Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
ABP escolhe Destaques
Quinze profissionais do mercado carioca foram selecionados esta quinta-feira pela Diretoria da ABP, reunida na sede da entidade, como os Destaques do Ano de 1982, para receber seus diplomas no jantar comemorativo do Dia Mundial da Propaganda, que ocorrerá a 14 de dezembro, no Rio Palace.
Além destes quinze, a ABP também decidiu homenagear Bastos Tigre, que foi publicitário, e comemora em 1982 seu Centenário.
Estes são os Destaques do Ano:
• Atendimento de Agência: Carlos Areias (Salles)
• Atendimento de Veículos: Osmar Gonçalves (Bloch)
• Cliente: Ernane Neves (Souza Cruz)
• Comunicação Social: Lúcia Di Biase (BNH)
• Diretor de Arte: Joaquim Pecego (Salles)
• Diretor de Comerciais: Sílvio Campos Silva
• Fornecedor: Volker Brockhaus (Quimigráfica)
• Fotógrafo: Klaus Meyer (Câmera Três)
• Mídia: Orlando Lopes (CBBA)
• Pesquisa: Ignácio Machado (IBOPE)
• Planejamento: Neil Hamilton (Almap)
• Produção de Comerciais: Eugênio Fernandes (Globotec)
• Produção Gráfica: Paulo Celso (MPM)
• Redator: Paulo de Tarso (MPM)
Rio ganha 4 medalhas no Festival de Nova York
O alto nível criativo em que se encontra atualmente a propaganda brasileira mais uma vez foi reconhecido em um festival publicitário internacional. O Brasil obteve uma excelente colocação no Festival de Nova York, com cerca de 10 filmes premiados com medalhas, segundo as últimas informações colhidas no mercado a respeito (a organização do Festival não divulga todos os seus resultados para o Brasil, enviando apenas cartas para as agências selecionadas).
A participação do Rio levou este mercado a conquistar (segundo as últimas informações) quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Estes foram os premiados cariocas:
• OURO: "O Sheik"
Cliente: Casas Pernambucanas
Agência: MPM
Criação: Ronaldo Conde e Bob Gueiros
RTV: Fredy Nabhan e Sérgio Cardoso
Produtoras Arte Rio
Diretor: Carlos Manga
Aprovação: Romildo Peçanha e Pedro Arlotta
• PRATA: "Linha Compartilhada"
Cliente: CETEL
Agência: Pubblicità
Criação: José Guilherme Vereza e Carlos Martins
RTV: Milton Fernandes
Produtora: Jodaf
Diretor: João Daniel Tikhomiroff
Aprovação: Marcus Antônio Kruel
• PRATA: "Trem"
Cliente: Souza Cruz Plaza
Agência: MPM
Criação: Paulo de Tarso e Eduardo Corrêa
RTV: Fredy Nabhan e Jean Pierre Resmond
Produtora: Cena Filmes
Diretor: Sílvio Bastos
Aprovação: Oscar Bonilha
• BRONZE: "Creche Casulo"
Cliente: LBA
Agência: MPM
Criação: Cecília Sardenberg e Heloisa Rangel
RTV: Fredy Nabhan e Jean Pierre Resmond
Produtora: Claquete
Diretor: Tito Teijido
Aprovação: Léa Leal
Campanha de Ovomaltine gera sucesso de venda
Um dos bons comerciais atualmente na televisão é o de Ovomaltine, "Energia Colorida", criado pela Proeme Campbell-Ewald. Segundo nos informou Ivan S. Pinto, presidente da agência, este filme de 15 segundos é a continuação de uma estratégia iniciada pela Wander, fabricante do produto, em 1979, e que a levou a conquistar um Top de Marketing em 1980, fruto de um aumento de 47% em suas vendas em tonelagem, dentro de um mercado que cresceu, globalmente naquele ano, apenas 13,4%.
O case-history é interessantíssimo. Partindo da constatação, por pesquisas, de que o consumidor considerava Ovomaltine um produto mais nutritivo e vitaminado, porém de sabor não tão bom quanto o líder da categoria, fator fundamental para a compra de achocolatados, tradicionalmente destinados à criança, como "milk modifier", a Wander e a Proeme decidiram ousadamente abandonar o segmento de público infantil para conquistar o usuário jovem/adulto, de 14 a 24 anos, este sim mais preocupado com o produto do seu ponto de vista alimentar, ou seja, como repositor das energias despendidas em atividades escolares, esportivas e sociais.
Posicionado o produto como o achocolatado do jovem/adulto, a comunicação adotou o tema "Ovomaltine, bebida de gente grande", suportado pelo conceito "o achocolatado que dá força e energia". Os filmes, todos de 15 seg, por restrições de verba, desde então passaram a procurar mostrar o jovem em situações do cotidiano em ocasiões de consumo, numa linguagem ágil e de humor, facilmente identificada pelo target. Este ano, quando o jovem/adulto mais passou a se dedicar a atividades esportivas (está aí o sucesso do tênis e do vôlei), e a moda ditou a opção por cores vivas, o comercial de Ovomaltine assumiu, então, a estratégia de "Energia Colorida", solidificando a sua identificação com o novo público-alvo do produto.
Além do resultado de vendas (já citado acima), a nova estratégia inclusive obrigou a Wander a ampliar seu parque industrial, já que a capacidade de produção da empresa, até o início da campanha, não foi suficiente para acompanhar a demanda resultante da ativação do novo segmento de público.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A SSC&B: Lintas Brasil, a partir dê 1º de janeiro deixa de ser a agência da ICI Brasil S/ A, por "mútuo acordo".
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Foram prorrogadas para 07 de dezembro as inscrições para o Prêmio Colunistas Promoção, que os colunistas publicitários julgarão ao final deste ano. No Rio, os regulamentos e as fichas de inscrição encontram-se à disposição na Dinâmica de Comunicação, pelo telefone 266-3131. Também é na Dinâmica que os trabalhos deverão ser entregues.
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Dia. 12 de dezembro, José Roberto Penteado assume formalmente na vice-presidência da Abifumo. Todo este período ele ficou em um rigoroso estágio na entidade, viajando para Salvador, Bruxelas, Nova York, etc.
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A Chopper, fabricante de Jeans, passou a patrocinar os carioquíssimos grupos Blitz, Asdrúbal Trouxe o Trombone e Banduendes Por Acaso Estrelados. Aliás, um dos atores do Asdrúbal já participa do novo comercial da Chopper, vestindo a "farda do civil", como propôs a criação da Diler & Ellis e a produção da Jodaf.
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Jorginho Abicalil garante: pelo menos 20 políticos importantes de todo o país serão eleitos tendo usado jingles da TapeSpot em suas campanhas. Todos estes jingles, inclusive, já estão com a Rede Globo, que os pretende utilizar no Show das Eleições que irá ao ar depois do dia 15.
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O Jornal do Brasil dividiu mais uma vez sua conta, passando a parte de Classificados para a Assessor.
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Um fonograma carioca venceu o Prêmio Sintonia, promovido pela central de Rádio, na categoria "Spot". Foi a peça "Incêndio", criada por Fábio Lopes e João Carlos Matano, da Salles/lnter-Americana, para a Fenaseg. A produção foi da Avant Garde, e a locução de Sérgio Toni.
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O embalo deste ano político, trazendo à tona novas lideranças e muita gente de mentalidade renovadora que estava escondida, afetou também a área das relações públicas.
As próximas eleições de 30 de novembro para o conselho de Relações Públicas, por exemplo, conseguiram reunir em uma chapa concorrente alguns dos mais competentes e lúcidos profissionais de RP do mercado carioca. Eles compõem a Chapa nº 02, "Novos Rumos", e é formada por:
Efetivos: Carlos Alberto Rabaça, Gustavo Guimarães Barbosa, Herbete de Moura, Vilmar Rangel Paulo Sérgio Magalhães Machado, Roberto Fonseca Vieira, e José Soares Benevides Jr. Suplentes: Antônio Peixoto do Vale, Gilson Campos, Arides Visconti, Cláudia Fialho, Márcia Raymundo, Fernando Quaresma e Anita Bernstein.
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O Bob's inaugurou no último dia 10 seu novo Centro de Preparo e Distribuição de Alimentos em Jacarepaguá, primeiro passo para a meta da empresa de chegar brevemente a 100 lojas.
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Uma boa ideia promocional da WM Central de Criação Publicitária, do Marcello Silva: para divulgar o trabalho da empresa, foi editado um jornalzinho, chamado "Cobra criada", e em suas oito páginas intercala promoção da WM com matérias de interesse geral.
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O Corinthians acabou não concretizando seu contrato publicitário com o Bradesco, estimado em CR$ 200 milhões anuais. Até agora, nenhum grande clube conseguiu fechar, na área do futebol, um bom merchandising.
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Outra rede de fast-foods que se desenvolve no Rio é o McDonald's, que inaugurou, dia 10, sua 8ª loja, a maior de todas, no Centro da Cidade. O McDonald's é uma rede que, em todo o mundo, investe em publicidade. Sua área de relações públicas é que ainda deixa a desejar.
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A Proeme conquistou a conta da H. Stern, que estava na DPZ.
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