| 
                                             
                                              .jpg)  
                                               Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
Casos da Propaganda Carioca 
  Sabão Rio Líquido 
  A Paulo Giovanni Publicidade, agência que  atende a conta da UFE União Fabril Exportadora, tradicional fabricante nacional  de produtos para limpeza, recebeu em 1981 a incumbência de preparar a campanha  de lançamento de um novo produto da empresa: um sabão líquido biodegradável. 
  O lançamento do sabão, se contava com a  vantagem de manter no novo produto um nome conhecido -- há mais de 10 anos  existe o sabão Rio em barra, sendo um dos líderes do mercado - apresentava a  dificuldade de não dar à empresa e à agência parâmetros do potencial do  mercado, pela inexistência de qualquer produto similar. 
  A UFE, desta maneira, programou-se para ter,  como primeira meta, a venda de 100 mil caixas (de 12 embalagens de um litro  cada) no Rio e São Paulo, nos três primeiros meses da campanha e, como meta  seguinte, alcançar após seis meses a venda de 100 mil caixas (ou 1,2 milhão de  litros) por mês, no mercado nacional. 
  Para a campanha publicitária, a agência Paulo  Giovanni decidiu explorar os dois principais diferenciais do Sabão Rio líquido  em relação aos detergentes em pó: ser líquido (diferencial físico) e ser  biodegradável (diferencial ecológico). 
  Foram criados dois comerciais de 30 segundos,  spots de rádio, out-door, cartazete de ponto-de-venda, display para gôndolas de  supermercados e miniatura, para amostras grátis. 
  O primeiro filme a ser veiculado utilizou  mais apelos de vendas, procurando transmitir ao público-alvo a ideia de uma  evolução na máquina de lavar. Tanto em vídeo como em áudio o comercial propôs  ao espectador a troca dos existentes sabões em pó -- mostrados surgindo sob uma  montanha de pó que se desfazia ao vento -- pelo novo produto -- que aparecia  após a pilha de embalagens de sabões em pó desabar. No final do comercial,  também era citado seu aspecto biodegradável. 
  No segundo filme, o apelo foi mais  institucional, através da conceituação para o grande público do que realmente  significava o termo "biodegradável". A imagem utilizada foi de um rio  poluído que se transformava em um rio límpido. 
  A campanha foi lançada inicialmente no Rio de  Janeiro, no mês de outubro, sendo estendida em novembro para São Paulo. E  apenas nestes dois meses a meta inicial de colocar no mercado 100 mil caixas do  Sabão Rio Líquido foi cumprida, com índices de aceitação -- demonstrados por  pesquisas da Marplan -- tão grandes que a UFE foi obrigada a adiantar a  montagem de uma nova máquina de engarrafamento. Em dezembro, a campanha foi  levada para Minas Gerais e Espírito Santo, incluindo-se nos esforços  promocionais o patrocínio, em São Paulo e Minas, do Especial do fim de ano de  Roberto Carlos, na TV Globo. 
  Hoje, a produção da UFE para o Sabão Rio  Líquido já é de 60 mil caixas por mês, e o produto está sendo lançado nas  outras grandes capitais do País. 
  A campanha de lançamento do Sabão Rio Líquido  teve a participação de Paulo Roberto Onibene no atendimento. Sérgio Tim e Pedro  Aurélio Miliet na redação e Luiz Carlos Cunha, como diretor de arte. 
  Na União Fabril Exportadora, os trabalhos  foram aprovados por Gilberto Racello, diretor da empresa. 
Última chance para o Rio concorrer ao  Colunistas 
Termina hoje a prazo para as inscrições para  o 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, que terá seu julgamento dia 27 próximo,  reunindo Genilson Gonzaga, Lúcia Leme, Jomar Pereira da Silva, José Roberto  Penteado, Márcia Brito e Marcio Ehrlich. 
  As inscrições devem ser feitas na sede da ABP  (Av. Rio Branco 14 – 17º andar - telefones: 233-1197 e 233-1492), onde também  ainda pode ser encontrado o Regulamento da Premiação e as fichas de inscrição. 
  Lembramos que também concorrem, além de  agências, produtoras de comerciais e produtoras de fonogramas. 
  Se as produtoras -- ou mesmo agências --  tiverem dúvidas, podem telefonar para estes colunistas pelo tel.: 266-3131. 
  E mais um veículo oferece prêmio. A Revista  Bolsa estará oferecendo, ao melhor Relatório de Diretoria, uma página a quatro  cores para a agência responsável dar seu recado. 
Aroldo Araujo perde as calças Cukier para a  Norton 
A Cukier está deixando a Aroldo Araujo  Propaganda, agência que praticamente transformou aquele decadente fabricante de  jeans (e estes colunistas foram testemunhas) em um anunciante de respeito. 
  Só que -- coisas do mercado de propaganda --  a Cukier precisava ampliar sua penetração em São Paulo, e a Aroldo Araújo é,  por opção própria, a "Agência do Rio". Segundo consta, a conta foi  para a Norton. 
Eleições diretas define último trimestre de  81 
Foi decidida esta semana a relação do último  trimestre do Prêmio Eleições Diretas, promovida pelo Clube de Criação do Rio de  Janeiro, e que tem como eleitores os próprios sócios da entidade. Estas peças,  assim como as dos três trimestres anteriores, estarão automaticamente inscritas  no 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro. 
  Campanha: "Regador" - Caderneta de  Poupança – Almap; 
  Filme: "Sinfonia dos Telefones" - Cetel  – Publicita; 
  Anúncio de Jornal: "Sabe aquela cabeça..."  - Poupança - Almap; 
  Anúncio de Revista: "Tubeline" -  Estrutural; 
  Peça de Rádio: “Domingo” - Caderneta de  poupança - Almap; 
  Folheto: "Preciosos Momentos" -  Amsterdam Sauer  Caio; 
  Material de Ponto de Venda: Suprasumo – Almap; 
  Outdoor: "Hollywood" - Souza Cruz -  MPM; 
  Anúncio de menos de 60cm: "Tenha o carro..."  Touring - Almap; 
  Peça de Natal: "XÔ" - Fotoarte -  Caio. 
Universal & Grey abre em São Paulo 
A Universal & Grey levou Carlos Pougy,  que era diretor de atendimento da GFM/Propeg em São Paulo, para ser o gerente  da U&G naquela capital. A agência atende lá a Universal Financeira, a Timex  e a Revlon, cuja situação futura no Brasil nem a própria agência sabe. Pode ser  que continue com ela, como pode ser que não, se o controle realmente passar  para a Bozano. 
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming 
Vital da Costa e Silva deixou o planejamento  da MPM para reforçar o time da SGB. O que Sani estará preparando? 
  ••• 
  Nova coluna de propaganda no Rio:  "Marketing e Propaganda" assinada por Mauro Rubens de Barros, no  Jornal Patropi, de Campo Grande. 
  ••• 
  Não percam amanhã, às 10 horas, na  TV-Bandeirantes, o Programa Propaganda e Mercado. 
  ••• 
  É inacreditável o que está acontecendo com a  Transbrasil aqui no Rio: esta semana, o computador que controla as reservas e  as marcações de vôo deu de não funcionar praticamente a semana inteira,  tornando impossível marcar qualquer vôo na Transbrasil. Sugestão de uma  atendente, pelo telefone: "O senhor fica ligando para cá, para saber se o  computador voltou a funcionar, e aí manda alguém vir marcar a passagem”. 
  Marque-se em outra companhia...  |