Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/ABR/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

SGB modifica sua operação

Confirmando as previsões desta coluna (TI. 02/04/82), Carlos Alberto (Calé) Parente está assumindo a Superintendência Nacional da SGB Publicidade, dentro de um plano da agência de liberar mais Sani Sirotsky e Arthur Bernstein de funções executivas internas para um trabalho maior de prospecção.
A SGB, no Rio, baseará suas operações em um Diretor de Operações, Wesley Marine (recém-saído da Coca-Cola Indústrias); um Diretor de Criação, Toni Lourenço; e um Gerente Administrativo, Nelson Sirotsky (filho de Sani). Em São Paulo, estas funções serão exercidas, respectivamente, por Leonardo Lima Forte, Sérgio Toni e Walter Sanches.

Maior prazo para os criadores de cartaz

O sucesso do concurso do Cartaz pela Paz na América Central -- várias peças estão já chegando, entre outras cartas de vários Estados solicitando mais prazo -- levou a que o Clube de Criação do Rio de Janeiro prorrogasse o dead-line das inscrições até o final deste mês.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

O potencial de consumo e potencial de mercado são a mesma coisa? Se forem, seria interessante cruzar as informações que a Denison e a Madia estão divulgando para que se descubram os dados reais do mercado brasileiro. As discrepâncias entre as duas relações existem praticamente em todos os dados. Por exemplo: enquanto a Madia considera Brasília o 8º potencial de mercado, com 1,63%, a Denison desce Brasília para o 21º potencial de consumo, 0,555%. Quem sabe as duas, que trabalham separadamente, poderiam dar agora uma resposta conjunta ao mercado.
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Deu no balanço da Premium: em 1931 a agência teve uma Receita operacional (Vendas de Serviços) de Cr$ 1.219.8 milhões, 152% acima dos resultados de 1980, quando teve Cr$ 483, de receita. No balanço ainda estão incluídos como "Outras receitas operacionais" Cr$ 101,8 milhões. O lucro líquido do exercício foi 3,5%, da receita total, ou seja, Cr$ 46,6 milhões.
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E no balanço da Unidade Inter-Americana em 1981, a agência teve uma Receita Bruta de Cr$ 262,7 milhões (sendo Cr$ 260,9 milhões operacional e Cr$ 1,8 milhão não operacional). Os resultados deste ano foram 61,75% superiores ao de 1980. No entanto, o lucro líquido chegou a 7,6% da receita total.
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Também temos o balanço da Novagência: Cr$ 359,7 milhões foi a receita bruta de prestação de serviços da agência, que não acusou qualquer receita não operacional. Este ano, a receita da Novagência cresceu 57.9% sobre a de 1980, quando a agência faturou para si Cr$ 227,8 milhões. O lucro líquido de 1981 foi de 0,6% da receita.
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Acabou não entrando no horário marcado (meio-dia) no último sábado no ar a TV Record no Rio de Janeiro. Entrou só mais tarde, sem muito alarde, apesar de um anúncio de página inteira da Caio. Foi uma entrada tão discreta no Rio que ainda há parte da população que não sabe que a emissora entrou no ar. Eu disse “parte”. Porque a exibição do primeiro jogo Fluminense x Grêmio, comprada com exclusividade, acabou dando mais de 20 pontos no Ibope da emissora.
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No Rio, alguma novidade deve surgir brevemente envolvendo diretores autônomos de filmes publicitários. É que, pela primeira vez na história do cinema comercial carioca, os diretores (14 entre os 16 ou 17 atuantes) se reuniram e decidiram passar a se encontrar regularmente para debater os aspectos da profissão neste mercado. Com a crescente utilização pelas agências cariocas de produções realizadas em São Paulo, a situação daqueles profissionais realmente deve estar preocupante.