Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/FEV/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

House-agency perde conta do Rio-Sul

Depois de pouco mais de dois anos -- um recorde em se tratando de house agency do empreendedor atender ao conselho de lojistas de um shopping center -- a UEB Publicidade, house do Grupo Moreira de Souza, deixa de cuidar da publicidade do Rio Sul, um dos mais badalados empreendimentos do setor no Rio de Janeiro.
A conta já estava sob pressão de alguns lojistas há vários meses, e após a saída de Christiano Fraga da gerência da UEB, o Conselho do Rio Sul -- formado por representantes vitalícios da empreendedora Capri e da Mesbla como maior loja, mais 3 representantes de lojistas, que este ano são os da Gelli, da Newsplan e da Amor Perfeito -- decidiu por votação de maioria retirar a conta e abrir concorrência para a escolha de uma nova agência.
Foram convidadas a Pro Varejo (house da Mesbla, que desistiu e não compareceu), a MPM, a SGB, a Caio e a Artplan (que atende a Gelli). No convite já estava claro que cada agência deveria levar um trabalho de 3 mil palavras sobre propaganda de shopping centers, e se apresentar em no máximo 60 minutos. Cada minuto que fosse ultrapassado contaria ponto contra a agência. Não raramente, inclusive, os diretores do Conselho lembravam aos concorrentes: "Faltam x minutos para terminar sua apresentação".
Ao final, foi escolhida a Artplan, que a partir de março (já que não foi concedido o prazo de 60 dias para a UEB) estará autorizando ali novas campanhas do Rio Sul, que só este ano ainda deverão mobilizar um volume de 205 milhões de cruzeiros em verba.
As outras agências, no entanto, não ficaram totalmente de fora. A SGB e a MPM, foram convidadas pela Capri (que também pertence a José Luís Moreira de Souza) para dar apoio à UEB na campanha Institucional de lançamento da gigantesca Torre de escritórios Rio Sul, que será inaugurada dia 10 de março.

Mais uma concorrência para conta do governo

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF publicou Edital de Concorrência nº 02/82 para "selecionar empresa para planejar executar, veicular e controlar a publicidade oficial institucional, e promocional, e dar assessoria nas áreas de imprensa e relações públicas do IBDF, visando à divulgação das atividades da Autarquia nos anos de 1982/83, através de veículo de comunicação social eletrônicas e/ou mecânicos".
As propostas serão abertas dia 19 de março próximo às 10:00h na Sala da Comissão Permanente de Licitações, no Edifício Sede do IBDF em Brasília, onde também poderão ser conseguidas maiores informações sobre a concorrência.

Conta da Schering volta para o Rio

A Indústria Química e Farmacêutica Schering acaba de entregar à SGB -- após concorrência da qual também participaram Artplan e MPM -- a conta da linha Coristina, que era atendida pela agência paulista Proeme.
A Schering, que está sediada no Rio, começou a operar no Brasil em 1926 e em 1965 foi adquirida pela Schering Corporation, USA e ocupa a 3ª posição no ranking das empresas farmacêuticas no Brasil. Sua linha Coristina já tem as Coristinas D e R, às quais deverá se unir, este ano, a Coristina C.

Cartas

• De Carlos Eduardo Jardim, Diretor de Comunicação Social da R. J. Reynolds Tabacos do Brasil:

"Caros amigos Márcia e Marcio,
Gostaria de registrar o agradecimento da R. J. Reynolds pela honra de termos sido indicados para a premiação do Concurso Colunistas - Rio de Janeiro.
É sempre um grande incentivo vermos o esforço conjunto da nossa equipe de marketing com as nossas agências ser reconhecido por profissionais da propaganda.
Creiam que tudo faremos para repetir este feito nos próximos anos.
Aproveito a oportunidade para colocar a nossa empresa à disposição e os convido a nos visitarem.

Nota da Janela: Estes colunistas querem aproveitar aqui para parabenizar a Reynolds e a Telerj (cuja carta recebemos, mas ainda não publicamos) pela cortesia de se lembrarem de agradecer por escrito aos colunistas. São pequenas atitudes como esta que não só ajudam a engrandecer a imagem da empresa perante os jornalistas, como nos estimulam e recompensam pelas incontáveis horas que todos passamos procurando sempre novas formas de valorizar a atividade da propaganda.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A conta do Citibank -- que a Standard-Rio teve que abrir mão por conflitos com o American Express -- foi entregue esta semana à J. W. Thompson que passa a operá-la a partir de março. A conta será praticamente toda atendida pelo Rio, à exceção de uma parte do Citibank que, sediada em São Paulo, será atendida pela Thompson daquela capital.
•••
Faleceu semana passada de câncer, no Rio, o diretor de criação e sócio da Premium Propaganda Walter Mariani.
•••
É incrível, mas saiu no Jornal do Anunciante, órgão oficial da ABA: apenas 83 agências em todo o país (9 Estados) compram pesquisas regulares de mídia. E destas, 75 utilizam o IBOPE, sendo que 72 agências assinam os serviços sobre televisão e 51 sobre rádio e o IBOPE é o único dos institutos de pesquisa citados que cobre os nove Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia, Ceará e Goiás. A matéria é uma advertência para os anunciantes saberem quais as agências que dizem compradoras de pesquisas de mídia e realmente o são.
•••
A Denison foi escolhida pela Sidney Ross para atender os produtos Melhoral Adulto e Melhoral infantil.
•••
Gilberto Strunck, diretor da Dia Design, já voltou da Europa, onde foi pesquisar projetos de design e cartões de crédito para seus clientes Newsplan e Marshall, ambos do setor de roupas.
•••
Vale a pena conhecer a Agenda 82 que a Rede Brasil Sul que criou exclusivamente para uso de anunciantes, com a proposta de possibilitar um acompanhamento de sua venda e de seu investimento publicitário, assim como uma checagem rápida e direta dos resultados de sua aplicação em propaganda. Quem quiser a Agenda RBS pode pedir a Vicente Soares pelo telefone (0512)23-4266 ramal 204, ou escrevendo para Av. Ipiranga, 1075, Porto Alegre - RS.
•••
A Redinger & JG está selecionando Diretor de Arte Júnior com experiência em marcação de layout. Entrevistas 4ª feira, com portfólio. Telefonar antes para 286-3497.
•••
É difícil de acreditar que a agência paraense Mendes, que é nacionalmente reconhecida por seu alto nível criativo, tenha sido capaz de produzir o Relatório de Diretoria do Banco do Estado do Pará (seu tradicional cliente) que nos chegou às mãos. Sem criatividade, pobre, sem layout e impresso como se fosse numa grafiqueta de fundo de quintal. Teria sido criado diretamente pelo cliente?
•••
Uma agência com um pique criativo muito grande e das pequenas agências mais premiadas em São Paulo -- a Grab Propaganda e Merchandising -- está pensando em montar alguma estrutura no Rio, ou se associar com alguma agência carioca. Pode ser uma excelente oportunidade para as agências daqui que também queiram ter sua estrutura em São Paulo.
•••
A superexperiente jornalista Iesa Rodrigues assumiu a Editoria Geral da Revista de Domingo, com a meta de tornar a revista dirigida à família, através principalmente da mulher que compra e divide no lar, sem que com isso perca o interesse da leitura masculina, Iesa há anos atua nas áreas de Moda e Decoração, tendo vivência não só de JB como da Editora Abril.