Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/OUT/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Almap e MM&C: melhores anúncios de setembro

Almap para VW: Saveiro
MM&C para Jornal do Brasil - Em Setembro...
Dois anúncios foram escolhidos pela equipe da Janela Publicitária para a Seleção da Janela dos melhores publicados na imprensa carioca no mês de setembro: "Saveiro, o seu cavalo de batalha", da Almap para a Volkswagen, com 4 estrelas, e "Em setembro, a Revista do Domingo vai sair beleza", da MM&C Rego Monteiro para o Jornal do Brasil, também com 4 estrelas. Estas são as suas fichas técnicas:

"Em setembro a Revista do Domingo vai sair beleza."
Diretor de Criação: Mauro Matos e Victor Kirovsky
Redator: Márcio Dorfman
Diretor de Arte: Édson Scorcelli
Ilustração: Milton Ramalho
Produtor Gráfico: Pedro Pavani e José Couto
Montador: Plínio Malta
Atendimento: José Santos
Aprovação pelo Cliente: Heloisa Amaral Peixoto

"Saveiro - O seu cavalo de batalha"
Redator: Marita Teixeira Soares
Diretor de Arte: Zianno Grigoli
Fotografia: José Daloia Neto
Produtor Gráfico: Fábio Benfattí Cardoso
Atendimento: Paulo Lacerda
Aprovação pelo Cliente: Fábio A. Beluca

E também dois anúncios começam a concorrer para a escolha dos melhores de outubro, cujo resultado final será publicado na coluna de 5 de novembro. São eles os finalistas: "As vantagens do carro a álcool", não assinado para a Coopersucar (publicado em 5/10) e "Veja aqui se você é um homem da poupança ou de ações", também não assinado para o CODIMEC ­ Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (publicado em 03/10).

Jornaleiros param de vender revistas da Editora Abril

A crise entre os distribuidores de Jornais e Revistas no Estado do Rio de Janeiro e a Editora Abril, iniciada há cerca de 2 semanas, atingiu seu clímax esta semana, com a decisão do Sindicato do setor, após Assembleia Geral Extraordinária realizada dia 3 último, de "não mais" receber para venda as revistas editadas e distribuídas pela Editora Abril Ltda., e Abril S/A Cultural e Industrial", conforme consta da própria carta enviada pelo presidente da entidade, Salvador Natal Caruso, ao diretor da Abril, Víctor Civita.
O problema iniciado pela alegada concorrência desleal que as revistas de assinaturas fariam às vendas em bancas, ampliou-se atualmente para o questionamento pelos jornaleiros das formas de negociação da editora com os distribuidores cariocas. A Abril tem adotado a fórmula de só pagar ao jornaleiro uma edição já vendida, após o quarto ou quinto número da mesma publicação ter chegado às bancas. O sistema, que acaba beneficiando o leitor da Abril, já que leva o jornaleiro a manter seus encalhes por mais algumas semanas e evita que o leitor perca a edição, do ponto de vista do distribuidor torna-se um mau negócio, por empatar seu capital por um período de tempo superior ao negociado com as outras editoras e com os jornais.
Agora, as exigências: do Sindicato são o prazo de 48 horas para pagamento das revistas, a retirada da revista "Veja" dos supermercados, bem como a equiparação do preço de assinatura ao preço de capa das revistas.
Na Circular nº 23, enviada pelo Sindicato aos seus associados, Natal deixa claro que "nada existe que permita ser encontradas as condições desejáveis da Categoria, isto é, a retirada de "Veja" dos Supermercados, e a equiparação do preço da assinatura ao preço de capa".
Na verdade, a Editora Abril, que havia começado a distribuir "Veja" à população através dos supermercados para compensar a perda das bancas, a partir desta semana sedimentou o processo passando a distribuir, a medida que saem, todas as suas revistas e fascículos naqueles estabelecimentos. Fontes da Editora Abril chegaram a prever, para esta coluna, que com o atual desenrolar dos acontecimentos a tendência que se impõe é a Abril -- que hoje já detém de 40 a 50% do volume de revistas nas bancas -- passar a operar com pontos de venda próprios.
Esta semana, por enquanto, estão nos supermercados cariocas as revistas "Veja", "Placar", "Cláudia" e o fascículo "A Bíblia mais bela do mundo".

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Segundo o Jornal de Brasília: as campanhas publicitárias das companhias telefônicas estaduais passarão a ser canalizadas e geridas pelo Departamento de Marketing da Telebrás, para "racionalizar custos, aumentar a sua eficácia e estabelecer uma imagem com acentuado enfoque mercadológico. E as contas, como ficarão, já que, por exemplo, Telerj é da Norton, Telesp é da DPZ, Telemig é da L&F, e Telebahia é da Denver?
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Uma comissão formada por Alex Periscinoto (ABAP), Bruno Pardini (ABEPFP), Eugênio Saller (ABA), Jesus Iglésias (AP's Brasil), José Almeida Santos Netto (Central do Outdoor), Luiz de Almeida Botelho (ABPFP), Luiz Sales (FENAPRO), Pergentino Mendes de Almeida (ABI­PEME) e Ercílio Tranjan (CCSP) estará indicando os nomes que concorrerão ao Prêmio Caboré 82, instituído pela revista "Meio & Mensagem".
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Roberto Vasconcelos, que estava na MPM, é agora o novo Diretor Comercial da TV Bandeirantes no Rio de Janeiro, no lugar de Augusto César Duarte , que se desligou da emissora
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José Carlos Veronezzi, ex-Salles, é o novo gerente de atendimento da Divisão Audi-TV, da Audi­Market.
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A Archi-Gráfio, de Henrique Duque Estrada Meyer e Ivan Fernandes, está completando 10 anos.
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Thyrso Pinto Bandeira Filho assumiu a gerência de publicidade da filial São Paulo da Editora Vecchi.
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Segundo a ABA, pequeno anunciante é quem investe cerca de Cr$ 60 milhões em propaganda. Médios, os que investem entre Cr$ 60 e Cr$ 200 milhões. E grande o que gastam acima de Cr$ 300 milhões por ano.