| .jpg) Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
 O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Propaganda e Mercado escolhe os dez melhores  comerciais de 1980 O programa Propaganda e  Mercado apresentou, na última semana, os dez comerciais que a produção do  programa considerou os melhores entre os veiculados em 1980 na TVBandeirantes-Rio.  No julgamento destes comerciais, levou-se em conta os cuidados de produção,  direção, montagem, atuação dos atores e originalidade da ideia, principalmente.Estes dez comerciais estarão  concorrendo automaticamente ao Prêmio Colunistas versão nacional, inscritos por  Marcio Ehrlich, jurado da premiação. As agências responsáveis, por favor,  procurem estes colunistas para fornecer as respectivas fichas técnicas e uma  cópia do comercial.
 Estes foram os filmes  selecionados, identificados pelo produto anunciado e pelo nome oficial do  comercial:
 • Madrigal -  "Telescópio".
 • Modess -  "Amarelinha".
 • Toalhas Artex -  "Enxuga, enxuga".
 • Calças US Top - "Salvador   ginga Brasil".
 • TV Philips - "Circo  na Sala".
 • Sul América de seguros -  "Barco".
 • Steinheger Becosa -  "Danusa".
 • Shell álcool - "Confiança".
 • Cigarros Carlton -  "Barril".
 • Conga Allcolor - "Windsurf".
 Prêmio Colunistas define sete regionais Já estão definidas as datas  para os julgamentos regionais do 14º Prêmio Colunistas (é colunistas, mesmo,  com "s" no final, apesar de a revisão da TRIBUNA não deixar passar  nunca essa letra). Todas as peças premiadas com medalha de ouro nestas regionais  estarão automaticamente classificadas para o julgamento nacional do Prêmio  Colunistas, que acontecerá em fins de fevereiro. Serão as seguintes as regionais  do Colunistas com os respectivos jurados.Brasília (31/1): Fernando  Vasconcelos, Laerte Martins e Marcio Ehrlich.
 Fortaleza (31/1): Nivaldo  Rangel, Juvenal Azevedo, José Cláudio Maluf e Jomar Pereira da Silva.
 Belo Horizonte (31/1): Edison  Zenóbio, Tácio Feitosa e José Roberto Penteado.
 Salvador (7/2): Fernando  Vasconcelos, Tácio Feitosa e José Cláudio Maluf.
 Porto Alegre (7/2): Laerte  Martins, Jomar Pereira da Silva e Marcio Ehrlich.
 Recife (14/2): José Cláudio  Maluf, Juvenal Azevedo e Marcio Ehrlich.
 Curitiba (14/2): Fernando  Vasconcelos, José Roberto Penteado e Jomar Pereira da Silva.
 As agências que possuem filiais,  sucursais ou representantes nestes estados podem já avisá-los do julgamento.
 Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming • Resolvida finalmente a concorrência  para a conta do Governo do Distrito Federal, e que movimentou toda a propaganda  brasileira. Foi escolhido o consórcio formado pela Denison, GBP e Atual.• É realmente de se lamentar  a notícia de que a Seagram esteja mudando sua sede para São Paulo. Não só perde  a economia do Estado do Rio de Janeiro com um todo, mas particularmente o  mercado publicitário; já que o atendimento da conta, assim como as emissões de  autorizações para os veículos, passarão a ser efetuados na capital paulista.
 • A Esquire está com três  novas contas: a parte de novos produtos da Henkel, um futuro lançamento das  confecções masculinas Vila Romana, e os famosos calçados ortopédicos Dr. Scholl,  que estavam na Pubblicità, desde que esta agência absorveu, ano passado, os  clientes da extinta CosCom Grant.
 • A Caderneta de Poupança  Letra, que já não tem mais como gerente de marketing Armando K'Furi, deixou de  ser cliente da Propaganda Professa, onde estava desde que a agência foi fundada  por Jorge Maranhão e Luiz Carlos Lopes da Silva, egressos (todos) da Aroldo  Araújo.
 • Os Fogões Continental  (Fundição Brasil) estão agora como clientes da DPZ, após deixarem a Norton e  realizarem a concorrência de praxe.
 • A Artplan quer contratar,  com urgência, uma ou até duas duplas de criação, já formadas ou não, de  primeiro time. Os interessados podem se comunicar hoje mesmo com Marco Antônio  Rocha, diretor de criação da agência, pelo telefone 288-1472.
 • Fernando Verissimo foi  contratado pela Lintas para o atendimento da Castrol, empresa, aliás, na qual  Rosauro Zambrano não está mais como Coordenador de Publicidade.
 • Luís Redinger, diretor da  Redinger & JG, já esta em franca recuperação - e aos poucos voltando à  agência, após o violento acidente sofrido com sua Honda CB-400 na Av. das Américas.
 • A Novagência fechou o ano  de 1980 conquistando a conta da Massey Ferguson Perkins – Divisão de Assuntos  Institucionais.
 • O cobiçado prêmio Jeca  Tatu - que a CBBA oferece à peça publicitária que melhor utilize a linguagem e  os valores culturais brasileiros - dará este ano 100 mil cruzeiros aos  criadores vencedores. As inscrições no Rio poderão ser feitas até o dia 26 de  fevereiro próximo na CBBA-Rio, à Rua da Alfândega, 27/2º andar, com Jomar  Pereira da Silva, tanto pelas agências, anunciantes, produtoras ou  profissionais responsáveis pelos trabalhos. Praticamente, qualquer trabalho  publicitário pode ser inscrito. Até agora, ganharam o Jeca Tatu a Almap (1979)  e a GFM/Propeg (1980).
 • Roberto Leal comunica que  a Universal & Grey obteve as contas da SCl - Sistemas, Computação e  Informáticas (Rio) e Revlon (São Paulo).
 • Publicitários al mare: o  que mais se comentava na última festa da Standard, dia 29, é que Maurice Cohen,  vice-presidente da agência, agora passa os dias pensando em sua nova lancha de  18 pés e 70 HPs, a "Nuni" (apelido familiar de Maurice), com a qual  ele tem passado todos os últimos fins de semana e feriados. O mar, aliás, tem  atraído muitos publicitários. Outra novidade, por exemplo, é Abelardo Cid; da  MPM, que tem sido visto treinando arduamente manobras em sua nova prancha de  windsurf. Breve, Cid estará tão em forma quanto dizem que está Jorge Giganti,  diretor de marketing da Coca-Cola, considerado uma verdadeira "fera"  do surfe a vela.
 • Otto Hans Pajunk deixou a  mídia da McCann Erickson. A McCann aproveita e reformula sua mídia, informando  que pretende, inclusive, contratar um assistente de mídia. Os interessados  devem procurar Daniel Barbará, pelo telefone: 291-1221.
 • Os paulistas que nos  desculpem, mas a propaganda culpada foi criada lá mesmo, em São Paulo. É que a  nova piada que está correndo nos meios publicitários cariocas é a mais recente  definição de "paulista", e que reproduzimos, obviamente atenuada, aqui:  Paulista é um sujeito que nem consegue repetir "é mais do que pneu, é pneu  com aço, é pneuaço".
 • A Janela apoia o esforço  que o Clube de Criação vem fazendo no sentido de levantar o moral dos profissionais  de propaganda no Rio de Janeiro. Esta promoção do "Prêmio Eleições  Diretas" que começa a se definir, pode ser uma saída muito interessante.  Vamos aguardar maiores detalhes.
 |