| 
                                             
                                              .jpg)  
                                               Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa. 
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet. 
                                             União vence nos mercados regionais 
                                             Este, ano parece que está  sendo muito favorável às agências integrantes da União de Agências no  julgamento dos Prêmios Colunistas regionais. Primeiro foi a vez da Mendes,  escolhida Agência do Ano na regional de Fortaleza. Depois, em Salvador, foi  escolhida a Publivendas. No último fim-de-semana, um júri formado pelos  colunistas Jomar Pereira da Silva (presidente), Fernando Vasconcelos e Marcio Ehrlich  escolheram em Curitiba a Opus (agência de Rafael de Lala e J. D. Rodrigues)  corno Agência do Ano do mercado paranaense. 
                                               Em Curitiba, porém, a escolha  mais emocionante foi a de Silvia Dias de Souza como Publicitária do Ano.  Silvia, que, este ano, não fez parte do júri dos Colunistas, é uma das maiores  batalhadoras e defensoras daquele mercado. Por sua própria natureza abnegada e  altruísta, ela participa e encaminha todos os movimentos de aglutinação de  profissionais e empresas em suas entidades de classe. Em grande parte, graças a  seu esforço, este ano o Paraná terá seu Sindicato dos Publicitários. Silvia  também é colunista publicitária há 8 anos, escrevendo atualmente no Estado do  Paraná. 
                                             Publicitários terão Olimpíadas 
                                             A APP - Associação Paulista  de Propaganda informa que firmou acordo com a Secretaria de Esportes da  Prefeitura de São Paulo para realizar em agosto deste ano os I Jogos Publicitários  de São Paulo, com todas as provas mais conhecidas de pista, campo e salão. 
                                               Até que Jogos Publicitários  poderiam ser mais criativos e adequados ao setor. O pessoal de Atendimento faria,  por exemplo, a Maratona de Carregamento de layouts; os da Pesquisa fariam Levantamento  de Dados; os Produtores de Fonogramas teriam Arremesso de Disco, e assim por  diante. 
                                               Os leitores que tiverem  outras ideias podem, até nos escrever que publicaremos as sugestões. O que  fariam os Mídias, os Redatores, os Diretores de Arte, os Donos da Agência? 
                                             Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming 
                                             • Desde ontem o colunista Marcio  Ehrlich está em São Paulo, juntamente com outros nove jornalistas e publicitários  integrantes do júri do Prêmio Colunistas para escolher as melhores peças  publicitárias de todo o Brasil entre as criadas em 1980. O julgamento deverá se  prolongar até amanhã, para que os resultados possam ser divulgados na mesma  noite pela televisão e no domingo pelas colunas especializadas. 
  • O Rio de Janeiro, mais uma  vez, não deve esperar muitos prêmios, já que poucas foram as inscrições que  partiram deste mercado. Está realmente difícil despertar o publicitário  carioca. 
  • A Léo Burnett pegou de volta  a conta do cigarro Marlboro, que após demorada concorrência (cujos trabalhos,  no entanto, foram devidamente pagos pela Philip Morris) se havia transferido  para a McCann. Até onde soubemos a McCann nem chegou a autorizar veiculação. 
  • A Norton está abrindo uma  sucursal em Curitiba (PR) para melhor atender a seu cliente Carrefour que está  se instalando naquela cidade. Para dirigir a Norton paranaense, deslocou-se do  Rio o conhecido Mário Mello, que há pouco tempo deixara a direção da Lintas-Rio. 
  • Carlos Eduardo Jardim  realmente gostou de Brasília, e agora ficará por lá na coordenação do consórcio  liderado pela Denison para o atendimento da conta do Governo do Distrito  Federal. Isto sem prejuízo de seu cargo já garantido de volta à Embratur. 
  • A Fleischmann & Royal entregou  à Diler & Ellis uma Assessoria Personalizada de Comunicação para seus  projetos especiais. 
  • Arthur Barcelos Fernandes desligou-se  de Assessor, onde coordenava o setor de publicidade, para se dedicar à sua  atuação no IRB - Instituto de Resseguros do Brasil. 
  • A Novik, maior produtora  de alto-falantes da América do Sul, confiou sua conta ao GTM & C - Grupo de  Trabalho em Marketing e Comunicação, agência em cuja direção se encontra o  conhecido colunista Eloy Simões. 
  • Outra paulista de conta  nova é a Genus Zero, que passará atender a Artemis Indústria de Lingerie.  Segundo a agência, a Artemis anunciava diretamente há mais de 20 anos. 
  • A SGB contratou o redator  Márcio Dorfman para sua equipe de criação. 
  • Várias agências estão contratando  ou procurando profissionais. Terá finalmente acabado a crise? 
  • A Império Lisamar informa  que será uma das patrocinadoras do carnaval da TV Bandeirantes, que este ano  promete vir com força total tendo toda sua cobertura a cargo de Joel Vaz. 
  • Tem nome a agência de  Júlio Ribeiro, o conhecido publicitário paulista que há meses deixou a MPM Casabranca.  Sua agência chama-se Talent, e já conta como clientes a Grendene (linha Melissa)  e a Phebo (linha Mônica) garantindo um faturamento de 400 milhões de cruzeiros  em 1981. 
                                             Repórter Esso lança curso 
                                             Atenção, Estudantes de  Comunicação! 
                                               O jornalista Gontijo Teodoro  (em cujo currículo está inserido o Reporter Esso) estará dando um Curso de Preparação  para Repórteres e Entrevistadores para Rádio e Televisão, com aulas teóricas e  práticas. 
                                               O curso terá o apoio do  Sindicato dos Publicitários do Rio de Janeiro, que fornecerá certificado aos  alunos que obtiverem bom aproveitamento. 
                                               Quem quiser mais informações  pode procurar a Av. Rio Branco, 151 sala 212, entre 13:30 horas e 18:30 horas,  diariamente. 
                                              |