Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/MAI/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Propaganda política tem semana de debates no Rio

Três eventos estarão levantando, de amanhã até o próximo sábado, os mais diversos aspectos do Marketing Eleitoral e de Propaganda Política, para os profissionais de Comunicação e os políticos em processo de campanha.
Amanhã, a TV Bandeirantes apresenta, às 10 h da manhã, no programa Propaganda e Mercado – que estará comemorando seu segundo aniversário – um debate sobre o tema, que contará com a participação de Elysio Pires, presidente da ABP e planejador de campanhas políticas, Ignácio Machado, gerente de Marketing do IBOPE e Jorginho Abicalil, diretor da produtora de jingles TapeSpot.
Na próxima terça-feira, 1º. de junho, a “Pesquisa e as Eleições” é o tema principal de uma mesa redonda que a Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado estará promovendo às 19 h no Rio Palace Hotel, com a presença, além de Ignácio Machado e Elysio Pires, de Amaury de Souza, doutor em ciência política, Marcos Sá Correa, jornalista político, e Paulo Pinheiros de Andrade, da SBPM, que atuará como moderador.
O grande final se dará nos próximos dias 4 e 5 de junho (sexta e sábado), no Hotel Intercontinental Rio, quando a ABP promove, em combinação com a Associação Internacional de Consultores Políticos, um Seminário Internacional de Consultoria de Propaganda Política.
Os temas a serem abordados neste Seminário abrangem os mais diferentes aspectos das atividades Técnicas de Campanhas Políticas; Pesquisa e Estratégias; Técnicas de Produção de Materiais de Campanha; Preteste de Campanhas e Pesquisa de Mídia; Organização de Campanha; e Evolução e Tendências das Campanhas no Brasil.
Os especialistas convidados que já confirmaram suas presenças são:
Michael Rowam – presidente do grupo Rowam dos Estados Unidos, que já atuou em mais de 100 das maiores campanhas políticas e efetuou pesquisas de opinião pública em nove países: é o atual presidente de Associação Internacional de Consultores Políticos.
Harry Walter – consultor e proprietário da Are Kommunikation – da Alemanha Ocidental, que trabalhou em numerosas campanhas entre as quais a de Willy Brandt e a de Helmut Schmidt.
Joseph Michenleider – vice-presidente executivo do Public Alaira Analysts, dos Estados Unidos, que tem prestado assessoria para diversos organismos internacionais e para o desenvolvimento de mídia eletrônica na América Latina, Leste da África e Sudeste da Ásia.
François Ferrue – Gerente da Avenira, agência francesa. Foi diretor de mídia do partido gaulista, nas eleições legislativas de 78 e colaborou com a campanha de Chirac, em 1981.
Petra Kartaue – consultora política da empresa Harry Walter International e expert em trabalhos gráficos e audiovisuais.
O Seminário da ABP já está com inscrições abertas na sede da entidade, à Av. Rio Branco, 14/17º andar, ou pelos telefones 233-1197 e 233-1482.

Cuidado, publicitários!!!

• Cuidado publicitários: a APP – Associação Paulista de Propaganda está querendo – com a participação da Faculdade de Comunicação de São Paulo, discutir a criação de um conselho de profissionais e bacharéis em propaganda, com a missão de proteger, ampliar e organizar o mercado de trabalho, combater a importação de mão-de-obra e permitir que as universidades tenham autonomia para atender as peculiaridades regionais de cada Estado”.
Em suma, seria mais uma entidade a querer realizar o que as dezenas de associações que já existem na propaganda se propõem. E esse negócio de “Conselho” ainda é mais perigoso. Como são sempre vinculados ao Ministério do Trabalho, acabam virando – com raríssimas exceções – cabides de emprego para profissionais que não conseguem se localizar na atividade, e mais, às custas de anuidades pagas OBRIGATORIAMENTE, pelos profissionais que estão trabalhando no setor.
Cuidado publicitários!
As lideranças dos outros Estados – principalmente as que lutam para que os sindicatos sejam os órgãos representativos dos profissionais – não podem dizer que não estão avisados. (ME).

Duas concorrências

• Hoje encerra-se o prazo para que as empresas interessadas em pré-qualificarem-se como prestadoras de Serviços de Comunicação Social – planejamento, execução, veiculação e controle de publicidade oficial, institucional e promocional – para a Companhia Brasileira de Armazenamento – Cibrazem, vinculada ao Ministério da Agricultura. Os interessados devem procurar a Assessoria de Relações Públicas de órgão no Palácio do Desenvolvimento, 5º andar em Brasília.
A outra é para quem desejar explorar os espações reservados à publicidade no interior das estações do Metrô carioca. O edital custa cinco mil cruzeiros e pode ser adquirido na sede do Metrô em Copacabana para que a concorrência seja realizada dia 14 de junho próximo, com o recebimento já das propostas.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• O governo socialista francês acaba de criar um órgão chamado “Alta Autoridade da Comunicação Audiovisual” que, entre outras atribuições, terá as de zelar pelo respeito aos princípios deontológicos em matéria de publicidade:
- zelar pela harmonização dos programas das sociedades encarregadas do serviço público da televisão;
- conceder as autorizações em matéria de serviços locais de radiodifusão e de televisão;
- nomear os presidentes das cadeias de rádio e televisão.
Os membros terão mandato de 9 anos, sendo formados por pessoas indicadas pelo presidente da República, pelo presidente do Senado e pelo presidente da Assembleia Nacional.
• Myrthes Godoy, da Premium, nos envia cópia da carta que recebeu de Bill Evans, do Clio, convidando-a a ser uma das apresentadoras da premiação na entrega em Nova Iorque. Só que Bill Evans convida e não dá banquete. No final da carta, ele ressalva: “como você sabe, o Clio não pagará nenhuma de suas despesas como avião e hospedagem, mas a honra de aceitar este convite valerá por todas as despesas que você tiver”.
Pra quem cobra o que cobra das inscrições no Clio em todo o mundo, o Sr. Evans tem muita cara de pau, mesmo.
• Está confirmada para o dia 2 de junho a data de eleição no Clube de Criação do Rio de Janeiro, quando a chapa única apresentada por Álvaro Gabriel de Almeida será aclamada pelos associados do CCRJ. A cerimônia de posse será imediata e coincidirá com a entrega dos diplomas aos vencedores do 1º trimestre do Prêmio Eleições Direta (cujos resultados já publicamos aqui). Tudo vai acontecer às 20h30min., no auditório do IBAM em Botafogo.
• A Simcauto tornou-se a maior revenda GM do Brasil em venda de peças, conforme relatório da própria GM. O presidente da Simcauto, Adriano Freire, inclusive está seguindo para os Estados Unidos, onde receberá o título “Maior revendedor de peças GM do Brasil”.
• Já que falamos, lá em cima, no CCRJ, vale elogiar o trabalho de Ronaldo Conde no último ano da entidade. Ronaldo levou o Jotacê, jornal de clube até o seu nono número; realizou 20 sessões de Cine Clube; criou o Prêmio Eleições Diretas; promoveu o Concurso de Cartaz pela Paz na América Central; conseguiu mais 100 associados para o clube, permitindo que o mesmo sobreviva já só com mensalidades; instalou o clube numa sede mais próxima ao centro de agências cariocas – Botafogo -; enfim, ajudou a dar uma injeção de ânimo nos publicitários cariocas que, seja coincidência ou não, tiveram este ano um de seus melhores resultados em todas as premiações publicitárias no país.