Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
UEB Publicidade muda de direção
Depois de cinco anos como diretor da UEB Publicidade, house-agency do grupo Moreira de Souza, e que atende ao Shopping Center Rio-Sul e as lojas Bemoreira-Ducal, Christiano Braga pediu demissão na última semana, em caráter irrevogável.
De qualquer maneira, algo estranho deve estar ocorrendo na UEB, já que profissionais de atendimento que para lá tem sido levados no último ano não ficaram mais de quatro meses. Agora, acabamos de saber que Paulo Carvalheira também se desligou da agência, depois de mal chegar aquele prazo.
Na direção da UEB Publicidade deverá ficar Marta Bartolomeu, que há alguns anos é supervisora de contas da agência.
Quanto ao Christiano, ainda não conseguimos confirmação de seu novo destino, já que ele viajou logo após o pedido de demissão. Não será surpresa, no entanto, se for confirmado de que ele estaria indo para um importante cargo na estrutura comercial do Jornal do Brasil.
“Jornal do Brasil” altera diretoria
Aliás, falando em Jornal do Brasil, grandes mudanças estão sendo feitas nos seus quadros.
Segundo comunicados do vice-presidente executivo, M. F. do Nascimento Brito, foram criadas as Diretorias Executivas do Jornal do Brasil, entregue a seu editor Walter Fontoura – que deixa este cargo para Paulo Henrique Amorim – do sistema rádio, entregue a Carlos Lemos; e da agência JB, da JB indústria Gráfica, da Placom e da Editora JB, a cargo de José Antônio Nascimento Brito.
Foi ainda criada, entre outras gerências, a de marketing, para a qual foi nomeado Flávio Behring.
E Roy Taylor, que era contato da Revista do Domingo, assumiu a Gerência Comercial do Super-Shopping, novo veículo do grupo Jornal do Brasil, editado pela Superbancas, e publicado aos domingos.
MPM abre house para a Sendas
Já começou a funcionar, por enquanto ainda dentro das instalações da MPM-Rio, a agência Casa da Propaganda, que atenderá, a princípio a conta da Casas Sendas, maior rede de supermercados do Rio. O capital da agência é formado 50 por cento pela própria Sendas e 50 por cento pela MPM, agência que atendia a conta até então.
Dentro de três meses, porém, a Casa da Propaganda, já estará em endereço novo, funcionando de forma autônoma e independente. De qualquer maneira, já levará, então, mais duas contas que atualmente são atendidas pela agência-mãe, a MPM, além de contas de alguns fornecedores da rede de supermercados Sendas.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming
••• Estes colunistas estão consternados com a notícia da morte em acidente de moto, no começo do ano, do publicitário Ricardo Vasseur. Ricardo, que atuava no atendimento, era também muito conhecido pelos comerciais nos quais atuava como ator, como no rumoroso filme: “Flat King Size”, da Propaganda Estrutural, na qual aparecia imitando Pedrinho Aguinaga e outros atores e situações de comerciais de cigarros.
••• O Citibank e a Standard, Ogilvy & Mather decidiram, de comum acordo, por conflito de contas (o Citibank tem o Credicard e a Standard também atende a American Express), separar-se. Dentro de alguns dias, o Citibank deverá anunciar sua nova agência. Grandes chances no caso tem a Lintas, agência que já atende o grupo em várias partes do mundo.
••• Alberto Novo Cabaleiro Júnior, que estava no atendimento da Paulo Giovanni Publicidade está sendo levado, a peso de ouro, para a Mark, uma das maiores (se não a maior) agências de Fortaleza. Alberto leva sua experiência em contas imobiliárias, pois já foi diretor de marketing da Júlio Bogoricin e diretor da Cleian, house-agency daquele grupo.
••• A edição nº 100 da revista Marketing publicará em março na integra os 100 melhores casos de marketing do Brasil, que na década de 70 mereceram o Top de Marketing, dado pela ADVB.
Aumenta o prazo para concorrer ao 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro.
Foram adiadas para o próximo dia 22, sexta-feira, as inscrições para o 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, promovido pela ABP, e que terá seu julgamento dia 27 de janeiro.
Segundo as recomendações publicadas nesta coluna há algumas semanas, várias agências e produtoras (entre elas a Artplan, a MPM, a Estrutural e a Jodaf), já estarão reunindo na próxima semana os colunistas cariocas para apresentações prévias dos trabalhos concorrentes.
Algumas dúvidas têm surgido entre as agências que pretendem se inscrever. Vamos procurar tirar as mais frequentes:
• Uma campanha pode ser inscrita em duas categorias?
Não há nada no regulamento que proíba. Só achamos é que, com isso, a agência perde a oportunidade de concorrer com mais trabalhos. Além do mais, se o júri decidir, por exemplo, poderá remanejar as peças inscritas, se considerar que elas estarão mais apropriadas em outra categoria.
De qualquer maneira, evite inscrever duas cópias da mesma peça se ela tiver que concorrer em duas categorias (p. ex. outdoor e campanha promocional). Basta apresentar uma peça e preencher, na ficha padrão de inscrição, os nomes das duas categorias.
• O que é exatamente “Campanha Promocional”?
Campanha Promocional pode ser considerada qualquer campanha de sustentação de um produto ou serviço já existente, ou seja, já lançado. E que, principalmente, seja assinada pela empresa fabricante ou fornecedora de serviço. Porque se for assinada por uma loja ou rede de lojas vira campanha de varejo.
• O que considerar “Conjunto de anúncios impressos”?
Nesta categoria, na prática, deverão ser inscritos todos os anúncios que a agência criou e produziu durante o ano, sem fazer parte das outras campanhas já inscritas no prêmio. São anúncios isolados, que podem não ter sido parte de qualquer grande campanha, mas que merecem ser vistos pelos jurados De qualquer maneira, quando julga esta categoria (é sempre uma das últimas a serem vistas), é praxe o júri levar em conta também os outros trabalhos impressos que surgiram nas categorias julgadas anteriormente.
• Em que categoria inscrever uma campanha imobiliária?
Apesar de não existir está categoria no Rio, ela existe no colunista-nacional, Assim, não será impossível, por decisão do júri, premiar também aqui as campanhas imobiliárias.
Portanto, as agências que já tenham outras “Campanhas de Lançamento”, poderiam solicitar que seus anunciantes imobiliários assinassem a carta de inscrição das respectivas campanhas na categoria “Campanha de Lançamento”, e esperar que o júri faça o remanejamento. Sinceramente, recomendamos que as agências cariocas sigam esta sugestão, porque o Rio tem excelentes campanhas imobiliárias, em condições de disputar bem o nacional.
• O que concorre em “Campanha e Anúncio Industrial”.
ATENÇÃO: Não se tratam de campanhas e anúncios assinados por indústrias, como podem parecer. Campanha e anúncio industrial dizem respeito a trabalhos tendo as indústrias como público-alvo. São produtos (bens de capital) ou serviços (exceto bancários) a serem utilizados por indústrias. Por exemplo: caldeiras, turbinas, tratores, sistemas de computação (software), hardwares, projetistas industriais, etc.)
Quaisquer outras dúvidas sobre o Prêmio Colunistas podem ser tiradas na ABP (tel.: 233-1197) ou com o coordenador do prêmio, o colunista Márcio Ehrlich (tel.: 266-3131).
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