Cannes.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• A Caio Domingues criou um departamento de promoções para atender não só a seus clientes como a outras empresas. A Caio Promoções está funcionando na antiga casa da agência no Cosme Velho, sendo dirigida por Raimundo Castelo.
• A Artplan está abrindo uma filial em Belo Horizonte, que será dirigida pelo radialista Adilson Carneiro.
• Sani Sirotsky e Carlos Alberto Parente, da SGB, viajaram para os Estados Unidos para acertar o acordo operacional que a agência está firmando com o grupo Compton e a Saatchi & Saatchi, uma das maiores agências do mundo, com atuação em 34 países. Era exatamente para as despesas desta viagem que Sani Sirotsky, tinha em casa essa aquele Cr$ 5 milhões, que os ladrões lhe levaram semana passada.
• Eugênio Saller, presidente da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, foi também eleito presidente do Capítulo Latino Americano do IUAA – International Union of Advertisers Association, para o próximo biênio.
• A conta da Comind passou para a Standard Ogilvy & Mather em regime de full-service.
• A revista Penthouse contratou Márcio T. Oliveira (ex-Isto É, Vogue, Ed. Abril e Bloch para sua Direção Comercial).
• O programa mensal da Riotur, editado há 8 anos em formato de bolso, passará para o formato de revista, sendo produzido e comercializado pela Quatrocom Propaganda, com 20 mil exemplares.
• Falando em turismo, o jornal O Globo editará dia 9 de dezembro uma cobertura especial de turismo, apresentando 14 roteiros de viagens no Brasil e no exterior. O fechamento publicitário será dia 3 de dezembro.
• A Salles Inter-americana acredita que fechará este ano como a 2ª maior agência do país, ficando abaixo apenas da MPM Comunicações. A informação é de Paulo Roberto Lavrille, vice presidente da empresa, baseado no desempenho do mercado brasileiro de 1982.
• A SSC&B: Lintas já está distribuindo aos interessados seu “Mídia & Mercado”, edição 1983, publicação com dados os mais atualizados sobre a composição do mercado brasileiro, e o comportamento dos diversos veículos. Segundo “Mídia do Mercado”, os investimentos estimados em propaganda em 1982 foram de Cr$ 515 bilhões, correspondendo a 0,98% do PNB – e maior porcentagem nos últimos 8 anos.
• Francisco Petit, o P da DPZ, inaugura, dia 24, no MASP, sua exposição “Paisagens da Catalunya”, com reminiscências de sua última viagem à terra natal.
• Medeusa-De Luxe é a mais nova conta da Redinger & JG e que está lançando, para o verão 81, a coleção de óculos com a grife Clodovil Hernandes.