Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/JUN/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Minas e Ceará ganham Rádio-Retrô do Ibope

Depois de implantar -- com grande aceitação do mercado -- a pesquisa retrospectiva de audiência de rádio Rádio-Retrô em São Paulo e Rio de Janeiro, o IBOPE acaba de estender este levantamento para as rádios também dos Estados de Minas Gerais e Ceará.
A pesquisa de rádio do IBOPE abrange as emissoras AM e FM, cobrindo totalmente a audiência do dia anterior, seja em automóveis, residências, trabalhos e outros locais, através da forma retrospectiva no seja, o entrevistador colhe a informação sobre quais as emissoras que foram ouvidas nos períodos de 6 às 24 h do dia anterior e de 0 às 6 horas: do dia da entrevista.
Como lembra Ignácio Machado, gerente de Marketing do IBOPE, "as emissoras de rádio se ressentiam da não existência de uma pesquisa que acompanhasse a nova realidade do rádio que, após o advento do transistor, saiu de casa e foi para as ruas, os estádios, os locais de trabalho, as praias. Até hoje os institutos de pesquisa apenas aferiam a audiência das emissoras no momento exato da sintonia, nos próprios domicílios dos ouvintes".
Com base nos relatórios da pesquisa de Rádio-Retrô feitas em Belo Horizonte e Fortaleza, Ignácio Machado coloca alguns dados e informações interessantes. Como, por exemplo, o caso de rádio AM na Grande Belo Horizonte que atinge 270.658 pessoas em um dia, sendo 35% homens de classe A, 45% B, 57% C e 60% D. E mulheres: 31% classe A, 51% B, 61% C e 67% D. Já em relação à rádio FM o resultado é o seguinte: das 566.217 pessoas entrevistadas ao longo de um dia, do sexo masculino, 59% são da classe A, 26% B, 23% C e 15% D. E do sexo feminino, 37% de classe A, 35% B, 19% C e 19% D.
O IBOPE, também já tem programadas com a pesquisa de Rádio-Retrô as praças de Porto Alegre (em julho) e até o final do ano, Curitiba e Recife.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A Amil – Assistência Médica Internacional comprou o passe de Cleber Barros, que estava atendendo a conta na Artplan, para que ele assuma como diretor de Marketing.
• • •
Christiano Fraga (ex­UEB e Jornal do Brasil) assumiu esta semana a direção comercial do Grupo Fluminense de Comunicação, que inclui o tradicional niteroiense O Fluminense.
• • •
Jonas Varial, representante no Brasil da firma londrina que está vendendo as placas de publicidade estática nos campos da Copa do Mundo, avisa que ainda há algumas placas para os três primeiros jogos do Brasil: contra Escócia, Rússia e Nova Zelândia. O pacote está pela bagatela de 165 mil dólares. O telefone do Varial é 571-2588, no Rio.
• • •
Flávio Corrêa, presidente da Standard foi o homenageado com o Prêmio Tendência de Criatividade cuja festa de entrega foi promovida ontem pela Bloch.
• • •
A Standard, aliás, está distribuindo um Guia de Mídia interessantíssimo (além de muito bem produzido), com a objetivo de "permitir um acesso prático a informações gerais de mercado e de mídia possibilitando efetuar cálculos aproximados de operações que envolvam planejamento ou compra de mídia". Acreditamos que a Standard poderá fornecer cópias do guia aos interessados. Se o interessado for um anunciante, então é capaz até deles levarem pessoalmente.
• • •
O número três da Exame Vip continuou mantendo o excelente nível já tradicional da Exame quinzenal. Inclusive achamos que foi uma ótima opção a Abril tê-la tornado trimestral: Os temas são de elite e uma periodicidade mensal ou bimestral poderia ser desgastante.
• • •
A Jodaf foi a produtora mais premiada no IV Festival do Filme Publicitário: recém-realizado no Rio. O júri de 15 profissionais outorgou à Jodaf o "Prêmio Produtora" por ter sido ela a que conseguiu classificar o maior número filmes entre os finalistas, assim como a premiou com os Diplomas Especiais de Produção (pelo comercial Radar; da MPM para a Itapemirim) e de Cenografia (pelos filmes Cheque e Dinheiro, da MPM para o Banco Central), sem falar nas Lâmpadas de Prata pelos filmes Brinquedo (da MPM para a Itapemirim) e Ultra-Leve (da MPM para Hollywood).
• • •
A conta da Gordon Comestíveis, rede de lanchonetes dirigida por Gordon Simmonds, foi para a Aquatro Propaganda.
• • •
Daniel Barboza (DPZ), Mário Makoto (Salles) Manoel Mendonça (Artplan) e Lacy Lessa (MPM) estiveram em Fortaleza a convite da Pereira de Souza para conhecer o novo jornal Diário do Nordeste, do poderoso grupo local Verdes Mares. Apesar de local é bom lembrar que faz parte do Grupo a carioca Rádio Tamoio.
• • •
Falando em Pereira de Souza, sua representada gaúcha Rede Brasil Sul comprou a Rádio Farroupilha de Porto Alegre, colocando a emissora novamente no ar no próximo dia 10, perseguindo, com sua nova programação, as classes de maior número no Ibope.
• • •
A Assessor conta que o anúncio de página inteira veiculado dia 10 de maio para a Atlântica Boavista de Seguros, propondo "Ouça o João (N.R.: Paulo II) neste 1º de maio" gerou 6 mil cartas de respostas, dando direito ao texto da encíclica Laborem Exercem.
• • •
Wilson Soares, ex-mídia da Salles e Aroldo Araújo, assumiu o atendimento e o planejamento da 4 Com, agência de César Oliveira.
• • •
A Globotec tem novo telefone no Rio: 259-8082.
• • •
Dia 24 próximo, o Pasquim sai com uma edição especial de aniversário e fechará sua publicidade dia 16.
• • •
A revista Super Hiper lembra que em julho sai seu Balanço do Supermercado Brasileiro, avaliando todas as redes de supermercados do país.
• • •
A Colucci e Associados passou a atender a Química Industrial Barra do Piraí, fabricante e exportadora de carbonato de cálcio. Na área de RP a conta é da ANC.
• • •
A Esquire está inaugurando sua nova sede amanhã, com uma apresentação da Turma do Lambe-Lambe, muita pipoca e algodão doce. Uma forma inteligente e nova de inaugurar uma agência de propaganda.
• • •
A Dia Design -- empresa carioca de programação visual -- projetou e instalou a sede da Pronta Entrega da Confecção Marshall, em São Paulo.