Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/MAI/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Tele-Rio entrega conta a agência depois de 27 anos anunciando direto

A maior bomba do mercado publicitário esta semana é que pela primeira vez, em 27 anos, a Tele-Rio – uma das maiores redes de lojas cariocas de vendas de eletrodomésticos – confia sua conta de publicidade a uma agência de propaganda. A partir de agora, a criação e produção das campanhas da Tele-Rio estão com a Giovanni & Associados, dirigida pelo publicitário e radialista Paulo Giovanni.
A Tele-Rio é dirigida por João Pereira de Siqueiros, Domingos Carneiro de Siqueiros, Athos Sotelo e Fernando Ferreira Martinho, que aprovaram a campanha que a Giovanni & Associados criou, e cujos teasers já se encontram em veiculação, propondo o surgimento do PMP, e envolvendo nomes de políticos cariocas.
Para a Tele-Rio, que sempre se caracterizou pela falta de criatividade em suas campanhas, a oportunidade de vê-la disputando o mercado com uma proposta publicitária definida (a campanha do PMP – Partido do Menor Preço) só pode ser aplaudida.

Benício vence com seu Cartaz pela Paz

O Cartaz “A Pomba”, do conhecido ilustrador Benício, foi o escolhido pelo júri (que contou inclusive com Chico Buarque) da promoção “Um cartaz pela paz na América Central”, realizada pelo Comitê pela Paz na América Central em conjunto com o Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Em segundo lugar foi escolhido o cartaz “The American Waste of Life”, de Hayle Gadelha, e em terceiro ficou “Paz”, de Vicente Nolasco.
O concurso contou com a participação de 40 trabalhos de diversos estados brasileiros, e os 20 cartazes finalistas serão expostos publicamente no teatro Clara Nunes, a partir de 25 de maio, terça-feira, às 21 horas.

Danuza Leão vai virar nome de jeans

A Unitex, fabricante dos jeans Inega e responsável pela confecção dos produtos esportivos Adidas, associou-se à badalada socialite Danuza Leão, que concorrerá diretamente com a grifes femininas como Glória Vanderbilt e outras.
Danuza, além de selecionar e se responsabilizar pessoalmente pelos modelos, também cuidará de promovê-los junto aos colunáveis, atuando como maitresse da Maison Danuza Leão como já o faz eficientemente na casa noturna Hippopotamus.
A campanha de lançamento da griffe Danuza Leão já está entregue à Estrutural.

Colunistas permitem cópias do diplomas

As produtoras, duplas de criação, e as próprias agências que quiserem cópias autênticas dos diplomas que as campanhas, filmes e fonogramas receberam no 1º Prêmio Colunistas-Rio poderão conseguir facilmente este ano.
A ABP poderá fornecer tais cópias sob encomenda que deverá ser feita com D. Leila, pelos telefones 233-1197 e 233-1492. Como as cópias precisam levar as assinaturas de todos os jurados, a ABP solicita que os pedidos sejam feitos com urgência para poderem ser mais rapidamente atendidos.

Denison apresenta sua nova diretoria

Um coquetel que contou com a presença de diretores das principais agências e veículos do Rio, além dos próprios clientes da agência, comemorou no Rio a nova estrutura da diretoria da Denison Propaganda, na qual Oriovaldo Vargas Loffler se torna vice-presidente do Conselho de Administração, e Héctor Brenner assume a presidência executiva.
Na Denison-Rio, as principais alterações foram a promoção de Celso Japiassu a vice-presidência de Operações, e as de Roberto Bahiense e Vital da Costa e Silva, que se tornaram diretores de atendimento.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

• Carlos Lemos desligou-se da superintendência da Rádio Jornal do Brasil, sendo já substituído por Nelson Batista, que estava na própria Rádio JB. Carlos Lemos, que havia sido destaque de profissional de rádio em 1981, prêmio dado pela ABP, está assumindo na Rede Globo de Rádio.
• Em reunião de diretoria, a DPZ decidiu que não participará mais de festivais ou concursos publicitários no Brasil. Os júris tupiniquins cansaram as belezas de Duailibi, Petit e Zaragoza, que só concorrerão agora no exterior.
• Álvaro Ceciliano desvinculou-se da Fininvest e assumiu a Direção Comercial do Jornal dos Sports, onde estava Martin Steinberg.
• Com a saída de Luís Antônio (Lula) Vieira da supervisão de criação da J. W. Thompson-Rio, a agência está reformulando seu departamento de criação. Até agora foram para lá o redator Jorge Murtinho e o diretor de arte Ronald Galvão, o redator Luís Fernando Favilla e o diretor de arte Victor Lemos; e o redator Ricardo Galletti, que fará dupla com algum diretor de arte que deverá ser contratado até a próxima semana. Entre estes seis profissionais será escolhido o novo supervisor de criação da Thompson-Rio.
• Flagrados à porta do Hotel Jaraguá, em São Paulo, saltando de um carro cheio de gente tipicamente de produtora: Vital da Costa e Silva, diretor de Atendimento da Denison-Rio, e Paulo César Carpegiani, técnico do Flamengo. Pra quem será o comercial?
• Publicitários do Rio estão se evadindo para Belo Horizonte: Alberto Novo Cabaleiro Jr. (ex-Cleian e Giovanni) assumiu como diretor de atendimento da Setembro; e Paulo Carvalheiro (ex-Premium, Santa Matilde etc.) é o novo gerente de operações e planejamento da Asa.
• A Microlite escolheu a GTM&C para atender a conta das pilhas alcalinas Ray-O-Vac, após concorrência da qual participaram Denison, Norton, Proeme, Siboney, e PPR (a segunda agência da J. W. Thompson).
• A CBBA-Rio levou para seu departamento de criação o redator Hermínio Naddeo (ex-Estrutural) e o diretor de arte João Carlos Matano (ex-Salles, onde foi co-autor da premiada campanha dos óculos Camargue).
• Por falar na campanha de Camargue, a Salles nos desculpe, mas o prêmio que ela ganhou no Festival de Hollywood foi de finalista com o citado comercial, e não o prêmio maior, como seu press-release quer fazer parecer. Na verdade, o Brasil conquistou cinco cobiçados diplomas de finalistas em Hollywood, mas nenhum grande prêmio.
• Alceu Portocarrero, presidente da Confederação dos Trabalhadores em Publicidade, vai convocar em Brasília uma reunião com os sindicatos do setor para a fundação da Federação Nacional. Com a existência agora de órgãos em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Curitiba, a participação do Rio (que virou a mesa na última assembleia de triste lembrança) tornou-se até dispensável.
• A Guerlain (perfumes e cosméticos), que tinha toda a sua publicidade trazida pronta de Paris, entregou agora sua conta à Abaeté.
• Está confirmado para os dias 3 e 4 de junho, no Rio Palace, o Seminário de Propaganda Política da ABP. As inscrições custam 50 mil cruzeiros.
• A agência mineira R&C tirou da Setembro um dos seus redatores mais premiados: Arthur Eduardo, avivando a guerra de contratações que se instalou na propaganda mineira.
• Gian Calvi – que há muito deixara sua Casa do Desenho – está agora com um novo estúdio próprio: a Casa da Criação, na Rua do Russel, 450/501, na Glória, RJ.
• A Caio Domingues, em seu décimo aniversário, está dando apoio à 5ª Mostra Anual de Pinturas sobre porcelana.
• A Exclam, de Curitiba, veiculou um anúncio dela própria pela paz no Atlântico-Sul: “Todos nós levamos bomba”, lembrou a agência. “A cada tiro, a cada agressão, a cada morte, é o homem, como espécie, que leva bomba na prova diária da condição humana”, completaram.
• Estiveram no Brasil, durante 10 dias, Joseph Garbarino, vice-presidente de grupo da divisão agrícola da Cyanamid, e G. J. Penfield Jr., vice-presidente da divisão Cynamid Américas/FarEast, responsável pelo desempenho da empresa nestas regiões. A Cynamid é cliente da Norton.
• João Daniel Tikhomiroff, diretor da Jodaf, acaba de ganhar o prêmio “Receitas de Sucesso”, na categoria de Melhor Produtora de Comerciais em 1981, oferecido pela Revista Bolsa do Rio. E a Jodaf conta que, no resultado final do Colunistas-Nacional, João Daniel foi o diretor de comerciais que teve o maior número de trabalhos premiados: oito filmes, contra cinco do diretor seguinte.
• Na chuva de anúncios do Monza nas edições de ontem dos jornais cariocas, pode-se ver que a Giovanni conseguiu para seu cliente Sincauto um dos leiautes mais limpos e legíveis – o que definitivamente não tem parecido ser preocupação das revendas de automóveis nos classificados. Para falar a verdade, até de quase tudo que aparece em caderno de classificados.