Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Caio assina anúncio por cliente
A Caio acabou de realizar um fato inusitado em propaganda: produziu um anúncio promovendo seu cliente Mills Andaimes Tubulares, assinando o trabalho com seu próprio logotipo e não com o do Cliente.
Aproveitando a oportunidade de uma noticia publicada na primeira página de vários jornais cariocas, sobre dois operários que correram sério risco de vida ao se arrebentar um dos cabos do andaime de madeira no qual trabalhavam, a Caio imediatamente criou e aprovou com a Mills a veiculação do anúncio "No ar, a dupla que fez o melhor anúncio da Mills," afirmando que o acidente com os operários foi um melhor anúncio para a Mills do que qualquer outro dos que a Agência vem realizando há mais de 8 anos. Afinal, lembrou a Agência, "por mais competentes que nós sejamos, a incompetência de alguns consegue falar mais alto, e andaimes inseguros ainda são usados em muitas construções.
Apesar de ter sido um anúncio de oportunidade, este trabalho faz parte de uma estratégia seguida pela Caio desde 1974 para este Cliente, defendendo o tema Segurança na Construção Civil. Além dos excelentes resultados de vendas que têm proporcionado para a Mills todos estes anos, as campanhas foram premiadas por diversas vezes em concursos publicitários, entre eles a Medalha de Ouro de Anúncio Industrial e a Medalha de Prata de Melhor Campanha Industrial no 1º Prêmio Colunistas - Rio de Janeiro, em 1982. Há alguns meses, em São Paulo, a Mills recebeu o prêmio de Melhor Campanha Industrial da Década.
Grupo de Mídia não acabou no Rio
O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, que por muito tempo não se manifestou no mercado, reuniu-se para analisar os serviços que os Representantes de Veículos vêm prestando às Agências de Propaganda no Rio, e chegaram à conclusão de que o nível destes serviços precisam ser bem melhorados.
Para isto, o GM nomeou uma Comissão de Representantes, formada por Ulysses Dantas, da GFMPropeg, e Carlos Azevedo, da MPM, que enviaram um extenso questionário a todos os mídias cariocas com perguntas como "você já perdeu veiculação por culpa do Representante”, e "já lhe aconteceu descobrir que um Representante pratica tabela diferente da do veículo"?
Após receber as respostas até dia 30 de setembro, o Grupo de Mídia analisará os resultados e abordará os Representantes para atacar os principais problemas.
ABP faz palestra sobre produção gráfica
A Lastri e a ABP estarão promovendo, na próxima terça-feira, às 19,30 horas, no Rio Othon Palace, uma palestra seguida de coquetel sobre "Análise de cromos, fotolitos e rotofilmes".
Dirigida a produtores gráficos, diretores de arte, e anunciantes que queiram entender um pouco mais desta normalmente complicada parte da produção publicitária, a palestra será dada por Mário Carramilo, professor da PUC-SP de produção gráfica, e técnico da Lastri em São Paulo.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
Não tem o menor fundamento o boato de que as Casas Pernambucanas, no Rio, estejam montando uma houseagency. Quem nos garantiu foi Romildo Peçanha, diretor de marketing da empresa.
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Quem, no entanto, já está de house-agency funcionando é a Marcovan, que vinha sendo atendida pela CBBA-Rio.
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Antônio Pires desligou-se da MPM-Casabranca, em São Paulo. Pires era um dos remanescentes, na MPM, dos fundadores da Casabranca, já que também Júlio Ribeiro e Armando Mihanovitch saíram da agência. Sérgio Graciotti, no entanto, ainda está na MPM.
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Wesley Marine, que durante anos trabalhou no marketing da Coca-Cola Indústrias, retoma ao produto como gerente de planejamento de marketing do engarrafador da Coca em Belo Horizonte. Com isso, ele deixa vaga a Diretoria de Atendimento da SGB, que ocupou por alguns meses.
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A TVS, no Rio, estará realizando nas próximas 10 quartas-feiras um ciclo de palestras com anunciantes, mídias, pesquisadores etc., com a finalidade de reciclar seu pessoal de comercialização.
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Pouca gente comentou, mas que grande Iniciativa dos países do Mercado Comum Europeu: proibir em todos elas a fabricação de brinquedos que imitem armamentos, ou reproduzam situações de violência! Fica um pouco mais de esperança para as lideranças das futuras gerações.
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Clício Barroso deixou a DM-9, na Bahia, para voltar a atuar no mercado carioca.
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E Franco Paulino e Genaro de Moraes desligaram-se da CBBA-Rio.
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Muito interessante a edição de agosto do Informativo "Tudo Bem na JWT Brasil", contando novidades da Thompson Rio e São Paulo. Ficamos sabendo que Nélson Salles, que havia sido diretor de criação da Salles e viajado para a Espanha, voltou ao Brasil para trabalhar na agência. E que o escritório Rio da Thompson teve um aumento de 200%, de faturamento no primeiro semestre de 1982, em relação a igual período no ano anterior. Só ficou estranho o título da matéria "Rio: uma arrancada."
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A Denison está investindo em mídias: Cláudio Venâncio foi promovido a diretor de Mídia, trazendo para seu lugar na Supervisão de Planejamento, Celso Ferri, que deixou 10 anos de Lintas. Também foi contratado pela Denison, para a área de planejamento, Fiori Arthur Jr., ex-Salles.
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A Editora Transmídia de Curitiba está preparando seu Almanaque do Agricultor 1983, a sair com 50 mil exemplares e 150 páginas de assuntos técnicos de agricultura. Maiores informações pelo telefone (041) 252-1491.
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Por problema de montagem, não saiu semana passada como fazer inscrições no Festival de Hollywood. Os custos são de 60 dólares para filmes (120 dólares para série) e 40 dólares para fonogramas (US$ 80 para série). Quem desejar receber os formulários para se inscrever deve solicitar à Hollywood Radio and Television Society International Broadcasting Awards, 5315 Laurel Canyon Boulevard, North Hollywood, Califórnia, 91607-2772, USA, informando o número aproximado de trabalhos que pretende inscrever, para receber as fichas correspondentes.
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A Abril está transformando em mensal a revista Viva Vida, que teve grande sucesso como edição extra de Nova, março último. A partir de novembro a Viva Vida entra em banca com 130 mil exemplares.
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