Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/FEV/1982
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Ranking carioca da criatividade (Segundo o Prêmio Colunistas)

Oitenta e oito empresas cariocas -- 26 agências, 58 anunciantes e 2 produtoras -- foram destacadas no 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, realizado na última semana, após um julgamento que durou 20 horas e contou com as presenças de José Roberto Penteado, Lúcia Leme, Genilson Gonzaga e estes colunistas Márcia Brito e Marcio Ehrlich.
Todos os premiados receberão em abril, em uma grandiosa festa que já está sendo organizada, seus Diplomas de Ouro, Pratas, Bronze e Finalistas. Como constou no Regulamento, cada categoria dará direito gratuitamente a um diploma para a agência e outro para o anunciante. No entanto, profissionais, agências, anunciantes e produtoras que desejarem cópias de qualquer Diploma poderão solicitar à ABP, que promove o evento.
Como os resultados do Prêmio já foram divulgados, publicamos aqui uma radiografia do comportamento do mercado na premiação. Para o ranking consideramos os respectivos números das medalhas de ouro, de prata e de bronze, ficando as de finalistas para desempates.
Classificação
1º - MPM, com 10 ouros, 5 prata e 3 bronze, para Souza Cruz (Hollywood e Projeto Carlton), Banco Central, Casas Pernambucanas, Caixa Econômica Federal (Loto e Poupança), Casas Sendas, Viação Itapemirim, Caderneta Grande Rio, LBA e para a própria agência.
2º - Estrutural, com 4 ouros, 6 pratas, 2 bronze e 3 finalistas, para BarraShopping, Servenco, Ademi/Sindicato da Const, Civil, Sapasso, Tubeline, Du Loren e Miguel Couto/Bahiense.
3º - Caio Domingues, com 3 ouros, 2 pratas e 3 bronzes, para R. J. Reynolds (Century e St. Moritz), Merck (Bionorm), Andaimes Mills, Café Palheta e Foto-Arte.
4º - Artplan, com 3 ouros, 3 bronze e 2 finalistas para Veplan, Caderneta de Poupança Residência, Skol, Artplan Promoções e a própria agência.
5º - Diler & Ellis, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze, para Ericsson do Brasil e a própria agência.
6º - Norton, com 2 ouros, 2 bronze e 1 finalista para IBM, Carrefour, Mecânica Pesada e Telerj.
7º - Salles/lnter-Americana, com 1 ouro, 2 pratas, 1 bronze e 1 finalista para DNER, Brahma (cerveja), Fiat Lux (Óculos Camargue) e Fenaseg.
8º - SGB com 2 ouros e 1 bronze para o Ponto Frio.
9º - MM&C Rego Monteiro, com 1 ouro, 1 prata, 1 bronze e 1 finalista para o Jornal do Brasil e a Bolsa de Valores do Rio.
10º - Redinger & JG, com 1 ouro e 1 bronze para a RenTV e a Caderneta de Poupança Cofrelar.
11º - Standard, com 2 pratas para Fininvest e Technos Relógios.
e Pubblicità, com 2 pratas para Cetel e Sérgio Dourado.
12º - CBBA-Rio, com 1 ouro e 2 finalistas para a R.J. Reynolds (Chanceler) e Lojas Americanas.
13º - Agência da Casa, com 1 ouro para a Rede Globo de Televisão.
e J. W. Thompson, com 1 ouro para a De Beers.
14º - Frutiflor, com 1 prata e 1 bronze para a Caderneta de Poupança Letra e a própria agência.
15º - Denison, com 1 prata para as Lâminas Wilkinsor. Imagem e Som, com 1 prata para o Café Brasilia.
e CCE; com 1 prata para os Estaleiros Verolme.
16º - Focus, com 2 bronzes para a Cad. Poupança Morada e a própria agência.
17º - Abaeté, com 1 bronze e 1 finalista para a Companhia Santa Matilde e a própria agência.
e McCann-Erickson, como 1 bronze e 1 finalista para a Coca-Cola lndústrias.
18º - Flamengo, com bronze para o Clube de Regatas do Flamengo.
19º - Aroldo Araujo, com 2 finalistas para a Control data e a Fokker.
20º - Almap, com 1 finalista para a Embratur.
e Archi, com 1 finalista para a Coca-Cola Refrescos, Coperj, com 1 finalista para a Secretaria da Fazenda do Rio.
e Premium, com 1 finalista para a Ishibrás.
Além destas empresas, foram premiadas as produtoras Jodaf, pelo melhor conjunto de comerciais, e TapeSpot, pelo melhor conjunto de fonogramas.
ATENÇAO: Em reunião extraordinária, o júri do Prêmio Colunistas-Rio decidiu remanejar o comercial "Os ovos da poupança" criado pela Focus para a Morada, de Medalha de Bronze de vídeo-tape para Medalha de Bronze do filme publicitário, corrigindo um engano causado pela apresentação dos comerciais da agência no suporte vídeo-tape. Com isto, o primeiro finalista da categoria "Vídeo-tape", ou seja, "Propaganda eleitoral Fresquinho", criado pela Caio Domingues para o Café Palheta, fica alçado a Medalha de Bronze.

Alex deve ser o próximo da ABAP

O vice-presidente da Almap - Alcântara Machado Periscinotto, Alex Periscinotto, foi convidado a -- e deverá aceitar -- ser o candidato da situação nas próximas eleições da ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda, substituindo Petrônio Correa, diretor da MPM, que há dois mandatos.

Paulo Giovanni cresceu 300%

A Paulo Giovanni Publicidade comunica, exultante, que começou o ano com ótimas noticias: a Wella acaba de entregar à agência a conta de 04 novos produtos que serão lançados este ano. E o faturamento em 1981, que alcançou Cr$ 343 milhões, correspondeu a um aumento aproximado de 300% sobre o faturamento do ano anterior, de Cr$ 116 milhões. Em 1982, a Paulo Giovanni espera faturar Cr$ 800 milhões.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A R.J. Reynolds remanejou sua conta, entregando para a Thompson-Rio, que há tempos estava sem produtos de fumo (há cerca de 3 anos perdeu Souza Cruz), o cigarro Century, que vinha sendo atendido pela Caio, desde o seu lançamento. Com a Caio continuam Vila Rica, River e Saint Moritz. Enquanto os lançamentos da Reynolds previstos para este ano - Winston e Camel - se encontram (apesar da agência negar vigorosamente) com a Lage Stabel e Guerreiro.
•••
A Norton-Rio pegou as contas do Bob's (para seu lançamento em São Paulo) e do Ripercol Blenco Cianamid, que estavam com a Redinger & JG.
•••
A Estrutural conquistou toda a conta da Formiplac, que antes também era atendida pela Artplan.
•••
Foi desativada a agência Frutiflor (que ainda chegou a ganhar alguns prêmios no Colunistas), indo seu diretor de criação e ex-sócio Toni Lourenço para a SGB.
•••
A Caio conquistou a conta do Shampoo Clairol.
•••
Até fecharmos a coluna continuavam sem agência a Roche (Pantene e Eversun) e o Citibank.
•••
O redator e pecuarista Bjarke Willi Rink já retornou à Propeg-Rio, deixando a criação da agência, na Bahia, de volta a Haroldo Cardoso.
•••
A revista americana Forbes editará em julho uma edição especial sobre o Brasil. Forbes é representada pela Inter­press.
•••
Já está de volta às atividades, praticamente recuperado da cirurgia corretiva da ruptura muscular que sofreu, o diretor da Esquire Clementino Fraga Neto.
•••
José Roberto Berni mais uma vez (é pena!) deixa o colunismo publicitário, desta feita para assumir a direção de criação da agência baiana Publivendas. Assume a coluna do Correio da Bahia o publicitário Carlos Sarno, que além de presidente da Associação Profissional dos Trabalhadores em Publicidade da Bahia já foi presidente do Clube de Criação local e é um grande sujeito.
•••
Já estão à disposição na serie da ABP todas as peças impressas que não obtiveram colocação no Prêmio Colunistas-Rio. As premiadas, assim como os filmes e fonogramas continuam retidos pela secretaria da promoção.
•••
A Apoio de Brasília editou uma Lista de Autoridades Governamentais que relaciona cerca de 2.500 nomes dos vários escalões do governo com atualizações quinzenais. Os interessados podem se informar pelos telefones (061) 226-0124 e 224-4198.
•••
Gostamos de ver: a SGB não demorou para fazer um anúncio, bem vendedor, comunicando que ganhara 3 medalhas no Colunistas-Rio com apenas uma campanha. Bom exemplo da SGB, Agência que recomenda propaganda para os clientes deve seguir o mesmo conselho.
•••
A TapeSpot está convidando para um churrasco comemorativo de seu prêmio Produtora do Ano de Fonogramas. Será BOCA LIVRE para publicitário, na Plataforma (Leblon), dia 13 às 14 horas.