| .jpg) Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
 O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
  Melhor de outubro da Salles
 A equipe da Janela Publicitária, analisando  os anúncios publicados na imprensa carioca no mês de outubro, e os finalistas  selecionados semanalmente, concluiu que o vencedor da Seleção da Janela deste  mês foi a peça "As Vantagens do Carro a Álcool", não só por sua  perfeita integração visual com o restante da campanha em outras mídias, como  pelo aspecto impactual e objetivo dos pontos/vantagens colocados. Mesmo sem ler  todo o copy, o leitor facilmente passará pelas 6 vantagens chaves do carro a  álcool.O anúncio, que recebeu da Janela 2 estrelas,  foi criado pela Salles, e teve como dupla de criação o redatores Cláudio Correa  de Almeida, e o diretor de arte Spencer Chingotte. No atendimento funcionaram  Blaise Farina, Theodoro de Barros e Mauro Sato.
 
 (Clique no anúncio para ver em tamanho maior)
 ABP editará livro sobre vantagens da  propaganda. ABP está preparando um livro sobre propaganda  para lançar em janeiro de 1983, que pretende se transformar em uma  ponta-de-lança para uma divulgação maior dos benefícios da propaganda para o  negócio das empresas.O livro -- "Tudo o que você queria saber  sobre propaganda e não tinha para quem perguntar" -- terá cerca de 120  páginas e analisará 5 setores de anunciantes, agências, fornecedores,  produtores e veículos.
 Um dos capítulos do livro será sobre casos de  propaganda, que demonstrem da maneira mais prática os benefícios que a  propaganda pode trazer ao anunciantes. Para este capítulo, a ABP está  solicitando a todos que tenham bons casos de propaganda para relatar, que  entrem em contato com o presidente da entidade, Elysio Pires, na MPM, pelos  telefones 246-6240 e 246-1274, para combinar a melhor forma de encaminhar seus  casos. A coordenação geral do livro está entregue à competência de Rafael  Sampaio, um dos mais atuantes jornalistas publicitários brasileiros.
 Pobre também consome. O título, em princípio, para os mais  apressados, pode aparecer cruel. Mas, na verdade, significa que só no Brasil  anualmente são consumidos 800 milhões de litros de cachaça e comprados 600 mil  radinhos de pilha.A conclusão é da CBBA, cuja divisão de  pesquisa lembra que bons negócios podem ser realizados neste segmento de  público, desde que se crie o produto certo, ao preço certo. Afinal, segundo a  agência, 25% da população brasileira ganha entre 1/2 e 3 salários-mínimos, com  uma renda média mensal de aproximadamente 690 bilhões de cruzeiros.
 A CBBA ainda informa que as mulheres pobres  que trabalham tem, todo mês, uma renda de aproximadamente 188,6 bilhões de  cruzeiros. E, apenas na área urbana do país, existem trabalhando, neste  segmento, com rendimento próprio, 5.063.939 jovens entre 10 a 19 anos, dos  quais 3.083.470 do sexo masculino e 1.980.469 do sexo feminino (o que também  leva, por tabela, à conclusão de que, para a mulher jovem, é muito mais fácil  deixar de ser pobre que para o homem).
 Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming Já está marcada para o dia 14 de dezembro a Festa  Anual de Confraternização da Publicidade carioca, promovida pela ABP, para  comemorar o Dia Mundial da Propaganda, que ocorrerá dia 4 de dezembro. O local  será o Rio Palace, e o convite (Cr$ 5 mil individual ou Cr$ 4 mil para empresas  que comprem pelo menos 10) dará direito ao coquetel, jantar e show com a atriz  e cantora Zezé Mota.• • •
 Durante a festa do dia 14 de dezembro, a ABP  estará entregando os diplomas de Destaques do Ano aos profissionais cariocas  considerados os mais atuantes em seu setor em 1982. A escolha, que já se  iniciou na reunião da diretoria da entidade ontem quinta-feira, será totalmente  decidida na próxima semana. A Janela publicará, na sexta-feira os resultados  dos Destaques do Ano da ABP.
 • • •
 Encerram-se dia 18 de novembro as inscrições  para o Prêmio Colunistas Promoção, que se realiza este ano pela primeira vez. O  regulamento da premiação pode ser solicitado à Dinâmica de Comunicação pelo  telefone 266-3131, no Rio.
 • • •
 A firma mineira Marcots Sistemas está lançando  uma central computadorizada de discagem automática que permitirá não só a  discagem como a reprodução de mensagens pré-gravadas a 140 mil telefonemas  diferentes por mês e com a possibilidade até de gravar as respostas. A proposta  da empresa é para a utilização em mala direta, lançamento de novos produtos,  pesquisas de opinião, campanha eleitoral, etc.
 • • •
 O excelente comercial "Linha  compartilhada", criado pela Pubblicità para a Cetel, e produzido pela,  Jodaf, está entre os finalistas do Festival de Nova Iorque. Até onde soubemos,  trata-se do único comercial carioca selecionado.
 • • •
 A Carvalho Hosken Engenharia decidiu  patrocinar o time de vôlei feminino do Fluminense que, inclusive, tem várias  atletas na Seleção nacional. O contrato será assinado dia 10, com coquetel, no  clube.
 • • •
 A Caio-Rio está mudando para a Visconde de  Pirajá, 433/2º ao 5º andares, numa sede com 600 metros quadrado de área útil. O  primeiro telefone da nova sede é 521-4042.
 • • •
 A Revista Propaganda tem agora como editor Rafael  Sampaio.
 • • •
 Luís Costa Filho, ex-editor da revista Duas  Rodas, está preparando o lançamento da nova publicação "Fora de Estrada,  destinada aos aficionados dos veículos tipo "todo terreno" como  trilhas para motocross, etc.
 • • •
 O INPI – Instituto Nacional de Propriedade  Industrial concedeu registro de notoriedade a 40 marcas, dando a cada uma a exclusividade  de uso evitando gastos com proteção. São elas: BomBril, Brahma , Trol, Pingouin,  Lacta, Alpagartas, Locomotiva, Kibon, Isopor, Peixe, Havaianas, Mercedes-Benz,  Hering, Casas Pernambucanas, Jeep, Xerox, Palmolive, Cotonetes, Band-Aid,  Modess, Gessy, Phebo, Pyrex, Volkswagen, Lycra, Cinzano, Singer, Estrela, Coca-Cola,  Continental, Cica, Ninho, Nestlé, Moça, Shell, Pepsi-Cola, Fiat-Lux, Chicletes,  Lee e Conforja.
 • • •
 A Cadeia Verde-Amarela de Rádio passou a  representar também, no Rio e São Paulo, as estações Rádio Continental de Recife  e Rádio Cidade de Fortaleza.
 • • •
 A Secretaria de Imprensa e Divulgação da  Presidência da República já está distribuindo aos veículos -- inclusive  house-organs -- os anúncios das campanhas promocionais da Proclamação da  República e Dia da Bandeira, para veiculação gratuita.
 • • •
 Ótima a nova estratégia de marketing da  Sonora. Descobrindo, por pesquisa, que entre dez hóspedes que se registram nos  hotéis, oito não portam máquina fotográfica, a Sonora passou a colocar, em cada  apartamento dos principais hotéis, num display expositor especial, uma máquina  fotográfica Love, do tipo descartável já com filme de 20 poses. Segundo José  Mauro Batista, Diretor de Marketing da Sonora, o mercado brasileiro, em 1982,  fechará com a venda global de 22 milhões de filmes.
 • • •
 Willy Kautz, vice-presidente e diretor de Mídia  da McCann São Paulo, viajou dia 23 de outubro para cumprir programa de treinamento  nos escritórios da McCann de Londres, Frankfurt e Nova Iorque.
 • • •
 Hiran Castelo Branco, da CBBA, é o novo  presidente da Associação Paulista de Propaganda. Como vice-presidente estão  Fernando Camargo (presidente anterior), Izacyl Guimarães Ferreira, Otto de  Barros Vidal, Altino João de Barros e Guilherme Sztutman.
 • • •
 Tomou posse na última semana, no Rio, o  Conselho Consultivo da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda,  entidade cuja diretoria é presidida por Luís Sales, presidente da Salles/Inter.  O Conselho Consultivo tem Sani Sirotsky, da SGB, da presidência, e a  participação de Antônio Carlos Vieira da Silva. Edgard de Melo, Francisco Barroso  Damasceno, Gilberto Ricardo Santos, Luiz Vicente Goulart Macedo, Osvaldo  Mendes, Renato Castelo Branco e Rodrigo Sá Menezes como Conselheiros.
 • • •
 A Labor, de Márcio e Hélio Ramos, está  colaborando com a campanha do PDS no Rio. Para favorecer o candidato do partido  estão veiculando na campanha da Construshow Brastel: o lema "Construir  interessa, seja Franco".
 • • •
 A Denison está convidando para a comemoração do  seu 25º aniversário, que ocorrerá no Rio, dia 22 próximo, nada menos que com um  jantar no Chez Castel. É bom lembrar que a Denison nasceu no Rio de Janeiro.
 • • •
 A GFM/Propeg-Rio informa que está chegando no  final de 1982 com um faturamento 50% superior ao previsto no orçamento inicial.  Acompanhando o crescimento, a agência está contratando gente: na criação, o  redator Toninho Lima junta-se ao Diretor de arte, Marcos Guedes, ex-Estrutural.  E na gerência de produção entra Sérgio Oliveira.
 |