Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/DEZ/1980
Marcia Brito & Marcio Ehrlich

 

Janela Publicitária
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Tribuna da Imprensa.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.


Prêmio Colunistas abre suas inscrições.

Já estão abertas, até o dia 16 de fevereiro de 1981, as inscrições para o 14º Prêmio Colunistas, a mais tradicional premiação da propaganda brasileira.
Este ano, participarão como jurados os seguintes profissionais: Armando Ferrentini (Revista Propaganda e Diário Popular – SP), Fernando Vasconcelos (Jornal de Brasília – DF), Francisco Alberto Madia (Diário Popular – SP), Jomar Pereira da Silva (Revista Propaganda – SP), José Claudio Maluf (Diário Popular – SP), José Roberto Whitaker Penteado Filho (O Globo - RJ), Juvenal Azevedo (Jornal dos Publicitários – SP), Laerte Martins (Zero Hora – RS), Marcio Ehrlich (Tribuna da Imprensa e Tv Bandeirantes – RJ), Tácio Feitosa (A Tarde – BA).
Poderão concorrer ao Prêmio Colunistas trabalhos inscritos por agências, anunciantes, produtoras, exibidoras de outdoors, qualquer dos cobrões e os próprios jurados individualmente. No entanto cada empresa só poderá inscrever uma peça ou conjunto em cada categoria. O que não impede, por exemplo, que uma mesma agência tenha quatro peças concorrendo na mesma categoria, desde que uma tenha sido inscrita por ela, outra pelo anunciante, outra pela produtora e outra ainda por um dos colunistas do júri.
São as seguintes as categorias que concorrerão ao 14º Prêmio Colunistas:
1) Agência do Ano; 2) Publicitário do Ano; 3) Anunciante do Ano; 4) Fato do Ano; 5) Campanha do Ano; 6) Anúncio do Ano; 7) Conjunto de Anúncios Impressos; 8) Conjunto de Comerciais; (Agências); 9) Conjuntos de Comerciais (Produtoras); 10) Conjunto de fonogramas (Produtora); 11) Campanha Institucional; 12) Campanha Promocional; 13) Campanha Comunitária; 14) Campanha de Varejo; 15) Campanha de Lançamento; 16) Campanha Industrial; 17) Campanha das Regionais; 18) Campanha Menos de 60cm; 19) Anúncios Institucionais; 20) Anúncios Promocionais; 21) Anúncio Comunitário; 22) Anúncio de Varejo; 23) Anúncios de Lançamentos; 24) Anúncio Industrial; 25) Anúncios das Regionais; 26) Anúncio de menos de 60cm; 27) Anúncio de Agência; 28) Anúncio Publicado na Revista Propaganda; 29) Filme Publicitário; 30) Vídeo Tape; 31) Fonograma; 32) Mensagem de Natal; 33) Out-door; 34) Material de Ponto de Venda; 35) Material Promocional; 36) Calendário; 37) Relatório de Diretoria; 38) Destaques do Ano.
As seis primeiras e a últimas categorias não admitem inscrições, sendo concedidas por indicação dos jurados.
Nossa recomendação sincera as agências que pretendam concorrer é que, desde que disponham de trabalhos, não deixem de inscrever peças em nenhuma das categorias existentes. As inscrições são totalmente gratuitas.
Para obter maiores informações sobre o 14º Prêmio Colunistas, os interessados devem se dirigir à Dinâmica de Comunicação, Praia de Botafogo, 340 grupo 210 – Telefone 551-7348 ou 551-5948, com Marcio Ehrlich.

Brainstorming • Brainstorming • Brainstorming

A MPM venceu a concorrência da qual também participaram Norton e Artplan, para o lançamento de uma nova marca de creme de leite para a CCPL.
• Falando em MPM, sua RP Elza Autuori nos conta que, desde 1971, a agência destaca um de seus funcionários – aquele que se entrega de corpo e alma à agência – para receber o Prêmio José Simões, nome de um funcionário que realmente deu vida à agência. Este ano, o premiado foi Haroldo Meira, contato da MPM em Brasília. Para quem mais se destaca profissionalmente, o Prêmio se chama Miguel Gustavo, e a vencedora deste ano foi Glória Saez, tráfego da agência.
• Uma das coisas a mais se admirar na Rede Globo é a sensibilidade para aproveitar oportunidades que estão à disposição de quem chegar primeiro com finalidade comunitárias e institucionais. Já se sabia que a ONU oficializara 1981 como o Ano Internacional da Pessoa Deficiente. Pois foi a Globo que produziu algumas vinhetas tocantes, dramáticas e maravilhosas atraindo a atenção da comunidade para o problema. Texto perfeito, montagem perfeita, escolha perfeita do locutor: Roberto Carlos, por razões que não são desconhecidas de ninguém. Entre os casos mostrados, pode-se sentir bem a gravidade da questão na história da moça que a igreja não quis permitir a primeira comunhão por ser ela cega.
• Não estamos entendendo tantas críticas ao primoroso comercial do Tender Sadia, aquele em que o Natal é suspenso porque a mulher esqueceu de comprar o produto. Há muito tempo não se vê um comercial que consiga reunir tão bem humor com objetividade de venda. D. Lúcia Leme, da Amiga, então, não entendeu nada (nem o produto anunciado) e saiu destruindo o comercial que, afinal, nada mais fez que colocar uma forma altamente emotiva de associar o Tender Sadia aos festejos do Natal. Aliás, quem atua em propaganda, e anualmente ajuda a reforçar a ideia de que Natal é uma época em que Papai Noel é a figura central e o objetivo é comprar presentes, não tem o mais vago direito de acusar de “heresia” o comercial da Sadia.
• A empresa paulista L&C, ligada à Rádio América de São Paulo agora está atuando na área de pesquisas, dando mais atenção às pesquisas ligadas ao rádio.
• Duas referências a colunistas: primeiro obrigado a José Roberto Penteado, por ter colocado, em sua última coluna, o surgimento de nosso programa Propaganda e Mercado, na TV Bandeirantes (sábado, às 11:55hrs) como uma das boas notícias de 1980. Segundo, de solidariedade a Genilson Gonzaga, que apesar de ter publicado informações erradas em sua coluna do Jornal do Commercio, não merecia que os “prejudicados” fossem protestar junto ao Diretor Comercial do Jornal. Aliás, este é um procedimento covarde que deveria acabar. As agências de propaganda precisam entender que a elas cabe – o que já é muito importante – obter resultado nos anúncios do cliente. Para cuidar do relacionamento destes com a imprensa existem profissionais e empresas de assessoria especializadas.
• Vocês repararam que há um ano os funcionários da Telerj estão “trabalhando como nunca” no mesmo conserto mostrado pelo comercial? Este já é o segundo Natal que eles passam lá dentro!