Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/SET/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

A TV Globo pode não se lembrar, mas não é a primeira vez que exibe uma novela com o nome de "Paraíso", e com seus atores e diretores exclusivos.
Há anos, foi exatamente este o título de uma "novela" que teve grandes chamadas nos jornais, e contava com atores como Francisco Cuoco e Glória Menezes, e direção de Daniel Filho, mas que na verdade era um comercial de um lançamento imobiliário da Servenco, criado pela Estrutural.

Oposição ao sindicato distribui mensagem

Esta semana, os publicitários cariocas começaram a receber cópias da Mensagem dos publicitários Roberto Duarte (Thompson), Francisco Mattos (Abril), Maria Alice Langoni e Carlos Azevedo (MPM), que renunciaram a seus mandatos no Sindicato dos Publicitários do Rio. Para quem ainda não recebeu a Carta-Mensagem, este é o seu texto:
"Companheiros,
Renunciamos porque perdemos a confiança nos objetivo da atual diretoria.
Porque não concordamos com seus métodos de trabalho.
Quando viemos integrar, a convite do atual presidente, a chapa única que foi eleita ano passado, nosso propósito era o de restabelecer o prestígio dos publicitários do Rio de Janeiro como força coletiva de trabalho.
Nossa renúncia é o repúdio de nossas consciências aos métodos da atual diretoria, que já nos levaram a episódios como:
- a desfundação da Federação Nacional dos Sindicatos de Publicitários, de triste memória.
- as claras agressões morais e até ameaças físicas que vem sofrendo um companheiro, o Francisco Mattos.
- a cassação da companheira Maria Alice Langoni, do Conselho Fiscal, porque se recusou a aprovar as contas do sindicato sem antes examinar detalhadamente as notas e documentos financeiros.
Temos sido minoria em reuniões de diretoria, onde somos dois contra cinco. A isso já nos referimos numa carta de 16/6, lida em Assembleia Geral.
Para nós, o papel do Sindicato é claro:
- Unidade e mobilização vigilante da categoria profissional.
- Vigilância do cumprimento das leis trabalhistas favoráveis ao trabalhador.
- Aliança com a vida sindical do país, mobilizada para defender os direitos conquistados pelos trabalhadores e para revogar as leis nocivas aos seus interesses.
- NÃO ao sindicato assistencial e paternalista.
- NÃO ao sindicato fechado e isolado. A liderança tem de ir à categoria, e não esperar que esta a procure.
- Pela convocação de reuniões em horários que facilitem o comparecimento em massa da categoria. Isto é respeito aos associados.
- Respeito a entidades como Clube de Criação, Grupos de Atendimento e de Mídia, que têm folhas de serviços prestados.
- Usar o DIEESE com inteligência e orientá-lo para que nos seja útil, e não dispensá-lo, simplesmente.
- Lutar pelo salário mais digno da categoria. Melhores negociações.
- NÃO aos 1% da diferença do dissídio para os cofres do sindicato.
- NÃO ao autoritarismo, à prepotência e à delação intrigante de companheiros nossos aos seus departamentos de pessoal, como se fossem agitadores e arruaceiros.
Por estes motivos renunciamos aos nossos mandatos. Renunciamos às imunidades e projeções que o mandato sindical proporciona. Que fique à vontade o resto da atual diretoria para agir como quiser, com os métodos que quiser. Somos OPOSIÇÃO, com outra mentalidade e fora da burocracia funcionária.

Melhor anúncio de agosto é a da Almap para a VW

Almap para VW: "Hoje é o dia do seu pai descansar a máquina."Hoje é o dia do seu pai descansar a máquina", criado pela Almap para a Volkswagen do Brasil S.A., foi considerado por estes colunistas o melhor anúncio publicado na imprensa carioca no mês de agosto, recebendo as cobiçadas 5 estrelas da Seleção da Janela. A peça, veiculada dia 8 de agosto, foi uma homenagem da VW ao Dia dos Pais. Além dele, mais três anúncios ficaram entre Os Melhores de Agosto da Seleção da Janela: e todos com três estrelas: "O Programa do Presidente", da Estrutural para a Servenco: "O Velho e o Mar", da MPM para as Casas Pernambucanas: e a série Marina Barra Clube, da Artplan para a Veplan. Semana que vem daremos aqui as fichas técnicas completas de todos estes trabalhos.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Cobra-Computadores e Sistemas Brasileiros S.A. decidiu dividir sua conta entre a Caio Domingues & Associados, que cuidará da parte de produtos e serviços, e a Professa, que cuidará da parte institucional.
• • •
A campanha para o aumento do consumo da laranja, promovida pelo Ministério da Agricultura, através da Cobal, vai ser criada por um "pool" formado pela Novagência, Norton, Denison, Assessor e Santos & Santos. Segundo a notícia publicada no Jornal de Brasília, foram desclassificadas MPM, AImap, Salles e DPZ.
• • •
A partir de outubro, Reinaldo Paes Barreto passa para a Gerência de Comunicação Social da Souza Cruz, e deixa a Gerência de Novos Meios de Comunicação.
• • •
O Festival do Filme Publicitário de Hollywood já está com inscrições abertas até o dia 3 de dezembro. Semana que vem daremos mais detalhes.
• • •
15 de outubro próximo termina o prazo para inscrição dos trabalhos que concorrerão ao Prêmio A Tarde de Propaganda, que será concedido ao melhor trabalho sobre a Regulamentação da Profissão de Publicitário no Brasil. Maiores informações com Nelson Cadena, Jornal A Tarde, Av. Magalhães Neto s/nº, CEP. nº 40000, Salvador, BA.
• • •
Mais uma coincidência na propaganda: em 1973 a Caio criou para o jeans Sudambrim da Sudamtex, o slogan "Use e Agite". Agora, o mesmo slogan retorna numa campanha da GTM&C para as roupas femininas da Valisére. Campanha criativa tem estes perigos. Marca a mente dos outros criadores que depois nem se lembram que viram a peça e botam ela de novo em seus anúncios. Mas que é chato para quem criou antes, é.
• • •
A Johnson esta lançando nacionalmente o purificador de ar Gleid Ação Continua, depois de teste no Rio onde alcançou 71% do mercado.
• • •
A Rádio Bandeirantes Rio comemorou seu lançamento na última segunda-feira, em concorrida festa no Carinhoso. O sucesso da rádio é inevitável.
• • •
Propaganda & Mercado passa a ter uma hora de duração, a partir de amanhã, ficando com o horário de 10:30 h às 11:30 h de todos os sábados na TV Bandeirantes-Rio, Canal 7, com a apresentação do colunista Marcio Ehrlich.