Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Aberta no Rio a temporada de caça aos Colunistas
Em comemoração do Dia Mundial da Propaganda, a ABP está lançando hoje, no Rio, o 1º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, que, em janeiro de 1982 analisará as peças criadas e produzidas neste mercado durante o ano de 1981.
A partir de hoje estarão à disposição das agências, anunciantes e fornecedores cariocas, na sede da ABP - Av. Rio Branco, 14 – 17º andar, o regulamento e o modelo da Ficha Padrão de Inscrição.
Com o 1º Prêmio Colunistas-Rio de Janeiro, serão selecionados aqui os trabalhos que, em março, concorrerão ao Prêmio Colunistas Nacional. Trinta e cinco categorias estarão em julgamento, cobrindo praticamente todos os setores da atividade publicitária, desde outdoor a campanha promocional, passando por calendário, cartão de natal, vídeo-tape, fonograma etc.
As inscrições estarão abertas at´19 de janeiro, para que julgamento se realize no final daquele mês. Participarão do júri os colunistas Genilson Gonzaga (Jornal do Commércio e Revista Bolsa), Jomar Pereira da Silva (Rev. Propaganda), José Roberto Penteado (O Globo e Rev. Marketing), Lúcia Leme (Rev. Amiga), Márcia Brito (Tribuna da Imprensa, Diário Popular), e Marcio Ehrlich (Tribuna da Imprensa, Diário Popular, TV Bandeirantes e Rev. Ela/Ela).
Esta coluna, a partir da próxima semana publicará regularmente explicações e dicas para que os cariocas – que ainda não conhecem profundamente o mecanismo do prêmio – tenham um aproveitamento melhor no concurso. De qualquer maneira, o colunista Marcio Ehrlich, que está como coordenador da premiação, está à disposição de quem tiver qualquer dúvida, pelo telefone 266-3131.
Saiu o listão dos Destaques da ABP
O acadêmico e ex-publicitário Origenes Lessa será o homenageado especial da ABP na sua tradicional festa de confraternização de fim de ano, que desta vez terá lugar no Golden Room do Copacabana Palace, dia 16 de dezembro.
A festa, que já tem convites à venda na secretaria da ABP (CR$3.500 para não sócios e CR$3.000 para sócios), também homenageará os Destaques do Ano da Propaganda, escolhidos esta última terça-feira em reunião da Diretoria da ABP. Além de Origenes Lessa, os seguintes quinze profissionais forma destacados:
Atendimento de Veículos: Rogério Mello (TV Globo);
Atendimento: Cecília Dutra (Standard, Ogilvy & Mather);
Cliente: Romildo Peçanha (Casas Pernambucanas);
Criação: Cléber Neves de Araújo (Diler & Ellis);
Comunicação Social: Carlos Alberto Rabaça (CIE-E);
Direção de Comerciais: Carlos Manga (Art-Rio);
Executivo de Agência: Carlinhos Silveira (Almap);
Fornecedor: Sérgio Peluzo (Ultra-Set);
Mídia: Kerma Toscano (SGB);
Pesquisa: Homero Icaza Sanches (Itape);
Planejamento: Armando Strozenberg (Estrutural);
Produção Gráfica: Gilberto Rodrigues (CBBA-Rio);
Produção de RTV: Fredy Nabhan (MPM);
Rádios: Carlos Lemos (Rádio Cidade);
Tráfego: Edvaldo Araújo dos Santos (Salles).
Diálogos: a nova série de debates no Rio
Mauro Magalhães, presidente da ADEMI – Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, será o primeiro convidado de uma nova série de debates que se inaugurarão no Rio: Os Diálogos ABP-Jornal do Commércio.
Os debates, que serão transcritos nas edições dominicais do Jornal do Commércio, estão abertos à participação gratuita não só de empresários da propaganda como dos demais setores.
O diálogo com Mauro Magalhães será dia 10 de dezembro na sede da ABP, e terá como tema “As potencialidades do mercado do Rio de Janeiro”.
Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming •
••• Primeira mão: a MPM ganhou sozinha a disputada concorrência da conta do governo do Distrito Federal.
••• Doze agências se apresentaram com documentos e propostas para a concorrência do BNH: Almap, Artplan (que esqueceu documentos e teve que mandar buscar correndo), Assessor, CBBA, Denison, DPZ, JMM, MPM, Norton, Premium, Salles e SGB. A Universal & Grey chegou 45 minutos atrasada e acabou perdendo sua chance, não tendo seu material aceito. Dia 10, às 14:30hs. serão divulgados os nomes das agências que passaram por esta seleção inicial da aprovação de documentos. Na ocasião, serão abertas as propostas destas agências. O resultado final, no entanto, dificilmente sairá antes de janeiro.
••• Ainda há tempo – até o dia 31 deste mês – para que as agências cariocas concorram ao Prêmio Profissionais do Ano 81, promovido pela Rede Globo, que este ano distribuirá CR$ 5,5 milhões em prêmios. Este ano, a premiação também avaliará “Campanha”, para o melhor conjunto de comerciais, e “Vídeo-Tape”, para comerciais com está técnica. O tema para o “Prêmio Mercado Global – Pesquisa” é a “Televisão como veículo de comunicação publicitária”. No Rio, as inscrições podem ser feitas com Cristina Leal Pinho ou Elvira Vivas, na TV-Globo.
••• Será no hotel Inter Continental, com coquetel, às 19 horas do dia 9 de dezembro a entrega dos Destaques da Associação Brasileira de Marketing.
••• Muito bom o Anuário da ABAP, que está sendo distribuído. Também, foi feito pelo mais experiente anuarista (por que não? Se existe enciclopedista...) do Brasil: Fernando Reis.
••• A GFM/Propeg conquistou e conta do grupo Ultra, com 25 empresas em diversas áreas.
••• Maria Alice Langoni foi escolhida como Patrono da turma de publicidade do 2º semestre de 1981 da Faculdade Hélio Alonso, que se forma em 23 de dezembro.
••• O maior envelope permitido pela ECT do Brasil: 27 por 80 cm. E foi o escolhido pelo Laboratório Glaxo para a mala direta do produto “Trandate”, enviada para cardiologistas.
••• A Universal & Grey comemora hoje, com um jantar no Iate Clube, seu primeiro aniversário.
••• Carlos Alberto Campins Gonçalves assumiu a direção financeira da MPM-Rio, Sérgio Staclevski fica com a diretoria administrativa.
••• A Lage Stabel & Guerreiro nos telefonou de São Paulo para a notícia exultante: além da conta dos tênis Rainha, da Alpargatas, pegaram a parte das colchas Madrigal.
••• Esta foi a semana do ovo na propaganda brasileira. Nada menos que três comerciais com o mesmo tema: o do Curso de Embalagem do Banco do Brasil, o dos cigarros Galaxy e da Caderneta de Poupança Morada. No último Canal Livre, então, teve um brake em que entraram os três. Uma verdadeira omelete!
••• De repente, a gente vê que as três principais matérias da semana dizem respeito à ABP. É muito bom voltar a ver a associação ativa como nos velhos tempos.
|