Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/MAI/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pernas é o melhor filme do ano

Uma festa orçada em 25 milhões de cruzeiros marcou a promoção de entrega dos Prêmios Profissionais do Ano 81, patrocinada pela Rede Globo de Televisão, esta última terça-feira, em São Paulo.
A cerimônia, apresentada por Miéle, chegou a contar com a participação de astros -- todos também ligados a comerciais de tevê -- como Fernanda Montenegro e Fernando Torres, Bruna Lombardi, Walmor Chagas, Dina Sfat. Agildo Ribeiro, Clodovil e -- para surpresa de todos -- Edson Arantes do Nascimento -- Pelé.
Seguindo o processo do Oscar, antes dos artistas lerem os resultados contidos nos vários envelopes, um sistema de multi-visão e telões de vídeo-tape exibiam cenas dos comerciais, registrando seus criadores, produtores e empresas envolvidas. Ao final, um show da cantora Simone, com orquestra de mais de 20 músicos, antecedeu o coquetel de confraternização. Enfim, foi a festa mais rica que a propaganda brasileira provavelmente tenha recebido.
Sete comerciais, uma campanha e um trabalho de pesquisa foram premiados com troféus e Cr$ 5 milhões em dinheiro. Estes foram os resultados,
PRÊMIO MERCADO NACIONAL:
Filme: Pernas: Agência: MPM São Paulo; Criação: Sylvio Salles Lima; Direção: Vinicius Gagliardi; Anunciante: Walita.
PRÊMIO MERCADO REGIONAL SUL:
Filme: Mário Quintana: Agencia: Umuarama; Criação Elói Zanette: Direção: Sérgio Serres: Anunciante: Bamerindus.
PRÊMIO MERCADO REGIONAL SUDESTE:
Filme: Japonês: Agência Young & Rubicam; Criação: Victor Rebouças e Sidney Ribeiro: Direção: Luiz Carlos da Silva Pinto; Anunciante; Pepsico (Sticksy).
PRÊMIO MERCADO REGIONAL CENTRO-LESTE:
Filme: Pedreiros: Agência: Type House; Criação: Air Seabra; Direção: Naves Ximenes: Anunciante: Irmãos Soares.
PRÊMIO MERCADO REGIONAL NORTE-NORDESTE
Filme: Ernesto Meu Rapaz: Agência: DM-9: Criação e Direção: Duda Mendonça: Anunciante: Ótica Ernesto.
PRÊMIO SERVIÇO PÚBLICO COMUNITÁRIO
Filme: Creche Casulo: Agência: MPM-Rio; Criação: Eloisa Rangel e Cecília Sardenberg; Direção: Tito Teijido; Anunciante: LBA.
PRÊMIO VIDEO-TAPE
VT: Barra Shopping Shopping Show; Agência: Estrutural Criação: Rogerio Steinberg; Direção: Aloysio Legey; Anunciante: Barra Shopping.
PRÊMIO CAMPANHA:
Filmes: Sauna Banheiro Carona; Agência: Standard Ogilvy & Mather: Criação: José Fontoura e Clóvis Calia: Direção Dorian Taterka: Anunciante Shell Luma.
PRÊMIO: MERCADO GLOBAL PESQUISA
Trabalho: Coisas da Roça; Promotora: Standard Ogilvy & Mather.

Publicidade cresceu 3% ano passado

A ALMAP está divulgando uma pesquisa utilíssima a toda agência e anunciante na qual foi avaliada a evolução dos investimentos publicitários em cento e quatro linhas diferentes de produtos nos anos 80 e 81, cobrindo desde alimentos infantis -- Lingerie, passando por comprimidos para ressaca e restauradores para cabelo entre tantos outros.
Segundo o trabalho, nas 104 linhas de produtos analisadas o investimento totalizou Cr$ 18.023 bilhões em 1980, passando para Cr$ 38.892 bilhões em 1981, o que da um crescimento deflacionado de 3 por cento.
Grupando diversas linhas em categorias, pode-se perceber que as que mais cresceram foram Petróleo e Derivados (+ 128%) Foto-ótica (+ 112%) Rações (+ 99%), Limpeza e Higiene Doméstica (+ 17%) e Artigo para Fumantes (+ 12%).
As 5 categorias que em 1981 tiveram maior participação dentro do total geral foram, Alimentos (22%), Bancos, Financeiras e Seguros (15%) Perfumaria Farmácia (12%) Cigarros (8%) e Eletroeletrônica (7%).
Por sua vez, as linhas de produto que mais cresceram foram Mostardas e Condimentos (+ 880%), TV Branco e Preto (+ 637%), óleos e Lubrificantes (+ 128%), Bombons (+ 114%), Máquina Fotográfica (+ 112%), Lâminas de Barbear (+ 101%), Comida para Cães (+ 99%), Lustra Móveis (+ 94%), Aditivos para Leite (+ 84%) e Tecidos (+ 75%).
A pesquisa da Almap baseou-se nos dados fornecidos pelo Sercim através de veiculações em TV, Out­door, Rádio, Jornal, cinema e Revista.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A partir de 1º de junho, o Sindicato das Agências de Propaganda do Munícipio do Rio de Janeiro, presidido por Paulo Roberto Lavrille de Carvalho, estará funcionando à Av. Rio Branco, 277 grupo 701 com o telefone 262-9487.
• • •
A Associação Brasileira de Marketing estará promovendo no próximo dia 2 de junho, às 18 horas, no Rio Palace Hotel, um de seus tradicionais happy­hours abertos não só a sócios, mas a todo o mercado: o tema será A Publicidade do Futebol, e o debate terá a participação de Paulo Giovanni, vice-presidente de relações públicas do Vasco da Gama: Paulo Orro, vice-presidente de marketing e comunicação do Flamengo; e Jomar Pereira da Silva, vice-presidente de marketing do Fluminense. O colunista Marcio Ehrlich foi convidado a participar como moderador do debate.
• • •
Duas empresas do setor estão se promovendo abertamente para captar a campanha eleitoral de políticos interessados em se eleger em novembro: a Aroldo Araújo Propaganda e a produtora de jingles Tape spot, ambas anunciando na imprensa suas qualidades.
• • •
Como a proposta do PDS a Rubem Medina para concorrer (sabendo fatalmente que irá perder) ao governo do Estado também o levará a abandonar a possibilidade de eleição para a Câmara Federal, nos meios políticos comenta-se que entre as recompensas para o sacrifício de Medina, além de uma bastante alta colocação em algum órgão federal (ou mesmo algum Ministério) estaria uma sensível ajuda na participação da Artplan no bolo apetitoso das contas publicitárias de governo, É esperar para ver.
• • •
O IBOPE, dentro do programa de expansão que vem realizando em todo o país, ampliou suas instalações em Belo Horizonte, passando a ocupar todo o 13º andar de um moderno edifício na Rua dos Tamoios 200. Em Minas, o IBOPE é dirigido por João Pinheiro, e seu novo telefone é (031) 222-1063.
• • •
A Redinger & JG conquistou a conta da Cédula S/A Crédito Financiamento e Investimento, começando a veicular sua campanha a partir de 24 de maio. A Cédula ocupa o 47º lugar no ranking das financeiras, e possui 11 agências no Rio, além de três em São Paulo, e uma em Minas, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.
• • •
A EDM Editora Ltda. (sigla de Edgard de Moura, seu diretor) pretende lançar nas próximas semanas em todo o Estado do Rio de Janeiro a revista Dois Pontos, que tem como subtítulo "a revista que esclarece tudo".
• • •
A AMIL -- Assistência Medica Internacional foi escolhida pela Revista Bolsa como a empresa de seguro-saúde de maior sucesso no mercado. Com apenas três anos no mercado, a AMIL já se tornou a segunda maior empresa do setor, obtendo o mais alto índice de satisfação entre usuários de planos de saúde. O investimento da AMIL na integração com seus clientes inclui um jornal tabloide mensal que atualmente já alcança 20 mil exemplares de tiragem. A coordenação editorial da Amil Noticias está com a Dinâmica de Comunicação
• • •
Não é de estranhar que a candidatura de Emílio Ibrahim estivesse com tão pouca repercussão na população. Imaginem só que -- apesar da conhecida significação de propina ou corrupção que a expressão "bola" tem popularmente em relação a órgãos de governo -, Ibrahim, atualmente no PDS, partido do governo federal divulgou semana passada, que o slogan escolhido para sua campanha seria nada menos que "A bola vai rolar em todo o Estado". Ibrahim como se viu, acabou punido. Resta descobrir agora por quê: ingenuidade ou honestidade?