Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Seleção da Janela está de volta
A partir deste mês de agosto, a Janela retorna a selecionar os melhores anúncios publicados nos jornais do Rio de Janeiro, procurando como sempre, estimular a criatividade publicitária na mídia impressa.
Desta vez, a Seleção da Janela passa a ser mensal, e os resultados dos melhores do mês serão conhecidos na primeira coluna do mês seguinte, com a reprodução dos anúncios e seus créditos completos. De qualquer maneira, a cada semana iremos publicando os títulos dos anúncios que mais tenham se destacado na semana -- segundo os critérios destes colunistas --, e que já participarão como finalistas da escolha mensal.
Esta semana, de 01 a 05 de agosto, a Janela considerou finalistas os seguintes anúncios: "Programa do Presidente", da Estrutural para a MG 500 e Servenco: Série "Marina Barra Clube", da Artplan para a Veplan: "Esta oferta vai dar muita fofoca", da Prosper para a Óticas Brasil; Série de teasers "Charme da Lagoa" não assinada; e "A melhor maneira de regar sua poupança", não assinada, para a Auto Modelo.
Divulgação dos seguros no Brasil dá prêmio ao Citibank
Um crescimento médio de 30 por cento ao ano em número de associados é o principal resultado prático das campanhas publicitárias de marketing direto do Interclub -- clube de seguros administrativo pelo Citibank Corretora de Seguros -- que acaba de receber o prêmio "Promoção do Ano" no período 1981-82 do Clube Vida em Grupo, entidade que congrega seguradoras de todo o país.
A premiação, criada há cinco anos, é concedida pela associação "à empresa que, através de propaganda em jornais e revistas ou qualquer outro meio publicitário, tenha efetivamente promovido os seguros de vida e acidentes pessoais, ajudando a melhor divulgálos ao público e beneficiando todo o mercado segurador".
O Interclub se utiliza de marketing direto em suas estratégias promocionais desde 1973, quando trouxe pela primeira vez para o setor no Brasil a experiência bem sucedida do sistema nos Estados Unidos. Nas campanhas brasileiras têm sido utilizados encartes de 4 páginas em revistas de circulação nacional, malas diretas, o house organ "Jornal lnterclub" e campanhas tipo "Indique um amigo" todos mobilizando uma verba que este ano alcançará a cifra de 65 milhões de cruzeiros.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
A Heublein, agora pertencente à R. J. Reynolds, remanejou suas contas. Enquanto Proeme atende Old Eight e vodca Smirnoff, fica com a DPZ (nova no atendimento da Heublein), Drury's, Bell's e Dreyer. Anteriormente a Heublein era atendida pela Proeme, McCann, Thompson e Caio.
• • •
Oscar Santiago Lima, que já foi vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes no Rio de Janeiro, e que ultimamente estava representando a Lage Stabel e Guerreiro BBDO no Rio, arrumou as malas e deixou a propaganda carioca. Agora ele está no ramo de administração de fazendas de gado na Bahia, trabalhando com o sogro.
• • •
Outro que deixou a publicidade carioca: Celso de Oliveira, conhecido gerente de produtos da Letraset. Celso saiu da empresa e foi para Portugal.
• • •
O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR deverá alterar sua composição criando oito novos assentos no Conselho de Ética, sendo dois reservados ao conselheiro titular e um suplente a ser designados pela Central de Outdoor e seis reservados a três titulares e três suplentes designados pela AP'S Brasil -- Conselho Nacional das Associações Estaduais de Propaganda.
Esta AP'S Brasil, aliás, parece estar sendo mais uma entidade da propaganda que não deu certo, nada se ouve falar dela, a não ser agora, neste caso do CONAR, mas apenas para uma indicação de nomes...
• • •
A SITRAL passou a representar em todo o Brasil o jornal Diário do Paraná, de Curitiba.
• • •
A Editora Vecchi decidiu desativar seu Departamento de Promoções, entregando o serviço para uma agência de publicidade do Rio. Por isso, deixou a casa sua chefe de Promoções Maria Emília que lá estava há oito anos. Nós da Janela temos certeza que será extremamente difícil esta agência (que não sabemos qual seja) conseguir fazer pela Vecchi o que fomos testemunhas de Maria Emília ter feito. Raras vezes vimos uma profissional dar tanto de si para defender e divulgar o nome de sua empresa.
• • •
O mercado de automóveis parece estar plenamente reativado, pouco importando os absurdos aumentos de preços dos veículos e do combustível. A prova é que tanto o JB, no Rio, quanto o Jornal da Tarde, em São Paulo decidiram reativar seus cadernos dedicados a automóveis. Segundo o JT, o mercado de carros usados cresce quinzenalmente a uma média de 8 a 10%, e o volume de negócios realizados com carros usados é superior ao do mercado de carros zero.
• • •
A Revista Nova, que continua tendo um excelente nível editorial, está preparando para lançar em outubro uma Edição Especial sobre Nova Iorque, a cidade-moda do momento.
• • •
Paulo César Mattos assumiu a Gerência Comercial da Rádio Transamérica do Rio. A Rádio está procurando para contratação dois contatos, que podem procurar o próprio Paulo César.
• • •
Foi lançada no Rio a Rede L&C de Emissoras de Rádio, que pretende colocar no ar de norte a sul do país uma única programação em mais de cinquenta emissoras. A Rede pretende reverter o processo que levou o rádio a ter a fatia de vinte e dois por cento da aplicação total de verba com veículos em 1972, a apenas 3% em 1980.
• • •
A TV Globo precisa solucionar o problema da exiguidade de tempo para tantos assuntos nesse seu novo Jornal da Globo. Do jeito que está o telejornal não demora a ganhar o apelido de "coitus interruptus": quando o espectador começa a achar que a entrevista está ficando boa, a Globo tira ela fora.
• • •
O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas fará nova "entrega de credenciais” dia 11, na OAB. Segundo o informe, na solenidade será prestada homenagem à OAB/RJ e todo o Poder Judiciário do Estado, pela criação em 11 de agosto de 1827 dos Cursos Jurídicos no Brasil". Ué, o que os profissionais de RP têm com isso?
• • •
As famosas cápsulas de óleos naturais estão chegando: agora de forma legal, sem contrabando ao Brasil. A Naturalis está lançando as cápsulas de óleo de germe de trigo, de alho cru e de fígado de bacalhau.
• • •
A CBBA firmou acordo com a SPA, empresa de Consultoria e Computação, para que comercializem em conjunto o "software" desenvolvido para a agência na área técnica e administrativa. A CBBA já opera com 350 programas em seu próprio computador.
• • •
A Rádio Eldorado FM de São Paulo está com um programa sobre todas as áreas de comunicação mercadológica e sobre o ensino da comunicação. O produtor e apresentador é o colunista paulista Eloy Simões e o programa é apresentado aos sábados.
• • •
Gilberto Placeres Simão, da Agência Campinense Portal, nos escreve para protestar pela ausência de "Cobrões" do Prêmio Colunistas em Campinas, lembrando ele que aquele mercado é um dos mais desenvolvidos do pais. Realmente. Isto é absolutamente injustificável.
• • •
A Cruz Vermelha Brasileira está lançando um concurso de temas para universitários cujo tema é a Doação Voluntária Altruísta de Sangue. Os temas serão julgados por uma comissão técnica em transfusão de sangue. O encerramento de inscrições será dia 21 de agosto. Informações na Praça Cruz Vermelha 12, sala 10, ou nas filiais da Cruz Vermelha Brasileira nos Municípios.
• • •
A Rede Bandeirantes e a Cadeia Verde Amarela passaram a representar comercialmente no Rio, a Rádio Difusora de Lajes-SC, a Rádio Difusora de Monte Aprazível-SP e a Rádio Cultura de Pederneiras-SP.
• • •
Está confirmada para o dia 30 de setembro a circulação da edição 1982 da Revista Melhores & Maiores, promovida pela Exame, da Editora Abril. Mais uma vez, este ano o setor “propaganda” não será analisado.
• • •
Esta Miss Brasil 1982, Celice Pinto Marques, já foi modelo publicitária da Mendes, do Pará. Foi ela a atriz do comercial "Campo de Concentração", um ousado comercial de moda, com surpreendentes abordagens eróticas.
• • •
Adhemar Goncalves, contato de publicidade na Rádio JB, informa que todas as segundas-feiras, os contatos de veículos de comunicação estão se reunindo no Restaurante do Bola Preta, às 12,30 horas, para aquele papo informal. Mas Adhemar também informa que "cada um paga o seu".
|