Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/AGO/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Atores da Globo ficam sem free-lances de comerciais

Semana passada publicamos aqui um comentário sobre a lista de recomendações da Rede Globo para utilização de seus atores e personagens, e que, na nossa opinião, pode até acabar sendo benéfica à criatividade publicitária, por exigir criações próprias de personagens. Muita gente, no entanto, nos informou que não conhece o texto das recomendações da Globo. Por isso, vamos publicá-las, a seguir, na integra. Vale a pena todo publicitário tomar conhecimento:
"Visando proteger os direitos de autores, artistas, agências e anunciantes, a Rede Globo elaborou alguma instruções sobre a exibição de comerciais com a participação de contratados da Rede Globo". Aqui estão elas:
1 - Os comerciais não deverão reproduzir características de personagens que os atores tenham interpretado ou estejam interpretando em novelas, séries ou especiais.
2 - A reprodução de cenários ou situações semelhantes às das novelas, séries ou especiais também não deverão ser incluídas nos comerciais.
3 - Os comerciais não poderão ser exibidos nos intervalos de novelas, séries ou especiais dos quais participem os atores utilizados. Esta instrução vale também para os programas apresentados em reprise.
4 - Os atores de programas humorísticos poderão usar seus personagens em comerciais, desde que haja negociação previa de direitos. Estas negociações serão realizadas com o Apoio de Comunicações Ltda. Quando o intérprete do personagem for também o seu criador ou autor, as negociações poderão ser diretas.
5 - Não há restrições quanto à exibição de comerciais com comediantes e humoristas nos programas de que participam, salvo a utilização de ambientação cenográfica.
6 - É vedado aos repórteres e apresentadores de programas jornalísticos participar de comerciais de TV. Não há qualquer problema, no entanto, quanto à utilização de suas vozes "em off", desde que a mensagem não tenha formato de noticiário.
7 - Os comerciais com participação de atores de outras emissoras de TV só poderão ser exibidos pela Rede Globo desde que não promovam programas das outras emissoras, e desde que o formato dos comerciais não se assemelhe ao formato dos programas em que atuam. A exibição somente será realizada quando esses atores façam suas aparições baseados em suas próprias personalidades, sem a reprodução de características, inclusive trajes, de personagens de outras emissoras de TV.
8 - Mensagens que imitem programas jornalísticos, mesmo com atores ou modelos, serão veiculadas apenas se estiverem rigorosamente caracterizadas como comerciais, tendo no início e final, identificação do anunciante.
9 - Os contratos dos atores da Rede Globo incluem cláusulas restritivas à sua participação em comerciais. Por esta razão, estas instruções deverão ser rigorosamente observadas. Os comerciais que não estejam de acordo com elas correm o risco de não serem apresentados, ficando a responsabilidade por conta do produtores, agências e clientes.
10 - Eventuais esclarecimentos adicionais com referência a estas instruções deverão ser solicitados à Central Globo de Comercialização.

Sindicato do Rio tem "racha”

O presidente do Sindicato do Publicitários do Rio e o delegado Regional do Trabalho receberam esta semana uma carta assinada por três diretores do Sindicato carioca -- Francisco Mattos (Ed. Abril), Maria Alice Langoni (MPM) e Roberto Duarte (J.W. Thompson) -- comunicando sua decisão de renunciar inapelavelmente aos cargos que exerciam.
Os três, há tempo, vinham discordando da linha por eles considerada "pouco democrática" de atuação da entidade, passando a se incompatibilizar com o seu presidente, Murilo Coutinho (Francisco Mattos chegou a receber dele ameaça de agressão física, durante uma assembleia).
Com a impossibilidade de uma participação produtiva na Diretoria do Sindicato, os três optaram por formalizar sua retirada, passando a uma ação de oposição como publicitário sindicalizados.
Dissídio
Segundo release distribuído pelo Jornal do Brasil, o Sindicato dos Publicitários do Rio realizou uma consulta à classe, distribuindo 3.771 formulários a publicitários filiados ou não ao Sindicato, para "levantar quais o principais pontos a ser discutidos no próximo dissídio coletivo, que entrará em vigor a partir de 19 de novembro". O resultados, no entanto, não foram dos mais representativos, já que apenas 12,9% (487 publicitários) enviaram respostas completas à pesquisa. Com isso, o Sindicato, ao que parece, pretenderá seguir a diretriz indicada por apenas 311 profissionais (8,2% dos pesquisados), ou seja, a de que sejam negociados maiores índices de produtividade, embora sem garantia de estabilidade de emprego".

SELEÇÃO DA JANELA.

Os anúncios de jornais já não apresentam o volume de trabalho criativos como em outros anos. Esta é a conclusão a que chegamos após compararmos a facilidade de escolha da seleção da Janela atual com a que realizávamos anteriormente.
De qualquer maneira isto faz com que os bons anúncios se destaquem, beneficiando os anunciantes que acreditaram em investir na boa ideia e no bom gosto.
Está semana, selecionamos como finalistas para a nossa seleção da Janela, dos melhores anúncios publicados em agosto na imprensa carioca, os seguintes: "Há momentos em que o valor do seu carro usado mais se aproxima de um carro novo", criado pela Artplan, para os Concessionários Volkswagen; "O Velho e o Mar" não assinado para as Casas Pernambucanas e "Entre no apartamento dos seus sonhos...", não assinado para os Classificados de O Globo.
Semana que vem, publicaremos aqui o resultado dos melhores do mês.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

Por enquanto está resolvida a questão de que agência atenderá a nova Caderneta de Poupança a surgir no Rio com o fusão da Letra, Patrimônio e Apex: foi formado um "pool" das respectivas agências de cada uma -­ Redinger & JG, Senior e Special Publicity -- que já está em funcionamento. Difícil é acreditar que a estrutura continue assim por muito tempo.
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O diretor de arte Carlos Estevão, que era supervisor de criação na Standard Rio já está agora na Caio Domingues & Associados, agência para onde retornou o diretor de arte Tse John Chien, que havia sido o primeiro diretor de arte da agência, em 1972. Chien passou os últimos sete anos entre a Inglaterra (onde diplomou-se em Artes Gráficas) e a Espanha. Agora, ele volta para fazer dupla com José Monserrat, o vice-presidente de criação da Caio,
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A Salles comunica que abriu mão da conta da Lanchonete McDonald's, que ela atendia desde 1978, mas com a qual não devia ser fácil trabalhar principalmente na área de relações públicas: a McDonald's é uma das empresas mais complicadas para atender a imprensa, fugindo dela – talvez por ser estrangeira – como se tivesse alguma coisa a esconder.
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É impressionante o crescimento do jornal A Tarde no mercado baiano. Segundo nos demonstrou Arthur Couto, seu diretor comercial, a participação d'A Tarde, aos domingos em Salvador passou de 66% do mercado em 1979 para 87% em 1981. E de acordo com dados do IVC, A Tarde já foi o jornal que teve o maior crescimento (mais 9,9%) da Circulação Média Geral, no 1º trimestre de 1982, ficando abaixo apenas da Zero Hora, Porto Alegre, que cresceu 20,8%.
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O Bob's, por ocasião da reinauguração de sua loja no Largo do Machado, promove um desfile da Turma do Lambe-Lambe, a super bem sucedida criação de Daniel Azulay.
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A DPZ-Rio contratou Pedro Carlos de Souza (ex-McCann e CBBA), para seu departamento de Mídia.
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Na próxima terça-feira, programa Crítica e Auto-crítica da Gazeta Mercantil, na TV-Bandeirantes, comemora seu 1º aniversário sem falar de política. O programa será o show do jazzista Benny Carter gravado quarta-feira no Maksoud Plaza em São Paulo.
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Mas que triste ideia da Nívea e da Editora Abril em colocarem como amostra na última revista Playboy um envelope com uma amostra de um determinado creme: Com a manipulação do transporte entre jornaleiros, os envelopes arrebentavam inutilizando inúmeras revistas.
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O IBOPE ao Rio de Janeiro acaba de contratar Ana Cristina Ritter (ex-Thompson) para sua divisão de atendimento, e Herbert Dantas de Campos para a divisão de serviços de marketing. Para a filial de São Paulo, o IBOPE contratou José Ayrton Aguirre e Paulo Pereira de Figueiredo. Ambos ficarão responsáveis pelo atendimento aos clientes do Instituto no interior paulista.
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Jorginho Abicalil diz que nunca produziu tanto jingle politico como nestas eleições de 1982. A Tape Spot é responsável pelos principais jingles políticos em veiculação em todo o Brasil. Abicalil está tão contente que nos confidenciou: eu acho que um país democrático mesmo tinha que ter eleições é todo ano!