Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
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Baianos dão prêmio por proposta de regulamentação da profissão
Os publicitários baianos estão decididos firmemente a dar sua colaboração para o processo da regulamentação da profissão, ainda que não tenha sido possível, até agora, levar adiante o IV Congresso Brasileiro de Propaganda, que deveria discutir, em Salvador, esta questão.
Agora, o jornal A Tarde está dando um importante passo na mobilização da classe publicitária brasileira para o problema da regulamentação profissional. E o lançamento do Prêmio A Tarde, conferido - juntamente com uma moto Honda 400 cc ao profissional de propaganda ou estudante de comunicação, oriundo de qualquer Estado brasileiro, que elaborar o melhor trabalho, sob qualquer aspecto, referente à regulamentação da profissão de publicitário no Brasil.
A seguir, publicamos os principais itens do Regulamento da premiação:
Art. 6º: Os trabalhos que concorrerão ao Prêmio A Tarde de Propaganda/1982 (Art. 4º) deverão ser encaminhados ao Jornal A Tarde, Av. Magalhães Neto, s/nº - Departamento de Publicidade - CEP 40.000 - Salvador-Bahia, até o dia 15 de outubro do ano em curso.
Art. 7º: Deverá ser encaminhado ao correspondente endereço um original e seis cópias (ou xerox) de cada trabalho concorrente, com a respectiva identificação sob pseudônimo, junto com UM ENVELOPE LACRADO, com o nome completo, endereço, telefone, local de trabalho ou (e) demais dados que facilitem a imediata identificação do vencedor.
Art. 8º Os trabalhos não deverão ser inferiores a 3 (três) laudas, nem exceder a 20 laudas datilografadas de papel ofício em espaço 2.
Art. 11º: A entidade promotora do evento constituirá um júri nacional, a cujo encargo ficará escolher o melhor trabalho sobre a auto-regulamentação da profissão de publicitário. Esse júri será constituído por 7 (sete) pessoas, a saber:
2 representantes do jornal A Tarde.
1 representante da revista Propaganda
1 representante da Escola Superior de Marketing.
1 representante dos Clubes de Criação do Brasil.
1 representante das APs-Brasil.
1 representante dos colunistas de propaganda.
Art. 12º: O júri analisará os respectivos trabalhos, em primeira instância, em suas cidades de origem, realizando a escolha definitivamente em Salvador, São Paulo ou qualquer outra cidade, a depender das conveniências, no dia 19 de novembro, o ano em curso. O nome do vencedor será divulgado imediatamente e seu trabalho publicado na integra no caderno especial comemorativo do Dia Mundial da Propaganda, editado pela A Tarde, no dia 4 de dezembro, com circulação nacional.
Art. 13º: O júri reserva-se o direito de não outorgar o prêmio, caso o nível dos trabalhos não corresponda aos objetivos do concurso.
Casos da Propaganda Carioca: o lançamento do BarraShopping
A poucas semanas de sua inauguração, em 1981, o Shopping Center da Barra, empreendimento de empresas cujo planejamento foi entregue à Embraplan, e que viria a se tornar o maior shopping center do país, não tinha decidido como seria sua campanha de lançamento para o público.
Para o investidor e o lojista, o Shopping já havia sido lançado um ano antes pela JMM Publicidade, e conseguira quatro excelentes lojas-âncora (C&A, Lojas Americanas, Mesbla e Sears), além de 154 outras lojas dos mais variados setores -- exceto supermercados, por ter sido considerado pouco compatível com os propósitos do Shopping Center (moda, utilidades e lazer) e por estar, na Barra da Tijuca, entre o Carrefour e o Freeway, dois grandes supermercados.
Na escolha da agência que lançaria publicamente o Shopping Center da Barra, a Embraplan conscientemente se propôs a aceitar ideias ousadas, criativas e de impacto. E escolheu a sugestão da Propaganda Estrutural, que seria a de apresentar um comercial em forma de show, que fosse exibido simultaneamente em todas as emissoras de televisão e rádio FM. A verba total de lançamento, que girou em torno de 100 milhões de cruzeiros, deveria ter como retorno levar entre 800 mil a 1 milhão de pessoas ao Shopping, no primeiro mês de funcionamento.
A Estrutural baseou, então, o show, numa apresentação das Frenéticas, que cantariam um jingle especialmente criado por Ronan Soares e Rubens "Rubinho" Queiroz (que já haviam composto músicas para o grupo) em um vídeo-tape de 150 segundos produzido pela Globotec.
Para aumentar o impacto da apresentação, uma semana antes se iniciou a veiculação de teasers em TV, Rádio e Jornal convocando para o show das Frenéticas às 20:10 horas do dia 26 de outubro. Nada sobre o empreendimento era divulgado oficialmente.
No dia, conforme o planejado, todas as emissoras comerciais de FM e TV exibiram -- obviamente com pequenas diferenças de segundos -- os 2 e meio minutos do vt anunciando o shopping center com um novo nome, agora chamado de BarraShopping.
No dia seguinte ao lançamento, os jornais publicariam três páginas de anúncios sobre o BarraShopping, dando a relação das lojas e seu compromisso de não vender lá mais caro de que em suas outras filiais.
Atuaram na campanha, pela Estrutural, o diretor de criação Rogerio Steinberg, Roberto Carlos Ribeiro e Hermínio Naddeo, na criação, e Armando Strozenberg no atendimento. Pela Embraplan, aprovaram José Isaac Peres e Antônio Paulo Pierotti. |